07-07-2014, 03:10 AM
(06-07-2014, 09:24 PM)FernandoNoNamed Escreveu:(06-07-2014, 04:29 PM)Raito Escreveu: Não entendo bem a dinâmica da anulação do casamento na igreja católica, só sei que é ou era possível no caso do noivo descobrir na noite de núpcias que a mulher não era virgem. Desconheço a existência de anulação do casamento nas igrejas evangélicas. Mas independente do que qualquer igreja diz, o mais importante é o que o próprio Senhor Jesus Cristo diz sobre o divórcio, que está escrito em Mateus 19:
(...)Citar:9 Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério./quote]
Quanto a perdoar a traição, vejo que tem dois pontos importantes a se diferenciar: Uma coisa é perdoar a traição, perdoar é preciso para que se liberte do sofrimento, mas continuar com a mulher é uma coisa totalmente diferente. Sou a favor do perdão, mas contra o homem voltar a viver sob o mesmo teto com ela.
Só uma pergunta, caso um rei, queira um filho pra "continuar a linhagem" e sua mulher não possa dar um filho a ele(ou o contrário), a anulação do casamento é justificado neste caso?
Não. Inclusive a Igreja Anglica surgiu porque o papa da época não autorizou a anulação do casamento do rei Henrique VIII da Inglaterra. Não me sinto a vontade para falar sobre anulação de casamento porque não conheço com propriedade e é uma possibilidade na fé católica, a qual não compartilho.
A maioria dos protestantes consideram o divórcio válido e aceito por Deus em diversos casos, tonando possível casar novamente e não estar em adultério, não penso dessa forma, tenho uma visão mais radical onde somente no caso de adultério isso é permitido, mas somente o cônjuge fiel pode se casar novamente.
Spoiler:
E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1