10-06-2014, 12:56 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-06-2014, 01:07 AM por Mandrake.)
A Geração Z
A Geração Z é aquela geração de jovens que nasceram na era digital, entre 1990 e 2000, por isso já são familiarizados com qualquer tipo de tecnologia. Alguns deles jamais consultaram uma enciclopédia para fazer um trabalho escolar, exceto, talvez, a Wikipédia, e no geral não conhecem a vida antes da internet, redes sociais, smartphones, notebooks, iPhones, iPads e e-books. Eles fazem parte de uma era onde viver sem qualquer tipo de tecnologia se tornou impossível ,e já se tornaram um grupo expressivo que deve ser levado a sério pelos departamentos de marketing e agências.
Os jovens da Geração Z apresentam um perfil mais imediatista que a Geração Y. Querem tudo para agora e não têm paciência com os mais velhos quando estes precisam de ajuda com algum equipamento eletrônico ou algum novo recurso da informática. Esse tipo de atitude sugere que tais jovens terão sérios problemas no mercado de trabalho, quando serão exigidas habilidades para se trabalhar em equipe. O trabalho coletivo demanda respeito e tolerância, virtudes em escassez nos jovens da Geração Z. Isso não significa, em absoluto, uma regra geral e que não possa ser um comportamento passível de ser desenvolvido e mudado no contexto da própria convivência social e organizacional.
Os jovens da Geração Z apresentam um perfil mais imediatista que a Geração Y. Querem tudo para agora e não têm paciência com os mais velhos quando estes precisam de ajuda com algum equipamento eletrônico ou algum novo recurso da informática. Esse tipo de atitude sugere que tais jovens terão sérios problemas no mercado de trabalho, quando serão exigidas habilidades para se trabalhar em equipe. O trabalho coletivo demanda respeito e tolerância, virtudes em escassez nos jovens da Geração Z. Isso não significa, em absoluto, uma regra geral e que não possa ser um comportamento passível de ser desenvolvido e mudado no contexto da própria convivência social e organizacional.
A Geração Canguru
Trata-se de adultos que parecem ainda não estar prontos para a vida fora dos limites da casa dos pais e continuam morando com eles, no seu aconchego e, ás vezes, sob sua tutela econômica. Na opinião especialista em medicina comportamental pela Unifesp Regina Montelli, seguir sozinho é fundamental para a pessoa construir sua independência, autonomia e maturidade. Um em quatro jovens adultos brasileiros entre 25 e 34 anos ainda vive com os pais. O que surpreende é o salto entre os homens, que praticamente dobrou no período - de 13,7%, em 1986, para 24,2% em 2008, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Entre as mulheres, o avanço foi menor: de 13,7% (1986) para 18,3% (2008). O levantamento foi feito pela demógrafa Regiane de Carvalho em sua tese de mestrado e atualizado a pedido do Estado.
É a geração dos verdadeiros “Filhinhos de Papai e Mamãe”, pois é formada por indivíduos com idade entre 25 a 30 anos, e que vivem na casa dos pais, por não se acharem preparados para a vida. Os Cangurus são os filhos que abandonam as faculdades e que se perdem em assuntos diversos. É chamada de Geração Canguru porque são indecisos no curso que querem, e constantemente vivem saindo do emprego, e não consegue se firmar em lugar nenhum, pois não gostam de ser contrariados.
É a geração dos verdadeiros “Filhinhos de Papai e Mamãe”, pois é formada por indivíduos com idade entre 25 a 30 anos, e que vivem na casa dos pais, por não se acharem preparados para a vida. Os Cangurus são os filhos que abandonam as faculdades e que se perdem em assuntos diversos. É chamada de Geração Canguru porque são indecisos no curso que querem, e constantemente vivem saindo do emprego, e não consegue se firmar em lugar nenhum, pois não gostam de ser contrariados.
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