18-04-2014, 12:32 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-04-2014, 12:41 PM por Ali.)
(18-04-2014, 10:13 AM)Appollo Escreveu: Percebo que grande parte dos meus medos estao ligados ao desencorajamento. Por minha própria culpa, minha mae na ansia de me proteger sempre me disse pra desistir de certas coisas.
Caro confrade Apollo, como disse acima, somos filhos do medo, fruto das projeções de nossos pais para um futuro que eles desejam que nós tivessemos ou uma vida que não puderam ter.
Tantos outros querem nos poupar de cometer os erros que cometeram e acreditam pagar até hoje.
E com essa projeção, acabam nos vendo como uma espécie de investimento que tem que ser protegido.
E isso acaba prejudicando nosso desenvolvimento natural pois nos poupam da realidade, de conhecer o mundo por conta própria, e isso reflete pelo resto da vida, pois cedo ou tarde teremos que lidar com a realidade e ai que vem a avalanche de efeitos colaterais da super proteção.
Insegurança, perda de autonomia, medo de enfrentar situações diferenciadas daquelas do cotidiano (ainda que corriqueiras), dificuldade de relacionar-se com outras pessoas (principalmente estranhos, em situações cotidianas, como ir ao banco, comércio, serviços...), falta de iniciativa, reclusão, distanciamento da realidade, isolamento em mundos alternativos (como o virtual, em computadores e videogames).
O Desejo deles é nobre e compreensível, mas nessa ânsia de proteção acabam nos prejudicando muito do que nos permitir conhecer o mundo contando apenas um sua orientação e supervisão.
Acabam nos tratando como eternas crianças, não nos permitindo alçar voo e sair do ninho (proteção) não enxergando o fato de que todos nós cedo ou tarde teremos que buscar nossa autonomia esquecendo ou ignorando o fato de que envelhecemos, e um dia teremos que cuidar de nossa própria vida, formar nossa própria família.
E utilizam o medo como ferramenta de desencorajamento para que não possamos buscar nosso próprio desenvolvimento, de conhecer o mundo.
Não se esquecem que não vão durar para sempre, e ao invés de nos preparar para a vida nos protegem dela achando que estão fazendo um bem quando na realidade estão fazendo um mal muitas vezes irreparável.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)