23-03-2014, 02:21 AM
(22-03-2014, 08:28 PM)Dominador Escreveu: Acho que sim Gordão, mas com ressalvas. Analise meu ponto de vista.
Personalidade cada um tem a sua, mas algumas características são mais propícias a um líder.
O problema da timidez é que você muitas vezes deixa de fazer as coisas justamente pelo medo do julgamento alheio (e se der errado, o que vão pensar, etc.).
Ou seja, um tímido poderia deixar de fazer alguma coisa pelo simples medo de ser observado, julgado, ou errar perante seus subordinados, etc.
O problema é que quando necessário, você tem que aparecer, não pode ser indiferente quanto ao grupo que comada, pois se você for omisso, o grupo sobe sua responsabilidade pode acabar se dando mal.
De outro modo, também não devemos ter a ideia de um comandante como o bobo da corte, pois ele não é, as vezes tem de se retrair e ficar só de longe, observando os liderados, após ter determinado a tarefa.
Mas se acho que a timidez é um fator limitante pra quem almeja liderar uma equipe, com certeza é e acredito que deva ser trabalhado.
Mas isso não impede de termo um líder mais conservador, em contrapartida a um mais participativo, só o que não deve ocorrer é o líder se omitir perante as responsabilidade inerentes ao desenvolvimento de sua equipe, devido a fatores ou características de sua personalidade.
Para que a equipe alcance um bom resultado é necessário que tenha um bom líder, e ele seja participativo.
E como diz a máxima, é melhor ter um grupo de ovelhas lideradas por um leão, do que um grupo de leões por uma ovelha.
Assim, não é admissível um líder que fuja do seu papel, ou seja omisso a sua atribuições pois ele acabaria comprometendo o trabalho de toda uma equipe.
Entendi o seu raciocínio e ele vai de encontro com o que eu acredito e é o que eu quis mostrar, a diferença entre aquele que nunca toma partido, não tem atitude, daquele que faz.