05-03-2014, 08:22 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-03-2014, 08:27 PM por Aquiles.)
Citar:Mas qual opinião dos senhores a respeito de guardar grana, o pessoal aqui tem muita vivência, alguns com 2 décadas de vida a mais que eu, por isso eu gosto de perguntar algo aqui, só queria saber se com 19,20 anos o que isso mudaria na vida dos senhores se tivessem feito???
Eu acho importante sempre buscar aportar uma parte do seu rendimento, pois mesmo que não seja muita coisa, servirá para uma situação emergencial.
No mais, este valor que você menciona, apesar de não ser grande, já daria para dar entrada em uma casa ou comprar um carro, (claro, se os valores não fossem assim tão grandes), montar um negócio de pequeno porte ou entrar em um sociedade, etc.
Isso que mencionei é só para avaliarmos o porquê aportar. Mesmo não sendo muito, qualquer recurso aplicado pode ter um boa serventia.
Mas como alguns confrades falaram, por você ainda ser relativamento novo, tem que se preocupar com seu desenvolvimento e vivência.
Deve se preocupar com o aporte, mas principalmente, não deixar o desenvolvimento pessoal de lado.
Tentar uma promoção ou um novo emprego que o permita aportar mais, cursos que permitam aperfeiçoar seus investimentos ou alocar melhor seus ativos, etc.
Se faria diferença começar aportar mais cedo, claro que sim, pois uma das variáveis dos investimento é o tempo (as outras duas são o parcela/prestação/aporte e a taxa).
Justamente falei pra você tentar otimizar o aporte também, e não se fiar somente no tempo, pois os retornos dos investimentos (taxas) quase sempre serão os mesmos, e quanto maior a taxa maiores os riscos, como sabemos.
Já o tempo é um fator que muda de pessoa pra pessoa, mas não interessa muito, sempre teremos de esperar o efeito dos juros sobre juros, por isso quanto mais cedo começar, mais cedo poderá gastar os rendimentos.
Por fim, o aporte é muito importante, pois quanto maior, mais acelera esse crescimento. O aporte é um das únicas variáveis que pode ser movimentada, para cima, ou para baixa, dependendo da melhoria salaria e da frugalidade da pessoa.
Por isso que sustento a questão do equilíbrio, procurar aproveitar a sua idade, mas sem deixar de aportar, e de buscar otimizar/ melhorar a eficácia dos seus rendimentos.