26-02-2014, 12:38 AM
(25-02-2014, 11:56 PM)Garou Escreveu:(25-02-2014, 12:13 AM)Raito Escreveu:(24-02-2014, 11:38 PM)otavianoaugusto1 Escreveu: Mais que revanchismo, burrice.
O regime semi-aberto é favorável aos credores dos alimentos.
A parlamentar tolinha achou que era para criar um benefício para o devedor, quando é o contrário.
Preso em tempo integral, o devedor perde o emprego que já tenha ou deixa de arrumar um.
Se o cara tem emprego o desconto da pensão é feito direto na fonte e discriminado no contracheque.
Nem sempre. E se ele for autônomo? Como vai conseguir dinheiro? E se ele perdeu o emprego, ou acabou com um com rendimentos menores, e a justiça não atualizou o valor da pensão ainda? Cara, para com essa mentalidade de que quem não paga pensão é porque é vagabundo ou não presta¹. Tem muito homem por aí que não paga porque não pode mesmo! E 3 meses de cana não vão ajudar o cara a pagar!
Prisão por dívida é proibido no Brasil. A menos que seja por pensão. Mas isso só existe porque normalmente é o homem que fica devendo a pensão. Não se trata do que é melhor para a criança, se trata de punir o homem sempre! E mesmo que seja por safadeza, jogar o cara na prisão em regime fechado não vai adiantar nada!²
Você pode executar os bens dele, botar na dívida ativa, negar crédito. Até regime semi-aberto, por mais que seja imoral, tá valendo porque pelo menos o cara ainda vai poder trabalhar. Mas não existe NENHUMA razão lógica para regime fechado.³
1 - Confrade, posso até parar com essa mentalidade, mas infelizmente todos os homens que conheço que não pagam pensão e deixam seus filhos desamparados são pessoas de má índole. Inclusive conheço casos de homens que pediram demissão para não pagar pensão, conheço casos de homens que ameaçaram as mulheres de morte para não pagar pensão. Sinceramente, desconheço um caso de um homem que é um bom pai e foi para a cadeia porque realmente não tinha condições de pagar pensão. Para você ter idéia, conheço casos de homens que ganham um salário mínimo e se livram da cadeia pagando R$ 250,00 por mês de pensão, o que a meu ver, não é muito. Acho que você é que está vivendo em uma utopia onde acha que todos os homens são naturalmente responsáveis pelos seus atos.
2 - Discordo, muitos pagam por medo de ir pra cadeia. Nenhuma lei tem eficácia se não tiver uma punição adequada no caso de descumprimento.
3 - Aqui eu concordo com você ao menos em parte, mas quem está mal intencionado geralmente põe os bens em nome de parentes, usa todo um esquema de pilantragem para fraudar execuções judiciais.
Spoiler:
E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1