26-04-2013, 10:19 PM
(26-04-2013, 11:11 AM)Gekko Escreveu:(26-04-2013, 09:05 AM)Free Bird Escreveu: Eu adorei o artigo. Para quem não entende tanto de investimentos, é uma espécie de modelo/meta a se basear na hora de desenvolver uma estratégia de alocação de recursos.
Claro que ainda tem muito a ser discutido, como, por exemplo, começar pela renda fixa ou pelo câmbio?
Dividir igualmente todo o $ ou focar mais em investir em ações/TD/câmbio?
Barão, Gekko, John e todos os outros investidores do fórum poderiam dar suas opiniões quanto a essas perguntas. Dependendo das respostas, o próximo post do investimentos bufalescos já vai estar quase preparado pro Barão xD.
1) Eu não invisto em moedas e nem pretendo.
2) Eu não invisto em ouro, mas pretendo. Porém, vou começar com um percentual bem menor do que 16,5% e que será aos poucos aumentado conforme amadurecimento do portifólio, mas mesmo assim nunca pretendo chegar a esse percentual.
3) Eu invisto em imóveis e essa alocação não é aplicável a eles.
4) Eu invisto em Fundos Imobiliários e pretendo que eles sejam cerca de 33% do patrimônio. Poderia coloca-los no lugar das moedas nesse modelo de portifólio.
6) Pretendo seguir um dos conselhos do final do artigo que é ter um pedaço de terra auto suficiente longe dos grandes centros.
7) Concordo com o Barão quando diz que ouro e moedas não são investimento, mas apenas reserva estratégica.
8) O percentual reservado para liquidez de 1% é muito baixo. Sempre sigo um conselho de George Soros que diz para ter sempre uma boa reserva de dinheiro para aproveitar oportunidades de investimento que surgem.
9) Você é tão desatento que não percebeu que não existe o ítem 5.
10) Você voltou para verificar se não tinha mesmo.
Spoiler:

1) Eu também não. Moeda é reserva de valor. Hoje em dia com a administração da União Européia e do Obamista, não dá de confiar no dólar nem no euro. Tão sendo inflacionados que nem o real.
Acho que como evolução ao artigo deles, retirar o dinheiro de papel seria uma boa !
2) Ouro não é investimento ouro é reserva de valor. 1 Quilo de ouro em 1920 tinha um poder de compra muito parecido com o poder de compra hoje. No longo prazo o ouro segue a inflação, por que é impossível inflacionar o ouro !
3) Também, pois zé, para completar a alocação dos malucos poderia adicionar essa parte de imóveis no lugar do cambio e adicionar um pouco de ouro. Algo como 30% Ação, 30% Imov/FII, 30% Renda Fixa 9% Ouro 1% liquidez.
4) FII na minha opinião (tem gente que enquadra como renda fixa) se enquadrariam na parte de imóveis, pois se o preço dos alugueis cair, tanto o FII como a parte de Imóvel vai sofrer uma desvalorização.
Seria interessante alocar uma parte para imoveis físicos e uma parte para FII. Grande vantagem do FII é a fácil diversificação - Imoveis comerciais, hospitais, bancos, shoppings e de tudo quanto é tipo.
6) Também, meu plano há muito tempo !
7) Concordo com o Gekko quando ele concorda com o Barão.
8) Depende de quanto que é seu patrimônio total. Você pode colocar uma parte da alocação de renda fixa em ativos no banco que tem liquidez diária embora tenha rendimento pequeno, para ter sempre uma boa grana líquida. A parte liquida do meu patrimônio está 100% em ativos de banco poupança e CDB.
Eu trato a parte liquida tem como um valor fixo: tipo 10 mil reais, ou 4 salários. Depende da situação.
Quem começa a poupar faz uma reserva de segurança liquida que vai ser quase 100% do patrimônio e conforme vai acumulando a parte liquida vai ficando cada vez menor.
E cada caso é um caso
Quem mora com os pais 1 não precisa lá ter muita coisa.
Quem mora em outra cidade, precisa sempre ter uma grana acessível, caso precise comprar uma passagem de avião de emergência.
Quem é pai de família e tem dependentes melhor deixar uma reserva confortável.
9) Agora você está atento e percebeu que não existe o item 5.
10) Você não voltou para verificar por que confia no próprio taco!
Gekko Escreveu:O artigo é muito bom. Mas o final dele, quando o autor fala sobre os riscos que poderão surgir no futuro, parece mais um arauto da Nova Ordem Mundial.Arauto ? Acho que pelo contrário ele está te avisando dos tempos negros que podem estar por vir. Tanto que ele dá recomendações mais como proteger seu patrimônio de diversos cenários de crise.
Edit: e aquela imagem no final? Alguém sabe quem faz parte desse tal Clube de Vienna?
E manda quem conseguir comprar uma terra perto da água, para conseguir sobreviver.
E eu ainda complemento com: Compre num terreno elevado para proteção e se for para ir desarmado, esquece.
Agora da onde veio eu não sei, eu joguei alocação de ativos no google e peguei esse artigo, li e vi que tava muito bom.