• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Boteco do Búfalo Sobre investimentos na bolsa
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Sobre investimentos na bolsa
Offline aquelecara
Búfalo
**
Tópicos: 25
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
12-03-2013, 11:11 AM
É possível que um cara como eu, burro e ignorante, ganhe alguma coisa investindo na bolsa?

Eu tenho um salário na faixa dos 4 mil reais e, no mínimo, guardo 2 mil todo mês. Levo uma vida bastante simples, materialmente falando, e pretendo continuar dessa forma até os 30 anos, juntando o máximo de dinheiro possível.

Da para fazer alguma coisa?

Investir na bolsa de valores não é muito arriscado?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
12-03-2013, 11:29 AM
Sendo curto e direto:
Se vc meter seu dinheiro na Bolsa sem estudá-la e sem se preparar, vc VAI perder dinheiro.
Se vc encarar a Bolsa como um jogo ou como um passatempo, vc VAI perder dinheiro.
Se vc entrar na Bolsa sem estratégia e sem planejamento, PROVAVELMENTE vc irá perder dinheiro.
Mas se vc estudar, se planejar e levar o mercado se ações a sério, vai ter mais alegrias que tristezas lá.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Ausente Simple Man
Búfalo
**
Tópicos: 2
12-03-2013, 11:41 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-03-2013, 01:40 PM por Simple Man.)
Estranho. Tudo tranquilo?
Pois bem, procure destinar algumas horas para estudar sobre o assunto.
Sugiro que visite o Fórum [FIXO] Economia e Investimentos Bufalescos.
Procure no meu post, na página 9 - dentro do spoiler, um resumo do que foi transcrito até essa página. Sites, livros, etc. Tudo para se iniciar a preparação para investir.
No mais, procure tirar suas dúvidas com os demais confrades lá no fórum que hora recomendo.
Acredito que lhe será de grande serventia. É isso, boa sorte.
Fé, Força e Honra.
Tudo é vaidade.
Clique no texto em azul e saberá mais.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
12-03-2013, 11:52 AM
Tou fazendo uma série de artigos sobre isso: http://canal.bufalo.info/category/invest...ufalescos/

Como também sou iniciante, tou dando dicas lá pra zé ruelas q nem eu q não sabem mta coisa rs

Sem contar também nosso tópico sobre investimentos, aonde eu aprendi coisa pra caralho com os caras lá.
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Fúria
Curioso

12-03-2013, 02:48 PM
Eu iria começar a estudar a bolsa pra começar a investir desde o começo desse ano mas sai do antigo emprego e não pude dar continuidade a esse meu plano, estudando e levando a sério pode-se fazer qualquer coisa, é só ter foco e força de vontade. Agora meu foco é começar todo o processo novamente no meio do ano.
[+]
  •
Responder
Offline THEWOLF
Boêmio da Real
**
Tópicos: 55
12-03-2013, 03:15 PM
(12-03-2013, 11:11 AM)Estranho Escreveu: É possível que um cara como eu, burro e ignorante, ganhe alguma coisa investindo na bolsa?

Eu tenho um salário na faixa dos 4 mil reais e, no mínimo, guardo 2 mil todo mês. Levo uma vida bastante simples, materialmente falando, e pretendo continuar dessa forma até os 30 anos, juntando o máximo de dinheiro possível.

Da para fazer alguma coisa?

Investir na bolsa de valores não é muito arriscado?

É sempre arriscado. mas o risco varia de ativo para ativo. Existem os mercados a vista, termo, de opções e futuros e todos eles compõe a BMFBovespa. O risco se da nesta mesma ordem:

a vista menos arriscado que termo que oções e que futuros.

Dado que vc quer operar a vista:

Há ainda outros riscos. Risco sistêmico e risco específico. O sistemico é o de crises, do mercado como um todo ir mal e o específico é o daquela empresa que vc quer investir ir mal e se desvalorizar.

Geralmente a liquidez de uma empresa é o referencial mais básico de risco que ela tem (há outros). Eu sugiro nunca comprar ativos de empresas pouco líquidas, nunca faça isso!

Os balanços contábeis (que devem ser divulgados de trimestralmente) tb mexem com as espectativas. As empresas declaram se tiveram lucros ou prejuizo no período.

Dividendos/Juros sobre o capital proprio tb sao atrativos das empresas. Veja em especial o ativo ELPL4 que sempre paga excelentes dividendos (são isentos de IR o que não ocorre com juros sobre o capital proprio).

Fora isso há as lógicas de cada mercado em que cada grupo de empresas está inserida. Por exemplo as elétricas (que sempre pagam bons dividendos e tem um padrão gráfico mais "estável" ao longo do tempo) sofreram com aquela lei que a dilma instaurou lá para reduzir a conta de luz.

Mas com essa crise toda na EUROPA/EUA o negócio anda sistêmico ultimamente.

O que vc pode fazer? Operar vendido (se sua corretora permitir) e lucrar com a queda.

Tentei fazer um resumão de análise de risco! Isso são capiítulos de livros que eu tenho e não dá pra discutir tudo aqui no FB obviamente!

abração
"Família são aqueles que sempre se preocupam com você, o resto é parente." - PRAGAKHAM

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

O Sucesso é a verdadeira vingança a todos que te subestimaram. - Mandrake.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline raphaeru mastu
Búfalo
**
Tópicos: 3
12-03-2013, 03:21 PM
O Estranho se você for de são paulo vá fazer o curso da BMF Bovespa lá no cetro é muito bom é free.
O resto é com você. ESTUDA MEU FILHO SENÃO VAI PERDER $$$$.
Se quiser saber como é o mercado sem operar dinheiro real opere nos jogos que simulam a bolsa. pois ão ótimo para ensinar.
Se concentre no hoje e faça seu nome.
Pois somente o que é relevante hoje será a história de amanha.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Homem de Gelo
Ένας για όλους, όλοι
Tópicos: 9
12-03-2013, 03:25 PM
Na opinião dos confrades,qual o capital minimo p/ começar a investir em açoes?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline THEWOLF
Boêmio da Real
**
12-03-2013, 03:42 PM
(12-03-2013, 03:25 PM)Iceman Escreveu: Na opinião dos confrades,qual o capital minimo p/ começar a investir em açoes?

Opa Iceman, eu sempre disse que o mínimo é 10k.

Apesar de voce poder começar com bem menos, istoé 300 reais por exemplo, não é nada recomendável porque seus custos serão absurdamente grandes se sua corretora tiver uma corretagem fixa (bem melhor que a variável pra quem pensar em crescer, ganhar grana mesmo na bolsa).

O básico de uma operação acredito que todos saibam. Comprar uma ação e vendê-la por um preço maior que o de compra. Assim vc tem um lucro.

Então se vc quiser entrar com menos que 10k (não forcem a barra, quando digo menos que 10k não vale dizer 9.999 reais) a corretagem variável será a melhor escolha. Pois vc vai entrar com pouca grana, auferir lucros baixos e consequentemente irá querer pagar uma corretagem de acordo com seus lucros, ou seja percentual. Mas isso irá se tornar horrível para vc quando auferir lucros médios/grandes.

Veja porque:

Vc entra com 10k.

Digamos que vc compra 500 ações da Petrobrás que estão valendo 20 reais cada.

Compra: 500 PETR4 a 20 reais cada = 10.000 investidos

Sobre esta operação incidem emolumentos (valor percentual bem baixo) + taxa de corretagem (minha corretora é de 20 reais por ordem).

então na verdade vc pra comprar 500 PETR4 gastou 10.000 + 20 +3 (emolumentos) = 10.023 reais.

Vc vende cada PETR4 a 22 reais (alta de 10%)

Venda 500 PETR4 a 22 reais = 11.0000 reais

Incidem aqui tb emolumentos e corretagem, ou seja mais 23 reais.

Fechando a operação vc investiu 10k e faturou 11k mais teve um custo de 46 reais com esta operação.

Então Lucro - Custos = 1000- 46 = 954 reais de lucro (final do mes se vc tiver auferido lucro no Mês irá pagar IR).

Vc fecha com um lucro de 954 reais. Mas e se sua taxa de corretagem não fosse fixa (os 20 reais no caso), se ela fosse variável? Simples: Seus custos seriam maiores e vc teria um lucro bem menor que esses 954 reais sacou?
"Família são aqueles que sempre se preocupam com você, o resto é parente." - PRAGAKHAM

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
12-03-2013, 03:52 PM
TheWolff, pega leve cara. Pela pergunta do cara dá para ver que ele tem um conhecimento muito superficial do que é o mercado de ações. Desse jeito o cara vai ficar mais perdido que cego em meio de tiroteio. yaoming

E sim, caro Estranho. Se você se meter na bolsa enquanto burro e ignorante (no que se refere ao mercado) a chance de se dar mal é de quase 100%. Mesmo conhecendo bem, o risco ainda é alto. Não existem certezas no mercado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Heavy Metal
Búfalo
**
Tópicos: 18
Curtido: 1 vezes em 1 posts
12-03-2013, 03:56 PM
Confrade,

Como eu digo sempre,
Entra no site do Bastter, vai na área de aprendizado, tem muita coisa lá. Eu diria que tem o caminho para o pequeno investidor.

Um abraço!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
12-03-2013, 04:06 PM
Trade é só pra cara q já tem uma boa experiência e uma reserva boa pra poder se meter nisso. Se o cara já tiver 10 mil é mt melhor ele ir dividindo essa grana em 10 empresas boas e com o tempo ir juntando um capital de risco (digamos aí uns 1000 a 2000 reais) e ir aprendendo aos poucos como lidar com trade. O cara q se mete em trade com toda a grana q ele tem e sem experiência nisso tá pedindo pra levar ferro.

Ou ele pode esquecer o trade de vez e se focar apenas no investimento gradual (ou buy & hold)

O cara msm se tiver pouco já pode começar no b&h. Até com 200 mensais dá pra ele começar. Ele vai comprando aos pouquinhos no fracionário ações de boas empresas e vai formando sua carteira com o tempo. Claro, no começo é provável q as taxas de corretagem vão comer um pouco os teus ganhos (é importante por isso escolher uma corretora q dá desconto no fracionário), mas essa estratégia é focada no longo prazo e na força dos juros compostos e reinvestimentos de dividendos. Sem contar q com essa estratégia o cara paga quase NADA de impostos! Não é maravilhoso? Já com trades ele irá pagar. E lá vai de 15% a 20% dos teus ganhos pro guverno. Sem contar a complicação pra declarar isso no IRPF todo o ano (agora q comecei a estudar essa parte tou pegando até nojo de trade por causa disso rs)

Como falei eu tou escrevendo alguns artigos sobre isso e amanhã vou até publicar um que virá bem a calhar. Nele eu tento explicar alguns conceitos básicos.
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Homem de Gelo
Ένας για όλους, όλοι
Tópicos: 9
12-03-2013, 04:08 PM
(12-03-2013, 03:52 PM)Gekko Escreveu: TheWolff, pega leve cara. Pela pergunta do cara dá para ver que ele tem um conhecimento muito superficial do que é o mercado de ações. Desse jeito o cara vai ficar mais perdido que cego em meio de tiroteio. yaoming

E sim, caro Estranho. Se você se meter na bolsa enquanto burro e ignorante (no que se refere ao mercado) a chance de se dar mal é de quase 100%. Mesmo conhecendo bem, o risco ainda é alto. Não existem certezas no mercado.

Eu ainda tenho pouco conhecimento sobre mercado de ações,mas pretendo estudar bastante p/ futuramente começar a investir na bolsa da melhor maneira possível.Aliás alguém tem uma sugestão de livro/curso/site sobre mercado de ações para iniciantes?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline THEWOLF
Boêmio da Real
**
12-03-2013, 04:25 PM
Iceman, Na minha humilde opinião um dos mais esclarecedores livros de como funciona o mercado, numa linguagem simples, rasgada e eficiente é o Manual de Análise Técnica do Marcos Abe. Este livro é pra quem ao menos já sabe o que é uma ação, que tem ao menos conhecimento do que é lei de oferta e demanda, enfim principios básicos do básico da economia.

Tá aqui o link:

http://www.livrariacultura.com.br/script..._link=9380

Mas vc tb encontra esse livro em outros sites de venda. E ainda por cima não é tão caro.

abração

[+]
  •
Procurar
Responder

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo