• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Mulheres/Feminazismo/Relacionamentos Geralzão da Real Plantão de Notícias Policiais de Curitiba repreendidos por serem GROSSOS com mulher
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Policiais de Curitiba repreendidos por serem GROSSOS com mulher
Offline Spirit
Debulhador de falácias
Tópicos: 128
Curtido: 5 vezes em 4 posts
Posts que curtiu: 0
20-11-2012, 07:46 PM
Você provavelmente deve ter visto nos notíciários de duas garotas que foram abordadas pela polícia durante uma suposta caminhada pela paz de torcedores do Coritiba, uma delas sendo "prensada" na parede após bater boca com o policial que tentava revistá-la.

Em casos assim, a polícia é sumariamente rechaçada com críticas de todo canto pela sua "truculência", "abuso de autoridade" e "falta de respeito com os cidadãos". Deixando a hipocrisia desses críticos dependerem da polícia para se sentirem seguros de lado, a parte mais notória e mais absurda é o alarde que estão fazendo deste episódio.

http://manhood101br.blogspot.com.br/2012...s-por.html
[+]
  •
Website Procurar
Destro
Curioso

20-11-2012, 09:22 PM
Eu vi a ação e não achei nada de mais a patricinha filhinha de mamãe tomando uma dura ,agora porque é mulher esta falação toda ,mas ninguém vê a merda que elas estavam fazendo perturbando .
[+]
  •
Mestre Laveley
Curioso

20-11-2012, 09:39 PM
Olha, eu tenderia a concordar com os confrades.

Alias, a primeira vez que vi aquele vídeo, eu pensei exatamente isso "só pq é mulher, bonita e aparentemente de classe média-alta estão fazendo alarde"

Mas ao ver o vídeo novamente eu vi que, realmente, não teve cabimento a ação dos policiais....

Vejam o vídeo lá... os policiais TRANCAM A RUA com a viatura, estavam em 4 policiais cercando a moça... ai o cara vai la me prensa a menina na parede e dá uma encoxada nela... pra que????

Só teria cabimento fazer isso (trancar a rua, 4 policiais, um deles prensar a moça contra a parede) se ela estivesse armada ou algo assim... se tava fazendo baderna, era só prendê-la ali mesmo, mas pelo vídeo da pra ver que ela nem tava resistindo a prisão, era só bate-boca mesmo.

Oq ocorre é que abordaram a menina e ela falou alguma coisa que o policial não gostou. Poderia ter prendido a moça por desacato, só que resolveu dar uma encoxada... gravaram, SE FUDEU!
[+]
  •
Destro
Curioso

20-11-2012, 10:03 PM
(20-11-2012, 09:39 PM)Mestre Laveley Escreveu: Olha, eu tenderia a concordar com os confrades.

Alias, a primeira vez que vi aquele vídeo, eu pensei exatamente isso "só pq é mulher, bonita e aparentemente de classe média-alta estão fazendo alarde"

Mas ao ver o vídeo novamente eu vi que, realmente, não teve cabimento a ação dos policiais....

Vejam o vídeo lá... os policiais TRANCAM A RUA com a viatura, estavam em 4 policiais cercando a moça... ai o cara vai la me prensa a menina na parede e dá uma encoxada nela... pra que????

Só teria cabimento fazer isso (trancar a rua, 4 policiais, um deles prensar a moça contra a parede) se ela estivesse armada ou algo assim... se tava fazendo baderna, era só prendê-la ali mesmo, mas pelo vídeo da pra ver que ela nem tava resistindo a prisão, era só bate-boca mesmo.

Oq ocorre é que abordaram a menina e ela falou alguma coisa que o policial não gostou. Poderia ter prendido a moça por desacato, só que resolveu dar uma encoxada... gravaram, SE FUDEU!

Mas tem o seguinte Mestre Laveley aos 0:20 ela fala alguma coisa para ele que o faz dar nela a encoxada ,não foi a toa., isto que ela falou (que não dá para ouvir) mas percebe-se que foi uma provocação um desacato por isto que o pm da nela uma dura ,ele reagiu a algo que ela falou isto pode ser interpretado como desacato ? ( não sei ) reagir a prisão ( não sei ) mas fato é que ela pode ter dito algo que o desacatou e mereceu tomar aquela dura mesmo .Eu detesto injustiça mas não sei se foi o caso desta garota não ,parece que ela falou merda e pagou pela merda ( pelo menos é o que vi no vídeo ).Pena que quem se fudeu depois foi os pms é claro ( como sempre nesta sociedade !) .
[+]
  •
Mestre Laveley
Curioso

20-11-2012, 10:12 PM
(20-11-2012, 10:03 PM)Destro Escreveu:
(20-11-2012, 09:39 PM)Mestre Laveley Escreveu: Olha, eu tenderia a concordar com os confrades.

Mas tem o seguinte Mestre Laveley aos 0:20 ela fala alguma coisa para ele que o faz dar nela a encoxada ,não foi a toa., isto que ela falou (que não dá para ouvir) mas percebe-se que foi uma provocação um desacato por isto que o pm da nela uma dura ,ele reagiu a algo que ela falou isto pode ser interpretado como desacato ? ( não sei ) reagir a prisão ( não sei ) mas fato é que ela pode ter dito algo que o desacatou e mereceu tomar aquela dura mesmo .

Merecia ter ido é presa se cometeu o desacato. E, a principio, ela não teria resistido a prisão para ter sido justificável o uso da força.

O policial deu mancada. Não tem como defender. Tanto é que provavelmente vai levar punição.

O fato que se pode tirar do ocorrido é apenas que o episódio rendeu muito mais mídia que o normal, por se tratar de uma garota.
[+]
  •
Offline Spirit
Debulhador de falácias
Tópicos: 128
Curtido: 5 vezes em 4 posts
20-11-2012, 10:19 PM
A rua não estava bloqueada. Dava pra ver no vídeo CARROS passando por perto.

E depois, ela resistiu à revista o tempo todo, o que é contra a lei. Se obedecesse de primeira, não teria levado a "prensada", não teria havido nada de mais. O que ela levou foi MERECIDÍSSIMO. Pare de querer defender essa patricinha, Mestre Laveley.

Outra coisa: se for provado que a polícia não agiu conforme deveria, abuso por abuso, o dramalhão todo que fazem na mídia é desnecessário. Vide o outro vídeo do cara espancado na Bahia e pesquise sobre a repercussão do mesmo.
[+]
  •
Website Procurar
Offline Free Bird
Águia Real
Tópicos: 34
Curtido: 81 vezes em 52 posts
20-11-2012, 10:35 PM
Concordo com o Mestre Laveley nessa.
Cuidado pra não acharmos que os homens nunca erram e as mulheres são sempre culpadas.
Nesse caso o policial vacilou mesmo, porém, a crítica é válida pelo tamanho do alarde e não pelo ato em si.
Ato errado, mas o alarde é desproporcional.
[+]
  •
Procurar
Fúria
Curioso

20-11-2012, 10:47 PM
Problema é que pra se tirar alguma conclusão ai esse vídeo é muito curto, só pega na hora que a garota já tá "dominada" e tal, assim não tem como sabermos se ocorreu alguma coisa que justificasse a ação ou não!
[+]
  •
Offline Dick tracy
Usuário Banido
*
Tópicos: 12
Curtido: 0 vezes em 0 posts
20-11-2012, 11:08 PM

COMEÇOU O ESQUERDISMO,ESTAVA DEMORANDO.
[+]
  •
Procurar
Mestre Laveley
Curioso

20-11-2012, 11:21 PM
(20-11-2012, 10:19 PM)Spirit Escreveu: A rua não estava bloqueada. Dava pra ver no vídeo CARROS passando por perto.

E depois, ela resistiu à revista o tempo todo, o que é contra a lei. Se obedecesse de primeira, não teria levado a "prensada", não teria havido nada de mais. O que ela levou foi MERECIDÍSSIMO. Pare de querer defender essa patricinha, Mestre Laveley.

Outra coisa: se for provado que a polícia não agiu conforme deveria, abuso por abuso, o dramalhão todo que fazem na mídia é desnecessário. Vide o outro vídeo do cara espancado na Bahia e pesquise sobre a repercussão do mesmo.

Bloquearam a rua no sentido que afastaram a moça que estava gravando, e o policial que estava dentro da viatura manda algumas pessoas voltarem (repare).

E não é contra a lei ela ter resistido a revista.

Muito pelo contrário. Policiais homens não podem revistar mulheres. Apenas policiais mulheres podem fazer revista feminina. O que eu acho muito justo pq eu tbm poderia me sentir constrangido de ser revistado por uma policial feminina.

Não estou defendendo ninguém. Só estou expressando minha opinião.
[+]
  •
Offline Dick tracy
Usuário Banido
*
Tópicos: 12
21-11-2012, 12:40 AM
(20-11-2012, 11:21 PM)Mestre Laveley Escreveu:
(20-11-2012, 10:19 PM)Spirit Escreveu: A rua não estava bloqueada. Dava pra ver no vídeo CARROS passando por perto.

Bloquearam a rua no sentido que afastaram a moça que estava gravando, e o policial que estava dentro da viatura manda algumas pessoas voltarem (repare).

Muito pelo contrário. Policiais homens não podem revistar mulheres. Apenas policiais mulheres podem fazer revista feminina. O que eu acho muito justo pq eu tbm poderia me sentir constrangido de ser revistado por uma policial feminina.

Adoro detonar esquerdistas,não repare mestre,é mais forte que eu.
Vamos a festa:

Olha,ai vc já começou muito mal,se o policial quisesse,ele poderia ter tomado a camera da vadia e ter apagado o video,eu até acho que ele foi binzinho em ter dado trela a vadia e ter deixado ela dar piti.

Olha como esses esquerdistas são engraçados kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o estado imbecil do esquerdista inventa uma revista e o esquerdista pode resistir,agora ai do trabalhador que se nega,normalmente o cara q aceita as leis são pessoas de bem,vagabundo sempre vem com essas desculpas de VAGABUNDOS ESQUERDISTAS,conheço essa laia de lonje. É aquele pau no cu que toca o foda se,manda o policial tomar no cu,humilha o cara que esta trabalhando e depois vem querer direito,o tipico merdalão esquerdista.

Olha,eu iria preferir a revista feminina,marmanjo pegando nomeu saco para revistar não é nada confortavel,mais td bem.
Alem do mais,o cara nem colocou a mão na moça,ela que estava se esfregando no cara,dava para ver de longe que era vadia,se fosse uma moça menos vadia,ela nem estaria sendo abordada por policiais,disso tenho certeza,repare no fim do video quando o próprio policial fala mais ou menos assim. "Se vcs tivessem se comportando,nos nem precisaríamos estar aqui fazendo escolta" sómpor ai vemos como essas torcidas organizadas nada mais são pessoas como vc,eleitores escancarados do pior esquerdismos e lixos de nosso pais...

Vc pode comover um monte de gente aqui,até moderadores,mais a mim e as pessoas serias desse forum,o que sei que tem,vc não comove nem um pouco,tipo de pessoas como vc que fazem o feminazismo e o esquerdismo florescer...
Defender pessoas honestas é uma coisa,pessoas desonetas é outra.
O cara andando sem carteira como o baihano que apanhou é uma coisa,pois ele estava indo trabalhar em sua moto,na dele,agora defender vagabundo baderneiro destruidor de propriedadades e vidas é outra bem diferente.
O primeiro errou por não cumprir leis de vagabundos estatais,0 segundo por depredar,quebrar(como o policial do video falou) propriedade publica,espancar pessoas e atrapalhar o sucego publico é outra coisa beeeem diferente..

[+]
  •
Procurar
Destro
Curioso

21-11-2012, 08:07 AM
(20-11-2012, 11:21 PM)Mestre Laveley Escreveu: Muito pelo contrário. Policiais homens não podem revistar mulheres. Apenas policiais mulheres podem fazer revista feminina. O que eu acho muito justo pq eu tbm poderia me sentir constrangido de ser revistado por uma policial feminina.

Isto que falou é um equívoco muito comum na nossa sociedade mestre Laveley ,policiais homens podem sim revistar mulheres na ausência de uma policial feminina a lei permite isto ,não se tem este costume por uma questão de bom senso mas É PERMITIDO POR LEI POLICIAIS HOMENS REVISTAREM MULHERES NA AUSÊNCIA DE POLICIAIS FEMININOS É A LEI . em suma eles agiram amparados pela lei brasileira . O senhor mesmo pode conferir que é permitido por lei se minhas palavras não lhe parecerem verdade .
[+]
  •
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
Tópicos: 170
Curtido: 14 vezes em 3 posts
21-11-2012, 08:16 AM
(20-11-2012, 09:39 PM)Mestre Laveley Escreveu: Só teria cabimento fazer isso (trancar a rua, 4 policiais, um deles prensar a moça contra a parede) se ela estivesse armada ou algo assim... se tava fazendo baderna, era só prendê-la ali mesmo, mas pelo vídeo da pra ver que ela nem tava resistindo a prisão, era só bate-boca mesmo.

Não vi se encoxou ou não, mas eu sou treinado em imobilizações e luto jiu a um tempinho. E sei, que pra fazer muita imobilização, ás vezes é necessário, até fazer coisa pior do que encoxar.

Elas não querem ser iguais aos homens? Pois em vai tomar geral e ser encoxada como um homem.

Também não sei se é o caso, mas a maioria das marchas pela "PAZ" é marcha contra a polícia, e tem na maioria das vezes um tom de provocação contra a mesma.

Nós nunca vamos saber o que aconteceu realmente, pois a mídia é mentirosa. O único ponto que te digo é: se fosse um barbado barrigudo, com camiseta de time, todo mundo iria falar que a polícia fez o certo.
[+]
  •
Procurar
Offline spartacus
Veterano
Tópicos: 25
21-11-2012, 09:19 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-11-2012, 09:23 AM por spartacus.)
Cara temos que tomar cuidado com o Fórum. Ta virando um reduto de gente babaca. Este fúrum nunca teve temática política, "Esquerdirsmo"

VAI TOMAR NO CU PORRA...

tudo aqui agora é esquerdismo, ai minha bola esquerda viu, puta merda.

o Policial tá errado sim!!!!

alguém sabe porque a mulher lá foi presa?? bom vou contar o caso.

Ela filmou um caso de agressão dele contra torcedores do Coxa. O PM quis pegar o celular dela e ela não quis entregar.

Se ele estivesse certo simplesmente, a prenderia. Errado que estava, ameaçou quebrar o celular dela e a revistá-la. como por lei ele NÃO PODE fazer isto, e foda-se sua opinião quanto à isto Dick Tracy é um fato que ele não pode o fazer.

Tem que tomar cuidado aqui no fórum tem gente aqui que com certo tipo de comentário BABACA alimenta, falácia feminazi.

É contra o esquerdismo?? OK eu tb odeio as doutrinas vermelhas. Mas puta merda, tem nego aqui que ta se achando o "Blade - o caçador de esquerdistas"

discordar agora é ser esquerdista. à vá a merda...

Mesmo porque a fissura do sujeito é tão grande quanto ao tema, que vai ao outro extremo, sai do esquerdismo, para entrar nas ditaduras militares.. Deixa de ser um Che Guevara, para ser um René Barrilentos.

CALMA LÁ GALERA.
[+]
  •
Procurar
Offline Scorpion77
Búfalo
**
Tópicos: 47
Posts que curtiu: 3
21-11-2012, 10:30 AM
Uma coisa é certa. Mulher direita está em casa aprendendo a ser prendada, e não fazendo passeata com torcida organizada (o que para mim se equipara a quadrilha)
Não há sabedoria que não seja poder.
[+]
  •
Procurar
Offline Free Bird
Águia Real
21-11-2012, 10:35 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-11-2012, 10:48 AM por Free Bird.)
(21-11-2012, 09:19 AM)spartacus Escreveu: Cara temos que tomar cuidado com o Fórum. Ta virando um reduto de gente babaca. Este fúrum nunca teve temática política, "Esquerdirsmo"

VAI TOMAR NO CU PORRA...

tudo aqui agora é esquerdismo, ai minha bola esquerda viu, puta merda.

o Policial tá errado sim!!!!

alguém sabe porque a mulher lá foi presa?? bom vou contar o caso.

Ela filmou um caso de agressão dele contra torcedores do Coxa. O PM quis pegar o celular dela e ela não quis entregar.

Se ele estivesse certo simplesmente, a prenderia. Errado que estava, ameaçou quebrar o celular dela e a revistá-la. como por lei ele NÃO PODE fazer isto, e foda-se sua opinião quanto à isto Dick Tracy é um fato que ele não pode o fazer.

Tem que tomar cuidado aqui no fórum tem gente aqui que com certo tipo de comentário BABACA alimenta, falácia feminazi.

É contra o esquerdismo?? OK eu tb odeio as doutrinas vermelhas. Mas puta merda, tem nego aqui que ta se achando o "Blade - o caçador de esquerdistas"

discordar agora é ser esquerdista. à vá a merda...

Mesmo porque a fissura do sujeito é tão grande quanto ao tema, que vai ao outro extremo, sai do esquerdismo, para entrar nas ditaduras militares.. Deixa de ser um Che Guevara, para ser um René Barrilentos.

CALMA LÁ GALERA.
Falou e disse.
Basta lembrar que a lei seca não é suficiente pra interpretar os casos.
Doutrina, jurisprudência e até os costumes influenciam na aplicação da lei pelo judiciário.

Vale citar:
"...Ainda quanto à questão do contato corporal, ocorre com a busca pessoal o fenômeno da aceitação do procedimento por convenção social, observando-se, todavia, algumas restrições. São intoleráveis condutas de desrespeito à intangibilidade corporal, como por exemplo: a realização da busca pessoal em razão da simples vontade do agente em realizá-la e tatear o corpo alheio; o excessivo e insistente tateamento em partes determinadas do corpo da pessoa revistada; e a conduta de policial masculino que procede à busca pessoal em mulher, havendo policial feminina disponível para tal finalidade e o contrário também, em vista de que, pelo tratamento igualitário, mulher não deve revistar homem na disponibilidade de policial masculino."

Fonte: http://jus.com.br/revista/texto/9491/asp...z2Cra1ara5

Fora isso um amigo meu da PM me explicou que o comportamento correto seria segurar a garota no local e solicitar o auxílio de uma policial feminina. Inclusive, pode ser considerado abuso de autoridade.

O fato é que o policial, dessa vez, estava errado, infelizmente. E quanto mais tentam justificar o errado, mais rídiculo fica.
Ou joga pelas regras ou então não joga. Da próxima vez, que prendam essa patricinha puta de acordo com a lei pra ninguém reclamar.

Agora sobre a cruzada contra o esquerdismo que tá tendo no fórum, ahhh vão pra pqp. Agora além dos babacas realmente esquerdistas, tem os babacas anti esquerdismo pra encher o saco.
Lembra a época que alguns membros ateus babacas desvirtuavam todo tópico pra falar sobre religião e que a culpa, seja lá do que fosse, era da igreja.
[+]
  •
Procurar
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
21-11-2012, 11:11 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-11-2012, 12:11 PM por John Romano.)
Porra, vocês parecem crianças, PQP! Não posso ficar algumas horas ausente do fórum pra coisa descambar pela milésima vez em "mimimi esquerdismo"?

Uma coisa é discordar de uma opinião e debater feito adulto. Outra coisa é o Dick Tracy MAIS UMA VEZ ficar com esse mesmo papinho idiota de "ainnn gentsy adoro detonar esquerdista <3" quando na verdade o baderneiro é o próprio! Vai combater o esquerdismo no Papodemangina ou no Fórum da Men's Health porra!

Gosto muito da integridade desse fórum e respeito a diversidade de opiniões, desde que respeitosas e coerentes com a temática do fórum. Vou manter o tópico aberto, mas dessa vez sua cabeça vai rolar.
[+]
  •
Website Procurar
Offline Mr. T
Veterano
Tópicos: 42
Curtido: 4 vezes em 3 posts
21-11-2012, 11:22 AM
Tá na hora de chamar o meu esquadrão classe A para de vez botar à correr esse povo que só sabe falar de governo e o caralho todo.
Concordar é de direita.
Discordar é de esquerda.

Tománocú essa porra toda, caralho.
Truculência e violência desnecessária(do policial) deve sim ser repreendida.
Foda-se o cú da viola se o alvo for uma mulher, homem ou espírito - Violência, não!

A merda, é que de fato: O "alarde" foi imensuravelmente maior por se tratar de uma mulher.
Mas isto, não justifica enfiar partido político nessa merda. Alguém aqui falou de partido político?
Tománocú denovo, porra.

E tenho dito.
[+]
  •
Procurar
Offline Free Bird
Águia Real
21-11-2012, 11:41 AM
Reforçando mais um pouco o posicionamento jurídico atual sobre o tema:

Código de Processo Penal – que regula os procedimentos pertinentes à busca pessoal – diz sobre a busca em mulheres:

Art. 249. A busca em mulher será feita por outra mulher, se não importar retardamento ou prejuízo da diligência.

Devendo, policial do sexo masculino, em caso que se justifique a necessidade da abordagem em mulher e, inexistindo a possibilidade de sua realização por policiais femininas, evitar o constrangimento desnecessário e balizar-se na razoabilidade que a conduta exigir, sob pena de incidência em crime, quando houver excesso ou, v.g., realização de parafilias.

Jurisprudência sobre o tema:

Tribunal de Justiça Militar de São Paulo:
Ementa. Atentado violento ao pudor. Revista pessoal realizada de forma libidinosa por policial militar. Caracterização. Credibilidade do depoimento das vitimas, harmônico com o restante do conjunto probatório. Correta condenação pelo delito tipificado no artigo 233 do com. Comete o crime de atentado violento ao pudor policial militar que, durante revista pessoal, valendo-se do temor provocado por sua condição, constrange as vitimas a permitirem a pratica de atos libidinosos diversos da conjunção carnal. Decreto condenatório fundado no depoimento das vitimas com forte significância probatória, em harmonia com as demais provas materiais e circunstanciais.

Atentem que o depoimento da vítima possui enorme relevância, então se a garota do vídeo assim quiser, pode processor sim o policial e ele provavelmente perderá a causa.

Concluindo:
Assim, possibilita-se a realização da busca pessoal por policiais em suspeito do sexo oposto, desde que exista real necessidade e sejam esgotadas as possibilidades de realização da busca por policial do mesmo sexo, devendo, o policial, neste caso, pautar-se ainda mais pelo respeito e a razoabilidade.

Fonte: http://jus.com.br/revista/texto/19727/ab...z2Crt0pS4I

[+]
  •
Procurar
Fúria
Curioso

21-11-2012, 12:51 PM
Sim, o policial masculino pode revistar uma mulher desde que tenha certeza absoluta que ela tem alguma coisa e a revista não pode demorar senão foge do "flagrante" e a mulher pode jogar as drogas seja lá aonde for!

O pessoal aqui também é foda, caralho, tá nítido que ninguém sabe o que aconteceu ai, o vídeo é curto pra ter uma conclusão perfeita como normalmente fazemos aqui e mesmo assim não se consegue nem conversar, trocar ideia numa boa, podem ver que muitos usuários sequer participam mais dos tópicos por causa dessa putaria.
[+]
  •
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Mendigo gato de curitiba e a gravidez "surpresa" Dr. Destino 4 1,491 17-04-2014, 06:22 PM
Última Mensagem: Dumont
  Comédia põe Tim Allen para ensinar jovens a serem machos el camino 21 10,175 10-12-2012, 01:45 PM
Última Mensagem: Destro
  As mulheres só querem uma carreira por não serem atraentes? barãozin 6 3,925 18-05-2012, 08:27 AM
Última Mensagem: barãozin

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo