• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Boteco do Búfalo Confrades, pra escrever um livro de literatura decente, é necessária muito estudo?
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Confrades, pra escrever um livro de literatura decente, é necessária muito estudo?
Offline Saoshyant
Rabi
**
Tópicos: 9
Curtido: 8 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 5
13-02-2019, 11:21 AM
As vezes penso que sim, principalmente quando vejo que os grandes nomes da literatura nacional e mundial foram indivíduos que beberam da fonte da boa formação (não necessariamente no sentido acadêmico). Por um lado vejo isso como algo limitante, por outro vejo como um espécie de peneira que separa os bons literatos dos maus literatos.

Em fim, vocês acham que deve-se escrever primeiro e aprimorar a técnica depois ou primeiro aprimorar a técnica por anos para só assim escrever algo?
“Faze da sabedoria a tua provisão para a viagem desde a juventude até a velhice, pois ela merece mais confiança que todos os outros bens.”
- Bias de Priene
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Fernando_R1
Stonewall Jackson
**
Tópicos: 3
Curtido: 136 vezes em 97 posts
Posts que curtiu: 158
13-02-2019, 12:38 PM
Formação acadêmica, nem sempre! Quando fiz faculdade, sequer tive organização e métodos, isto é uma lacuna grave no meio Acadêmico.

Mas são imprescindíveis, um bom domínio da linguagem, um bom conhecimento a língua portuguesa e principalmente bom embasamento naquilo que vai escrever.

Toda obra deve partir de uma status quaestionis que é o estado da questão, ou seja a atual problemática que irá abordar em sua escrita.

Em fim, vocês acham que deve-se escrever primeiro e aprimorar a técnica depois ou primeiro aprimorar a técnica por anos para só assim escrever algo?
Eu costumo resenhar as coisas que leio, se fosse o caso de escrever algo e juntaria todos meus escritos e ajuntaria no qe fosse escrever, claro que na publicação de um livro a obra sofrerá revisão e as devidas correções serão feitas. Em tempo, eu me acho péssimo escritor. yaoming
[+] 1 usuário curtiu o post de Fernando_R1:1 usuário curtiu o post de Fernando_R1
  • Saoshyant
Procurar
Responder
Offline Saoshyant
Rabi
**
Tópicos: 9
Curtido: 8 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 5
13-02-2019, 12:50 PM
(13-02-2019, 12:38 PM)Fernando_R1 Escreveu: Formação acadêmica, nem sempre! Quando fiz faculdade, sequer tive organização e métodos, isto é uma lacuna grave no meio Acadêmico.

Mas são imprescindíveis, um bom domínio da linguagem, um bom conhecimento a língua portuguesa e principalmente bom embasamento naquilo que vai escrever.

Toda obra deve partir de uma status quaestionis que é o estado da questão, ou seja a atual problemática que irá abordar em sua escrita.

Eu costumo resenhar as coisas que leio, se fosse o caso de escrever algo e juntaria todos meus escritos e ajuntaria no qe fosse escrever, claro que na publicação de um livro a obra sofrerá revisão e as devidas correções serão feitas. Em tempo, eu me acho péssimo escritor. yaoming

Também penso dessa forma. Essa sua sugestão é ótima: juntar vários fragmentos e no fim sintetizá-los. O foda mesmo é encontrar ou recordar as fontes, kkkkk. Ainda quero aprender sobre o mercado editorial, tem muita mística em torno do mundo literário ao mesmo tempo em que questões mais técnicas são esquecidas (como o próprio domínio da língua, que você citou).
“Faze da sabedoria a tua provisão para a viagem desde a juventude até a velhice, pois ela merece mais confiança que todos os outros bens.”
- Bias de Priene
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
13-02-2019, 01:07 PM
Para escrever bem precisa se de ler muito e escrever muito.
Eu mesmo dou minha arriscada na escrita mas algo muito pessoal que quase nunca mostrei pra ninguem.
Percebo que de uns dois anos pra cá melhorei muito.
Meu problema é falta de leitura por falta de tempo, acredito que um bom escritor teria que largar tudo e focar só nisso.
[+] 1 usuário curtiu o post de Spectro:1 usuário curtiu o post de Spectro
  • Saoshyant
Procurar
Responder
Offline Velho Gonçalves
Búfalo
**
Tópicos: 12
Curtido: 214 vezes em 108 posts
Posts que curtiu: 43
13-02-2019, 01:32 PM
Eu tenho uma opinião sobre isso... Veja se será útil pra você:

Na minha concepção, escrever boa literatura (ou boa estória), é muito diferente de simplesmente “escrever bem”. Quem escreve bem, coloca no papel textos de qualquer natureza (artigos, ensaios, e até mesmo post’s como esse aqui), com muita qualidade ortográfica e de gramática. Ponto final. Então, o primeiro passo é o domínio da língua na qual você pretende escrever.

O próximo passo, agora creio que opiniões podem divergir, compreende a análise da sua capacidade artística, no que diz respeito à criação e desenvolvimento de estórias. Eu sou levado a acreditar que todo impulso artístico funciona como uma espécie de “dom” natural, o qual já meio que “nasce” com a pessoa. Mas, veja bem, isso não quer dizer que eu, que não nasci com o dom de desenhar, não posso aprender essa arte, caso eu estude muito. Mas, dificilmente vou atingir o patamar de um cara que nasce com tal dom.

No seu caso, só por estar perguntando isso, já mostra que você tem interesse pela coisa e, consequentemente, deve ter essa inclinação natural.

Então, a resposta à sua pergunta seria: qualidade ortográfica impecável + qualidade artística literária impecável = boa literatura.
O volume de estudos necessários para atingir está tal “qualidade impecável”, vai depender de como está o seu estado hoje. Outra coisa: eu falo impecável pois essa é uma área (literatura) que infelizmente tem muita... mas muita gente que tenta, mas não consegue aderência no mercado, justamente por falta de demanda por novos autores. Eu mesmo já me aventurei na ideia de escrever contos... vou deixar um link abaixo, de contos que eu já escrevi, caso você tenha curiosidade em ler rsrsr

Segue a recomendação de um livro muito bom, para ensinar a arte de criar estórias: Story - Substância , Estrutura , Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiros. (Autor: Robert McKee)

Segue link’s de contos que eu escrevi pra um site:
https://www.recantodasletras.com.br/cont...or/4826157
https://www.recantodasletras.com.br/cont...or/4491487
https://www.recantodasletras.com.br/cont...or/4999396
[+] 2 usuários curtiram o post de Velho Gonçalves:2 usuários curtiram o post de Velho Gonçalves
  • loeb, Saoshyant
Procurar
Responder
Offline Josey Wales
Pistoleiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 171 vezes em 108 posts
Posts que curtiu: 216
13-02-2019, 04:45 PM
Tem identidade real tua nos links, @Velho Gonçalves

Talvez não seja tão interessante assim a exposição.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Velho Gonçalves
Búfalo
**
Tópicos: 12
Curtido: 214 vezes em 108 posts
Posts que curtiu: 43
13-02-2019, 05:16 PM
(13-02-2019, 04:45 PM)Josey Wales Escreveu: Tem identidade real tua nos links, @Velho Gonçalves

Talvez não seja tão interessante assim a exposição.

Valew pela dica camarada, não havia reparado nisso. São link's muito antigos e eu não uso mais aquele site. Mesmo assim, entrei lá e apaguei nome e foto.

Obrigado por avisar.
[+] 1 usuário curtiu o post de Velho Gonçalves:1 usuário curtiu o post de Velho Gonçalves
  • Saoshyant
Procurar
Responder
Offline loeb
Búfalo
Tópicos: 15
Curtido: 48 vezes em 35 posts
Posts que curtiu: 755
13-02-2019, 05:23 PM
Um Escritor também é um artista, criativo, etc.

Se Gosta de Criar vai firme. Busca Referências boas, diversificadas, leia os clássicos e vai moldando teu estilo.

Vai chegar num ponto em que vai ter que escolher se quer fazer algo da massa ou mais restrito a poucos leitores.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
14-02-2019, 07:57 PM
É que nem lutar boxe. O cara não vai disputar o cinturão depois de anos e anos treinando, se aperfeiçoando, etc.

Todos os grandes escritores tiveram uma formação muito sólida. Poucos eram novos qdo fizeram sucesso (só os mais geniais). A maioria foi aperfeiçoando com décadas de estudo.
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline thothenki
Livreiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 115 vezes em 66 posts
Posts que curtiu: 6
14-02-2019, 10:55 PM
Compre ou baixe em pdf o "História da Literatura Ocidental" do Otto Maria Carpeaux.

Lá você vai achar o que tem de melhor em toda a história da literatura mundial;

Pegue as indicações de lá e vá lendo aos poucos. Ao longo dos anos isso o irá aprimorando.

Leia sempre consultando as palavras desconhecidas, com um dicionário na mão.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Avenger
Beserker
Tópicos: 0
Curtido: 121 vezes em 89 posts
Posts que curtiu: 278
15-02-2019, 08:03 AM
Eu me aventuro um pouco nesse campo da escrita, só te digo que isso requer muito estudo, prática, e leitura. Tem uns asnos por aí que afirmam que você pode ser um bom escritor mesmo sem gostar de ler. Baita baboseira.

Alguns livros que recomendo, são bem técnicos, mas imprescindíveis pra entender como montar a estrutura de uma boa narrativa.

"A jornada do escritor: estrutura mítica para escritores" de Christopher Vogler

https://www.amazon.com.br/jornada-escrit...9834394_c_

"A Jornada do Herói" de Joseph Campbell

https://www.amazon.com.br/Jornada-do-Her...8571838232

Postei os links mais pra tu conhecer as capas na hora de procurar, mas muito provável que tem pdfs deles pela internet.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Wild
BORN TO BE
Tópicos: 29
Curtido: 348 vezes em 235 posts
Posts que curtiu: 164
15-02-2019, 12:03 PM
Cara, vou falar algo aqui, mas é só achismo meu. Leve de maneira crítica o que eu falar.

É preciso deveras conhecer os gêneros literários, afinal a técnica você se aproxima conhecendo quem e como se pratica. Para isso creio que existe um curso do Rodrigo Gurgel.

Só que só ver a técnica na teoria não adianta, é preciso praticar e reforçá-la em você mesmo treinando. Pegue diferentes gêneros e construções de narrativas e tente reproduzir. Estudo é preciso, já que não tem como você saber (isso é, nesse contexto, aprender sem perceber, vulgo talento) de todas as formas possíveis de construir textos.

Se é técnica, é por que pode ser reproduzida, você só terá que torrar alguns neurônios para poder aprender a pensar do jeito certo. É tipo dirigir, no começo você tem que prestar atenção em tudo o tempo todo, depois de um tempo, você pilota a maior parte do inconsciente. O nome disso é condicionamento.

E claro, é importante ler muito e muita coisa boa para poder absorver não só as formas, como também o panteão de experiências humanas possíveis. Afinal um livro, salvo se for algo científico, filosófico, religioso, irá tratar de experiências humanas e você deve ter isso no horizonte.

Dica final: Não faça nenhum Crepúsculo que você ficará bem.

Ao confrade, força e honra.
[+] 2 usuários curtiram o post de Wild:2 usuários curtiram o post de Wild
  • loeb, Marcílio
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
15-02-2019, 09:32 PM
Stanley Kubrick nunca fez faculdade de cinema. Nelson Rodrigues e Ricardo Boechat tampouco eram formados em jornalismo. Mas estamos falando de gente que tinha cultura advinda do conhecimento, formação autodidata e uma boa dose de século XX. e valorização do talento aliada a uma busca por atingir algo, até porque os supracitados tinham a dizer.

Pra se escrever um conto ou um livro é preciso esforço, e, um livro, bom ou ruim, tomam a mesma quantidade de esforço e trabalho.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gorlami
Suka Blyat
Tópicos: 17
Curtido: 323 vezes em 188 posts
Posts que curtiu: 163
16-02-2019, 01:21 PM
Já estudei sobre isso e até comecei alguns textos.

Uma pessoa medíocre, que não possui muitas referências culturais (da da sua própria e de outras) e que não possui o mínimo de conhecimentos gerais não consegue escrever uma BOA história. E você nota isso nos detalhes! Vou deixar alguns vídeos de um autor que gosto muito, sobre o processo de criação para um livro.

https://www.youtube.com/watch?v=N4ZDBOc2...8tEJQ12-vL
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Baralho
o jogo é jogado!
Tópicos: 4
Curtido: 228 vezes em 160 posts
Posts que curtiu: 247
16-02-2019, 02:43 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-02-2019, 02:44 PM por Baralho.)
É necessáriO ler e escrever muito, sem medida, e depois disso, ler e escrever mais ainda sem esquecer, claro, de respeitar as regras básicas gramaticais.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
16-02-2019, 02:47 PM
Bora criar um tópico para ler e avaliar as escritas dos confrades.
Problema que os textos teriam que ser linkados em algum site.
[+] 3 usuários curtiram o post de Spectro:3 usuários curtiram o post de Spectro
  • consigliere, Gilgamesh, xandysmaster
Procurar
Responder
Offline Baralho
o jogo é jogado!
Tópicos: 4
Curtido: 228 vezes em 160 posts
Posts que curtiu: 247
16-02-2019, 04:32 PM
Um tópico sobre gramática seria bom realmente. Melhor que fosse na seção de materiais recomendados.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline xandysmaster
Amante das Bundudas
Tópicos: 2
Curtido: 279 vezes em 205 posts
Posts que curtiu: 680
17-02-2019, 01:22 PM
Praga e eu não tem chance alguma nessa da escrita dos confrades trollface mas a ideia é boa SPECTRO
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
17-02-2019, 02:06 PM
Bukowski reencarnou em vocês e vocês nao sabem kkkkk
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
17-02-2019, 02:09 PM
Gostei. Escrever é igual treinar, 90% é treino, 10% é talento genético.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo