• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Boteco do Búfalo [Projeto] - Forja Artesanal
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[Projeto] - Forja Artesanal
Offline Gorlami
Suka Blyat
Tópicos: 17
Curtido: 323 vezes em 188 posts
Posts que curtiu: 163
22-03-2017, 05:17 PM
"Bom dia, boa tarde,boa noite" -Away

Seguindo o consenso geral de que devemos nos dedicar a tarefas viris para ocupar a mente e o tempo ocioso (tal como capinar lotes, derrubar paredes, etc), decidi concretizar um projeto antigo que não realizei. Por enquanto.

Pretendo montar uma FORJARIA rústica e simples, nos fundos de casa. Vou atualizar esse tópico periodicamente, conforme for evoluindo o projeto.

[Imagem: 7397331d798853bf5573f536b809a9bc.jpg]
Atividade a prova de viadagem.

Assim que chegar do trabalho postarei o escopo do projeto, e vou utilizar este tópico como um diário, para manter o foco e a motivação, e como informação aos corajosos que quiserem se aventurar, já que não vi nada relacionado por aqui.

Sou técnico em mecânica e estou cursando engenharia, porém, a matrix ja atingiu até esse setor da sociedade, e lá os frouxos tem nojinho de por a mão na massa e se ofendem em serem chamados de "graxeiros". É de revirar o estômago de qualquer um.
Em breve pretendo fazer algumas lâminas, facas, espadas, quem sabe...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
23-03-2017, 07:54 AM
Hohoho, very nice.

Outro projetinho maluco e provavelmente que não realizarei é brincar com ferro (já brinco com pau, pra ficar mais macho ainda só pegando no ferro).
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Roland
Pistoleiro
Tópicos: 0
Curtido: 4 vezes em 4 posts
Posts que curtiu: 0
23-03-2017, 08:32 AM
Eu vou acompanhar este tópico aqui. Boa iniciativa!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline A6M Zero
Veterano
Tópicos: 2
Curtido: 141 vezes em 104 posts
Posts que curtiu: 152
23-03-2017, 09:21 AM
Vou acompanhar também.

Já pensei muito na idéia de forjar as próprias ferramentas para alguns serviços básicos,mas nunca saiu do papel Okay:

Aliás,lendo o tópico agora, lembrei dessa música,que por sinal é foda demais:

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gorlami
Suka Blyat
23-03-2017, 12:07 PM
Agradeço o incentivo.

Escopo básico

Não adianta querer começar forjando espadas medievais entalhadas à mão, katanas incrustadas de pedras...vamos começar pequeno, forjando pequenas lâminas e objetos (eu particularmente tenho preferência pela cutelaria), pra não desistir já de começo.

Vivemos na era da informação, em qualquer lugar você acha fóruns, artigos e videos que ensinam 50% ou mais do que você precisa saber. O restante se divide em conhecimento teórico e experiência prática. Vou cuidar em não ser prolixo em assuntos simples e de fácil acesso (qualquer dúvida, mandem MP, e também, deixarei links de referência), vou focar no conhecimento teórico aplicado e explicar o por que das coisas.

Estrutura

Basicamente, será necessário providenciar um local adequado (coberto, piso não pode ser de madeira por que você não quer um incêndio, e com algum espaço livre). Uma bancada ou mesa para ferramentas. Um forno. Ferramentaria básica. Testosterona elevada.

(Posteriormente postarei fotos do local escolhido e as ferramentas que vou comprar no final de semana).

Nesse link você descobre o básico necessário:
Forja a Carvão

Não esqueça:
-EPI: avental ou jaqueta de couro cru, luvas de couro cru, bota grossa (você não vai querer uma chapa de aço à 1000°C caindo no seu tênis de 500 conto), óculos de proteção. Você é bruto, não um idiota inconsequente.

Assim que comprar tudo, volto aqui com meu primeiro projeto (estou projetando no CAD).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gorlami
Suka Blyat
30-05-2018, 02:23 PM
Atualizando:

Tive muitos problemas pessoais nos últimos meses, que normalizaram-se apenas agora.

Ainda pesquiso muito e vejo muitos vídeos sobre o processo de forja e fabricação de facas e demais produtos de cutelaria, entretando a falta de dinheiro é uma grande barreira.

Mas, deixando o chororo de lado, comecei a fabricar pequenas lâminas, como a faca abaixo. Peguei uma lima velha, fiz uma normalização para "amolecer" um pouco o material e estou finalizando a lâmina. Logo mais vou começar a trabalhar no cabo.

Show ContentSpoiler:

[Imagem: srlmAa8.jpg]

O cabo vai ser um problema, nunca fiz um antes, mas parafraseando Aristóteles: "É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer."

Por enquanto é isso, logo pretendo levar este projeto com maior seriedade, mas no momento estou "full foco" no vestibular.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline decocrash
Darkstalker
**
Tópicos: 6
Curtido: 74 vezes em 46 posts
Posts que curtiu: 16
30-05-2018, 02:32 PM
Eu penso também que são projetos saudáveis, tô com um de iniciar a produção de esculturas, como já são da área, mas nunca tentei, já é algo que venho postergando tem anos, vou tentar por em prática esse ano ainda e tomar vergonha na cara de iniciar isso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gorlami
Suka Blyat
30-05-2018, 02:55 PM
(30-05-2018, 02:32 PM)decocrash Escreveu: Eu penso também que são projetos saudáveis, tô com um de iniciar a produção de esculturas, como já são da área, mas nunca tentei, já é algo que venho postergando tem anos, vou tentar por em prática esse ano ainda e tomar vergonha na cara de iniciar isso.
O mais dificil é começar.
Inclusive estou pra escrever sobre isso. Dado o primeiro passo, o resto é consequência.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline decocrash
Darkstalker
**
Tópicos: 6
Curtido: 74 vezes em 46 posts
Posts que curtiu: 16
30-05-2018, 03:02 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-05-2018, 03:09 PM por decocrash.)
(30-05-2018, 02:55 PM)Gorlami Escreveu:
(30-05-2018, 02:32 PM)decocrash Escreveu: Eu penso também que são projetos saudáveis, tô com um de iniciar a produção de esculturas, como já são da área, mas nunca tentei, já é algo que venho postergando tem anos, vou tentar por em prática esse ano ainda e tomar vergonha na cara de iniciar isso.
O mais dificil é começar.
Inclusive estou pra escrever sobre isso. Dado o primeiro passo, o resto é consequência.

O forum ta muito bugado comigo agora, rs já é a segunda vez que tento responder e não sai nada no post... sera a ultima se não sair, foda-se
Então  pela terceira vez (e ultima) vou repetir o que o fórum não ta deixando que eu poste pqp raiva do caralho.

Bom irmão, você deve ter se inspirado naquele programa da tv fechada onde existem disputas de ferreiros de alguma forma não é? eu vejo um nível profissional ao extremo naqueles caras, fazem peças muito boas, não lembro nome do programa nem canal que passa, mas creio que os confrades saibam do que estou falando, fora que a prática dessa arte é muito interessante, parabens, não deixe que o tempo e a fase do vestibular (por mais que desgaste) te deixe se afastar dessa arte, que pelo que vejo esta indo no bom caminho, eu só não encaro por falta total de espaço, sempre achei interessante, sobre a escultura é algo que eu quero começar ou melhor, recomeçar, puxei uma matéria na faculdade que era ligada a escultura, fiz o tronco de uma mulher em argila e fiquei muito satisfeito com o resultado para primeira escultura, foi um trabalho que me rendeu muitos aprendizados, só que deixei o tempo passar e não prossegui com essa arte, porem aqui perto de casa existem algumas lojas que vendem não argila propriamente dita, mas algumas massas clay, próprias para uso profissional em escultura, vou passar qualquer hora e retomar esses trabalhos, tenho um jogo de ferramentas de esculpir ainda comigo e são muito bons, não quis me desfazer deles pois sabia que poderia a qualquer hora começar a encarar esse desafio outra vez, concordo com você, o difícil é começar, depois que iniciamos aí sim, aprendemos com a tentativa e erros, o que nos faz evoluir sem dúvida.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gorlami
Suka Blyat
30-05-2018, 07:57 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-05-2018, 08:01 PM por Gorlami.)
Show ContentSpoiler:

(30-05-2018, 03:02 PM)decocrash Escreveu:
(30-05-2018, 02:55 PM)Gorlami Escreveu: O mais dificil é começar.

O forum ta muito bugado comigo agora, rs já é a segunda vez que tento responder e não sai nada no post... sera a ultima se não sair, foda-se
Então  pela terceira vez (e ultima) vou repetir o que o fórum não ta deixando que eu poste pqp raiva do caralho.

Bom irmão, você deve ter se inspirado naquele programa da tv fechada onde existem disputas de ferreiros de alguma forma não é? eu vejo um nível profissional ao extremo naqueles caras, fazem peças muito boas, não lembro nome do programa nem canal que passa, mas creio que os confrades saibam do que estou falando, fora que a prática dessa arte é muito interessante, parabens, não deixe que o tempo e a fase do vestibular (por mais que desgaste) te deixe se afastar dessa arte, que pelo que vejo esta indo no bom caminho, eu só não encaro por falta total de espaço, sempre achei interessante, sobre a escultura é algo que eu quero começar ou melhor, recomeçar, puxei uma matéria na faculdade que era ligada a escultura, fiz o tronco de uma mulher em argila e fiquei muito satisfeito com o resultado para primeira escultura, foi um trabalho que me rendeu muitos aprendizados, só que deixei o tempo passar e não prossegui com essa arte, porem aqui perto de casa existem algumas lojas que vendem não argila propriamente dita, mas algumas massas clay, próprias para uso profissional em escultura, vou passar qualquer hora e retomar esses trabalhos, tenho um jogo de ferramentas de esculpir ainda comigo e são muito bons, não quis me desfazer deles pois sabia que poderia a qualquer hora começar a encarar esse desafio outra vez, concordo com você, o difícil é começar, depois que iniciamos aí sim, aprendemos com a tentativa e erros, o que nos faz evoluir sem dúvida.

Na realidade me inspirei nesse canal,, apesar de já possuir o conhecimento técnico devido a minha formação em mecânica industrial. E sim, não estou deixando o ânimo pelo projeto acabar, só falta tempo hábil realmente.  
Poxa, parece muito bacana essas esculturas. Vi num canal chamado "Kaka Kraft" um DIY de uma escultura do Majin Boo que ficou fodástica, quando puder faça uma e posta aqui no fórum, trabalhos manuais fazem muito bem (e podem render uma grana haha).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Dan Korey
We are born to fight!
*
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
30-05-2018, 08:22 PM
Muito bem!

Poderia gastar seu precioso tempo com jogos inúteis como esses jovens gostam, mas preferiu fazer algo viril. Meus parabéns!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Claws
Búfalo
**
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 2
30-05-2018, 10:22 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-05-2018, 10:23 PM por Claws.)
No youtube tem muitos canais bons de cutelaria. Esse OUTDOORS55 tem umas dicas muito boas.
[+]
  •
Procurar
Responder

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo