• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças Breves considerações sobre independência financeira
Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4 Seguinte »
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Breves considerações sobre independência financeira
Offline Baralho
o jogo é jogado!
Tópicos: 4
Curtido: 228 vezes em 160 posts
Posts que curtiu: 247
03-02-2017, 10:33 PM
Eis o Brasil real que é mostrado na famosa pirâmide postada no FolhaUol há algum tempo.

E parte considerável da base da pirâmide era enquadrado como classe média (isso é cômico pra não dizer surreal) que é a que contribui com a maior fatia absoluta e proporcional dos impostos.

E é tão fato que se no contracheque vier esse valor de $ 2k por mês (por exemplo) o lascado já é ''classe média o bastante'' p/ entrar na faixa de declaração do IR (o governo malandro não reajustou as faixas de cobrança conforme a inflação).

Segue o link.
[+] 1 usuário curtiu o post de Baralho:1 usuário curtiu o post de Baralho
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline thothenki
Livreiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 115 vezes em 66 posts
Posts que curtiu: 6
04-02-2017, 05:35 PM
Essas pesquisas de classificação em classe baixa, média ou alta são totalmente fajutas.

Geralmente fazem isso junto do senso, perguntando quantos eletrodomésticos, eletrônicos, comôdos da casa e carro se tem na garagem. Diante disso classificam entre classes.

Maior furada!
Hoje em dia qualquer zé ninguém compra tudo a prestação e morre devendo até o rabo.
[+] 1 usuário curtiu o post de thothenki:1 usuário curtiu o post de thothenki
  • Villefort
Website Procurar
Responder
Offline Peter Grifen
Veterano
Tópicos: 21
Curtido: 38 vezes em 22 posts
Posts que curtiu: 0
14-02-2017, 12:51 PM
(01-02-2017, 11:46 AM)Seth Gecko Escreveu: Nesse mercado de hoje, mais difícil do que viver com 3 mil e de fato ganhar os 3 mil.

Os empresários estão aproveitando a alta demanda de funcionários e baixando os salários.

Pra ficar fora dessa safadeza, só se ultra qualificando, sendo autônomo ou funça.

a ideia eh mais independencia financeira mesmo, uma renda de tres mil sem precisar trabalhar

minha ideia eh conseguir isso ate os 45 anos, depois vou continuar trabalhando mas bem pouco e soh no que eu gosto trollface
to trabalhando igual louco e vivendo igual tio patinhas pra conseguir isso....
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tim Laflour
Eterno aluno
Tópicos: 16
Curtido: 299 vezes em 120 posts
Posts que curtiu: 138
14-02-2017, 02:33 PM
Uma dúvida...como acompanhar os investimentos e saber se o objetivo do longo prazo está sendo cumprido?

Por exemplo, uma pessoa que investe em ações, fundos, renda fixa (CDBs, debêntures, etc) possui seu capital distribuído em diversos lugares. Mas alguns produtos oscilam bastante, então como eu poderia fazer para acompanhar, digamos mensalmente, se meus investimentos estão levando aonde eu quero?

Não quero chegar daqui 5 anos, olhar meus investimentos e perceber que, por exemplo, um fundo de ações e uma debênture que eu tinha fizeram eu perder dinheiro, sendo que eu poderia ter percebido isso antes e remanejado.
[+] 1 usuário curtiu o post de Tim Laflour:1 usuário curtiu o post de Tim Laflour
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Josey Wales
Pistoleiro da Real
Curtido: 171 vezes em 108 posts
Posts que curtiu: 216
14-02-2017, 02:51 PM
(14-02-2017, 02:33 PM)Tim Laflour Escreveu: Uma dúvida...como acompanhar os investimentos e saber se o objetivo do longo prazo está sendo cumprido?

Por exemplo, uma pessoa que investe em ações, fundos, renda fixa (CDBs, debêntures, etc) possui seu capital distribuído em diversos lugares. Mas alguns produtos oscilam bastante, então como eu poderia fazer para acompanhar, digamos mensalmente, se meus investimentos estão levando aonde eu quero?

Não quero chegar daqui 5 anos, olhar meus investimentos e perceber que, por exemplo, um fundo de ações e uma debênture que eu tinha fizeram eu perder dinheiro, sendo que eu poderia ter percebido isso antes e remanejado.

Uai meu caro, acompanhamento mensal é plenamente possível. O próprio tópico do Gekko aqui nesse link prova isso.

O que vai mudar é que, de acordo com teu investimento, você vai ter que procurar essas informações em locais diferentes.

Se você sabe onde quer chegar daqui 5 anos, sabe o quanto precisa crescer por mês/ano para atingir esse patamar. Daí é só fazer o comparativo.
[+] 1 usuário curtiu o post de Josey Wales:1 usuário curtiu o post de Josey Wales
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Tim Laflour
Eterno aluno
14-02-2017, 03:30 PM
Acho que não me expressei bem...

Obvio que quando você adquire um produto, você tem uma estimativa de quanto ele renderá, até pra você se planejar financeiramente.

Quando vejo o Gekko descrevendo seus investimentos, eu percebo que ele tem controle do quanto entrou/saiu/rendeu etc. No meu caso eu não consigo ter esse acompanhamento tão detalhado. A corretora só me mostra o quanto eu tenho hoje, e os aportes fixos que programei estão lá...mas não sei como acompanhar o crescimento pra saber se estou no objetivo certo, ou se devo aportar mais, ou se extrapolei. Não sei que ferramenta utilizar ou como fazer isso. Por enquanto estou investindo baseado nos estudos que fiz, mas não sei como acompanhar na prática.
[+] 1 usuário curtiu o post de Tim Laflour:1 usuário curtiu o post de Tim Laflour
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Josey Wales
Pistoleiro da Real
Curtido: 171 vezes em 108 posts
Posts que curtiu: 216
14-02-2017, 04:00 PM
(14-02-2017, 03:30 PM)Tim Laflour Escreveu: Acho que não me expressei bem...

Obvio que quando você adquire um produto, você tem uma estimativa de quanto ele renderá, até pra você se planejar financeiramente.

Quando vejo o Gekko descrevendo seus investimentos, eu percebo que ele tem controle do quanto entrou/saiu/rendeu etc. No meu caso eu não consigo ter esse acompanhamento tão detalhado. A corretora só me mostra o quanto eu tenho hoje, e os aportes fixos que programei estão lá...mas não sei como acompanhar o crescimento pra saber se estou no objetivo certo, ou se devo aportar mais, ou se extrapolei. Não sei que ferramenta utilizar ou como fazer isso. Por enquanto estou investindo baseado nos estudos que fiz, mas não sei como acompanhar na prática.

Po Tim, tu tá com a faca e o queijo na mão, cara.

Se você pegar esse valor e montar um estudo mês a mês você vai ver o crescimento. Ou você acha que o que o Gekko faz ele pega pronto no site da corretora?

Se você pega o valor do mês anterior, compara com o valor do atual, você sabe quanto cresceu. Simples assim. Daí compara com a estimativa de crescimento, cara.
[+] 1 usuário curtiu o post de Josey Wales:1 usuário curtiu o post de Josey Wales
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline jackblack
Búfalo
**
Tópicos: 6
Curtido: 23 vezes em 15 posts
Posts que curtiu: 12
14-02-2017, 04:10 PM
Tim, pega esses dados e organize em uma planilha. Pode ser Excel ou na planilha do google docs. Procure na Internet planilha do Além da poupança caso você tenha alguma dificuldade em fazer a sua.
"Se for pra desistir, desista de ser fraco."
[+] 1 usuário curtiu o post de jackblack:1 usuário curtiu o post de jackblack
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Tim Laflour
Eterno aluno
16-02-2017, 03:49 PM
Obrigado pela força.

Um exemplo...supondo que eu encontre um fundo de ações e eu tenha 500 reais mensais livres para investir nesse fundo. Eu olhei os dados passados dele, taxa de adm, etc...e achei interessante. Obvio que rentabilidade passada não garante nada no futuro, mas mostra que o gestor do fundo sabe o que faz.

Pois bem, eu não gostaria simplesmente de todo mês aplicar 500 reais no fundo. Tem meses que o fundo estará em baixa, outros em alta (ou estou enganado). Portanto eu prefiro colocar 1000 em um mes bom do que 2x 500 em 2 meses ruins. Porém eu não sei como acompanhar isso. No site da corretora não há essa estatística...

Em renda fixa até faz sentido aplicações mensais pois a oscilação é muito pequena e a ideia de levar ao vencimento torna as coisas mais fáceis. Mas em fundos de ações, imobiliarios, etc a coisa já muda. Você precisa acompanhar mais de perto pra ter certeza que ainda está investindo no lugar certo.

Eu não quero ficar 10 anos investindo e um fundo de ações, pra quando chegar la descobrir que fui uma péssima escolha. Quero saber como pular do barco antes. É nesse sentido que eu queria ajuda, saber como/onde vocês acompanham.
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
02-03-2017, 07:49 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-03-2017, 07:49 PM por Gekko.)
(02-02-2017, 03:45 PM)gladiador Escreveu:
Show ContentSpoiler:
[Imagem: 20161017-piramide_renda_brasil.png]

Ver essa pirâmide fez eu me sentir menos pobre. yaoming

Mas falando sério. O pessoal fica com essa de que somos a 9ª maior economia do mundo, como se PIB significasse alguma coisa. Esquecem o fato de que temos a 5ª maior população do mundo também, o que faz com que o nosso PIB per capta seja relativamente baixo. Tem muitos países com PIB menor nos quais a população vive muito melhor, porque a renda per capta é mais alta.

(03-02-2017, 10:33 PM)Baralho Escreveu: E é tão fato que se no contracheque vier esse valor de $ 2k por mês (por exemplo) o lascado já é ''classe média o bastante'' p/ entrar na faixa de declaração do IR (o governo malandro não reajustou as faixas de cobrança conforme a inflação).

Segue o link.

Já tá em mais de 80% a defasagem. Daqui a pouco quem ganha salário mínimo vai estar pagando IR. Não bastasse a inflação já ser um imposto embutido, ela ainda faz aumentar a tributação direta via aumentos fictícios na renda não acompanhados por correções da tabela do IRPF.

Eu uso planilhas de Excel. Fui aprimorando-as com o passar dos anos.

(16-02-2017, 03:49 PM)Tim Laflour Escreveu: Obrigado pela força.

Um exemplo...supondo que eu encontre um fundo de ações e eu tenha 500 reais mensais livres para investir nesse fundo. Eu olhei os dados passados dele, taxa de adm, etc...e achei interessante. Obvio que rentabilidade passada não garante nada no futuro, mas mostra que o gestor do fundo sabe o que faz.

Pois bem, eu não gostaria simplesmente de todo mês aplicar 500 reais no fundo. Tem meses que o fundo estará em baixa, outros em alta (ou estou enganado). Portanto eu prefiro colocar 1000 em um mes bom do que 2x 500 em 2 meses ruins. Porém eu não sei como acompanhar isso. No site da corretora não há essa estatística...

Em renda fixa até faz sentido aplicações mensais pois a oscilação é muito pequena e a ideia de levar ao vencimento torna as coisas mais fáceis. Mas em fundos de ações, imobiliarios, etc a coisa já muda. Você precisa acompanhar mais de perto pra ter certeza que ainda está investindo no lugar certo.

Eu não quero ficar 10 anos investindo e um fundo de ações, pra quando chegar la descobrir que fui uma péssima escolha. Quero saber como pular do barco antes. É nesse sentido que eu queria ajuda, saber como/onde vocês acompanham.

Então eu te digo. É uma péssima escolha. Pelo menos os fundos de ações que já conheci. Eles cobram para administrar seu dinheiro, investem em ações, se rende bem, te cobram taxa de performance. Se vão mal, você amarga o prejuízo sozinho. Se for fundo de ações de bancos então, fuja enquanto é tempo. Melhor comprar ações diretamente. Escolha pelo menos uma 10, diversifique bem e vá investindo mês a mês.

Sobre o acompanhamento, veja os balanços das empresas. Se continuarem bons, você continua comprando. Coloque sempre o aporte do mês onde estiver com menos grana. Defina os percentuais. Os meus, por exemplo, são:

30% ações
30% FII
40% outros (principalmente renda fixa)

Se as ações caem de preço, vai ficar menos de 30% naquele mês. Daí o aporte vai pras ações. A que tiver menos. Idem para FII. Mas se ações e FII sobrem muito, o percentual de renda fixa cai e o aporte vai pra renda fixa. Dessa forma, você evita desequilíbrios na sua carteira e evita também ficar comprando na alta e vendendo na baixa.

Ao final da era PT, eu tava comprando ações praticamente todo mês, pois os preços só caíam, apesar dos aportes, nunca ficava em 30%. Agora a coisa se equilibrou e estou fazendo como lhe falei. Depois que você escolhe bem as ações e FIIs, define os percentuais e começa a aportar mensalmente, a coisa vai quase que em piloto automático.
[+] 1 usuário curtiu o post de Gekko:1 usuário curtiu o post de Gekko
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline gladiador
Búfalo
**
Tópicos: 9
Curtido: 8 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 1
02-03-2017, 10:59 PM
(02-03-2017, 07:49 PM)Gekko Escreveu:
(02-02-2017, 03:45 PM)gladiador Escreveu:
Show ContentSpoiler:
[Imagem: 20161017-piramide_renda_brasil.png]

Ver essa pirâmide fez eu me sentir menos pobre. yaoming

Mas falando sério. O pessoal fica com essa de que somos a 9ª maior economia do mundo, como se PIB significasse alguma coisa. Esquecem o fato de que temos a 5ª maior população do mundo também, o que faz com que o nosso PIB per capta seja relativamente baixo. Tem muitos países com PIB menor nos quais a população vive muito melhor, porque a renda per capta é mais alta.

(03-02-2017, 10:33 PM)Baralho Escreveu: E é tão fato que se no contracheque vier esse valor de $ 2k por mês (por exemplo) o lascado já é ''classe média o bastante'' p/ entrar na faixa de declaração do IR (o governo malandro não reajustou as faixas de cobrança conforme a inflação).

Segue o link.

Já tá em mais de 80% a defasagem. Daqui a pouco quem ganha salário mínimo vai estar pagando IR. Não bastasse a inflação já ser um imposto embutido, ela ainda faz aumentar a tributação direta via aumentos fictícios na renda não acompanhados por correções da tabela do IRPF.

Eu uso planilhas de Excel. Fui aprimorando-as com o passar dos anos.

(16-02-2017, 03:49 PM)Tim Laflour Escreveu: Obrigado pela força.

Então eu te digo. É uma péssima escolha. Pelo menos os fundos de ações que já conheci. Eles cobram para administrar seu dinheiro, investem em ações, se rende bem, te cobram taxa de performance. Se vão mal, você amarga o prejuízo sozinho. Se for fundo de ações de bancos então, fuja enquanto é tempo. Melhor comprar ações diretamente. Escolha pelo menos uma 10, diversifique bem e vá investindo mês a mês.

Sobre o acompanhamento, veja os balanços das empresas. Se continuarem bons, você continua comprando. Coloque sempre o aporte do mês onde estiver com menos grana. Defina os percentuais. Os meus, por exemplo, são:

30% ações
30% FII
40% outros (principalmente renda fixa)

Se as ações caem de preço, vai ficar menos de 30% naquele mês. Daí o aporte vai pras ações. A que tiver menos. Idem para FII. Mas se ações e FII sobrem muito, o percentual de renda fixa cai e o aporte vai pra renda fixa. Dessa forma, você evita desequilíbrios na sua carteira e evita também ficar comprando na alta e vendendo na baixa.

Ao final da era PT, eu tava comprando ações praticamente todo mês, pois os preços só caíam, apesar dos aportes, nunca ficava em 30%. Agora a coisa se equilibrou e estou fazendo como lhe falei. Depois que você escolhe bem as ações e FIIs, define os percentuais e começa a aportar mensalmente, a coisa vai quase que em piloto automático.

Legal essa estratégia de compra do 40/30/30 hein, será que vale a pena aumentar a porcentagem de renda variável com base na idade?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
03-03-2017, 07:20 AM
(02-03-2017, 10:59 PM)gladiador Escreveu: Legal essa estratégia de compra do 40/30/30 hein, será que vale a pena aumentar a porcentagem de renda variável com base na idade?

Eu sou meio indiferente ao quesito idade no tocante a esses percentuais. Pretendo mantê-los inalterados. Eles ficam variando conforme as cotações da renda variável. Daí o importante é não ficar tirando de um lugar para colocar em outro. Você vai ajustando com os aportes. Você até pode definir percentuais com mais renda variável, mas se for ver, 60% em renda variável já é um percentual bastante agressivo. Quanto mais renda variável você tiver na carteira, mais estômago você vai precisar ter para ver o seu patrimônio minguar em épocas de vacas magras sem se desesperar. Aí eu pergunto: você vai aguentar?
[+] 1 usuário curtiu o post de Gekko:1 usuário curtiu o post de Gekko
  • Villefort
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 326 vezes em 214 posts
Posts que curtiu: 13
03-03-2017, 05:53 PM
- Passei só para deixar os cumprimentos ao Gekko. Entende muito desta área finanças.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
03-03-2017, 06:46 PM
precisava de um desses podcast sobre IF com Gekko e Diamente
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
28-03-2017, 06:45 AM
(03-03-2017, 06:46 PM)cabraman Escreveu: precisava de um desses podcast sobre IF com Gekko e Diamente

Só se eu colocar aquela voz do Google. kkkk
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 326 vezes em 214 posts
Posts que curtiu: 13
28-03-2017, 07:11 AM
- "Bom dia! Aqui quem fala é o titio narrador". - Google trollface

- Então Tio Cabra, hoje os Podcasts são uma parada bem visada (diferente de alguns anos atrás). Para quem quer manter a privacidade, fica um pouco ruim. Tanto que já houve algumas situações adversas com alguns membros que participaram.

- Tanto aqui, quanto no LR, há tópicos de debates sobre o tema Finanças. É porque muitos não gostam, acham difícil, ou desinteresse mesmo.

- No mais, só fazer os mesmos tópicos rodarem.
[+] 1 usuário curtiu o post de Diamante:1 usuário curtiu o post de Diamante
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Baralho
o jogo é jogado!
Tópicos: 4
Curtido: 228 vezes em 160 posts
Posts que curtiu: 247
09-01-2018, 09:37 PM
Upando esse tema tão importante no fórum.

Daqui a pouco com menos de dois salários já estará tendo de declarar IR na fonte.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Dartagnan
Veterano
Tópicos: 12
Curtido: 115 vezes em 88 posts
Posts que curtiu: 123
09-01-2018, 09:55 PM
Eu tenho as ideias de investimento parecidas com as do Gekko. Vou aproveitar melhor esses tópicos também, até porque 2017 não foi um ano muito bom pra mim....mas tô com horizonte melhorando, que é o mais importante.
[+] 1 usuário curtiu o post de Dartagnan:1 usuário curtiu o post de Dartagnan
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline guerreiro
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 2 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 1
09-01-2018, 10:46 PM
Eu considero que para atingir a independencia preciso no minimo igualar meu salario atual, apenas com dividendos e alugueis, continuaria com um colchao de seguranca em renda fixa e tendo um imovel proprio para morar e creio que ainda assim nao vou parar de trabalhar nem de aportar. Pretendo atingir esse patamar até 2025.

Enviado de meu SM-T113NU usando Tapatalk
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Digo_Sorrow
Aspira
Tópicos: 1
Curtido: 3 vezes em 3 posts
11-01-2018, 10:40 AM
Bom dia confrades. estou há 3 anos fazendo aportes de 60% do meu salário em renda fixa, e agora devido á queda drástica da SELIC e também por conta da evolução natural estou me planejando para dar inicio aos aportes em renda variável.
Queria que a questão fosse mais simples, mas infelizmente este ano é será um ano de transição na minha vida e terei que sair da casa de minha mãe oque obviamente diminuirá a percentagem de meus aportes á níveis drásticos.
Gostaria da ajuda dos senhores na seguinte questão:

1 - Deveria eu utilizar a grana que tenho em renda fixa para dar uma senhora entrada numa propriedade privada e com meu salário, quitar mensalmente a brincadeira e somente após isso

2 - Seria melhor, retirar 40% do que tenho em renda fixa para dar de entrada no imóvel?

3 - Parar momentaneamente o aporte em renda fixa, juntar durante esse ano a entrada somente com o meu salário e fazer o máximo para manter o montante que está em renda fixa, alocando uma percentagem do mesmo para renda variável enquanto pago o restante do imóvel com o meu salário?

4 - Diminuir meu aporte consideravelmente para morar de aluguel e manter a renda fixa e um aporte bem tímido em renda variável.

Se for necessário exemplifico em números, mas me sinto "tímido" em expor isso.
"O silêncio move tudo aquilo que uma vez garantimos com a derrota, até alinharmos com os céus!"
[+] 1 usuário curtiu o post de Digo_Sorrow:1 usuário curtiu o post de Digo_Sorrow
  • Villefort
Procurar
Responder
Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  (relato)Minha maior matrix é financeira Kronos o realista 25 4,872 05-06-2019, 07:53 AM
Última Mensagem: xandysmaster
  Materiais de Educação Financeira Iniciantes loeb 7 3,014 21-04-2019, 09:18 PM
Última Mensagem: agrigeo
  Tabela Financeira Diamante 5 3,023 18-03-2018, 10:09 AM
Última Mensagem: Emperor
  Empreendedorismo e liberdade financeira. Petulante 233 154,779 31-01-2017, 04:58 PM
Última Mensagem: Sauron

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo