• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Mulheres/Feminazismo/Relacionamentos Geralzão da Real História Bíblica De Oséias (Seria ele honrado ou um mangina?)
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
História Bíblica De Oséias (Seria ele honrado ou um mangina?)
Offline The Real Slim Shady
Búfalo
**
Tópicos: 4
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
31-05-2016, 09:16 PM
Bom , antes de levantar essa questão que me deixou bem intrigado, pois sintetiza bem o que muitos viveram, que é ser traído e enganado , vale falar um pouco de quem foi Óseias e dar um resumo breve de sua história

Óseias foi um profeta menor do velho testamento da Bíblia , se casou com uma mulher que ele acreditava ser pura e boa para ele,mais com o tempo foi mostrando sua verdadeira face , o traiu e fugiu de sua casa. largando ele e seus filhos , porém depois de receber os castigos por suas atitudes , obteve o perdão de seu marido.

Algums pormenores dentro dessa história

- Ela traía Oséias com outros homems enquanto viveu com ele, e mesmo assim o mesmo não se divorciou dela ( o que lhe era lícito ,segundo as leis da época)

- O largou para viver com o amante , além de alegar que vivia mal com ele , buscando riquezas prometidas pelos homems com quem se deitava e adulterava.

-Oseias , ficou em silêncio , não questionou, brigou, ou fez qualquer coisa com a esposa, apenas observou ela trilhando o caminho da perdição .

-Quando ele soube que sua esposa vivia com um amante que não podia sustentá-la, ele foi até o homem, e lhe deu dinheiro , para que nada faltasse para a mesma, e a mesma pensando foi o amante que a encheu de presentes ,demonstrou mais amor ainda ao tal homem, ou seja, oséias não recebeu o valor merecido por sua atitude.

- Em um dado momento , sua esposa foi posta a venda como escrava, pois o homem com quem estava não queria mais prover nem sustentá-la , e oséias foi ao leilão e a comprou ,trazendo a devolta para casa, e de certa forma , perdoando a mesma

aqui vai um link mais completo de um estudo sobre o livro de oséias http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrent...chnupp.htm

Agora eis que levanto a discussão , as atitudes de oséias foram honradas ? , ou ele foi apenas um corno manso e manginão?
''But I do know one thing though,bitches, they come they go'' - Eminem
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline DON ROCKY
Viadão no Cio
*
Tópicos: 7
31-05-2016, 11:01 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-05-2016, 11:01 PM por DON ROCKY.)
Cara nao tem nem oque questionar sobre oque ele fez. com certeza e um homem super honrado ate ! aguentou de pe seguindo as leis do criador , sem desviar do caminho correto.

Nao polemizou , nem puniu sua esposa , fez o papel de homem honrado em se manter firme e não se deixar vencer por ela , não revidou , eu vejo o seguinte , quando uma mulher pratica putaria e desvia do caminho correto , quem esta perdendo e ela em todos os sentidos.

Ja teve outros grandes como sansão que se deixou levar pelo encanto de sua amada. era forte fisicamente , mas deixou que ela o vencesse.

Nota-se que desde os tempos antigos da bíblia as mulheres ja praticavam a putaria que hoje e mais aflorada , oque vemos hoje e reflexo do passado. mas a postura de homem honrado ainda continua a mesma , ser firme em suas decisões e não desviar do caminho correto.

A mulher e como o espinho da rosa , onde o homem busca o perfume e encontra a dor.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Machado de Assis
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 5 vezes em 5 posts
Posts que curtiu: 8
31-05-2016, 11:06 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-05-2016, 11:08 PM por Machado de Assis.)
Esta é a representação do verdadeiro amor, o qual a Humanidade não está preparada ainda para exprimir.

Um homem como este estava plenamente imbuído do espírito de sua missão e sua fé o sustentava, ensejando-lhe paz e tranquilidade mesmo em meio às dificuldades e embaraços com os quais se defrontava dia após dia.

Atitudes de verdadeira honra que desafiam a cada um de nós em nossas próprias vidas.

Muito complicado entender isso com o sentimento - pois com a mente, apenas, é mais fácil. E sem sentir de fato aquilo que se crê, não há vivência concreta daquela crença.

Particularmente, eu não conseguiria adotar um décimo das atitudes deste homem, se muito. Mas o admiro, embora muitos vão chamá-lo e chamar-me a mim de mangina e que tais.
"Trata de saborear a vida; e fica sabendo, que a pior filosofia é a do choramingas que se deita à margem do rio para o fim de lastimar o curso incessante das águas. O ofício delas é não parar nunca; acomoda-te com a lei, e trata de aproveitá-la." - Trecho de Memórias Póstumas de Brás Cubas
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
31-05-2016, 11:14 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-06-2016, 08:41 AM por Senna.)
A vida de Oséias é uma alegoria para tentarmos entender um pouco do amor de Deus pela humanidade perdida no pecado e no plano de Deus para resgatar a humanidade através do sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

Não deve ser interpretada como um manual de conduta masculina, pois todas as ações dele tinha uma finalidade específica que não tem a ver com a relação homem mulher.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Josey Wales
Pistoleiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 171 vezes em 108 posts
Posts que curtiu: 216
01-06-2016, 01:41 PM
(31-05-2016, 11:14 PM)Senna Escreveu: A vida de Oséias é uma alegoria para tentarmos entender um pouco do amor de Deus pela humanidade perdida no pecado e no plano de Deus para resgatar a humanidade através do sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

Não deve ser interpretada como um manual de conduta masculina, pois todas as ações dele tinha uma finalidade específica que não tem a ver com a relação homem mulher.

Perfeito.

Só há um Amor, O Amor, que supera todo o pecado e ainda perdoa.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Fulcro
Echelon
*
Tópicos: 0
01-06-2016, 01:47 PM
(31-05-2016, 11:14 PM)Senna Escreveu: A vida de Oséias é uma alegoria para tentarmos entender um pouco do amor de Deus pela humanidade perdida no pecado e no plano de Deus para resgatar a humanidade através do sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

Mas nem todas as pessoas tem esse nível de entendimento e é capaz de ler nas entrelinhas, praticando as escrituras de forma literal ou as utilizando como justificativa para seu comportamento.

Pela sua linha de pensamento, mesmo fazendo o extremo oposto ao esperado, Oseias jamais deixou de ter esperanças pela sua esposa, e pagou um alto preço, mesmo ela andando por caminhos tortuosos, para tê-la de volta da forma que ele esperava.

Mas hoje esse exemplo é impraticável, no entendimento literal da história de Oséias, ele nada mais é do que um manginão que foi feito de trouxa e pagou um alto preço por alguém que não merecia, esperando que com isso, ela se tornasse a esposa que ele esperava quando se casou com ela por gratidão.

"Mas Oséias não comprou sua esposa a fim de puni-la, mas para redimi-la. "E ele lhe disse: Tu ficarás comigo muitos dias; não te prostituirás, nem serás de outro homem; assim também eu esperarei por ti" (Oséias 3:3). O que Oséias está sugerindo é : "o que você não faria de sua livre vontade, peço-lhe para fazer agora como uma possessão adquirida"."

Mesmo isso tendo a ver com o amor de Deus pela humanidade, e que na bíblia por diversas vezes ele espera que tenhamos esse mesmo amor uns com os outros, nos tempos modernos esse "amor" é impraticável.

Essa "Matrix" trouxe muitos de nós até aqui e nos trouxeram grandes desilusões.

A Bíblia e seus ensinamentos devem ser lidos, ponderados e praticados com muito cuidado. Os tempos são outros.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Brutus
Savoir Faire
Tópicos: 7
Curtido: 19 vezes em 18 posts
Posts que curtiu: 9
01-06-2016, 04:48 PM

[2]

Essa história sintetiza bem o significado de perdão, caridade e bondade. Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

Quanto a pergunta do tópico, não diria que ele é um mangina, pois acredito que ele teria feito a mesma coisa por qualquer outra pessoa.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline The Real Slim Shady
Búfalo
**
01-06-2016, 05:21 PM
Bom , como eu fui quem levantou a questão , acho que devo também dar um parecer sobre a questão

Primeiramente, eu tenho noção de que a história de Oséias é descrita na bíblia, para servir como uma referência em relação ao que vivia o povo de Israel em relação a Deus

Nessa analogia , Oséias representaria Deus e sua esposa Gômer representa o povo de Israel, e as atitudes de traição da esposa com adultério, representam a traição do povo perante a Deus ( eles estavam se tornando idólatras de outros Deuses Pagãos e infiéis em relação as leis de Deus) , e que a as atitudes de perdão,amor e compaixão de Oséias com Gômer , representariam o amor infinito de Deus para com seu povo.

Mas olhando do ângulo humano , ou seja, vendo Oseias como homem , eu considero que ele foi extremamente honrado , sim, ele foi honrado e tinha um amor fora do comum por sua esposa, creio que ele a amava como mulher, como alma e como humana,mas sua honra era maior que seu amor,na minha visão . Pois em momento algum ele fugiu do que tinha prometido, independente de que sua esposa tenha quebrado a promessa , pois mesmo ela o traindo e indo morar com outros homens, ele ainda a tratava e cuidava dela como esposa , chegando a levar dinheiro ao amante para que não lhe faltasse provisões , ou seja, independente dos ocorridos, ele ainda cumpria a palavra que tinha prometido ao casar , que era prover ,cuidar e amar a esposa, e isso não vemos mudar em ponto algum .

Claro , também temos que notar que , Oséias não era um idiota, nem um bobalhão , e sim um homem sábio, que soube ,tanger seu amor segundo a sua razão, pois quando sua esposa estava sendo leiloada como escrava , ele a comprou , porém em ponto algum ele fala que a libertou da condição de serva , ou seja , eu imagino que ele deve ter deixado as coisas mais rígidas em sua casa, pois agora sua esposa que ele amava a ponto de aguentar tanta humilhação, era também sua propriedade como serva, e lhe devia respeito , em outras palavras ele diz '' se não me respeitou como esposa, espero que agora como esposa e serva espero que me respeite''

Sim , algo que Oséias fez , ser realizado nos dias de hoje é praticamente impossível, visto as mudanças de pensamento e da sociedade , mais creio que todo mundo , como eu , teve seus momentos de Oséias na vida
''But I do know one thing though,bitches, they come they go'' - Eminem
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Fulcro
Echelon
*
01-06-2016, 06:29 PM
(01-06-2016, 05:21 PM)The Real Slim Shady Escreveu: Bom , como eu fui quem levantou a questão , acho que devo também dar um parecer sobre a questão

Primeiramente, eu tenho noção de que a história de Oséias é descrita na bíblia, para servir como uma referência em relação ao que vivia o povo de Israel em relação a Deus

Nessa analogia , Oséias representaria Deus e sua esposa Gômer representa o povo de Israel, e as atitudes de traição da esposa com adultério, representam a traição do povo perante a Deus ( eles estavam se tornando idólatras de outros Deuses Pagãos e infiéis em relação as leis de Deus) , e que a as atitudes de perdão,amor e compaixão de Oséias com Gômer , representariam o amor infinito de Deus para com seu povo.

Mas olhando do ângulo humano , ou seja, vendo Oseias como homem , eu considero que ele foi extremamente honrado , sim, ele foi honrado e tinha um amor fora do comum por sua esposa, creio que ele a amava como mulher, como alma e como humana,mas sua honra era maior que seu amor,na minha visão . Pois em momento algum ele fugiu do que tinha prometido, independente de que sua esposa tenha quebrado a promessa , pois mesmo ela o traindo e indo morar com outros homens, ele ainda a tratava e cuidava dela como esposa , chegando a levar dinheiro ao amante para que não lhe faltasse provisões , ou seja, independente dos ocorridos, ele ainda cumpria a palavra que tinha prometido ao casar , que era prover ,cuidar e amar a esposa, e isso não vemos mudar em ponto algum .

Claro , também temos que notar que , Oséias não era um idiota, nem um bobalhão , e sim um homem sábio, que soube ,tanger seu amor segundo a sua razão, pois quando sua esposa estava sendo leiloada como escrava , ele a comprou , porém em ponto algum ele fala que a libertou da condição de serva , ou seja , eu imagino que ele deve ter deixado as coisas mais rígidas em sua casa, pois agora sua esposa que ele amava a ponto de aguentar tanta humilhação, era também sua propriedade como serva, e lhe devia respeito , em outras palavras ele diz '' se não me respeitou como esposa, espero que agora como esposa e serva espero que me respeite''

Sim , algo que Oséias fez , ser realizado nos dias de hoje é praticamente impossível, visto as mudanças de pensamento e da sociedade , mais creio que todo mundo , como eu , teve seus momentos de Oséias na vida

Já que você trouxe esse tema pra real, vamos analisar pela ótica realista.

Se fosse um caso em tempos atuais (como muitos que chegam ao fórum) já estariam chamando o cara de mangina, otário, etc.

Por isso acho que a doutrina bíblica é, em muitos aspectos, incompatível com a Real.

Errou em esperar a mesma honra de outra pessoa, no caso, da mulher dele.

No aspecto humano da história, não acredito que ele tenha sido honrado, não se deu o devido valor e pagou um alto preço por uma mulher adultera que não merece esse tipo de dedicação.

Errou em achar que após compra-la, teria sua gratidão e assim cumpriria seu compromisso como esposa, já que como estamos cansados de constatar, a gratidão tem memória curta.

Como uma história pra ilustrar um exemplo que nos faz pensar sobre o amor incondicional de Deus pela humanidade, faz sentido, mas numa breve pesquisa, vemos essa história sendo utilizada ostensivamente como exemplo de parâmetro moral, já no ponto de vista realista, não deixa de ser um erro.

Vemos que hoje pagar um alto preço esperando, ou melhor, presumindo gratidão e honra de alguém não é garantia de nada.

Por essa incompatibilidade e também se tratando também de um fórum com temática REALISTA, Oseias não é um bom exemplo. Não faz sentido.

Pode ter sido honrado, se for analisar pelo valor que ele deu a sua palavra e a quis cumprir a todo custo. Mas será que analisando pelo prisma realista teremos a mesma opinião?

Se for manter essa discussão pelo aspecto bíblico, você terá uma opinião, pelo REALISTA que considera outros aspectos como por exemplo a cultura e o tempo, você terá outra.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Baralho
o jogo é jogado!
Curtido: 228 vezes em 160 posts
Posts que curtiu: 247
01-06-2016, 09:45 PM
O enredo de Oséias, é a apropriação de sua história com sua companheira, de idas e vindas, separação e reconciliação, para ilustrar o quanto Deus se importa, suporta e ama, pelo seu povo, no caso, Israel.

Em Levítico deixa bem explicitado ao judeu casado poder tanto reconciliar-se como repudiar sua cônjuge em caso de infidelidade (tem 4 capítulos de Levítico tratando desse tema, então há uma variedade de penalidades, não parece necessário detalhar nesse tópico).

Outro livro que trata muito da desobediência dos judeus para com o Senhor, é Isaías, onde mesmo com as profecias sendo realizadas a rebeldia fazia presença, desde as muralhas até os palácios, em Israel (cf. capítulos 1 a 12 do livro de Isaías).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
01-06-2016, 11:22 PM
Pegar um texto fora do contexto bíblico e argumentar em cima não faz o menor sentido. A história de Oséias não é um manual de comportamento em relacionamentos, como já mencionei acima, por isso não faz sentido analisar o texto fora da ótica na qual ele foi escrito, muito menos usar esse texto para tentar invalidar os ensinamentos realistas contidos na Bíblia e sua compatibilidade com a Real, o que nada mais é do que uma tática argumentativa falaciosa.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Fulcro
Echelon
*
01-06-2016, 11:38 PM
(01-06-2016, 11:22 PM)Senna Escreveu: Pegar um texto fora do contexto bíblico e argumentar em cima não faz o menor sentido. A história de Oséias [u]não é um manual de comportamento em relacionamentos, como já mencionei acima, por isso não faz sentido analisar o texto fora da ótica na qual ele foi escrito, muito menos usar esse texto para tentar invalidar os ensinamentos realistas contidos na Bíblia e sua compatibilidade com a Real, o que nada mais é do que uma tática argumentativa falaciosa.[/u]

Não sei se o que você falou foi somente para mim mas permita-me responder.

Quem trouxe essa discussão e levantou esse questionamento foi o próprio autor do tópico, de forma alguma tentei invalidar, apenas apontei os conflitos da história, ou sexa, BÍBLIA X REAL analisando apenas o aspecto humano da história.

Posso apontar inúmeros casos e comentários, inclusive seus, raito que corroboram o que eu disse em minha breve análise e opinião quanto a interpretação literal.

Ou seja, que o comportamento de Oseias nos dias de hoje, pela ótica realista seriam condenáveis, inclusive levando em conta a súmula número 1 escrito por você e aprovados por barãozin, Basileus Basileon, Conrad, Ermac, Free Bird, Josey Wales, Lawlyet, Mandrake, mentefantastica, Mistério, Senna e Tiago Sorine.

"Mas é apenas uma alegoria para ilustrar o amor de Deus pela humanidade", OK, legal, mas a discussão levantada pelo confrade é a respeito da atitude de Oseias em relação a esposa adultera, então não creio que meu comentário foi uma tática argumentativa falaciosa.

Na bíblia existem sim muitos ensinamentos realistas, mas nessa mesma fonte existem muitos ensinamentos que conflitam diretamente com a REAL, se quiser posso detalhar... Mas como você parece ser conhecedor da Bíblia, deve saber disso.

Deixe-me lembra-lo do título do tópico:

História Bíblica De Oséias (Seria ele honrado ou um mangina?)

Se for pra discutir pelo contexto bíblico, OK, a história ilustra o amor condicional de Deus pela humanidade e o mesmo caráter que ele espera de nós.

Bonito, mas utópico, vai fazer isso nos dias de hoje pra você ver, se até Jesus foi crucificado, coitado de nós.

É impossível conciliar REAL e a doutrina bíblica sem apelar pra conveniência, afinal, não tem como pegar apenas a parte conveniente e discordar do que não é, nem com a justificativa de cultura e tempo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
01-06-2016, 11:50 PM
Pois é confrade, não foi especificamente pra você, mas influenciado por sua postagem. A Bíblia está cheia de exemplos de homens honrados e de manginas, o autor do tópico quis saber especificamente sobre Oséias, a resposta a pergunta dele não existe, pois a história de vida de Oséias está na Bíblia com outra finalidade, diferente da história de outros homens, como Davi, Sansão, Moisés, José, etc. Se a análise partir de uma premissa falsa, o resultado será falso.
Show ContentSpoiler:

Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
01-06-2016, 11:58 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-06-2016, 12:10 AM por Marcílio.)
(01-06-2016, 11:38 PM)Fulcro Escreveu: Ou seja, que o comportamento de Oseias nos dias de hoje, pela ótica realista seriam condenáveis, inclusive levando em conta a súmula número 1 escrito por você e aprovados por barãozin, Basileus Basileon, Conrad, Ermac, Free Bird, Josey Wales, Lawlyet, Mandrake, mentefantastica, Mistério, Senna e Tiago Sorine.

Nós dias de hoje? Antigamente era muito pior. Se ela não morresse nas mãos do marido, certamente sofreria uma rejeição social e viveria rondando pelas periferias marginalizada.

Atualmente, ela não sofre rejeição social nos moldes antigos, mas daí querer pro marido assumir novamente a traidora existe uma enorme diferença. E isso nunca foi exclusividade da Real.

Acontece que o pessoal faz essas confusão, uma relação vertical entre o traidor e Deus, e uma relação horizontal entre o traidor e o traído. Perdoar nessa última relação pode até ser feito, agora reassumir novamente a relação eu não vejo nenhuma obrigação bíblica nesse sentido.

Ser humano sempre almeja mais, não basta ter de conquistar a reintegração na sociedade e ser perdoado por Deus e o traído, ė preciso que o traído reaceite o traidor en sua convivência diária, pouco importa a carga emocional e espiritual que é envolvida nesse processo. E completar a falta de consideração, quem é egoísta mesmo nesse processo ė o traído que não aceita mais assumir o matrimônio, enquanto o traidor que espera ser readmitido, nada mais justo exigir atitudes honradissimas da parte do outro...

E sobre Oséias ser mangina ou não, deve existir um motivo especial que está fora de nossa compreensão pra ele ter feito isso. Isso sem falar que pode ser apenas uma simbologia usada pra explicar uma relação entre Deus e os homens.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Fulcro
Echelon
*
02-06-2016, 12:00 AM
(01-06-2016, 11:50 PM)Senna Escreveu: Pois é confrade, não foi especificamente pra você, mas influenciado por sua postagem. A Bíblia está cheia de exemplos de homens honrados e de manginas, o autor do tópico quis saber especificamente sobre Oséias, a resposta a pergunta dele não existe, pois a história de vida de Oséias está na Bíblia com outra finalidade, diferente da história de outros homens, como Davi, Sansão, Moisés, José, etc. Se a análise partir de uma premissa falsa, o resultado será falso.

Concordo contigo, mas você também deve concordar comigo que o assunto levantado neste tópico é uma análise a história de Oseias em sua forma literal, e não esta outra finalidade, pelo menos foi essa intenção que eu identifiquei para o Autor do tópico trazer isso para este fórum.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline canislupus
Veterano
Tópicos: 27
Curtido: 17 vezes em 13 posts
Posts que curtiu: 51
02-06-2016, 12:06 AM
''Agora eis que levanto a discussão , as atitudes de oséias foram honradas ? , ou ele foi apenas um corno manso e manginão? ''

Me assusta vc perguntar isso confrade rsrs.. brincadeira.

Não, as atitudes de Oséias não foram honradas. Ele foi sim apenas um corno manso e manginão, ao extremo. Respeito o cristianismo e a bíblia, considero a bíblia um grande livro de sabedoria, porém, as histórias contadas devem ser levadas em consideração pelo contexto geral, pelo ensinamento.

A bíblia conta as histórias das pessoas que acreditavam em Deus, mostrando seus erros, seus pecados e como eles têm consequências.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Fulcro
Echelon
*
02-06-2016, 12:07 AM
(01-06-2016, 11:58 PM)Mondragon Escreveu:
(01-06-2016, 11:38 PM)Fulcro Escreveu: Ou seja, que o comportamento de Oseias nos dias de hoje, pela ótica realista seriam condenáveis, inclusive levando em conta a súmula número 1 escrito por você e aprovados por barãozin, Basileus Basileon, Conrad, Ermac, Free Bird, Josey Wales, Lawlyet, Mandrake, mentefantastica, Mistério, Senna e Tiago Sorine.

Nós dias de hoje? Antigamente era muito pior. Se ela não morresse nas mãos do marido, certamente sofreria uma rejeição social e viveria rondando pelas periferias marginalizada.

Atualmente, ela não sofre rejeição social nos moldes antigos, mas daí querer pro marido assumir novamente a traidora existe uma enorme diferença. E isso nunca foi exclusividade da Real.

Acontece que o pessoal faz essas confusão, uma relação vertical entre o traidor e Deus, e uma relação horizontal entre o traidor e o traído. Perdoar nessa última relação pode até ser feito, agora reassumir novamente a relação eu não vejo nenhuma obrigação bíblica nesse sentido.

E sobre Oséias ser mangina ou não, deve existir um motivo especial que está fora de nossa compreensão pra ele ter feito isso. Isso sem falar que pode ser apenas uma simbologia usada pra explicar uma relação entre Deus e os homens.

1 - A Atitude dela já é condenável por si só.
2 - Estamos fazendo uma análise da atitude de Oseias
3 - Lógico que não há nenhuma obrigação, mas também não deve ser levado como exemplo moral como hoje muitas denominações utilizam esse exemplo como caráter ideal e socialmente aceitável.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
02-06-2016, 12:20 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-06-2016, 12:23 AM por Marcílio.)
(02-06-2016, 12:06 AM)canislupus Escreveu: ''Agora eis que levanto a discussão , as atitudes de oséias foram honradas ? , ou ele foi apenas um corno manso e manginão? ''

Me assusta vc perguntar isso confrade rsrs.. brincadeira.

Não, as atitudes de Oséias não foram honradas. Ele foi sim apenas um corno manso e manginão, ao extremo. Respeito o cristianismo e a bíblia, considero a bíblia um grande livro de sabedoria, porém, as histórias contadas devem ser levadas em consideração pelo contexto geral, pelo ensinamento.

A bíblia conta as histórias das pessoas que acreditavam em Deus, mostrando seus erros, seus pecados e como eles têm consequências.

Também não achei que ele foi honrado. Mas difícil dizer que ele foi o oposto de ser honrado.

Só sei que existe um certo egoísmo da parte dele, pois quando ele comprou ela como escrava e disse que ela deveria respeitar ele como se fosse dono dela, existe uma certa obsessão dele por ela.

Segundo Kant, não existe virtude quando existe algum interesse escuso por trás que motiva tal ato. Logicamente, o compromisso dele era saciar os desejos dele.

Pra mim, o conceito de honra ultrapassa desejo pessoais e egoísta (no sentido de ser uma manifestação do ego).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Baralho
o jogo é jogado!
Curtido: 228 vezes em 160 posts
Posts que curtiu: 247
02-06-2016, 12:40 AM
Negativo, Oseias foi honradíssimo, bancou sua escolha, suas convicções frente a opiniões diversas (e quantos já não sentiram-se julgados também, ainda que agindo de modo reto?) em atitude de louvor a Deus.

O que pode-se questionar, é se ele foi ingênuo, (im)prudente, sábio, ou inteligente, mas as qualidades morais subjetivas do profeta não, essas estão longe de ser questionáveis, muito longe.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
02-06-2016, 01:18 AM
Desde o primeiro capítulo do livro a narrativa demonstra que tudo que Oséias fez em relação a mulher foi em obediência a Deus, não porque ele se apegou uma vadia e começou manginar cometendo uma cagada atrás da outra, como outros personagens bíblicos fizeram.

Enfim, quem quiser dar a historia uma análise realista ao comportamento de Oséias está chovendo no molhado, reinventando a roda. Vou parar por aqui pra não ficar fazendo réplicas ad infinitum.
Show ContentSpoiler:

Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Davi e o o homem honrado (Urias) Destro 6 5,641 04-05-2014, 09:38 PM
Última Mensagem: Homem de Gelo
  Historia do mangina do primeiro de abril! Rob Young 34 15,971 05-04-2013, 09:48 AM
Última Mensagem: Rob Young
  Homem honrado salva duas meninas e morre Mats 1 3,732 29-08-2012, 10:54 AM
Última Mensagem: Gekko

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo