• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Aprofundando em N.A (Morte do ego)
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Aprofundando em N.A (Morte do ego)
Offline Conrad
Homem livre
Tópicos: 27
Curtido: 77 vezes em 60 posts
Posts que curtiu: 116
30-01-2015, 09:59 PM
Quando nos deparamos com o termo "morte do ego" citado por N.A, logo de cara isso já nos remete a algo pessoal e que somente nós mesmos podemos trabalhar. Logo não se trata de influências externas, mas sim das internas.

Logo também percebemos o quanto de todo o inferno que passamos nas relações amorosas são de fato, nossa culpa. Idealizamos, acreditamos em farsas e nos afogamos em promessas fajutas que dificilmente se concretizariam se continuássemos a enxergar o mundo da forma que nossos olhos nos permitiam.

Após dois anos de Fórum, dois e meio de Real. Desde que li os livros de N.A, esse assunto me traz algumas constatações não somente sobre a lida com as mulheres, mas com o homem moderno que nós representamos (querendo ou não).

Por volta do meu 4º período na faculdade tive uma matéria voltada a RH (Psicologia), e lá teve um assunto em particular que me chamou a atenção e decidi dar uma leve aprofundada sobre o tema. Psicanálise.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
30-01-2015, 10:03 PM
Freud, o pai da psicanálise diz o seguinte (sublinharei as partes importantes):

Citar:ID,EGO E SUPEREGO
Os Níveis de Personalidade

Nos primeiros trabalhos, Freud sugeria a divisão da vida mental em duas partes: consciente e inconsciente. A porção consciente, assim como a parte visível do iceberg, seria pequena e insignificante, preservando apenas uma visão superficial de toda a personalidade. A imensa e poderosa porção inconsciente - assim como a parte submersa do iceberg - conteria os instintos, ou seja, as forças propulsoras de todo comportamento humano.

Nos trabalhos posteriores, Freud reavaliou essa distinção simples entre o consciente e o inconsciente e propôs os conceitos de *Id, **Ego e ***Superego. O "ID", grosso modo, correspondente à sua noção inicial de inconsciente, seria a parte mais primitiva e menos acessível da personalidade. Freud afirmou: "Nós chamamos de (...) um caldeirão cheio de axcitações fervescentes. [O id] desconhece o julgamento de valores, o bem e o mal, a moralidade" (Freud, 1933, p. 74). As forças do id buscam a satisfação imediata sem tomar conhecimento das circunstâncias da realidade. Funcionam de acordo com o princípio do prazer, preocupadas em reduzir a tensão mediante a busca do prazer e evitando a dor. A palavra em alemão usada por Freud para id era es, que queria dizer "isso", termo sugerido pelo psicanalista Georg Grddeck, que enviara a Freud o manuscrito do seu livro intitulado The book of it (Isbister, 1985).

O id contém a nossa energia psíquica básica, ou a libido, e se expressa por meio da redução de tensão. Assim, agimos na tentativa de reduzir essa tensão a um nível mais tolerável. Para satisfazer às necessidades e manter um nìvel confortável de tensão, é necessário interagir com o mundo real. Por exemplo: as pessoas famintas devem ir em busca de comida, caso queiram descarregar a tensão induzida pela fome. Portanto, é necessário estabelecer alguma espécie de ligação adequada entre as demandas do id e a realidade.

O ego serve como mediador, um facilitador da interação entre o id e as circunstâncias do mundo externo. O ego representa a razão ou a racionalidade, ao contrário da paixão insistente e irracional do id. Freud chamava o ego de ich, traduzido para o inglês como "I" (Eu" em português). Ele não gostava da palavra ego e raramente a usava. Enquanto o id anseia cegamente e ignora a realidade, o ego tem consciência da realidade, manipula-a e, dessa forma, regula o id. O ego obedece ao princípio da realidade, refreando as demandas em busca do prazer até encontrar o objeto apropriado para satisfazer a necessidade e reduzir a tensão.

O ego não existe sem o id; ao contrário, o ego extrai sua força do id. O ego existe para ajudar o id e está constantemente lutando para satisfazer os instintos do id. Freud comparava a interação entre o ego e o id com o cavaleiro montando um cavalo fornece energia para mover o cavaleiro pela trilha, mas a força do animal deve ser conduzida ou refreada com as rédeas, senão acaba derrotando o ego racional.

A terceira parte da estrutura da personalidade definida por Freud,o superego,desenvolve-se desde o inicio da vida,quando a criança assimila as regras de comportamento ensinadas pelos pais ou responsáveis mediante o sistema de recompensas e punições. O comportamento inadequado sujeito à punição torna-se parte da consciência da criança, uma porção do superego. O comportamento aceitável para os pais ou para o grupo social e que proporcione a recompensa torna-se parte do ego-ideal, a outra porção do superego. O comportamento aceitável para os pais ou para o grupo social e que proporcione a recompensa torna-se parte do ego- ideal, a outra porção do superego. Dessa forma, o comportamento é determinado inicialmente pelas ações dos pais; no entanto, uma vez formado o superego, o comportamento é determinado pelo autocontrole. Nesse ponto, a pessoa administra as próprias recompensas ou punições. O termo cunhado por Freud para o superego foi über-ich, que significa literalmente "sobre-eu".

O superego representa a moralidade. Freud descreveu-o como o "defensor da luta em busca da perfeição - o superego é, resumindo, o máximo assimilado psicologicamente pelo indivíduo do que é considerado o lado superior da vida humana" (Freud, 1933, p. 67). Observe-se então, que, obviamente, o superego estará em conflito com o id. Ao contrário do ego, que tenta adiar a satisfação do id para momentos e lugares mais adequados, o superego tenta inibir a completa satisfação do id.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
30-01-2015, 10:03 PM
Citar: Assim Freud imaginava a constante luta dentro da personalidade quando o ego é pressionado pelas forças contrárias insistentes. O ego deve tentar retardar os ímpetos agressivos e sexuais do id, perceber e manipular a realidade para aliviar a tensão resultante, e lidar com a busca do superego pela perfeição. E, quando o ego é pressionado demais, o resultado é a condição definida por Freud como ansiedade.

*Id: fonte de energia psíquica e o aspecto da personalidade relacionado aos instintos.

**Ego: aspecto racional da personalidade responsável pelo controle dos instintos.

***Superego: o aspecto moral da personalidade, produto da internalização dos valores e padrões recebidos dos pais e da sociedade.

Em outras palavras:

ID: Constitui o reservatório de energia psiquica, é onde se localizam as pulsões de vida e de morte. As características atribuídas ao sistema incosciente. É regido pelo princípio do prazer (Psiquê que visa apenas o prazer do indivíduo).

EGO: É o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id, as exigências da realidade e as ordens do superego. A verdadeira personalidade, que decide se acata as decisões do (Id) ou do (Superego).

SUPEREGO: Origina-se com o complexo do Édipo, apartir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. (É algo além do ego que fica sempre te censurando e dizendo: Isso não está certo, não faça aquilo, não faça isso, ou seja, aquela que dói quando prejudicamos alguém, é o nosso "freio".)

FONTE: http://www.psicoloucos.com/Psicanalise/i...erego.html
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
30-01-2015, 10:04 PM
Alguns apontamentos meus sobre dadas estas palavras de Freud, sob a ótica Realista:

- O que N.A nos incentiva a matar constantemente em seus livros não é o ego e sim uma parte dele, o ID. Nossas energias sexuais instintivas, pensar com a cabeça de baixo. Quero deixar bem claro que sou contra isso, não se deve matar o ID e sim controlá-lo.

- Como controlar o ID? Pelo ego. Mas ao contrário do que N.A diz, não se deve matar o ego, mas sim aprimorá-lo. Fazer com que nossa consciência e racionalidade sobrepuje nossos instintos e os deixem agir a medida em que NÓS o permitamos. Ou seja, eu me torno dono de mim mesmo. É isso que vem à tona subliminarmente em diversas discussões sobre mulheres aqui no fórum, alguns defendem a metelança, outros defendem que é bom pensar sempre com a cabeça de cima e depois com a de baixo. Percebe-se que para cada um existem parâmetros diferentes, de acordo com seu ego.

- Como estabelecer e enxergar estes parâmetros? Pelo super-ego. Para Freud, o super-ego é o que prescreverá os parâmetros de moralidade e aceitação do ID (esse assunto ainda é muito mais aprofundado em suas obras, avançando sobre cultura e história, e o que vêm a ser "moral" na psicanálise). Aqui vem de encontro a individualidade, cada um tem sua criação e sua forma natural e inerente de pensar, sentir e agir.

- Ao que concerne à mim, acredito que existem parâmetros de valores morais universais atrelados ao ser humano; Alguns mais sucintos, outros mais complexos. Por exemplo, universalmente sabe-se que é errado matar outra pessoa (alguns podem dizer "ahh mas e se for estuprador, assassino, ladrão?" eu digo matar qualquer pessoa sem motivo, se vc sai na rua e ve um cara matando todos que encontra ele é um psicopata, não alguém normal), logo se estabelece uma base para os comportamentos sociais e a nossa forma de raciocinar e agir sobre estes conceitos.

Então confrades, o que chamamos de Matrix é uma falsa doutrinação ou um equívoco sobre como o mundo realmente é, acredito que daí o nome Real, pois é a Realidade das coisas com base em fatos e estudos que vem tanto da sociedade científica, como de nós mesmos que buscamos respostas. A Matrix afeta tanto o ID, quanto o ego e o super-ego, de forma que ficamos cegos para as coisas.

Pra finalizar. Não sou psicólogo, não pretendo criar uma nova corrente de pensamento. Sei que muitos caras da Real não concordam com os termos de N.A e acreditam em outras formas de canalizar nossos atributos psicológicos. Caras que respeito como o Mandrake e o Lawlyet são bons nessa área, gostaria de seu parecer se possível. Quero mais é aprender do que ensinar, mas se puder ensinar ficarei feliz.

Bom confrades é isso. Acredito que quanto mais nos conhecemos, mais nos dominamos, mais acreditamos em nós e com mais ímpeto estabeleceremos e atingiremos as metas que nos são impostas. Estou atento às respostas e espero ter agregado ao fórum com isso, visto que não só atinge a questão de relacionamentos mas também a de desenvolvimento pessoal. Qualquer erro ortográfico me corrijam e me perdoem.

Imagens ilustrativas:
Show ContentSpoiler:
[Imagem: id-ego-superego.png]

[Imagem: teoria-freudiana.jpg]

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bruce N.
Búfalo
**
Tópicos: 22
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
31-01-2015, 03:04 PM
(30-01-2015, 10:04 PM)Conrad Escreveu: - O que N.A nos incentiva a matar constantemente em seus livros não é o ego e sim uma parte dele, o ID. Nossas energias sexuais instintivas, pensar com a cabeça de baixo. Quero deixar bem claro que sou contra isso, não se deve matar o ID e sim controlá-lo.
Até porque não seria saudável para o indivíduo, pois o ego iria sucumbir aos desejos do super-ego, correto?

Citar:- Como controlar o ID? Pelo ego. Mas ao contrário do que N.A diz, não se deve matar o ego, mas sim aprimorá-lo. [...]É isso que vem à tona subliminarmente em diversas discussões sobre mulheres aqui no fórum, alguns defendem a metelança, outros defendem que é bom pensar sempre com a cabeça de cima e depois com a de baixo. Percebe-se que para cada um existem parâmetros diferentes, de acordo com seu ego.

Pode-se afirmar então que quem analisa a situação antes tem o ego mais aprimorado? Deu entender que sim para mim, me corrija se interpretei errado

Citar:Então confrades, o que chamamos de Matrix é uma falsa doutrinação ou um equívoco sobre como o mundo realmente é, acredito que daí o nome Real, pois é a Realidade das coisas com base em fatos e estudos que vem tanto da sociedade científica, como de nós mesmos que buscamos respostas. A Matrix afeta tanto o ID, quanto o ego e o super-ego, de forma que ficamos cegos para as coisas.

Muito bom texto conrad, é uma forma mais complexa de tratar esse tema da morte do ego (que também acho errado).
Não sou muito fã de psicanálise por não entender quase nada sobre. Mas me esforcei para ler todo o texto e absorvi algumas coisas, e aprendi também, não tinha conhecimento sobre ID e SUPER-EGO, e até o EGO achava que era uma coisa mais superficial.

Seria bom se o fórum tivesse mais tópicos diferenciados assim, iria ampliar muito os assuntos.
Força & Honra
[Imagem: fp44l2.gif]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
31-01-2015, 04:11 PM
É...
Só que o conceito de matrix...real....etc....pra psicanalise é paranóia.
Por isso não da pra misturar.
E o equilibrio entre o eixo id, ego e superego não é obtido sozinho lendo NA, é através de psicoterapia.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
01-02-2015, 09:06 PM
(31-01-2015, 03:04 PM)Bruce N. Escreveu: Até porque não seria saudável para o indivíduo, pois o ego iria sucumbir aos desejos do super-ego, correto?

Não, não seria nada saudável. O cara seria um robô, não teria instintos nem vontades mais. Iria se mover por uma razão meio mecânica.

Citar:Pode-se afirmar então que quem analisa a situação antes tem o ego mais aprimorado? Deu entender que sim para mim, me corrija se interpretei errado

Não com toda certeza, o ID está diretamente ligado com nosso corpo físico. Está sob influência de nossa natureza carnal, se o instinto falar mais alto o ego sucumbe. Pode-se dizer, que fortalecer o ego ajudará o indivíduo a analisar e controlar suas vontades primordiais.

Veja vem, não só falando da área sexual. Vamos dar o exemplo da dieta páleo que eu estou tentando seguir.
O ID, no momento da fome, me diz: "cara, come qualquer coisa! Vc tá doido? Pra que passar fome? Come aí esse pão quentinho com café passado na hora (mineiro adora isso)".

O superego vai me dizer: "Você sabe que não pode comer isso agora, se contenha. Você não quer seguir a dieta? Alcançar os seus objetivos? Vamos lá, esqueça esse pão e coma algo que siga a dieta!".

Já o ego vai intermediar, variando da situação e do meu psicológico no momento. Imagine que eu esteja realmente faminto e não tenha nada pra eu comer além de carboidratos, que são proibidos na dieta, logo o instinto agirá e o superego vai ficar de lado. Primeiro as necessidades básicas, depois os desejos da minha mente. Já se eu não estiver tão faminto, com um belo bife na chapa e com algumas verduras ao lado, o ego vai intermediar a situação e dizer de acordo com a importância e treino que dou ao meu subconsciente de o que eu devo fazer. Se sou um cara com pouca força de vontade, logo isso reflete que sou alguém que deixa o ID falar mais alto, eu jamais vou seguir uma dieta à risca, jamais vou conseguir atingir os 5km de corrida, jamais vou continuar tentando aprender a tocar violão ( trollface ). Entende? Se o superego tiver voz, e o ego for sofisticado o suficiente para subjugar os impulsos do ID, você conseguirá racionalizar a situação e aí sim saberá o que fazer. Se de fato ir pra onde o ID aponta, ou se o que o superego te diz é melhor.

Citar:Muito bom texto conrad, é uma forma mais complexa de tratar esse tema da morte do ego (que também acho errado).
Não sou muito fã de psicanálise por não entender quase nada sobre. Mas me esforcei para ler todo o texto e absorvi algumas coisas, e aprendi também, não tinha conhecimento sobre ID e SUPER-EGO, e até o EGO achava que era uma coisa mais superficial.

Seria bom se o fórum tivesse mais tópicos diferenciados assim, iria ampliar muito os assuntos.

Obrigado pelo feedback confrade Brucin. Esse assunto engloba várias áreas da nossa vida, isso é desenvolvimento pessoal puro na área psicológica e espiritual.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
01-02-2015, 09:10 PM
(31-01-2015, 04:11 PM)tio spectro Escreveu: É...
Só que o conceito de matrix...real....etc....pra psicanalise é paranóia.
Por isso não da pra misturar.
E o equilibrio entre o eixo id, ego e superego não é obtido sozinho lendo NA, é através de psicoterapia.

Fala aí Tio Spec, fica guardando conhecimento aí não. Eu sou jeguenilson no assunto e só sei aquilo que falei.

Vc acredita que por meio da força de vontade própria não é possível obter controle entre ID, ego e superego?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
02-02-2015, 01:52 AM
impossibru....
o metodo terapeutico envolve o livre discurso, atos falhos, interpretação de falas....
Se toda mulher fizesse terapia com certeza o mundo seria melhor e os homens sofreriam menos...
depois de um tempo de terapia o analisado desenvolve uma capacidade melhor de frear o id e de não deixar-se sobrepujar pelo superego.
Depois disso ele desenvolve um caminho interno ai sim é capaz de curar-se, ser terapeuta de si mesmo, pode demorar anos isso, é um processo gradual de erros e aprendizados.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
02-02-2015, 07:50 AM
(02-02-2015, 01:52 AM)tio spectro Escreveu: Se toda mulher fizesse terapia com certeza o mundo seria melhor e os homens sofreriam menos...

Ou grande parte da rapaziada seria corno pra psicanalista. yaoming
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline johnmcclane
Búfalo
**
Tópicos: 30
02-02-2015, 10:13 AM
(01-02-2015, 09:06 PM)Conrad Escreveu:
(31-01-2015, 03:04 PM)Bruce N. Escreveu: Até porque não seria saudável para o indivíduo, pois o ego iria sucumbir aos desejos do super-ego, correto?

Não, não seria nada saudável. O cara seria um robô, não teria instintos nem vontades mais. Iria se mover por uma razão meio mecânica.

Citar:Pode-se afirmar então que quem analisa a situação antes tem o ego mais aprimorado? Deu entender que sim para mim, me corrija se interpretei errado

Não com toda certeza, o ID está diretamente ligado com nosso corpo físico. Está sob influência de nossa natureza carnal, se o instinto falar mais alto o ego sucumbe. Pode-se dizer, que fortalecer o ego ajudará o indivíduo a analisar e controlar suas vontades primordiais.

Veja vem, não só falando da área sexual. Vamos dar o exemplo da dieta páleo que eu estou tentando seguir.
O ID, no momento da fome, me diz: "cara, come qualquer coisa! Vc tá doido? Pra que passar fome? Come aí esse pão quentinho com café passado na hora (mineiro adora isso)".

O superego vai me dizer: "Você sabe que não pode comer isso agora, se contenha. Você não quer seguir a dieta? Alcançar os seus objetivos? Vamos lá, esqueça esse pão e coma algo que siga a dieta!".

Já o ego vai intermediar, variando da situação e do meu psicológico no momento. Imagine que eu esteja realmente faminto e não tenha nada pra eu comer além de carboidratos, que são proibidos na dieta, logo o instinto agirá e o superego vai ficar de lado. Primeiro as necessidades básicas, depois os desejos da minha mente. Já se eu não estiver tão faminto, com um belo bife na chapa e com algumas verduras ao lado, o ego vai intermediar a situação e dizer de acordo com a importância e treino que dou ao meu subconsciente de o que eu devo fazer. Se sou um cara com pouca força de vontade, logo isso reflete que sou alguém que deixa o ID falar mais alto, eu jamais vou seguir uma dieta à risca, jamais vou conseguir atingir os 5km de corrida, jamais vou continuar tentando aprender a tocar violão ( trollface ). Entende? Se o superego tiver voz, e o ego for sofisticado o suficiente para subjugar os impulsos do ID, você conseguirá racionalizar a situação e aí sim saberá o que fazer. Se de fato ir pra onde o ID aponta, ou se o que o superego te diz é melhor.

Citar:Muito bom texto conrad, é uma forma mais complexa de tratar esse tema da morte do ego (que também acho errado).

Obrigado pelo feedback confrade Brucin. Esse assunto engloba várias áreas da nossa vida, isso é desenvolvimento pessoal puro na área psicológica e espiritual.

Conrad, tópico interessante. Já li em algum lugar sobre isso, mas nunca parei para pensar a respeito.

O Id seria o responsável pela impulsividade?

E o Superego serve para nos policiar e controlar o Id? E o ego para administrar o superego e Id, trazendo um controle sobre os dois?

Ou seja, o controle do ego é a peça chave para que o Id e o Supergo não ultrapasse os limites, se é assim que podemos dizer.

Um site diz isso:

Quando um mecanismo, atua em extremo sobre os demais gera transtornos de personalidade, que são as doenças psíquicas.

Show ContentSpoiler:
[Imagem: tabela_mecanismos.jpg]

Fonte: http://neuroconexoes.blogspot.com.br/200...erego.html
Yippee-ki-yay, motherfucker!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
02-02-2015, 01:31 PM
(02-02-2015, 10:13 AM)johnmcclane Escreveu: Conrad, tópico interessante. Já li em algum lugar sobre isso, mas nunca parei para pensar a respeito.

E o Superego serve para nos policiar e controlar o Id? E o ego para administrar o superego e Id, trazendo um controle sobre os dois?

Ou seja, o controle do ego é a peça chave para que o Id e o Supergo não ultrapasse os limites, se é assim que podemos dizer.

Um site diz isso:

Quando um mecanismo, atua em extremo sobre os demais gera transtornos de personalidade, que são as doenças psíquicas.

Show ContentSpoiler:

Jhon, acredito que o ego tem a função de administração, ele policia tanto o ID quanto o superego. O ego é como um interruptor, superego são suas emoções e moralidade, ID seus impulsos. O superego não controla, nem o ID, eles impelem o ego a agir de determinada maneira de acordo com suas características. Vi uma ilustração legal: o ID é o diabinho e o superego o anjinho, o ego seria você. Ficou mais claro agora? É bem banal essa ilustração mas dá pra ter uma ideia inicial legal.

Sim, pra tudo tem que ter um controle, um equilíbrio. Quem age muito impulsivamente acaba cometendo erros bobos, e quem se controle em tudo e não age acaba não fazendo nada.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mr. Black
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 10 vezes em 7 posts
02-02-2015, 02:30 PM
Egos = desejos, libido, luxúria

Tendemos a ser escravos dos nossos desejos. Não só os sexuais, mas também de ambições, de prazeres, de experiências...

Morte dos egos = dominar nossos desejos, de forma a não sermos mais escravos deles. Assim, poderemos usufrui-los plenamente, sem nos perdermos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline johnmcclane
Búfalo
**
02-02-2015, 02:54 PM
(02-02-2015, 01:31 PM)Conrad Escreveu:
(02-02-2015, 10:13 AM)johnmcclane Escreveu: Conrad, tópico interessante. Já li em algum lugar sobre isso, mas nunca parei para pensar a respeito.

Um site diz isso:

Show ContentSpoiler:

Jhon, acredito que o ego tem a função de administração, ele policia tanto o ID quanto o superego. O ego é como um interruptor, superego são suas emoções e moralidade, ID seus impulsos. O superego não controla, nem o ID, eles impelem o ego a agir de determinada maneira de acordo com suas características. Vi uma ilustração legal: o ID é o diabinho e o superego o anjinho, o ego seria você. Ficou mais claro agora? É bem banal essa ilustração mas dá pra ter uma ideia inicial legal.

Sim, pra tudo tem que ter um controle, um equilíbrio. Quem age muito impulsivamente acaba cometendo erros bobos, e quem se controle em tudo e não age acaba não fazendo nada.

Interessante mesmo. Eu vi essa ilustração do diabinho e anjo, rs.

E como conseguir o controle, o equilíbrio? Como podemos alcançar isso? Melhor, qual seria a melhor maneira para alcançar esse equilíbrio?

Eu já disse em algum tópico que agia muito pela emoção (id) e hoje busco usar sempre a razão.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
03-02-2015, 04:50 PM
(02-02-2015, 02:54 PM)johnmcclane Escreveu: Interessante mesmo. Eu vi essa ilustração do diabinho e anjo, rs.

E como conseguir o controle, o equilíbrio? Como podemos alcançar isso? Melhor, qual seria a melhor maneira para alcançar esse equilíbrio?

Eu já disse em algum tópico que agia muito pela emoção (id) e hoje busco usar sempre a razão.

John, de forma sintética não tem como, isso é experiência e amadurecimento. Um cara de 40 anos que nunca precisou passar por ferro e fogo não tem o mesmo controle do que um jovem de 23 25 anos que já precisou, na marra, escolher entre as variáveis. Você caleja e apanha até aprender, é como se livrar de um vício.

Acredito que tratamentos psiquiátricos e psicológicos possam auxiliar, mas não mudar e gerenciar de forma efetiva.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
03-02-2015, 04:52 PM
(02-02-2015, 02:30 PM)Mr. Black Escreveu: Egos = desejos, libido, luxúria

Tendemos a ser escravos dos nossos desejos. Não só os sexuais, mas também de ambições, de prazeres, de experiências...

Morte dos egos = dominar nossos desejos, de forma a não sermos mais escravos deles. Assim, poderemos usufrui-los plenamente, sem nos perdermos.

Isso não seria controle do ego?

Nessa lógica, morte do ego seria também a morte dos desejos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
03-02-2015, 05:20 PM
ai vc entra no gnosticismo....que é justamente oque o querido nessahan alita prega, atravéz da morte em marcha.....

http://www.gnosisonline.org/psicologia-g...em-marcha/

e através da meditação e práticas da gnose conforme ensinado pelo venerável mestre rabolú (por isso eu não levo em consideração oque NA fala, mas respeito os que levam...) ta aqui o site que explica um pouco da gnose (acho até que é do nessahan): http://dwere.blogspot.com.br/
[+]
  •
Procurar
Responder
Joey Merlino
Curioso

03-02-2015, 05:24 PM
Falando de super-ego, ego e id sempre me lembro de uma cena antológica do filme advogado do diabo.

[+]
  •
Responder
WildHorse
Curioso

05-02-2015, 03:06 PM
Cara eu lembro de ter participado de um tópico sobre o assunto, não que a nova discussão seja desnecessária mas o tópico havia bastante argumentação.Já trago algo aqui.

---

Não achei.Mas enfim:

Citar:- O que N.A nos incentiva a matar constantemente em seus livros não é o ego e sim uma parte dele, o ID. Nossas energias sexuais instintivas, pensar com a cabeça de baixo. Quero deixar bem claro que sou contra isso, não se deve matar o ID e sim controlá-lo
- Como controlar o ID? Pelo ego. Mas ao contrário do que N.A diz, não se deve matar o ego, mas sim aprimorá-lo.

O termo "morte do ego" deveria ser mudado, no livro ele explica: "dissolver-nos psiquicamente por meio da morte dos egos"
O conceito mais abrangente do termo "morte dos egos" é explicado no livro "Magnetismo das relações sociais".Se eu puder fazer uma analogia clara desse termo diria que é como se você estivesse jogando uma partida de futebol e enxergasse-se como alguém da plateia que não torcesse pra nenhum dos times.
E realmente estranho pensar assim, mas é estar livre pra controlar a sí mesmo, mesmo que você não faça gol saberá como e quando contribuir.

Esse "aprimoramento" no qual voce cita é exatamente o que NA propõe:

O Ego, o Superego e o Id de Freud e os chamados Alter-Ego ou Eu Superior são, no fundo, somente distintas formas de Ego, ás quais necessitam ser dissolvidas para que a alma se liberte e seus vários impulsos unilaterais, compulsivos e opostos sejam assimilados e fusionados. Como Lidar com as Mulheres Pag. 97
[+]
  •
Responder
Offline johnmcclane
Búfalo
**
05-02-2015, 04:00 PM
Então todo desejo que temos pode ser o ego nos trapaceando, digamos assim? Alguns desejos absurdos sem nexo, por exemplo. Mas tem a parte de ego que vemos bastante, não só em mulheres, mas em homens. No Facebosta muit homem posta foto pra receber likes e elogios. Alimentação do ego, etc.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo