• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros O MEDO [PARTE 1]
Páginas (4): 1 2 3 4 Seguinte »
  • 5 votos - 4.4 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
O MEDO [PARTE 1]
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#1
03-04-2014, 02:21 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-04-2014, 02:52 PM por Ali.)
Por Ali.

Estou escrevendo este artigo, não com objetivo de ser mais um motivacional que você passa os olhos mas não coloca em prática, mas sim, se tornar uma importante ferramenta na retomada do controle de sua vida pois trata-se de um dossiê sobre um dos maiores inimigos do DESENVOLVIMENTO PESSOAL, o MEDO.

[Imagem: nova%2Bcapa.jpg]

O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente.

Ele é criado dentro de nossas mentes a partir de uma combinação de traumas, expectativas e receios. Embora possamos tentar nos afastar dele, se a crença que o alimenta não for alterada ele continuará habitando nosso inconsciente. Não há como refugiar-se é preciso enfrentá-lo.

O sistema social construído e arquitetado em que baseamos nossas vidas hoje é baseado no MEDO. Somos forçados a temer perder nossos empregos, perder nossas casas, perder nosso dinheiro, ou até mesmo o fim de nosso namoro, noivado ou casamento. Somos forçados a temer por nossa imagem perante as outras pessoas, perante a "sociedade". Somos forçados a temer sermos excluídos.

E com isso, diariamente você acaba sendo sabotado pelo medo e acaba por conviver com ele se colocando sob tutela.

[Imagem: sala-escura.jpg?w=400]

Na condição de tutelado acaba se tornando um incapacitado de tomar atitudes porque está sob controle do medo e o único sentimento que o resta é a frustração alimentando mais ainda o medo.

Ele está presente em todas as esferas da vida, no trabalho, nos negócios, nos relacionamentos, nos estudos, na família, nas amizades, no convívio social e principalmente dentro de você.

O Tutelado acaba perdendo o objetivo, justamente pela sua incapacidade de enxergar o horizonte, apenas uma densa névoa e um caminho cheio de armadilhas e perigos criados por sua mente.

[Imagem: noite.jpg]

O caminho até o objetivo parece obscuro, nebuloso, incerto e aparentemente cheio de armadilhas justamente porque o medo o convence disso.

Esse é um mecanismo de defesa do medo, fazendo as coisas parecerem muito piores do que realmente são justamente com objetivo de controlar o tutelado e o manter sob custódia.

Seus desejos, objetivos acabam se tornando aparentemente impossíveis, justamente porque o medo cria essa barreira entre você e eles, tornando o caminho, aparentemente difícil ou até mesmo impossível de ser trilhado dando lugar ao comodismo e ao conformismo.

[Imagem: tumblr_lr22scHiRq1qe4vldo1_500_large.jpg]

Ele o convence de que é melhor permanecer parado, do que andar e tropeçar, tentar e fracassar, querer e ser rejeitado.

Aceitando a condição em que se encontra e racionalizando que é melhor assim, te dando uma falsa sensação de segurança

Com isso, você acaba se conformando com a situação e tomando as decisões mais seguras para você, as mais fáceis ou possíveis, quando na realidade é apenas o medo, o comodismo e o conformismo no controle.

Devido ao dinamismo do dia a dia, acabamos nos abstendo de enfrentar nossos medos optando por conviver com eles e moldando nossa vida para conviver com eles.

Isso abre espaço para o orgulho, quando o tutelado do medo não reconhece sua condição, mas se convence de que é melhor, criando uma espécie de afeição com o medo como uma espécie de síndrome de Estocolmo onde você acaba se identificando com ele e justificando para si mesmo que você está melhor assim e tudo foi pro seu bem.

Pense:

Quantas vezes você deixou de arriscar na vida por medo?

Quantas vezes você desejou ter ou fazer coisas mas o medo o convenceu a não fazer pois você poderia se dar mal ou o convenceu que seria impossível?

Quantas vezes você se convenceu de que seu objetivo seria impossível por simples medo?

O Medo torna-se uma prisão invisível, uma linha que você não cruza por desconhecer o que está do outro lado imaginando o pior.
Ele atrofia a mente, o impede o tutelado de pensar e conseqüentemente de agir, e você acaba tomando as decisões de sua vida baseado nele.

O Problema é que o tempo vai passando e o tutelado vai perdendo as chances e um dia, quando cair em si, será tarde demais, a vida passou e ele viveu aprisionado condicionando sua existência ao medo.~

[Imagem: medo.jpg]

Para fechar essa primeira parte, gostaria de propor um breve exercício de auto-análise.

Faça quem tiver vontade, com certeza o medo, o orgulho e o comodismo o convencerão a não fazer, vamos lá...
Quando estiver em sua casa, sozinho, tome um banho, vista uma roupa leve confortável, tire os sapatos e deite-se no lugar mais quieto da casa, de preferência no seu quarto.

É imprescindível que seja um ambiente sem barulho, desligue TV, celular, computador ou qualquer outra coisa que emita som e possa desviar sua atenção.

Apague as luzes, feche as janelas.

Relaxe, deixe os braços e pernas relaxados, esvazie a mente, esqueça família, esqueça trabalho, faculdade, e mantenha o foco em você.
Seu cérebro, no silêncio gritará e o fará pensar em mil e uma coisas do dia dia, nos problemas ou até mesmo coisas sem nexo, isso é um mecanismo de defesa do medo o fazendo se desviar para não enfrentar a causa.

Controle seus pensamentos, procure não pensar em nada que não seja em você, não permita que seus pensamentos te controlem.

Agora, tente imaginar...

Pense em você, procure se definir, onde você está, quem você...

Agora, procure responder a si mesmo, quem você quer ser, onde você quer chegar...

Não com base em bens materiais, mas na vida como um todo.

Pense agora no tão sonhado emprego, o carro dos sonhos, aquela menina bonita e legal que você não teve coragem de chegar junto com medo de ser rejeitado, os amigos que deixou de fazer, as coisas que deixou de provar, as viagens que deixou de fazer, as coisas que deixou de enfrentar porque teve MEDO.

Medo de fracasso, rejeição, vergonha pelo que pensariam se você fracassasse.
Pense nas coisas que te frustraram no decorrer da vida, nas coisas que você gostaria de fazer mas não fez porque tem medo e impediram seu progresso.

No meio deste processo, teu cérebro (subconsciente) continuará gritando desesperadamente tentando o atrair para outros pensamentos, problemas para te desviar do foco.

E é justamente isso que ele faz na vida, o desvia do foco, o faz fugir de enfrentar, de arriscar o fazendo pensar em outros caminhos mais seguros ou simplesmente colocando barreiras em seu desenvolvimento.

Procure controlar seus pensamentos, mantenha-se no foco do exercício.

Isso deve levar quanto tempo você achar necessário, pois será importante na sua batalha pelo controle do medo.

Terminado o exercício, pegue uma folha qualquer e escreva as coisas que você deseja mas que o medo o impediu de conquistar, pode parecer inútil, mas faz parte do reconhecimento de sua condição de tutelado e principio da mudança pois o medo o fará a todo custo esquecer e te desviar do foco se tornando a trava que te impede de viver a vida e conquistar o que deseja.

Guarde essa folha na sua carteira ou leve consigo, abra periodicamente ou até mesmo se conseguir pensar em mais coisas, acrescente.
Se quiser compartilhar, escreva neste tópico também.

Você está aprendendo a identificar o inimigo, como ele funciona, seu modo de ação e as conseqüências que da ação dele em sua vida.

NÃO TERMINOU POR AQUI, o artigo terá continuação, mas os senhores estão livres compartilhar aqui, pois para cada continuação será criado um tópico diferente e linkados entre sí permitindo assim uma boa discussão em cada fase dele pois mesmo se tratando do mesmo assunto, engloba muita coisa.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
****
Mensagens: 4,954
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
Registrado: Jan 2013
#2
03-04-2014, 02:43 PM
Que isso, top, vou ler com calma.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#3
03-04-2014, 05:38 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-04-2014, 05:53 PM por Ali.)
-Corrigindo-
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#4
03-04-2014, 10:05 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-04-2014, 10:27 PM por Ali.)
A ORIGEM DO MEDO - NO LABIRINTO DO DESENVOLVIMENTO

[Imagem: 382750_golova_labirint_kartina_glaza_chelovek_16.jpg]

Fomos criados através do medo, nossa tutelagem começou com as projeções e expectativa de nossos pais para nossa vida, tentando nos tornar o que eles gostariam que nos tornássemos, ou simplesmente no que não puderam ser.

Não fazem por mal, é um desejo natural de proteção, projetaram em nós uma espécie de redenção pelos seus erros cometidos no decorrer de suas vidas, esperando que venhamos a aprender e não cometer o mesmo erro que muitos deles acreditam que pagam até hoje.

Mas alimentam uma expectativa tão grande que de certa forma acabam nos superprotegendo, e utilizando o medo como ferramenta de doutrinação e com isso nos limitando a conhecer o mundo através de sua ótica nos dando uma falsa sensação de segurança nos tornando de certa forma inocentes e vulneráveis as armadilhas do mundo.

Justamente por isso, quando éramos mais jovens nos considerávamos destemidos em relação ao mundo, mas inconscientemente tivemos contato com o primeiro medo, que é o medo da rejeição fruto de nossa busca natural e incessante pela aprovação de nossos tutores.

Assim começamos a pautar nossa vida guiado por ele, desde a juventude, na escola, no trabalho, na faculdade e na vida como um todo nos colocando uma trava invisível e guiando nossas escolhas de forma que tenhamos medo de seguir nossos próprios instintos e fazer uso da nossa própria razão independente da preocupação com a vontade dos outros.

"Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem."
Immanuel Kant


Com o avanço da idade, conhecemos o funcionamento do mundo de forma tardia, somos jogados no mundo e só ai percebemos a ilusão da falsa sensação de segurança que nossos pais nos projetaram e o medo acaba se tornando ainda maior.

Como por exemplo, desde cedo somos doutrinados a busca pela estabilidade, ao apego incondicional da figura da mulher, a formação de uma família e na defesa da subsistência dela,e como disse no primeiro texto aprendemos a duras penas que sistema social é baseado no MEDO. Somos forçados a temer perder nossos empregos, perder nossas casas, perder nosso dinheiro, ou até mesmo o fim de nosso namoro, noivado ou casamento. Somos forçados a temer por nossa imagem perante as outras pessoas, perante a "sociedade". Somos forçados a temer sermos excluídos e acabamos nos tornando tutelados permanentes do medo vivendo em um constante e insuportável estado de alerta.

Para entender o funcionamento do medo, precisamos entender o EGO.

Ego significa o eu de cada um, o defensor da personalidade, da identidade individual. A função do ego é procurar harmonizar os desejos e a realidade, e posteriormente, entre esses e as exigências; os valores da sociedade.

O ego, por outro lado, está sempre criando uma espécie de mecanismo de proteção para sua identidade, uma forma que ele tem para lhe dizer e assegurar quem você é.

A identidade da mente do ego é sustentada pela história que ele lhe conta, de que você deve sempre ter medo de perder alguma coisa e esse é seu mecanismo de proteção.

O ego passa o tempo lembrando e reconstruindo as identidades baseadas no tempo e se volta apressadamente para o futuro, especulando sobre o que será necessário para protegê-lo e aos seus.

Qualquer que seja o medo, se você o analisar atentamente, verá que ele lhe indicará claramente qual a identidade do ego na qual você está se prendendo. Ele lhe contará em que parte você se esqueceu quem realmente é.

O medo pode nascer de várias causas. perder, fracassar, se machucar, mas em última análise todos os medos se resumem a um só: o medo que o ego tem da morte e da destruição. Sendo assim, o medo pode ser considerado o sentimento de perigo iminente do ego.

O medo da morte ou da destruição do ego afeta cada aspecto da nossa vida, tornando-se nocivo a nossa existência e as nossas ações pois passamos a agir pautados pelo medo permanente.

Isso acaba-se tornando uma prisão, o impedindo que possamos desfrutar da vida, nos impede de correr atrás de um objetivo, de um sonho, nos impede de conquistar justamente pelo perigo iminente do ego e consequentemente o medo do fracasso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#5
03-04-2014, 10:14 PM
Peço que me desculpem por eventuais erros...

O tema é muito extenso e meu tempo um pouco curto, mas conforme for surgindo tempo vou acrescentando as continuações.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente masculinitude
Búfalo
**
Mensagens: 628
Tópicos: 21
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Feb 2014
#6
03-04-2014, 10:23 PM
Fica tranquilo, Ali! Esta muito bom!!! Esperando atualizacoes!!! Se voce quiser fazer um sobre a preguica tambem, seria muito bom. Fiz um post uma vez em que coloquei um video do Pr. Lucinho.

Boa noite!!!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
****
Mensagens: 4,954
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
Registrado: Jan 2013
#7
03-04-2014, 11:38 PM
eu odeio pastor lucinho......
pra mim pastor massa é o caio fabio.....
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#8
03-04-2014, 11:55 PM
Estava preparando a continuação para explicar um pouco sobre a teologia do medo, mas não sei até onde vai a minha liberdade neste fórum, tendo em vista ser um assunto delicado vou suprimi-lo em respeito aos religiosos do fórum.

Pois como dizia Nietzsche.

Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade, porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
***
Mensagens: 1,345
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
Registrado: Oct 2013
#9
04-04-2014, 01:38 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-04-2014, 01:39 AM por Aquiles.)
Muito bom Ali.

Vou ter que ler com mais calma para poder aplicar e selecionar os conselhos aí contidos.

O homem não é refém, mais autor do seu próprio destino!

Não se deixem levar pelo medo!

O que fazemos em vida, eco na eternidade!

Força e Honra!


Citar:Enfrente seus medos

O medo de perder sufoca o desejo de ganhar;

O medo de ser vaiado esconde grandes talentos;

O medo de ser rejeitado transforma-nos em outras pessoas as quais não reconhecemos diante de um espelho;

O medo de errar desperdiça grandes oportunidades;

O medo do compromisso cria uma geração de Peter Pans;

O medo do risco enterra potenciais empreendedores.

O medo de ficar sozinha atrai oportunistas;

O medo de ter medo já pode ser um sintoma de síndrome do pânico.

Enfrente os seus fantasmas com coragem ou então passe a vida assombrado por eles.

Por Flávio Augusto – Canal Geração de Valor
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#10
04-04-2014, 01:55 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-04-2014, 12:08 PM por Ali.)
- Editado -

Abaixo continuação.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#11
04-04-2014, 02:04 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-04-2014, 02:22 AM por Ali.)
(04-04-2014, 01:38 AM)Dominador Escreveu: O homem não é refém, mais autor do seu próprio destino!
Não se deixem levar pelo medo!

Porém o ego o torna refém e prisioneiro do medo e para isso vou citar platão.

Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
****
Mensagens: 4,954
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
Registrado: Jan 2013
#12
04-04-2014, 08:56 AM
Ali não tenha medo confrade pode expor sim sua opinião. Os cristões daqui são bem firmes na fé e não nos abalaremos nem vamos criar caso fica tranquilo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Angelo Henrique
Veterano
***
Mensagens: 425
Tópicos: 9
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Apr 2013
#13
04-04-2014, 09:33 AM
Lendo e absorvendo as informações, muito bacana.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline NW GD FLW
Usuário Banido
*
Mensagens: 840
Tópicos: 16
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2013
#14
04-04-2014, 10:10 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-04-2014, 10:11 AM por NW GD FLW.)
Caramba pra vê como é as coisas, eu estava tendo justamente umas reflexões desse tipo, Ali seu texto veio como uma luva em meu momento, estava justamente anotando coisas como listas -para refletir que acabei anotando também as cosias que o medo me impediu de conquistar. Esse texto me deu um novo horizonte, me sinto muito mais livre.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline NW GD FLW
Usuário Banido
*
Mensagens: 840
Tópicos: 16
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2013
#15
04-04-2014, 10:15 AM
(03-04-2014, 11:55 PM)Ali Escreveu: Estava preparando a continuação para explicar um pouco sobre a teologia do medo.

Seria ótimo compartilhar e debater ideias desse tipo, a intenção do fórum é justamente isso, para que possamos acrescentar coisas boas ao nosso desenvolvimento pessoal. Cool

Por mim seria legal ler uma continuação o tema é edificante para o desenvolvimento pessoal.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
***
Mensagens: 1,345
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
Registrado: Oct 2013
#16
04-04-2014, 10:51 AM
Pra mim também caiu como uma luva.

Se puder falar mais sobre o ego também, Ali, agradeceria.

Saudações Bufalescas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#17
04-04-2014, 11:23 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-04-2014, 12:09 PM por Ali.)
[Imagem: man+in+the+dark.jpg]

O Ser humano é inseguro por natureza, e com o ego no controle nos tornamos suscetíveis ao medo e isso faz com que sejamos eternos fugitivos sempre em busca da proteção dele.

Na busca por essa segurança, guiado pelo ego e pelo medo o tutelado acaba criando uma realidade alternativa para si, confortado pelo conformismo e pelo comodismo através da falsa sensação de satisfação e segurança desta realidade alternativa, aceita e defende sua condição ferrenhamente como se estivesse vivendo a verdadeira REALIDADE, e o ego o convence de que ele está certo, de que é para o bem dele e que tudo fora desta realidade alternativa está errado e o colocará em perigo.

O Orgulho, subproduto do medo acaba se tornando guardião, espada e escudo na defesa de sua permanência nesta realidade alternativa que ele criou para si o fazendo permanecer dentro dessa redoma invisível, pois assim como o medo é o mecanismo de defesa do ego, o orgulho é o mecanismo de ataque.

E o medo o faz viver na escuridão, o ego e o orgulho decorrente dele fomentam sua manutenção nela e o tutelado com medo de explorar fora da linha que o medo delimitou como zona segurança.

O Tutelado, nesta zona de conforto acaba se abstendo do desejo de evoluir, de conquistar, de avançar, acabando estagnado, ficando assim sem objetivo definido pois ao pensar em qualquer objetivo, o medo automaticamente o faz imaginar o pior quadro possível e o fracasso e perigo iminente o convencendo que é melhor permanecer como está por segurança a avançar em rumo ao seu objetivo, pois ao olhar para ele, vê obstáculos intransponíveis convencendo-o de que não será capaz, e se tentar, tem grandes chances de se dar mal.

[Imagem: Constantine_fanart.jpg]

Esse sentimento nada mais é do que o instinto de proteção do ego.

Essa realidade alternativa, acaba se tornando uma espécie de válvula de escape, ou uma saída de emergência da vida e da verdadeira REALIDADE, pois quando o tutelado se vê obrigado a confrontá-las o ego através do medo o guia rapidamente para esta realidade alternativa como zona de segurança por que ela é mais confortável para o ego do que a verdadeira realidade onde ele estaria em perigo iminente.

E o orgulho como porta-voz do ego o faz se convencer de que a realidade alternativa é melhor, mais atraente, mais segura criando justificativas para o tutelado e para os outros para defender e atacar quando for preciso na defesa dela.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
****
Mensagens: 4,954
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
Registrado: Jan 2013
#18
04-04-2014, 12:05 PM
Será que o Ali é o Alita?

Muito bom confrade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Mensagens: 840
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Mar 2014
#19
04-04-2014, 12:25 PM
(04-04-2014, 10:15 AM)NEW GOD FLOW Escreveu:
(03-04-2014, 11:55 PM)Ali Escreveu: Estava preparando a continuação para explicar um pouco sobre a teologia do medo.

Seria ótimo compartilhar e debater ideias desse tipo, a intenção do fórum é justamente isso, para que possamos acrescentar coisas boas ao nosso desenvolvimento pessoal. Cool

Por mim seria legal ler uma continuação o tema é edificante para o desenvolvimento pessoal.

Como disse acima, não sei até onde vai minha liberdade de expor meus pensamentos neste fórum, então para não entrar em conflito com os religiosos realistas, em respeito, prefiro me abster de falar sobre a teologia do medo, mas fazer uma abordagem geral dele.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
****
Mensagens: 4,954
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
Registrado: Jan 2013
#20
04-04-2014, 12:29 PM
Por mim você pode falar oque quiser, ninguém vai te chingar nem nada. Um cristão que não respeita a opinião alheia não é cristão de verdade.

Oque não pode fazer aqui é proselitismo religioso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (4): 1 2 3 4 Seguinte »


Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo