• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros GTD - Get Things Done
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
GTD - Get Things Done
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
Tópicos: 170
Curtido: 14 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
18-06-2013, 05:27 PM
Pessoal,

Pra melhorar a vida dos confrades gostaria de abrir um tópico a fim de concentrar dicas sobre GTD. Pra quem não sabe:

Citar:A essência do GTD é a seguinte:

Tire da cabeça as pendências que existem nos vários âmbitos de sua vida (pessoal, familiar, profissional etc.) e registre-as na caixa de entrada de um sistema confiável
Analise uma a uma cada uma dessas pendências. Se ela levar menos que dois minutos para ser resolvida, faça logo. Caso contrário, coloque em uma lista específica e defina em qual contexto você irá realizá-la.
Veja em qual contexto você se encontra no momento e realize a próxima tarefa que está nele. Uma vez terminada, passe para a seguinte. Sempre uma de cada vez.
Se surgirem novas pendências, jogue-as na caixa de entrada.
No final da semana, faça uma revisão na caixa de entrada e separe novamente as tarefas. Revise também cada lista.
Resumindo, o GTD baseia-se exclusivamente em um ciclo de Coletar, Processar, Organizar, Fazer e Rever. A ênfase deve estar no Fazer e não no Organizar (isso é importante, pois é quando muita gente erra).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
18-06-2013, 05:39 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-06-2013, 05:39 PM por Petulante.)
GTD é um método eficaz de organização e produtividade pessoal que pode melhorar sua motivação e seus resultados, e como tal já foi abordado diversas vezes aqui no Efetividade.net.

A metodologia GTD, ou Getting Things Done, foi descrita inicialmente no livro "Getting Things Done: The Art of Stress-Free Productivity", de David Allen. Os preceitos de Allen (veja um resumo deles na Wikipedia), baseados em idéias simples e relativamente fáceis de manter, por não dependerem de nenhuma técnica complexa nem de suporte tecnológico avançado, vêm ganhando adeptos no mundo todo, e inclusive me inspiraram a criar o Efetividade.net - embora eu esteja longe de ser um dos seguidores quase religiosos que seguem à risca os dogmas do "Culto de Allen" ;-)

Em compensação, após ter lido e estudado os 2 métodos recentes aparentemente mais populares no Brasil, acredito que quem está em busca de organização e produtividade pessoal está muito melhor nas mãos de David Allen e sua metodologia GTD do que se buscar ajuda da Franklin-Covey e seus "7 hábitos das pessoas muito eficazes", método que está muito mais próximo da escala da auto-ajuda.

As idéias de David Allen são realmente simples e fáceis de botar em prática, se baseando em uma premissa que qualquer um compreende sem esforço: nossa capacidade de ser produtivos é diretamente proporcional à nossa capacidade de deixar o trabalho fluir sem necessidade de intervenção consciente no gerenciamento da seqüência de tarefas. É preciso criar uma base de organização mental e do ambiente para poder atingir o patamar desejado de produtividade com menos stress, liberando o nosso potencial criativo.

E o método está longe de ser abstrato. Embora inclua "regras" como as que permitem escolher quais tarefas realizar imediatamente e quais adiar, ou como tratar a sua lista de atividades e projetos pendentes, ele também envolve aspectos bastante práticos, incluindo sugestões sobre qual a melhor forma de armazenar e classificar o oceano de papéis (contas, bilhetes, relatórios, etc.) em que nossas vidas flutuam, ou como usar um Palm ou o seu cliente de e-mail a seu favor, e não contra a sua produtividade.

Veja abaixo como se informar melhor (e em português) sobre os métodos e conceitos de produtividade pessoal e o ganho de motivação e desempenho que o método GTD pode trazer.

Para saber mais sobre GTD em português, recomendo a leitura da tradução mais recente do livro que descreve o método, que no Brasil recebeu o título de "A Arte de Fazer Acontecer", com o subtítulo de "Uma fórmula anti-stress para estabelecer prioridades e entregar soluções no prazo". O link é do Submarino, mas você deve encontrar o livro à venda em sua livraria preferida, já que é da editora Campus e foi publicado em 2005. São 224 páginas de tradução bem feita e fácil de ler, eu comprei (mesmo já tendo lido a versão em inglês anteriormente) e achei que valeu o investimento de R$ 39,00 (na época).

Se você já conhece o básico do GTD e quer dar o próximo passo, uma sugestão é ler também o novo livro do próprio David Allen, lançado nos EUA 2 anos depois do Getting Things Done com o sugestivo título de "Ready for Anything: 52 Productivity Principles for Work and Life". Eu recebi meu exemplar esta semana e ainda não li, mas acabei de ver que já saiu a tradução brasileira, com o título de "Gerencie sua mente, não seu tempo - 52 princípios do código da produtividade". Eu folheei o meu exemplar e percebi que os 52 princípios se concentram ao redor da idéia central do GTD: criar suportes confiáveis para não ter de ficar mantendo o estado de todas as pendências e tarefas constantemente na sua mente, procurar ativamente (e fechar) as pontas soltas, como ajustar o foco, etc. etc. As dicas e exemplos práticos continuam presentes, então estou recomendando a leitura também ;-)

Se você quiser saber mais sobre GTD sem gastar nada, uma boa dica é visitar a página do gtdbr, grupo de entusiastas que discutem, em português, "assuntos relacionados ao sistema de organização pessoal Getting Things Done - GTD - de David Allen". O grupo não se limita ao método GTD, falando também sobre produtividade e desenvolvimento pessoal e temas relacionados, usando principalmente GTD, mas não exclusivamente. Assuntos relacionados são bem vindos. Você pode visitar o arquivo de mensagens sem fazer parte do grupo, mas para enviar mensagens, ter acesso aos arquivos e outras vantagens, é necessário assinar (gratuitamente) a lista de discussão.

fonte: Efetividade.net
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
21-06-2013, 12:18 AM
Muito bom confrade vou comprar esse livro, minha mesa parece nova orleans de tanto papel e bagunça e tem coisa pendente de quase 3 meses haha.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
21-06-2013, 12:43 AM
Ótimo tópico! Gosto muito da metodologia do GTD e tento aplicar como modelo de organização pessoal. Nem sempre dá certo, porque sou um preguiçoso fdp, mas pelo menos eu tento... Heheheh

Tem uma versão mais "light" que é o "Zen to done", que segue mais ou menos as mesmas idéias do David Allen, mas com uma abordagem mais tranquila, quase um budismo.

Depois posto esse livro outra vcs baixarem. Está em inglês, mas espero que isso não seja um empecilho outros senhores...
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Ajax
O ex-comuna da real!
**
Tópicos: 13
Curtido: 0 vezes em 0 posts
21-06-2013, 12:57 AM
Bem interessante... principalmente numa era em que a matrix ganha milhões com nossas pendencias, ensinando o povo a ser irresponsável eles ganham mais gente burra esquecendo de pagar contas e enchendo eles de dinheiro, além de bombar o setor de serviços pq ninguem sabe mais fazer nada ou tem preguiça... Nada como um bom pai do lado num domingão ensinando aquelas lições basicas de instalação de coisas, construção e etc...

Estou no aguardo Romano, valeu!
''Im gonna shove that bat up your ass, and turn you into a popsicle''
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
24-06-2013, 09:06 AM
(21-06-2013, 12:43 AM)John Romano Escreveu: Ótimo tópico! Gosto muito da metodologia do GTD e tento aplicar como modelo de organização pessoal. Nem sempre dá certo, porque sou um preguiçoso fdp, mas pelo menos eu tento... Heheheh

Tem uma versão mais "light" que é o "Zen to done", que segue mais ou menos as mesmas idéias do David Allen, mas com uma abordagem mais tranquila, quase um budismo.

Depois posto esse livro outra vcs baixarem. Está em inglês, mas espero que isso não seja um empecilho outros senhores...

Bom, vou procurar essa versão light aí. Eu pessoalmente não dartia conta da minha vida, se não fosse este tipo de estudo. Eu tenho uns problemas de foco e ao invés de encher a cara de ritalina (que eu já disse em outro tópico, ela broxa) eu criei uns esquemas que me permitem focar mais e não esquqcer de certas coisas. Exemplo:

- colocar a chave dentro do sapato. Isso me obriga a ter que andar descalço no caso de eu esquecer a chave.
- colocar as contas a pagar na maçaneta da porta dentro de um saquinho. Com isso, eu não esqueço de levar as contas comigo ao sair de casa.
- colocar o remédio na geladeira ao lado do iogurte, pra toda vez que eu for tomar café da manhã não esquecerf do remédio.
- etc....

PS: Tu usa android e teclado swype né? Eu também odeio quando essa porra, troca o "pra" por "outra".
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Homem Sem Medo
Veterano
Tópicos: 33
Curtido: 4 vezes em 4 posts
24-06-2013, 10:04 AM
Já uso essa metodologia GTD pra me organizar a algum tempo, é bastante eficiente, principalmente o conceito de contexto das tarefas. Tipo vc cria um contexto casa e cria as tarefas tipo: limpar caixa dágua, desentupir pia, instalar antena etc. Contexto educação: Ler N.A., fazer curso de programação, estudar para prova de física etc. Contexto micro: verificar mercadolivre, ler emails, acessar o Fórum do Bufalo.
A essência é fazer vc realizar aquelas tarefas que estão naquela hora e local, fazendo vc aumentar sua produtividade.
Existem vários softwares, mas eu uso o Toodledo que vc monta as listas de tarefas com contexto e pode imprimir, depois de fazer um cadastro gratuito.
Existem opções para Android tbm, mas acho esse Toodledo mais completo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline NW GD FLW
Usuário Banido
*
Tópicos: 16
12-12-2014, 12:55 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-12-2014, 01:00 AM por NW GD FLW.)
Estava pesquisando sobre esse método, e sabia que tinham criado um tópico aqui sobre isso, muito bom confrades.

Vale a pena lembrar que a melhor forma de manter uma disciplina, é se determinar a cumprir horários, é essencial recomendo junto ao GTD A técnico do Pomodoro, acompanhem.

Up.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline NW GD FLW
Usuário Banido
*
Tópicos: 16
12-12-2014, 01:02 AM
Usar um aplicativosin pra smartphone pode ser legal pra essas coisas, mas um bloco de notas, um papel eu acho indispensável.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Dumont
Búfalo
**
Tópicos: 18
12-12-2014, 07:41 AM
Não conhecia a técnica, mas já usei três aplicativos que podem servir para executar o GTD. Pra quem interessar:
  • Trello
  • Mural.ly
  • Google Keep

Desses três, o mais simples é o Google Keep.
Citar:A thoroughly noble anything is an unlikely product of natural selection, because in the competition among genes for representation in the next generation, noble guys tend to finish last.
Steven Pinker - The Blank Slate
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Homem Sem Medo
Veterano
Tópicos: 33
Curtido: 4 vezes em 4 posts
12-12-2014, 10:47 AM
Eu uso o Tooldled porém eu imprimo as listas tbm.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
17-12-2014, 12:57 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-10-2015, 03:07 AM por Marcílio.)
(12-12-2014, 07:41 AM)Dumont Escreveu: Não conhecia a técnica, mas já usei três aplicativos que podem servir para executar o GTD. Pra quem interessar:
  • Trello
  • Mural.ly
  • Google Keep

Desses três, o mais simples é o Google Keep.

Muito obrigado.

Olhem com carinho o ZTD, pois é um metodo que alivia o estresse do dia-dia.

Comprei esse livro do Leo Babauta e espero ler para dar minha impressões:

[Imagem: quanto-menos-melhor-concentre-se-no-esse...d9d5_1.jpg]
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
26-10-2015, 03:07 AM
Comprei o livro e ainda não li...

Tomar vergonha e ler.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Corpsegrinder
Black Metal
Tópicos: 12
Curtido: 73 vezes em 52 posts
Posts que curtiu: 71
26-10-2015, 05:20 PM
Conheço essa técnica há uns 2 anos. Um prof meu mencionou na sala e disse que aplica desde quando era da graduação (atualmente ele é doutor), só ainda não tive saco para aplicar. Mas para organização e gestão do tempo é muito bom.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gorlami
Suka Blyat
Tópicos: 17
Curtido: 323 vezes em 188 posts
Posts que curtiu: 163
17-05-2017, 01:51 PM
Up pra depois.
[+]
  •
Procurar
Responder

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo