• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças Atualização patrimonial mensal
Páginas (7): « Anterior 1 2 3 4 5 6 7
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Atualização patrimonial mensal
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
Posts que curtiu: 0
08-03-2018, 06:32 PM
(12-02-2018, 05:45 PM)Shogun Escreveu: Acompanhando pois é um assunto que muito me interessa.

Gekko o que acha de LCI/LCA? Tenho leve impressão de acabar sendo mais vantagem pela praticidade pois não incide IR. A contrapartida é que paga porcentagem menor do CDI comparado a outras modalidades.

E tenho pensado aqui. Acredito que o ideal para realmente dizer que finalmente foi alcançada a independência financeira e finalmente parar de trabalhar, seria ter renda passiva que cobrisse todas as despesas e ainda sobrar quantia suficiente para continuar fazendo aportes, correto?

Pois simplesmente cobrir as despesas e parar  com os aportes causaria perda de poder aquisitivo mensalmente. Corrija-me caso esteja enganado.

Parabéns pela caminhada!

LCI e LCA tem que ser avaliados pelo percentual do CDI que o banco te paga. Se ele te paga 85%, por exemplo, já empata com investimentos que são remunerados pelo CDI e com incidência de 15% de IR (a menor alíquota, atingida em investimentos superiores a dois anos). Procure por bancos médios e pequenos. Via de regra eles pagam percentuais maiores. Há também os CDBs. Se o CDB te paga, por exemplo, 110% do CDI e tem prazo superior a dois anos, seu rendimento líquido será 93,5% do CDI. Dificilmente você encontrará uma LCI ou LCA que te pague isso, mas não é impossível. O lance é não ter preguiça de fazer contas.

Sobre a IF, sim. Parar de trabalhar pra viver de renda no limite é muito arriscado. Principalmente se seus rendimentos não acompanham a inflação com uma boa sobra. Se eles vierem predominantemente de dividendos, rendimentos de FII, aluguéis de imóveis e juros semestrais do tesouro IPCA, dificilmente a inflação por si só irá corroê-los. Mas se forem uma rentabilidade bruta como o tesouro selic, LCI ou LCA, CDB, etc e você não tomar o cuidado de repor a inflação, ao longo dos anos você vai perder de compra com certeza. Se permanecer assim por muitos anos, terá que voltar a trabalhar ou reduzir drasticamente seu padrão de vida até níveis que talvez se tornem insuportáveis.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
Posts que curtiu: 0
08-03-2018, 06:38 PM
Vamos aos números de fevereiro:

O patrimônio aumentou 4,59%, mas houve um não recorrente que influiu muito nesse aumento.

A renda passiva, por outro lado, voltou a cair e foi 23,21% menor que em janeiro. Teria sido suficiente para cobrir míseros 38,3% das despesas mensais e excluindo os gastos com habitação daria para cobrir 53,3%.

Creio que os cortes sucessivos na Selic tendem agora a parar. Isso vem derrubando os rendimentos de tudo quanto é ativo de renda fixa. Daqui pra frente deve ser observada uma maior estabilidade nesse ponto. Meu imóvel de aluguel continua vazio, gerando despesas em vez de receitas. Tudo isso contribui para a queda na renda passiva, muito embora o patrimônio venha crescendo.

Mesmo assim, vamos que vamos, rumo à IF!
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (7): « Anterior 1 2 3 4 5 6 7

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo