• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Serenidade
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Serenidade
Offline Piratão
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 6 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
18-09-2015, 12:12 PM
Percebi, nesta última semana, a proliferação de tópicos e discussões intratópicos sobre desapego e frieza, que equivaleria, numa afobada interpretação, a um suposto aperfeiçoamento advindo da simulação de distanciamento.

A busca pelo chamado (erroneamente) desapego nada mais é do que uma reverberação, em menor grau, de nossa urgência e necessidade de alcançarmos a serenidade. É necessário, para que seja alcançada, entender a razão pela qual o ser humano possui esta necessidade de serenidade e consolação.

Contudo, o que seria a serenidade? Este tópico não teria a menor utilidade sem antes entendermos exatamente do que estamos falando. Vamos começar pela pista mais fácil, o dicionário.

serenidade - [Do lat. serenitate.]

Substantivo feminino.

1. Qualidade ou estado de sereno.
2. Suavidade; paz, tranqüilidade.

Vamos elaborar. Estar sereno significa estar isento de conflitos. Não por não os termos vivenciado, mas sim porque os compreendemos e nos reconciliamos com estes conflitos, não importa qual tenha sido o seu resultado.

Para tanto, é necessário adquirir e cultivar a humildade, para que possamos entender que o conflito que ocorre não tem a proporção enorme que imaginamos, uma vez que nós mesmos não somos tão importantes ou interessantes quanto nosso ego nos faz acreditar.

É necessário que nos reconciliemos com nós mesmos, que enxerguemos nossas próprias fraquezas e limitações humanas, de modo que tenhamos a consciência sobre qual passo podemos dar, e em que momento. O que nos perturba, e afasta a serenidade, é a ansiedade em querer dar o passo maior que a perna, querer colher antes de semear, é a própria fraqueza que nos faz correr desesperadamente atrás da serenidade, ao passo que a serenidade vem com serenidade.

Isto quer dizer que devemos aceitar nossas fraquezas sem buscar superá-las? Jamais. No entanto, o próprio aperfeiçoamento deve ser exercido com serenidade, sem afobação ou expectativas desproporcionais entre o esforço empregado e o resultado esperado.

Mais tarde escreverei mais um pouco sobre como penso que a modernidade aleijou a busca pela serenidade, e nos tornou menos viris neste processo. Aguardo a opinião dos Confrades.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
19-09-2015, 01:42 PM
De fato, o imediatismo reinante na atual sociedade impede as pessoas de atingirem objetivos de médio/longo prazo. As pessoas querem tudo e querem já. Isso gera, além de ansiedade e frustração, um aumento da criminalidade, da imoralidade e de estilos de vida totalmente inconsequentes.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
19-09-2015, 01:49 PM
Todos aqui conhecem o AA. É um grupo com uma proposta parecida com a nossa, só que com foco em apenas um problema pessoal(vício incapacitante em bebida) , ao passo que o nosso leque de problemas incapacitantes é bem maior.

Lá eles tem essa oração, Oração da serenidade :

"Concedei-nos, Senhor, a Serenidade necessária
para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
e Sabedoria para distinguir umas das outras."

Isso não é diferente daquilo
que se prega aqui. É só aplicar, porque o entendimento é fácil.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline thothenki
Livreiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 115 vezes em 66 posts
Posts que curtiu: 6
19-09-2015, 03:12 PM
Desapego é autoconhecimento.

Serenidade é mera consequência.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
Tópicos: 5
Curtido: 6 vezes em 6 posts
19-09-2015, 09:28 PM
(19-09-2015, 01:42 PM)Gekko Escreveu: De fato, o imediatismo reinante na atual sociedade impede as pessoas de atingirem objetivos de médio/longo prazo. As pessoas querem tudo e querem já. Isso gera, além de ansiedade e frustração, um aumento da criminalidade, da imoralidade e de estilos de vida totalmente inconsequentes.

[2]
Além da incapacidade de estimar prováveis consequências de suas ações em curto e médio prazo (nem precisa falar em longo pq ai é geral).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
20-09-2015, 07:19 AM
(19-09-2015, 03:12 PM)thothenki Escreveu: Desapego é autoconhecimento.

2
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 326 vezes em 214 posts
Posts que curtiu: 13
20-09-2015, 08:09 AM
(19-09-2015, 03:12 PM)thothenki Escreveu: Desapego é autoconhecimento.

- Acredito que thothenki com uma frase resumiu o ponto chave do tópico.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Saoshyant
Rabi
**
Tópicos: 9
Curtido: 8 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 5
20-09-2015, 06:36 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-10-2015, 05:16 PM por Saoshyant.)
Olá confrade, belo tópico. Concordo com o que foi dito pelos confrades acima. Deixo aqui minha contribuição, iniciando por um pequeníssimo relato e concluindo com uma breve reflexão.

Após, uma recaída na matrix no mês anterior - por conta de problemas familiares - entrei em uma fase de niilismo, seguida de comodismo, mas em dado momento minha mente começou a racionalizar os fatos (problemas) e de uns dias para cá eu estou enxergando as coisas de modo mais "analítico" e aceitando com mais facilidade os postulados da Realidade.

Essa racionalização à qual me refiro não deve ser confundida com uma simples ponderação ou com uma longa análise estatística dos fatos. Muito pelo contrário, a racionalização que cito é pautada na mera comparação entre "o que vemos" e o "que escutamos". Por meio dessa comparação creio ser possível extrair certo equilíbrio para os momentos de tensão.

Ultimamente tenho comparado mais aquilo que escuto com aquilo que vejo e consequentemente sinto um imenso equilíbrio e resiliência emanando de meu "Eu", até mesmo quando me deparo com sentimentos e frustação ou indignação.

Logo, com tudo isso e com base no que os confrades disseram acima, eu creio que a serenidade só é alcançada mediante um exame imediato - mas, sem imediatismo - da Realidade interior - nossa Realidade - e da Realidade exterior - Realidade do meio.

O resultado dessa autoanálise - que o confrade chamou de autoconhecimento - e dessa análise do meio pode ser bom ou ruim, porém o mais importante para que se alcance tal tranquilidade parece ser a aceitação dos fatos sem se entregar ao comodismo, ou seja, o equilíbrio nato, que emana da própria Realidade.
“Faze da sabedoria a tua provisão para a viagem desde a juventude até a velhice, pois ela merece mais confiança que todos os outros bens.”
- Bias de Priene
[+]
  •
Procurar
Responder

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo