• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Organização bufalesca
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Organização bufalesca
Offline Andarilho
Veterano
Tópicos: 26
Curtido: 4 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
27-09-2012, 09:52 AM
Olá amigos Bufalescos, esse será meu primeiro tópico. Então tenham paciência com esse calouro aqui.

Estou lendo “Os Princípios Que Regem a Interação Social”, ebook que o Spirit heroica e honradamente traduziu e disponibilizou no fórum:
http://legadorealista.com/fdb/showthread.php?tid=1829

De cara já recomendo. Muito bom!

Enfim, um dos pontos abordados na obra é o que considero meu ponto fraco mais evidente: a desorganização. De tempos em tempos eu organizo minha vida e minhas prioridades (busco a ORDEM, segundo o livro). E realmente atinjo uma paz e serenidade quase ZEN. Mas aos poucos vou caindo pro CAOS e minha organização começa a ficar comprometida. Daí, tenho que parar e fazer um Novo Choque de Gestão e de Ordem.

Confesso que meu planejamento é muito melhor que minha execução. Gostaria de ter um perfil mais prático e funcional (conforme demonstra o livro).

Creio que todo mundo deve ter um sistema de controle e gerenciamento de tempo e de ações. Mas qual o sistema ideal? Obviamente é o que FUNCIONA melhor pra cada um.

Experimentei vários que ajudam e me motivam no inicio pra criar ORDEM mas aos poucos vou abandonando e voltando pro CAOS.

Gostaria de ouvir a opinião/relatos dos colegas e saber como vocês planejam e organizam a vida de vocês (curto e longo prazo). Com agendas? Com celulares? Planilhas de Horarios?

Saudações

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Clint
Vivendo a jornada
**
Tópicos: 10
Curtido: 0 vezes em 0 posts
27-09-2012, 10:47 AM
Bem vindo confrade!
O lance é: montar sua grade horária com todas as atividades que você vai fazer durante o dia, aliado as metas que você quer alcançar.

Eu exemplifico:

META: PASSAR NO VESTIBULAR PARA MEDICINA
DIFICULDADE: DIFÍCIL
TEMPO EMPREGADO: O MÁXIMO POSSÍVEL

6h - Acordar/Café da Manhã
7h - Estudar Matéria I
9he30min - Lanche I
9he45min - Estudar Matéria II
12h - Almoço
13h - Estudar Matéria III
15h30min - Lanche II
15h45min - Estudar Matéria IV
18h - Banho/Jantar
19h - Estudar Matéria V
21h - TEMPO LIVRE

* Levando em conta que você não está em um cursinho ou escola.

Digo isso com propriedade que mesmo com todo esse esforço, a meta é difícil e você pode não conseguir de primeira, o lance é insistir.
Passei 1 ano nessa vida, mais ou menos com essa grade horária e não consegui passar em Medicina, é duro, é árduo.

Claro que esse horário é todo voltado a um único objetivo, todo o resto é deixado de lado afim de buscar essa meta. Enfim, resumindo:
- Faça uma grade horária
- Alie a ela seus objetivos de curto e médio prazo
- Nunca faça metas a longo prazo, vide 3,4 anos(afinal voce nao sabe como vai estar daqui a 3,4 anos ou se você vai estar vivo até lá)
- Deixe os finais de semana(pelo menos 1 dia) para descansar.

"A satisfação está no esforço e não na realização".

- Filhote trabalhando forte para ser um Búfalo -
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Homem Sem Medo
Veterano
Tópicos: 33
Curtido: 4 vezes em 4 posts
27-09-2012, 11:07 AM
O ano passado fiz uma lista de objetivos para o ano, persegui eles e fui ticando os alcançados, esse feedback me deu uma satisfação imensa. Por exemplo:
OBJETIVOS 2013
- Emagrecer 10kg (objetivo)
caminhar 5km 3x por semana (ação)
fazer natação 2x / semana (ação)

- Passar no concurso XYZ
estudar apostila matematica (ação)
estudar apostila ingles (ação)

E pro dia a dia uma planilha semanal com as tarefas importantes do dia, independente do horário, pra não ficar bitolado, o foco é executar e ticar, alinhando os objetivos anuais com ações na semana.
Ex: Segunda - Caminhada / Estudar Ingles
Terça - Natação / Estudar Matematica
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
27-09-2012, 11:22 AM
Toda vez que alguém menciona organização de horários e agenda, eu lembro do quão desorganizado sou. facepalm:

Mas se querem uma dica de um lugar com inúmeras dicas de organização pessoal, eu recomendo os artigos do blog do Augusto Campos, www.efetividade.net
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
27-09-2012, 03:19 PM
Eu normalmente traço planos de metas semestrais. Sou muito disciplinado na parte financeira e sempre tenho conseguido cumprir com as mestas nessa área ou até mesmo ultrapassá-las. Nas outras áreas eu às vezes ainda deixo a desejar. Ultimamente ando com muita preguiça de estudar, a não ser que o assunto me interesse pessoalmente.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Richter
Búfalo
**
Tópicos: 21
27-09-2012, 07:55 PM
No meu caso, o que eu demorei p/ aprender foi a importância da organização do espaço físico.
Ter um cômodo ou um cantinho no quarto só p/ estudar ajuda muito no rendimento e na hora de eliminar a preguiça. Manter o ambiente organizado ajuda a mente se organizar tbm, o segredo é não acumular trecos inúteis no lugar onde se estuda, apenas o necessário.

Outra coisa que me ajuda é deixar sempre à mão um pequeno acervo de anotações, vídeos, imagens e tudo mais que for útil p/ me lembrar o motivo de estar ali torrando os meus neurônios, ótimo p/ me fazer "pegar no tranco" nos dias em que to podre de preguiça.

Na parte de formular metas e objetivos, costumo planejar a longo prazo e depois dividir em objetivos menores p/ que eu veja a coisa caminhando (pelo menos no meu caso, um dos maiores fatores de desistência era a sensação de estar andando em círculos).

O Mandrake criou um tópico muito bom sobre como formular objetivos, mesmo cada um tendo seu jeito, aquelas informações são úteis p/ todo mundo.
"O exemplo é a escola da humanidade e só nela os homens poderão aprender."
Edmund Burke
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rudolf
Búfalo
**
Tópicos: 8
05-03-2015, 07:22 AM
Estou utilizando a seguinte forma para manter meus objetivos organizados:

Coloquei um calendário em meu quarto e ao lado um plástico (desses de pasta tipo catálogo). No dia anterior eu escrevo a data do dia seguinte e o que eu preciso fazer naquele dia.

Ex.: malhar, ir pra faculdade, ir no banco, pesquisar sobre tal assunto, estudar, etc (não necessariamente nessa ordem).

Ao final do dia, eu vejo se cumpri todos os objetivos que teria que fazer naquele dia. Se sim, marco no calendário uma estrela (pode ser qualquer outro símbolo de sua preferência) neste dia. Se não, marco um X.

A ideia é: se os X's estiverem se acumulando, quer dizer que não estou cumprindo meus objetivos da forma que deveria, ou seja, estes são dias perdidos. Quando você olhar no calendário e ver aquele X, saberá que foi um dia de sua vida que foi "perdido". Isso te motivará a não mais "perder dias" da minha vida.

Obs: pode me dar a pá por desenterrar o tópico.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline kurose
Búfalo
**
Tópicos: 16
Curtido: 1 vezes em 1 posts
05-03-2015, 01:31 PM
Marcado
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Legiao
Veterano
Tópicos: 8
Curtido: 42 vezes em 27 posts
05-03-2015, 01:54 PM
De 02 anos pra cá,onde consegui me libertar do inferno M$olzístico, e estou solteiro tenho conseguido me organizar melhor. Quando é só com você que tem que se preocupar,isso lhe permite mais tempo,consequentemente uma disciplina maior,por exemplo na parte financeira. Voltei a fazer cursos na minha área,coisa que pelos infernos
pelos quais eu passava,não tinha tempo e nem cabeça. Sempre fui organizado desde de moleque,aprendi a me virar muito cedo e dessa forma nunca dependi de mulher pra
nada...hoje tenho condições de pagar empregada,lavadeira,etc..mais quando mais novo fazia tudo isso na boa,sem problemas. Com a organização que consegui estabelecer no meu tempo,hoje me permito jogar minha bolinha finais de semana,fazer curso,viajar,etc..
No mais estou reestruturando minha vida financeira as poucos,projetando em um futuro próximo ter a tão sonhada independência financeira!!
[+]
  •
Procurar
Responder

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo