• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Saiba porque a posição fetal pode salvar sua vida em uma queda de avião
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Saiba porque a posição fetal pode salvar sua vida em uma queda de avião
Offline Smith
#PAZ
Tópicos: 214
Curtido: 560 vezes em 266 posts
Posts que curtiu: 305
30-11-2016, 01:25 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-11-2016, 01:33 PM por Smith.)
Créditos à Marília Schuh, do blog Tudo e Todas (tudoetodas.com.br).

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na madrugada de terça-feira, 29, o avião que levava a equipe da Chapecoense à Colômbia, para disputar a final da Copa Sul-Americana, sofreu uma queda possivelmente causada por pane elétrica. No entanto, até o momento, a real causa do acidente ainda não foi divulgada.

Dos 77 ocupantes da aeronave, apenas seis sobreviveram. Entre eles, está o comissário de bordo boliviano Erwin Tumiri, que, em recente entrevista ao jornal La Razón, afirmou que escapou da morte ao seguir o passo a passo das etapas das recomendações de segurança em casos de acidentes aéreos:

"Sobrevivi porque segui os protocolos de segurança. Na hora, com o pânico, as pessoas se levantaram de seus assentos e começaram a gritar. Eu coloquei as malas entre as minhas pernas e fiquei em posição fetal, o que é recomendado em casos de acidentes."

[Imagem: erwin-tumiri.jpg?quality=70&strip=all&w=...381&crop=1]
O técnico da aeronave Erwin Tumiri sobreviveu à queda do avião ao aderir a posição fetal, indicada em situações de acidentes aéreos

Essa não foi a primeira vez que esse procedimento salvou a vida de alguém. Em 2009, quando o voo 1549, da US Airways, fez um pouso forçado no rio Hudson, em Manhattan, todos os 155 ocupantes da aeronave que respeitaram e seguiram as recomendações de segurança, aderindo à posição de queda, sobreviveram ao acidente.

Por que a 'posição fetal' pode salvar sua vida?

[Imagem: 52398-7777773.jpg]

A 'posição fetal', ou posição de queda, é quando a pessoa fica agachada, com as pernas e os pés juntos (os pés devem ficar abaixo do banco do avião, pois assim é possível evitar fraturas nos tornozelos e nas canelas), e encosta o peito na coxas, como se estivesse apoiado sobre as pernas. Neste caso, a cabeça deve ficar entre os joelhos e as mãos por trás da mesma, protegendo-a de objetos que podem machucar. Também é importante permanecer com o cinto de segurança.

Essa posição é a mais indicada em casos de acidentes aéreos porque, desta forma, você protege a si mesmo com seu próprio corpo, servindo de escudo para maiores impactos. Além disso, o fato de seu corpo permanecer 'todo junto' faz com que o impacto não se espalhe pelos membros com maior intensidade, concentrando o mesmo em 'um só lugar' e diminuindo as chances de fraturas mais graves.

>> Siga as recomendações de segurança à risca!

Além dessa instrução, quem costuma andar de avião com frequência (e também quem não costuma) precisa estar atento a todas as recomendações de bordo e, mais do que isso, realmente seguir o passo a passo indicado. Por isso, sabendo da importância dessa atitude, reunimos algumas dicas de segurança que vão te ajudar a enfrentar momentos de pânico como o encarado em uma queda de avião:

- Em primeiro lugar, leia os cartões de segurança e ouça os discursos pré-voo e pós-queda. Mesmo que você ache que já sabe tudo, está enganado. Cada companhia aérea e cada avião pode ter recomendações diferentes;

- Vista uma roupa confortável. Caso ocorra algum tipo de acidente, você estará preparado para agir rapidamente;

- Coloque o cinto de segurança e permaneça com ele até o avião pousar;

- Tente não entrar em pânico. É difícil em uma situação como essa, mas também é importante que você lembre que se preparou e sabe o que fazer. Mantenha a calma e tente pensar racionalmente;

- Proteja-se da possível fumaça (para isso, utilize um pedaço de pano, de preferência úmido) e coloque a máscara de oxigênio. Se o avião estiver caindo e o oxigênio da cabine for comprometido, você terá no máximo 15 segundos de ar para respirar;

- Coloque a bagagem abaixo do assento à sua frente; isso pode evitar que suas pernas fiquem presas embaixo dele;

- Siga as recomendações de segurança, aderindo à 'posição fetal' e respeitando seus próprios limites.

Fonte: http://www.tudoetodas.com.br/post/porque...ueda-aviao
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline hellblazer
Búfalo
**
Tópicos: 7
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
30-11-2016, 03:09 PM
Eu estudo em outro estado, sempre quando volto pra SP nas férias utilizo avião

Mesmo sendo um voo curto ( 1hr até Guarulhos ), realizo essas preocupações, além disso, gosto de pegar os ultimos assentos para maximizar essa segurança, na hora de desembarcar é horrivel mas só de saber que não dei chance para o possivel azar ja me faz sentir satisfeito por ter viajado sabendo que estava em segurança.
''O mundo que você vê, que você toca, que você cheira, que você sente, é nada mais do que um palco. Seres humanos são menos que atores. Marionetes manipuladas por um sem número de anjos e demônios envolvidos em jogos de poder , ou simples passatempos''
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Avenger
Beserker
Tópicos: 0
Curtido: 121 vezes em 89 posts
Posts que curtiu: 278
30-11-2016, 03:46 PM
O brabo é, na hora do desespero, as pessoas terem sangue frio para lembrar e seguir as recomendações de emergência. O cara que se salvou ali trabalha todos os dias no avião, na cabeça dele essas indicações devem estar bem mais presentes do que na dos passageiros, mesmo um time de futebol que viaja bastante. Como o próprio boliviano destacou, as pessoas levantavam-se dos lugares e gritavam desesperadas. Na hora do pânico nossa reação pode ser imprevisível.

A respeito do pouso forçado do avião no rio Hudson, se não me engano tá pra sair um filme com o Tom Hanks sobre essa história, e das implicações judiciais que teve, porque parece que queriam culpar o piloto, dando a entender que ele jogou o avião no rio sem necessidade, que seria possível chegar ao aeroporto. Estou curioso pra ver esse filme.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Chris Kyle
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 76 vezes em 53 posts
Posts que curtiu: 12
30-11-2016, 04:22 PM
Levando em consideração que tem pessoas que quando está vindo um carro na sua direção para lhe atropelar, a pessoa trava e não faz nada...lembrar disso na hora do pânico no avião é para poucos...

Fico até imaginando o que aconteceu...o avião ficou sem combustível, com isso os motores pararam e ficou um silêncio, logo depois acabou a energia e tudo ficou escuro...2 começam a gritar e todo mundo adere ao grito sem escutar ninguém que fale "fiquem nos assentos"...morte certa na cabeça da maioria no avião...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline hellblazer
Búfalo
**
Tópicos: 7
Curtido: 1 vezes em 1 posts
30-11-2016, 06:06 PM
Por isso que eu sou a favor de todos participarem do serviço militar.

Aprendi muita coisa a respeito de trabalhar sobre pressão e lidar com o choque da situação, lógico que não se compara com um sinistro de avião, mas o psicológico não da bobeira nessas coisas que fornecem riscos, muitos ficam relaxados e quando acontece essas coisas entram em pânico pq não esperam.
''O mundo que você vê, que você toca, que você cheira, que você sente, é nada mais do que um palco. Seres humanos são menos que atores. Marionetes manipuladas por um sem número de anjos e demônios envolvidos em jogos de poder , ou simples passatempos''
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Electro
Sr. hamster
**
Tópicos: 4
Curtido: 2 vezes em 2 posts
30-11-2016, 07:35 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-11-2016, 07:37 PM por Electro.)
(30-11-2016, 03:46 PM)Avenger Escreveu: O brabo é, na hora do desespero, as pessoas terem sangue frio para lembrar e seguir as recomendações de emergência. O cara que se salvou ali trabalha todos os dias no avião, na cabeça dele essas indicações devem estar bem mais presentes do que na dos passageiros, mesmo um time de futebol que viaja bastante. Como o próprio boliviano destacou, as pessoas levantavam-se dos lugares e gritavam desesperadas. Na hora do pânico nossa reação pode ser imprevisível.

A respeito do pouso forçado do avião no rio Hudson, se não me engano tá pra sair um filme com o Tom Hanks sobre essa história, e das implicações judiciais que teve, porque parece que queriam culpar o piloto, dando a entender que ele jogou o avião no rio sem necessidade, que seria possível chegar ao aeroporto. Estou curioso pra ver esse filme.
Eu acho que esse filme já existe, se não é sobre o mesmo pouso ao menos a história é exatamente a mesma, o filme é com o Denzel Washington, o nome é "O voo".

Edit: ah não, agora que eu li direito vi que você falou sobre rio, então não é o mesmo caso, mas o filme é bem parecido, um piloto faz um milagre fazendo um pouso forçado e salvando o pessoal e depois a companhia aérea tenta culpar ele.

Esse cara acabou de dar uma entrevista para o Fantástico e disse que isso é mentira, ele não ficou em posição fetal, ele disse que na verdade eles nem sabiam que o avião estava caindo até que ele caiu, eles achavam que estava acontecendo um pouso normal. O surpreendente é que não aconteceu praticamente nada com o cara, só estava com uma tala no pescoço e um band-aid no queixo, enquanto o pessoal morreu e os que sobreviveram pelo que sei 1 teve que amputar uma perna, 1 lesionou a coluna e deve ficar sem andar e outro teve várias lesões/fratura, estava com traumatismo craniano e em coma, é muita sorte o cara praticamente não se machucar.

Agora parando para pensar melhor nessa frase que supostamente disseram como se fosse ele "Sobrevivi porque segui os protocolos de segurança. Na hora, com o pânico, as pessoas se levantaram de seus assentos e começaram a gritar. Eu coloquei as malas entre as minhas pernas e fiquei em posição fetal, o que é recomendado em casos de acidentes." inventaram que o cara ficou nessa posição, inventaram que os passageiros ficaram fora de controle, pulando, gritando e desesperados, provavelmente falaram isso para jogar a culpa nos jogadores e tentar acobertar o erro da companhia aérea e do piloto já que nem avisaram para os passageiros que iriam cair, talvez se eles soubessem que iria cair e ficassem nessa posição fetal mais alguns poderiam estar vivos agora.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Chris Kyle
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 76 vezes em 53 posts
Posts que curtiu: 12
05-12-2016, 08:38 AM
Vi a entrevista ontem também, lamentável a mídia inventar história só para ter audiência...o cara até falou que aquela entrevista no fantástico era a primeira vez que ele estava falando com alguém...

Mas o cara teve sorte mesmo...na verdade todos que sobreviveram tiveram sorte, pelos destroços do avião, não era para sobrar ninguém...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
05-12-2016, 02:28 PM
Também acabei de assistir a entrevista:

E a conclusão que eu tirei foi EXATAMENTE A MESMA que você:

Citar:Agora parando para pensar melhor nessa frase que supostamente disseram como se fosse ele "Sobrevivi porque segui os protocolos de segurança. Na hora, com o pânico, as pessoas se levantaram de seus assentos e começaram a gritar. Eu coloquei as malas entre as minhas pernas e fiquei em posição fetal, o que é recomendado em casos de acidentes." inventaram que o cara ficou nessa posição, inventaram que os passageiros ficaram fora de controle, pulando, gritando e desesperados, provavelmente falaram isso para jogar a culpa nos jogadores e tentar acobertar o erro da companhia aérea e do piloto já que nem avisaram para os passageiros que iriam cair, talvez se eles soubessem que iria cair e ficassem nessa posição fetal mais alguns poderiam estar vivos agora.

Também penso isso.

Agora vamos calcular o seguinte: Eram 77 passageiros. Destes 77, todos eles estavam acostumados a viajar de avião com grande frequência devido à suas carreiras (tanto os tripulantes, quanto repórteres e atletas).

Todos eles já deviam estar cansados de ver aqueles avisos e placas de segurança que colocam nos bancos de cada avião (até em ônibus existem esses avisos de segurança, sobre o que fazer em caso de emergência, quem pega busão direto tá cansado de ver isso).

Vamos pensar em estatísticas, se o avião está em queda e todos os passageiros possuem ciência disso, como diabos, de 77 passageiros, apenas UM iria tentar o protocolo de segurança? Porque a mulher que sobreviveu ao acidente que também era funcionária do avião não tentou o tal protocolo também?

É questão matemática. De 77 pessoas, pelo menos umas 20 ou 30 ali teria tentado se proteger de alguma maneira seguindo as instruções de segurança.

Se aproveitaram da excelente integridade física do Erwin Tumiri após o acidente para inventarem essa história para tentar limpar um pouco a barra da própria empresa.

Erwin Tumiri ficou inteiro por SORTE e não por protocolo e segurança.

O culpado foi o próprio piloto, que assassinou 70 pessoas e se suicidou, em consequência da ganância de economizar uns bolívares a mais com justamente aquilo que não poderia economizar: o combustível do avião.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
06-12-2016, 10:49 AM
Pra mim foi culpa do piloto e da companhia aerea, que será processada judicialmente.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
06-12-2016, 11:42 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-12-2016, 11:49 PM por Marcílio.)
(06-12-2016, 10:49 AM)Mandrake Escreveu: Pra mim foi culpa do piloto e da companhia aerea, que será processada judicialmente.

Pior que essas porras nem divulgam pra saber qual é histórico da companhia área a pessoa vai viajar.

Com Messi, Argentina correu mesmo risco da Chape e se "salvou" por 15 minutos

Dono de empresa que levava Chapecoense, piloto queria transportar Seleção Brasileira
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
09-12-2016, 12:15 PM
Essa tal de Lamia aí tinha que ser empresa que transporta a galera do congresso de Brasília, aí sim trollface
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Saiba como aprender novas línguas (Método Pimsleur) Henry Volk 14 4,988 27-10-2016, 12:12 PM
Última Mensagem: Henry Volk
  Stress, insônia, fase complicada da vida. Alguém pode orientar? DiCaprio 18 3,847 18-05-2015, 11:22 AM
Última Mensagem: Josey Wales
  O que você pode aprender em 10 minutos que servirá para o resto de sua vida? 1001 Test Drives 19 10,290 18-02-2014, 06:06 PM
Última Mensagem: Aquiles
  E você paspalho, sabe salvar vidas? Tyler Durden 11 3,988 24-03-2013, 12:15 AM
Última Mensagem: wilkson RC
  Guia: No Pior dos Casos: Queda de Elevador/Apagão Appollo 14 8,787 12-11-2012, 01:34 PM
Última Mensagem: Tom

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo