26-07-2015, 07:48 AM
vale discutir mais uma vez
|
QUANDO A CAUTELA PREJUDICA MAIS QUE AJUDA?
|
|
26-07-2015, 08:08 AM
- Cautela é agir com prudência.
- Vou usar uma frase do livro: O Homem Mais Rico da Babilônia. - Frase: "É melhor uma pequena cautela do que um grande remorso". Mathon - O emprestador de dinheiro da Babilônia. - Acredito que tudo na vida, tenha que ter um planejamento (muitos até vão discordar de mim) entretanto, tem que ter. Uma hora ou outra você terá que improvisar, mas, sempre improvisar e ficar no paliativo, também não resolverá nada a longo prazo. - Muitos confundem cautela com o medo. Sendo assim, ficam estagnados. - Vou deixar o meu exemplo de cautela pessoal: Iria fazer faculdade no começo do ano, pensei assim "Estou com orçamento apertado, vou aguardar uns 6 meses e ao mesmo tempo juntar uma quantia de 6 mensalidades para que possa estudar tranquilo". - Moral da história: Se fizesse justamente ao contrário, teria me ferrado. - Conclusão: Tem que haver cautela seguida de um planejamento e objetivos concretos. Pelo menos comigo, sempre deu certo.
26-07-2015, 09:26 AM
Rooster, se for possível leia o tópico inteiro, vale o esforço.
Tópico: A grosso modo eu tento minimizar riscos, me aprontar o máximo que posso. E percebo que talvez esteja cometendo o erro do cara no exemplo que o cabra citou. Risco sempre há, mas há diferença entre saber minimizá-lo e ir adiante com passos mais lentos se adaptando e examinando onde pisa, a ficar distante planejando e pensando como um consultor da própria vida, que nada faz além disto. É algo que venho tentado enfrentar aos poucos.
26-07-2015, 01:51 PM
Cautela não é sinônimo de covardia, vc tem que pesar os pós e os contras. Como deu certo na hora que vc investiu, poderia ter perdido tudo.
26-07-2015, 03:52 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-07-2015, 03:54 PM por Daredevil.)
Cabraman, seu empreendimento deu certo? Gostaria de saber mais sobre essa experiência.
O que eu aprendi nessa vida é que ação é sempre melhor que inação, nossos familiares na intensão de nos proteger as vezes querem que não nos arrisquemos muito quando temos certa estabilidade, mas cabe a nós escolher entre investir e correr riscos pra subir na vida, ou manter o padrão de vida, pra mim a segunda opção é quase sempre medo de viver a vida, eu não quero me arrepender de não ter feito algo. O problema de ser muito cauteloso, é que você passa a achar que tudo tem um momento perfeito pra ser feito, mas esse momento nunca chega, isso não existe, você deixa de agir, pra ficar pensando e pensando, e é aí que a cautela te torna um procrastinador.
28-07-2015, 04:25 AM
(26-07-2015, 03:52 PM)Daredevil Escreveu: Cabraman, seu empreendimento deu certo? Gostaria de saber mais sobre essa experiência. continuamos sim. tivemos uma leve oscilação no primeiro trimestre de 2015, mas parece que fecharemos melhor que 2014
02-08-2015, 09:59 PM
Nenhum passo e dados sem os olhos, sendo a coisa nem e quase cautela nas coisas. E sim inteligencia a usar.
Forma: estudo de campo no que vai investir, porque toda empresa faz estudos de campo, estudos com Usuários a usar o seu produto, estuda local, merchandising. Leva ao stress o produto testado para sua sobrevivência no mercado assim e abertura de um negocio, vc abrir algo como se jogasse dinheiro ao vento, ou por pura especulação de mercado e atraso. Um pequeno exercicio a pensar se fosse abrir algo hoje, abriria algo que as pessoas precisam e sentem necessidade constante, algo que sempre estaria ali porque este empreendimento e focado na área de prestação de serviço para algo que sempre precisaria de manutenção um exemplo ramo de automóveis , uma área alinhamento e troca de óleo, baterias, serviços de manutenções básicas , claro existe aos montes, mas atraves de um estudo de local vc consegue colocar ali o negocio onde outro não alcançou, que o cliente não precise viajar para outro bairro ou cidade para fazer a manutenção do seu automóvel, estudo de mercado e preços esse faz a diferença e junto a qualidade com certeza a cartela de cliente aumentara sempre e fidelidade. Tudo e foco e estudo no que se empreende financeiramente.
02-08-2015, 10:03 PM
Cauteloso não é aquele que simplesmente não age, mas aquele que age de forma prudente, no momento oportuno e após estudar os riscos. Evidentemente, que este irá se expor muito menos do que aquele que age impulsivamente.
O problema é aquele que simplesmente não se presta a nada, mas este não é cauteloso, é apenas alguém medroso. Gênese distinta, e que nada tem a ver com a terminologia da expressão "cautela". Isso é algo muito pessoal. Na verdade, é como cada um interpreta os ricos inerentes de uma determinada ação. Existem alguns que possuem maior capacidade de suportar os riscos, outros preferem um bote certeiro. Mas é consenso que o medo apequena o homem. Ultimamente, principalmente por causa da crise, tenho seguido a filosofia do Alborghetti: "Ganhe pouco mas ganhe sempre". Cumpre salientar, que as reflexões do tema excedem a esfera dos investimentos pessoais e integram o próprio planejamento da vida de cada um.
03-08-2015, 12:36 AM
Lembrei de uma das melhores cadeiras que fiz na faculdade, que foi Gestão Empreendedora. Nessa cadeira aprendemos como montar um negócio.
Em uma dessas aulas o professor pediu o que era preciso para montarmos um negócio próprio. Os alunos iam falando e ele ia escrevendo no quadro. Falaram que era preciso dinheiro, uma boa ideia, um bom lugar, entre outras coisas do tipo. Depois que terminamos o professor falou que não tinhamos falado o mais importante e que sem ele você pode tudo pra abrir uma empresa, mas que se não tiver ele, não o fará. Aí ele disse que o mais importante era CORAGEM. |
| usuários a ver este tópico: |
| 1 Visitante(s) |