• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros [dicas] Condução de moto!
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[dicas] Condução de moto!
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
***
Mensagens: 2,228
Tópicos: 170
Curtido: 14 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Aug 2012
#1
24-04-2013, 09:30 AM
Pessoal, um dos maiores benefícios que a Real me trouxe foi na área financeira.

Até o ano passado eu tinha um belo carrão que comia boa parte do meu salário. Aí deixei de ser bobo, fiquei mais sovina (não que nem o barão, mas tá valendo) e resolvi comprar uma moto.

A meses venho economizando $$$$$ e tempo deixando meu carro em casa e andando de CGzinha. Contente e feliz da vida com seus 30 e poucos Km/l.

Maasss, como nem tudo é flor o risco de perder a vida aumentou, e consequentemente seguir alguns conselhos é bom nesse sentido.

Vou deixar aqui então pros confrades algumas dicas de condução segura de motos. Dessa maneira, podemos preservar a vida de nossos confrades, HOMENS DE VERDADE. Porque de mangina esse mundo já tá cheio...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
***
Mensagens: 2,228
Tópicos: 170
Curtido: 14 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Aug 2012
#2
24-04-2013, 09:32 AM
A melhor moto do mundo é sucata – ou vai ser logo, logo a menos que você saiba como usá la. O mais potente equipamento de alta performance que existe está bem entre as suas duas orelhas.
Para ajudar a programá-lo com as informações certas, juntamos 50 potenciais dicas de sabedoria de experiência das ruas.
Algumas você vai conhecer, outras, não. Todas valem a lembrança, valem memorizar bem. Quando se fala de andar de moto pelas ruas, as dicas da MSF (Fundação norte-americana para a Segurança dos Motociclistas ) tem a melhor idéia: Quanto mais você sabe, melhor para você.


1. Pense que ninguém te vê. Porque para a maioria dos motoristas, você é invisível, mesmo! Nunca faça um movimento imaginando que o outro motorista está vendo você, mesmo que você tenha acabado de ver seus olhos. Motos muitas vezes não fazem parte das cabeças de quatro rodas.

2. Seja paciente. As conseqüências de encarar um erro ou uma dismeretriz no transito começa mal e sempre acaba PIOR. Finja que foi a sua mãe que fez aquela barbeiragem e perdoe a falha.

3. Ponha roupas para encarar um acidente, não uma piscina ou uma festinha de verão. Com certeza, a padaria do bairro é uma viagem de 5 minutos, mas ninguém está planejando comer ASFALTO, está? As roupas modernas de tecidos ventilados significam que 40 graus à sombra não são desculpa para camisetinhas e shortinhos de surfista (aliás, você pega onda?)

4. Espere o melhor, mas esteja preparado para o pior. Esteja pronto para a fechada, para uma surpresa que nunca deve ser inesperada. Não existe “apareceu de repente”, “veio do nada” ou “eu achei que ele ia.”.

5. Deixe seu ego em casa. As únicas pessoas realmente interessadas em saber se você estava mais rápido que o outro na avenida são o policial e o Detran.


6. Preste atenção no que está fazendo. É verdade, tem uma gatíssima de shortinho curtinho do outro lado da rua. Enquanto isso, tem um ônibus na sua frente parando de repente para um tiozinho que fez sinal em cima da hora fora do ponto. Se ligue!

7. Espelhos mostram só uma parte do ambiente. Nunca mude de direção ou de faixa sem olhar para trás para confirmar que você realmente pode virar ou mudar de faixa.

8. Seja paciente. Espere mais um ou dois segundos antes de entrar na pista, começar a andar ou sair para ultrapassar. Você é pego pelo que NÃO VIU! Aquela olhadinha a mais vai salvar sua pele.

9. Preste atenção na diferença de velocidade. Passar por carros ao dobro de sua velocidade ou mudar de pista para passar por um monte de carros parados é somente um jeito mais rápido de conhecer São Pedro (sé que algum dia você vai conhecê-lo!).

10. Cuidado com a calçada. Um monte de surpresas acaba chegando das calçadas: Sacos com objetos dentro, pregos, antenas de TV, tijolos, escadas, sofás velhos, escolha o que quiser! Procure problemas nos cantos e não ande junto à calçada, você está no tráfego.

11. Carros entrando à esquerda ainda são os maiores assassinos de motociclistas. Não ache que o motorista vai esperar passarem todos os motociclistas antes de se enfiar à esquerda, não. Eles também estão tentando ser rápidos!

12. Cuidado com carros passando no vermelho. Os primeiros segundos após o sinal mudar são os mais perigosos. Olhe SEMPRE para os dois lados antes de cruzar o semáforo.

13. Olhe os espelhos. Olhe os espelhos sempre que mudar de faixa, diminuir a velocidade ou parar. Esteja pronto para se mover se o outro veiculo for ocupar o espaço onde você está.

14. Deixe espaço na frente. No Brasil se anda sempre MUITO colado. A regra geral que se usa pelo mundo é de 3 segundos de distância do veículo da frente. Melhor ainda se você observar tudo que aparecer na sua frente para os próximos
12 segundos (no horizonte). Todos os seus problemas estão aí dentro desses espaços.

15. Cuidado com os carros equipados. Eles são rápidos e seus motoristas agressivos. Não imagine que você passou por ele e que está tudo resolvido, ele está logo aí atrás. Você pode acabar como um novo modelo de grade frontal do carrão dele.

16. Entrar em curvas em alta velocidade machuca. É a maior causa de acidentes com motociclistas sozinhos em estradas sinuosas e pistas de corrida. “Entre devagar, saia rápido” é há muitos anos a regra dos campeões das pistas.

17. Não acredite na polícia florestal. Se na área onde você está podem aparecer animais, não vá pensar que a polícia rodoviária ou florestal vai conseguir tirar cada um deles da sua frente. Vá devagar, olhe para as margens da Estrada e fique vivo.

18. Já está muito tarde para você começar a usar os dois freios. O dianteiro faz a maior parte da parada, mas um pouco de traseiro na entrada das curvas pode acalmar uma moto nervosa.

19. Mantenha SEMPRE o freio dianteiro coberto. Economize um segundo no tempo de reação a 85 km/h e você pode parar 30 metros antes (é talvez até conseguir escapar do impacto). Será que vale a pena? Pense!

20. Olhe para sua trajetória. Use o milagre da fixação de objetivo em seu próprio benefício. As pesquisas mostram que a moto vai para onde você olha, então olhe para a solução no lugar de olhar para o problema.

21. Mantenha seus olhos em movimento. O tráfego está sempre mudando,portanto continue sempre procurando por problemas. Não trave seus olhos em um só ponto por muito tempo a menos que você esteja realmente em problemas sérios.

22. Pense antes de agir. Avalie com cuidado a situação quando pensar em ultrapassar rapidinho aquele táxi está a 15 km/h numa área com limite de 60 km/h ou você pode acabar com sua cabeça dentro do carro que virou à esquerda “do nada”.

23. Não olhe para o chão – levante sua cabeça. É sempre tarde para fazer qualquer coisa quando o problema está a 10 metros. Olhe lá longe e mude a direção.

24. Preste atenção em seu caminho. A maioria dos acidentes acontecem durante os primeiros 15 minutos de seu trajeto, abaixo de 60 km/h, em um cruzamento ou via secundária. É, exatamente, por onde você passa toda hora.

25. Pare totalmente em cada placa “PARE”. Isso, ponha seu pé no chão. Olhe de novo. Qualquer outra maneira de fazer isso força uma decisão imediata sob pressão sem tempo para identificar uma situação de risco.

26. Nunca entre às cegas num corredor de trânsito parado. Os carros devem estar parados por alguma boa razão, e você pode não vê-la até que seja tarde demais para fazer alguma coisa. Não ande a mais de 30 km/h acima da velocidade dos outros veículos. Se estiver a 40 km/h, você vai ver que cair no meio do transito não é assim tão confortável.

27. Não abrace um urso! Se você pesa 50 kilos, por favor não tente encarar uma estradeira-monstro de 400 kilos! Se você tem só um metro e meio de altura, tem certeza que precisa uma altíssima bigtrail? Pega leve!

28. Procure pelas portas de carros que se abrem no tráfego. E acertar um carro que desvia de uma porta aberta é exatamente tão dolorido quanto o primeiro caso.

29. Não entre numa rotina de cruzamentos iguais. Procure uma placa “PARE” depois de uma longa série de esquinas em preferência para você. Se você está imaginando que o trafego vai parar pra você, vai acabar encarando uma surpresa no mínimo bem dolorida.

30. Tenha espaço para se movimentar quando trafegar em grupo. Pilotar dentro de um amontoado grupo de motos é um bom meio de acabar no meio do mato fora da estrada. Qualquer grupo de motos que valha a pena acompanhar terá um ponto de encontro marcado à frente para reencontrar os “desgarrados”.

31. Dê tempo para seus olhos se acostumarem. Vá devagar e com farol baixo até que seus olhos se acostumem com a escuridão ao sair de lugares muito iluminados. Fechar um dos olhos até chegar ao local escuro também ajuda, senão você estará dirigindo às cegas por uns 2 quilômetros!

32. Domine a meia-volta. Pratique este retorno apertado até ficar bom. Ponha suas nádegas na beirada do banco no lado contrário à curva e deite a moto para dentro da curva, usando seu corpo como contrapeso enquanto gira em cima da roda traseira.

33. Quem colocou uma placa “PARE” no meio dessa subida? Não entre em pânico. Use o freio traseiro para manter a moto no lugar enquanto usa o acelerador e embreagem para sair sem problemas.

34. Se parece escorregadio, então é mesmo! Um trecho de chão suspeito pode ser só mais uma mancha. Manteiga? Cascalho? Óleo? Pode não ser nada, mas é melhor diminuir ANTES de pisar num sabãozão ou em nada.
Aqui vale um comentário importante: há poucos dias um colega motociclista sofreu uma queda por causa de uma faixa pintada de preto na Rodovia Fernão Dias (São Paulo-Belo Horizonte). O fato é que a irresponsabilidade do pessoal que decidiu pintar as faixas no lugar de QUEIMÁ-LAS COM FOGO levou a um grave acidente, que dessa vez por MUITA SORTE não tirou a vida do motociclista. A aderência sobre TODAS AS FAIXAS é reduzida e por isso um mínimo delas deve existir sobre a pista e as mesmas não podem estar DISFARÇADAS à visão do condutor de qualquer veículo. Fica o alerta: NUNCA TRAFEGUE sobre as faixas: Uma faixa branca da melhor qualidade tem em sua composição milhares de microesferas de vidro altamente escorregadias polvilhadas depois de aplicada a faixa em altíssima temperatura, tornando-a a maior inimiga do motociclista (depois do administrador de vias de tráfego irresponsável, é claro).

35. BUM! Estouro de pneu! E agora? Sem movimentos bruscos. A moto não estará feliz, então se prepare para usar um pouco de músculos para manter a trajetória. Alivie o acelerador e use freio bem leve com a roda boa e vá procurando a melhor direção para sair da pista. Agora, pode voltar a respirar.

36. Pingos na viseira? Começou a chover. O asfalto umedecido é muito mais escorregadio que depois de uma chuva tropical e você nunca sabe o quanto está liso. Use máxima concentração, cuidado e suavidade nos controles.

37. Emocionado? Já dizia o velho ditado: “Quando a cabeça não pensa, o corpo é quem paga”. As emoções são tão fortes quanto qualquer droga, então observe a você mesmo quando for sair. Se você está nervoso, triste, exausto ou ansioso, sente e conte até 10 mil.

38. Vista uma roupa. Ponha roupas que sirvam bem em você e ao tempo. Se você está muito frio ou muito quente ou brigando com uma jaqueta onde cabem dois de você, você já está em problemas.

39. Deixe seu iPod em casa. Você não vai ouvir o caminhão de cimento a tempo se estiver ouvindo a banda “Calypso”, a única coisa que vai ficar atraente são seus fones de ouvido para o pessoal da SALA DE CIRURGIA.

40. Aprenda a fazer desvios de emergência. Esteja pronto para fazer dois desvios de emergência em seguida. Desvie de um obstáculo pela esquerda e logo em seguida de volta à sua trajetória original. A moto vai seguir seus olhos, portanto olhe para o caminho e não para os obstáculos. Pratique isso até que seja um reflexo normal, sem pensar.

41. Seja suave em baixa velocidade. De nada adianta sua enorme agilidade se você estiver devagar. Tire as forças dos movimentos com um trabalho leve nos freios traseiros. Isso minimiza muito indesejáveis transferências de peso e facilita alinhar e posicionar a moto exatamente onde e como desejamos.

42. Piscar luz de freio é uma boa. As setas e luzes de freio dos outros veículos te chamam a atenção, não é verdade? Pisadinhas leves no pedal ou toques rápidos na manete do freio dianteiro antes de realmente frear sua moto vão alertar o trafego atrás.

43. Cruzamentos são perigosos, então garanta suas chances. Ponha outro veiculo imaginário entre sua moto e o veiculo à frente para evitar que o veículo cruzando acerte você bem de lado. Diminua, assim, para metade a chance de acidentes.

44. Ajuste sua visão periférica. Olhe para um ponto bem à sua frente. Agora procure ver as coisas ao lado movendo só sua atenção, sem virar os olhos. Quanto mais você conseguir ver sem virar os olhos ou a cabeça, mais cedo vai reagir aos problemas.

45. Sozinho num semáforo que não muda nunca? Se for um semáforo inteligente (tem um numero perto das luzes) você pode mudá-lo! Procure um fio sensor de presença antes da faixa de pedestre (um quadrado riscado em preto no chão) e posicione o motor da moto em cima dele. Se o semáforo não mudar, baixe o descanso lateral bem sobre o fio, que as suas chances de mudá-lo para verde vão melhorar. Se não der, relaxe e espere, você já tentou tudo!

46. Tudo é mais difícil de ver à noite. Ajuste e limpe seus faróis e viseiras transparentes e tenha uma visão melhor do que uma simples idéia do que está ali na frente.

47. Não trafegue perto ou ao lado dos caminhões. Se um daqueles 18 pneus monstruosos estourar – o que acontece com BASTANTE FREQÜÊNCIA – ele vai se transformar em vários projéteis de borracha e aço violentíssimos. A não ser que você goste de brigar com uma chuva de destroços, fique longe ou passe logo. Os pedaços de mola da suspensão dos caminhões matam pessoas dentro dos carros, imagine o que poderá fazer com você!

48. Tire o pânico das paradas de emergência. Desenvolva uma intimidade muito grande com seu freio dianteiro. Procure um lugar deserto e seguro em asfalto liso e limpo. Faça centenas de frenagens começando bem suavemente e freando cada vez mais forte até descobrir aquela força na mão ideal entre a frenagem máxima e a roda travada (frenagem máxima=pneus CANTAM mas a roda NÃO PÁRA). Repita isso com cuidado MUITAS vezes até ficar muito bom. Pronto.

49. Tenha pneus adequados. Nada do que você leu até aqui vai servir a não ser que você tenha os pneus adequados. Não os subestime. Tenha certeza que eles estão bem calibrados todo tempo. Procure cortes, pregos e outras porcarias que tenham se prendido a eles. Procure sinais de ressecamento e desgaste. Troque logo que puder, os pneus são a essência da dirigibilidade.

50. Respire fundo e pegue leve. Conte até 10. Desculpe e peça desculpas, dê passagem e vá devagar, apreciando o passeio. Deixar de andar a 130 km/h é muito melhor que arruinar sua vida numa cadeira de rodas, ou ainda morrer.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
***
Mensagens: 2,228
Tópicos: 170
Curtido: 14 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Aug 2012
#3
24-04-2013, 09:34 AM
Regras básicas de segurança para o motociclista:

1° Pilote equipado Sempre!
2° O pedestre tem a preferência sempre! mesmo fora da faixa de segurança.
3° Só ultrapasse onde é permitido e sempre pela esquerda.
4° Nunca transite no acostamento, calçadas ou canteiros divisores da pista.
5° Mantenha a velocidade regulamentada para a via, andar mais rápido ou mais devagar pode provocar acidentes.
6° Verifique se tem combustível suficiente antes de iniciar o percurso.
7° Preste atenção no trânsito ao seu redor, use os espelhos retrovisores sempre, cuidado maior ao virar.
8° Antes de pilotar confira os pneus, freios e luzes.
9° Seu estado emocional é muito importante, não pilote se estiver irritado, ansioso ou embriagado.
10° Guie suavemente, sem arrancadas ou freiadas bruscas.
11° Sinalize com antecedência sempre que for ultrapassar, trocar de pista ou virar, use os piscas e braços.
12° Treine a pilotagem com o garupa para não ter surpresas.
13° Use o farol aceso sempre!
14° Procure ver e ser visto pelo condutor a frente.
15° Mantenha a distância regulamentar do veículo a frente, geralmente 30 metros.
16° Ocupe o mesmo espaço de um automóvel na via, evite costurar com o trânsito em movimento.
17° Muito cuidado ao pilotar na chuva ou com piso molhado, dobre a distância de frenagem.

Dicas úteis para o motociclista

1* Não trafegue nos ângulos mortos dos veículos a frente, procure ver o condutor pelos espelhos retrovisores dele, assim saberá que ele também o está vendo.
2* Ao ultrapassar ônibus em paradas para embarque e desembarque de passageiros, certifique-se de que ninguém vai cortar seu caminho saindo da frente do ônibus. guarde distância. Se possível trafegue pelo meio da rua.
3* Cuidado com a bola que vem rolando pela rua. atrás da bola sempre vem uma criança.
4* Carros estacionados no meio-fio tendem a arrancar, principalmente se houver alguém sentado à direção. guarde distância. Se possível trafegue pelo meio da rua.
5* Ajuste e afivele a jugular do capacete firmemente. Capacete solto pode ser projetado para fora de sua cabeça no instante da freiada, e dar lugar a um traumatismo craniano no momento do acidente.
6* Cuidados na chuva: pare a moto. coloque o abrigo de chuva (enquanto isso a chuva lava a pista e retira aquela pasta de areia+água+oleo que pode fazer você derrapar e cair. Reinicie o deslocamento diminuindo a velocidade e lembrando que a distância de frenagem total irá aumentar.
7* Use luvas. Elas evitam que suas mãos escorreguem do guidom e protegem sua integridade física se por acaso se envolver em um acidente.
8* Roupa protetora: a roupa adequada para andar de moto é justa, feita de couro, jeans, cordura, tecidos resistentes e coloridos. O uso de capacetes de cores vivas e sapatos fechados complementam os equipamentos de proteção do motociclista e do garupa. De preferência a capacetes fechados, com queixeira, viseira e selo de qualidade do INMETRO. Em capacetes sem viseira é obrigatório o uso de óculos de segurança
9* Óleo diesel na pista = queda !!! Tenha cuidado! De manhã cedo observe as saídas de garagens de ônibus e caminhões, onde sempre existe óleo no chão. Junto as paradas de ônibus e pedágios, nos horários de pique, esteja atento ao diesel derramado. Nos dias de chuva esteja alerta ao ver as cores do arco-íris sobre a pista de rolamento! Isso é diesel.
10* Andando por ruas ou estradas, observe a existência de óleo, areia ou água corrente nas curvas do caminho. qualquer uma destas circunstâncias podem resultar em acidente para o motociclista, com graves conseqüências.
11* Conversão à esquerda. é a pior situação para a motocicleta. Por sua rapidez e maneabilidade, a motocicleta oferece maior segurança se fizermos 3 conversões a direita.
12* Postura: boa postura na condução da motocicleta assegura uma melhor estabilidade, menor esforço nas manobras e melhor disposição do peso entre as duas rodas, assegurando melhor frenagem.
13* Reduza a velocidade antes de entrar nas curvas, usando a caixa de marchas e o sistema de freio da motocicleta.
14* Freio dianteiro: lembre-se em pequenas manobras e dentro das curvas, jamais use o freio dianteiro. ele poderá fazer você cair.
15* 70% freio dianteiro e 30% traseiro. esta é a proporção correta de aplicação dos freios na motocicleta. Dentro das curvas, tente freiar antes, mas se precisar freiar dentro da curva: utilize mais o freio traseiro, treine esta situação.
16* Quando você “lacra” o freio, você trava a roda, tira a estabilidade dinâmica da motocicleta e cria condições para a queda da motocicleta.
17* Uso do apoio lateral (pézinho): cuidado com os dias de calor (o asfalto pode derreter e a moto cair); não deixe a moto no apoio lateral com a roda dianteira voltada para a descida de uma ladeira, a moto pode andar para frente e cair. Cuidado com terreno arenoso ou gramado ou ainda no barro. o apoio lateral afunda e a moto cai.
18* Nos casos de dúvida: ceda a preferência!
19* Entre a rapidez e a segurança, prefira sempre a segurança
20* Derrapagem programada. ela pode salvar a sua vida.
21* Solte a moto somente depois da queda. não tente se jogar da moto antes do acidente, não deixe de soltar a moto após a queda, senão pode ser pior.
22* O carona deve se posicionar junto ao piloto, auxiliando no equilíbrio e na condução da moto. Crianças com menos de 7 anos na garupa é perigoso e proibido por lei.
23* Atenção ao limite de decibéis estabelecido pela legislação ao modificar o cano de descarga original.
24* Quando a pista estiver molhada ou em estrada de chão embarradas, a calibragem dos pneus deve ser diminuída para adequar-se a situação, melhorando a aderência.
25* Evite pilotar a noite, caso seja inevitável, tenha atenção redobrada, de noite todos os gatos são pardos!
26* Não somos perfeitos, somos todos falhos e por isso necessitamos que alguém, de vez em quando nos alerte para os erros que possamos estar cometendo.
27* Vamos ter coragem de dizer não para todas as provocações, e para todas as tentações de andar mais rápido do que nosso discernimento e bom senso.
28* Afinal o que nos difere do animal? Porque dizer que o homem é racional se não consegue julgar valores como a vida e a morte quando sobe em uma motocicleta?

Apoio:
Departamento Municipal de Trânsito.
Brigada Militar
Secretaria Municipal de Esporte

Fontes:
Oscar de Oliveira Ramos Neto, João Alberto Machado dos Santos, Alexandre Sampaio, Joel Ribeiro.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
***
Mensagens: 2,228
Tópicos: 170
Curtido: 14 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Aug 2012
#4
24-04-2013, 09:34 AM
Dependendo da sua experiência de condução, habilidade, preparação e tolerância ao risco, conduzir uma moto ao vento e à chuva pode ser um desafio divertido ou assustador se não estiver bem prevenido. Saiba como conduzir uma moto ao vento e à chuva e salvaguarde a sua segurança e a dos outros utentes da estrada.

A condução ao vento e à chuva: um processo de aprendizagem

Alguns moto riders evitam conduzir ao vento e à chuva, principalmente andar de moto no inverno em áreas com muita precipitação anual. No entanto, mais cedo ou mais tarde, todos os motociclistas acabam por ter de enfrentar as más condições atmosféricas contra ou a favor da sua vontade.

Quando surgir a necessidade de conduzir ao vento e à chuva, deve pensar que isso faz parte de um processo de aprendizagem único que lhe vai permitir desenvolver novas habilidades e competências como motociclista. Andar de moto ao vento e à chuva é assim um desafio que separa os bons dos maus condutores. Por exemplo, quando os ventos estão fortes e se encontra a chover muito, as corridas de MotoGP não são canceladas, o que significa que a máquina e o homem se conseguem adaptar às exigências do mau tempo.

Quais os acessórios indicados para conduzir uma moto ao vento e à chuva?

Se existem momentos em que a maioria dos riders concorda com a escolha de um capacete que cobre toda a cara, andar à chuva é seguramente um deles. Sem proteção facial, as gotas de água da chuva e os ventos fortes parecem picadas de abelhas quando o motociclista viaja a alguma velocidade.

Por outro lado, ter roupa apropriada também é vital para combater a chuva e as fortes correntes de vento que se fazem sentir ao volante de uma moto. Existe equipamento próprio para andar de moto no inverno, como o fato térmico, a balaclava, as luvas e o calçado com sola de borracha, entre outros acessórios mas, o mais importante é que o motociclista se mantenha sempre quente e confortável para viajar com a máxima segurança.

Tenha em atenção que deverá utilizar uma camisola interior de lã ou de poliéster para ficar mais protegido do frio e da chuva. Assim ficará o mais aconchegado possível e à conta disso cometerá menos erros.

Quando os meses frios se estiverem a aproximar, deverá testar o seu equipamento num dia chuvoso perto de casa, pois ao fazê-lo conseguirá conviver bem com a chuva e com o vento em vez destes estragarem o seu dia e a sua viagem.

Quais os aspetos a ter em conta na condução de uma moto ao vento e à chuva?

Para conduzir uma moto ao vento e à chuva com a máxima segurança, é necessário atentar para os aspetos seguintes:

A tração da moto

A água da chuva faz com que o asfalto fique mais sujo, o que faz com que os pneus da moto percam parte da sua aderência. Depois das primeiras chuvadas, as sujidades e os resíduos de óleo e de combustível acumulados na estrada formam uma camada escorregadia que dificulta a travagem de um veículo de duas rodas.

Uma forma de testar a tração de uma moto passa por prender, de uma forma rápida e cuidadosa, o travão traseiro. Trata-se de um teste que também funciona com o piso seco e é uma forma de ver como o pneu está a “agarrar a estrada”. Deve ser feito apenas numa parte plana da estrada e não em curvas, caso contrário a roda traseira sairá de linha.

No entanto, os moto riders devem ter em atenção que existem determinadas zonas de risco na condução de uma moto ao vento e à chuva como, por exemplo, os pavimentos que foram recentemente pintados, reparados ou alcatroados, algumas superfícies de concreto e estradas com gravilha, areia ou óleo.

Como andar em segurança

Naturalmente, as palavras de ordem para andar de moto em segurança numa estrada molhada são: reduzir a velocidade e ter muito cuidado com as manobras realizadas. Assim, deve manter o corpo relaxado para a moto andar normalmente e usar os travões de uma forma progressiva e não de uma maneira abrupta. Além disso, deve acelerar suavemente e andar numa velocidade acima da recomendada, de modo a evitar derrapagens da roda traseira.

A aquaplanagem acontece menos com um pneu de moto arredondado do que um pneu de automóvel, mas, quanto maior for a velocidade e o tamanho do pneu, maiores serão as possibilidades de derrapar. Os pneus de chuva têm mais furos que os pneus secos de alto desempenho para escoar melhor a água, o que faz com que adiram melhor à estrada.

A visão do motociclista e a visibilidade da moto

Quando as condições climatéricas são desfavoráveis para a prática da condução de uma moto, os motociclistas devem deslocar-se para o centro da faixa de rodagem, de modo a serem vistos por todos os utentes que circulam na estrada.

Tenha em atenção que devido à cortina de água que é provocada pela chuva e pelo embaciamento dos vidros dos carros, os condutores dos automóveis também podem ter muitas dificuldades de visão. Assim sendo, deve manter os máximos da sua moto ligados para ver melhor e para ser visto e identificado por todos.

Os óculos ou lentes amarelas e cor de laranja também podem ajudar a acuidade visual de um motociclista, especialmente na condução durante o dia, pois faz com que o ambiente seja mais claro e não tão soturno. As cores refletivas e de alta visibilidade são também muito importantes, pois, identificam o motociclista e mostram o local que ele ocupa na estrada. É por isso que os capacetes e os fatos térmicos têm muitas cores fluorescentes e brilhantes.

Os ventos e as trovoadas

Existem vários tipos de motos com carenagens muito leves e estas geralmente são mais suscetíveis aos ventos laterais. Dessa forma, é necessário que o motociclista se incline ligeiramente contra o vento para se manter equilibrado. No entanto, deverá estar pronto a compensar essa ligeira inclinação se o vento parar subitamente.

Tenha também em mente que não é aconselhável andar de moto quando está a trovoar, principalmente se estiver na zona de ação dos relâmpagos, uma vez que existe a possibilidade de ser eletrocutado.

A importância da distância de segurança

A condução segura de uma moto implica que os motociclistas mantenham uma distância de segurança dos outros veículos que circulam na estrada. Quando as condições atmosféricas são adversas, a velocidade de andamento deve ser menor e a distância de segurança que separa todos os veículos deve ser maior. No entanto, muitos riders que tendem a seguir muito de perto a traseira de um automóvel não conseguem mudar os seus hábitos quando está a chover. Ao fazerem-no, estão a colocar a sua vida e a dos outros em perigo, pois, o risco de ocorrer um acidente ou uma fatalidade por não respeitar as distâncias de segurança é muito grande.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline raphaeru mastu
Búfalo
**
Mensagens: 215
Tópicos: 3
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Nov 2012
#5
24-04-2013, 02:24 PM
Petulante muito bom.
Mas o melhor faltou a segurança da moto é você e para os motoristas você é um fantasma.
Se concentre no hoje e faça seu nome.
Pois somente o que é relevante hoje será a história de amanha.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline raphaeru mastu
Búfalo
**
Mensagens: 215
Tópicos: 3
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Nov 2012
#6
24-04-2013, 02:27 PM
E se quiser aprender mais sobre moto num lugar seguro. vá emum autodromo e procure um Motoschool normalmente a maioria dos autodormos tem e ensinam quase tudo que foi escrito em 2 dias mas o preço é meio salgado.
Mas vale pois eles ensinam a dirgir na moto que você teme quem ministra os cursos são pilotos de motovelocidade ou dubles.
Se concentre no hoje e faça seu nome.
Pois somente o que é relevante hoje será a história de amanha.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
***
Mensagens: 2,228
Tópicos: 170
Curtido: 14 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Aug 2012
#7
24-04-2013, 03:47 PM
(24-04-2013, 02:27 PM)raphaeru mastu Escreveu: E se quiser aprender mais sobre moto num lugar seguro. vá emum autodromo e procure um Motoschool normalmente a maioria dos autodormos tem e ensinam quase tudo que foi escrito em 2 dias mas o preço é meio salgado.
Mas vale pois eles ensinam a dirgir na moto que você teme quem ministra os cursos são pilotos de motovelocidade ou dubles.

Já pensei em fazer isso, mas com uma CGzinha que mal passa de 90km/h, é realmente dinheiro jogado fora...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Plissken
Call me Snake!
***
Mensagens: 1,430
Tópicos: 10
Curtido: 157 vezes em 80 posts
Posts que curtiu: 50
Registrado: Feb 2013
#8
24-04-2013, 04:46 PM
Salve, confrades!
Também sou motociclista e gostaria de deixar umas observações:

1. Só existe duas categorias de motociclistas: os que já caíram e os que ainda vão cair;

2. É bom ler dicas de pilotagem e tals, mas é como na guerra: a instrução funciona até o primeiro tiro. Andar de moto só se aprende... andando de moto!

Um forte abraço a todos os irmãos de armas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline raphaeru mastu
Búfalo
**
Mensagens: 215
Tópicos: 3
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Nov 2012
#9
25-04-2013, 05:54 PM
aqui em SP tem a do alex Barros ele tem aluguel de moto para aprender.
Se concentre no hoje e faça seu nome.
Pois somente o que é relevante hoje será a história de amanha.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rob Young
Búfalo
**
Mensagens: 282
Tópicos: 13
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jan 2013
#10
25-04-2013, 07:32 PM
Ando muito de moto e as dicas vão me ajudar muito!
Valeu confrade!

Eu já fui quase atropelado com moto com tudo por um cara, passou com o retrovisor encostando no meu guidão ! Nessas horas você tem que ter calma se não dá merda!
A melhor vingança é o enorme sucesso .
Frank Sinatra
Fuckyeah
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Plissken
Call me Snake!
***
Mensagens: 1,430
Tópicos: 10
Curtido: 157 vezes em 80 posts
Posts que curtiu: 50
Registrado: Feb 2013
#11
27-05-2014, 10:48 PM
Up...
E aí, Petulante, ainda tá andando de motoca?
Se tiver, conte-nos sua evolução...


Sent from my iPhone using Tapatalk
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gary Holt
Cristo Salva
***
Mensagens: 2,017
Tópicos: 34
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Feb 2014
#12
27-05-2014, 10:58 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-05-2014, 11:06 PM por Gary Holt.)
Já que estão falando de moto vou postar este livro muito interessante para iniciantes que vão andar de moto e até para quem já anda.

http://minus.com/mfRdCMIQv/

(para ler escolha "cancelar" quando pedir senha)

Minhas considerações:
é um livro ótimo, fala sobre as adversidades do trânsito, ensina a fazer curvas etc etc etc etc.
é essencial saber esse livro de cabo a rabo... se não fosse por ele, no começo, quando eu tinha acabado de tirar minha carteira, com certeza eu teria sofrido muito.. por isso nunca tive problemas com minha pilotagem na rua

Edit: o livro "Riding Tips" está em inglês, mas nada que o pai google ajude, porém ele é mais "pincelando" as técnicas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
*****
Mensagens: 3,886
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
Registrado: Aug 2013
#13
28-05-2014, 01:49 AM
Eu sempre levava muitas "fechadas" de motoristas ousados, hoje fico bem atento ao retrovisor e quando vejo algum se aproximando muito rápido, aproximo do veículo da frente, sem deixar espaço suficiente para um carro passar. Depois disso as fechadas diminuiram bastante.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
***
Mensagens: 7,927
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#14
28-05-2014, 09:11 AM
(27-05-2014, 10:48 PM)Plissken Escreveu: Up...
E aí, Petulante, ainda tá andando de motoca?
Se tiver, conte-nos sua evolução...


Sent from my iPhone using Tapatalk


Show ContentSpoiler:
[Imagem: pa_de_ouro_923_181.jpg]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Plissken
Call me Snake!
***
Mensagens: 1,430
Tópicos: 10
Curtido: 157 vezes em 80 posts
Posts que curtiu: 50
Registrado: Feb 2013
#15
28-05-2014, 09:25 AM
(28-05-2014, 09:11 AM)Gekko Escreveu:
(27-05-2014, 10:48 PM)Plissken Escreveu: Up...
E aí, Petulante, ainda tá andando de motoca?
Se tiver, conte-nos sua evolução...


Sent from my iPhone using Tapatalk


Show ContentSpoiler:
[Imagem: pa_de_ouro_923_181.jpg]

KKKKKKKKKKKKKKKK
Valeu Gekko!!!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gary Holt
Cristo Salva
***
Mensagens: 2,017
Tópicos: 34
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Feb 2014
#16
10-06-2014, 09:29 AM
Dicas para andar de moto na chuva

Nesta época de verão, é muito comum chover no final da tarde, as famosas chuvas de verão. Elas se formam em menos de 15 minutos e insistem em pegar os Motociclistas de surpresa. Como eu uso a Moto diariamente, enfrento este problema sempre e vou dar algumas dicas para te ajudar a passar (bem) por esta situação.

Que chuva! Foto: Cícero Paes

Evite a chuva. Grande parte das chuvas desta época são de curta duração. Ao primeiro sinal de que vai chover nos próximos 60 segundos, vá para algum local protegido da chuva e espere ela passar. Em 5 minutos ela para, e em mais 5, o chão já ficará suficientemente seco para que você possa continuar. Ainda que pareça perder tempo, esta atitude ainda é mais rápida do que ir de carro. (Pelo menos em São Paulo)
Dobre as medidas, corte pela metade os riscos. Se evitar a chuva não é possível, então encarar a chuva exige cuidado redobrado. E quando digo redobrado, falo sério: Dobre todas as medidas… Freio com o dobro da distância, acelere com o dobro de tempo, e use metade da velocidade normal, faça as curvas com metade da inclinação normal. A regra é realizar movimentos lentos e longos evitando trancos e solavancos.
Evite as poças, as faixas pintadas no asfalto e o barro. Todas estas superfícies oferem pouquissima aderência quando molhadas. Evite andar com os pneus da moto em cima das faixas brancas do corredor entre os carros, pois são extremamente escorregadias.
Mantenha a manutenção em dia. Principalmente dos pneus e freios. Na chuva é que se percebe como vale a pena manter a moto 100% em dia. Qualquer descuido na manutenção pode fazer a diferença.

Prefira os equipamentos impermeáveis. Se você usa a moto diariamente, é vantajoso escolher uma boa jaqueta, mas que também seja impermeável. Além de te proteger nos dias de sol, ela também te protege nos dias de chuva. A principal vantagem é não ter de carregar uma capa de chuva, pois a jaqueta já cumpre o seu papel. O mesmo vale para a calça e as luvas. Já no caso das botas, exigem duas soluções: Uma é você andar com um par de botas próprias para andar de moto, e estas também serem impermeáveis. A outra é você comprar um conjunto de polainas próprias para uso com moto para cobrir o seu calçado quando começar a chover. Elas ocupam pouco espaço na mochila ou no Bauleto.
Tenha um bauleto. O bauleto é ótimo para guardar o Capacete, a calça, jaqueta, luvas e as botas quando você está longe da moto, e quando você está em cima da moto, ele guarda sua mochila/pasta, seu sapato e qualquer outra coisa que queira. É praticamente indispensável para quem usa a moto para ir para o trabalho e faculdade.

[Imagem: Pirex-Chuva-CB1300-590x4421-530x397.jpg]

Fonte: http://www.motosblog.com.br
Escrito por Daniel Ribeiro.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gary Holt
Cristo Salva
***
Mensagens: 2,017
Tópicos: 34
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Feb 2014
#17
10-06-2014, 09:38 AM
Mitos sobre Lavagem e Conservação de Motocicletas

Sempre existe algum motivo que justifica o nascimento de um mito.
Nem todos os mitos podem ser totalmente falsos ou totalmente verdadeiros.
O mito nada mais é que a radicalização de um conceito ou uma idéia.

Lava Rápido
Mito: Nunca se deve lavar a moto em Lava Rápido.
Via de regra os lava rápidos não estão preparados para lavar motocicletas, utilizam equipamentos e produtos altamente prejudiciais para a motocicleta. Os automóveis têm praticamente todas as partes externas pintadas, que são protegidas pelo verniz, que por sua vez é resistente aos produtos utilizados. Já a motocicleta tem exposto uma variedade muito grande de materiais sensíveis a jatos de alta pressão e produtos químicos.

Maquina de Alta Pressão
Mito: Não se deve usar maquina de alta pressão para lavar a moto.
Os equipamentos de lavagem com alta pressão podem realmente danificar alguns locais da motocicleta, em especial o radiador e as partes elétricas. Quando a moto esta muito suja o jato de alta pressão pode também riscar a pintura. Na corrente de transmissão também não é aconselhável utilizar porque faz a sujeira penetrar entre os elos.

Grafite
Mito: A mistura de graxa e grafite é muito boa para a lubrificação da corrente de moto.
Conforme demonstram diversas informações técnicas, a graxa não é ideal para a lubrificação de corrente de motocicletas. E por sua vez a grafite só é indicada como lubrificante se for utilizada em seu estado natural. Portanto existem dois motivos que não recomendam a utilização dessa mistura. O lubrificante adequado e amplamente recomendado pelos fabricantes é o Óleo Lubrificante Sae 90.

Lavagem da Corrente
Mito: Não se deve lavar a corrente da moto.
Deve-se lavar periodicamente a corrente a fim de retirar todo o excesso de lubrificação. É aconselhável antes de lubrificar a corrente remover toda lubrificação velha e suja. Os produtos utilizados para lubrificar a corrente favorecem o acúmulo de areia, pó e sedimentos, que irão funcionar como “abrasivos”, provocando o desgaste por atrito do conjunto. Assim, somente a lavagem pode contornar esse problema. O mito nasceu principalmente por conta dos produtos utilizados para a lavagem da corrente. Não devemos nunca utilizar desengraxantes pesados eles prejudicam diretamente o metal da corrente. Nem usar gasolina, óleo diesel ou querosene puros porque podem ressecar os anéis de borracha das correntes mais modernas.

Lavagem da Moto
Mito: O excesso de lavagem estraga a moto.
Na realidade lavagem é conservação, deve-se lavar quantas vezes quiser que não estraga, não desgasta, não prejudica em nada a motocicleta. Preferencialmente faça isso você mesmo, durante essa atividade você ira conhecer melhor sua motocicleta e ainda estará automaticamente fazendo uma inspeção mecânica geral. Esse mito surgiu por conta de poucos motociclistas que não gostam de lavar a moto terem a necessidade justificar suas atitudes.

Motor Quente (Esse é polêmico)
Mito: Não devemos lavar a moto com o motor quente.
Esse mito tem uma finalidade preventiva, com eles os especialistas estão querendo prevenir o choque térmico a fim de evitar “trincas” no bloco do motor. Na pratica é muito difícil ocorrer o choque térmico por se molhar o motor com uma mangueira de jardim, por exemplo. Caso isso fosse verdade o que aconteceria quando estamos rodando há muito tempo com a moto e começa a chover forte? Para poder acorrer o choque térmico teríamos basicamente que jogar o motor à altíssima temperatura em um recipiente cheio de água com temperatura muito baixa. Podemos sim lavar a moto com o motor quente, basta, por exemplo, começar pelas rodas e ir molhando o motor aos poucos lentamente de maneira gradativa, iniciando-se sempre pelas partes mais inferiores.

Água e Umidade
Mito: O excesso de água e de umidade enferruja a moto.
O principal causador da oxidação (ferrugem) é o oxigênio, que se encontra em muito maior quantidade no ar do que na água. Na realidade o excesso de água e umidade não são os responsáveis diretos pelo inicio da oxidação. É importante ressaltar que com a ação do vento causado pela movimentação da moto e do calor gerado pelo sol e pelo motor a moto esta quase sempre seca e sem umidade. Ocorre que por falta da lavagem e conservação inicia-se um processo de sedimentação de resíduos e micro partículas que ficam incrustados nos materiais funcionando como pontos retentores de umidade. Se as peças estiverem limpas a umidade não “conseguira” iniciar o processo de oxidação. Esse mito surgiu porque as pessoas normalmente associam umidade com ferrugem.
[+]
  •
Procurar
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Culpa de quem? Veja 10 conclusões de estudos sobre acidentes de moto Gary Holt 12 4,001 07-10-2014, 01:12 PM
Última Mensagem: Eskillo

Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo