21-07-2016, 08:07 PM
Agradeço a instrução de todos os senhores, já estou decidido do que fazer.
Profissionalização
|
21-07-2016, 08:42 PM
(21-07-2016, 08:07 PM)Donald Draper Escreveu: Agradeço a instrução de todos os senhores, já estou decidido do que fazer. Confrade, se possível, conte-nos sobre sua decisão. Isso agrega como experiência para todos. E boa sorte!
"Trata de saborear a vida; e fica sabendo, que a pior filosofia é a do choramingas que se deita à margem do rio para o fim de lastimar o curso incessante das águas. O ofício delas é não parar nunca; acomoda-te com a lei, e trata de aproveitá-la." - Trecho de Memórias Póstumas de Brás Cubas
21-07-2016, 10:07 PM
Pois bem, vou seguir meu caminho em uma instituição militar. Botei como ponto central ir pro EB.
Não me vejo em faculdade federal no momento, e sim numa instituição militar. As oportunidades que terei lá, os intercâmbios, a vida em si, enfim, é o que realmente quero. Medicina eu posso cursar com 30/31 anos, e a AMAN? Não, pois só pode entrar na EsPCEx até os 21. Não quero deixar essa oportunidade passar, sabendo-se que, posso deixar a medicina como segunda opção. Espero que eu tenha esclarecido.
15-08-2016, 01:21 AM
Dedique-se ao máximo a esse teu objetivo.
Eu entrei na faculdade com 21. Na época achava que tinha perdido muito tempo. Nada. Hoje estou formado, concursado e tranquilo. O problema maior é a gente sonhar demais, e planejar e agir pouco. Comece agora e só pare quando conseguir o que quer.
15-08-2016, 08:39 AM
(15-08-2016, 01:21 AM)thothenki Escreveu: Dedique-se ao máximo a esse teu objetivo. É nessa parte aí que muitos infelizmente estagnam e se fodem (Já cometi mto esse erro), um erro de interpretação ferra tudo.
"Don't turn away, don't try to hide" - Bruce Dickinson (The Alchemist)
24-08-2016, 04:43 PM
Vou fazer um adendo, baseando-me nas respostas dadas dos confrades - se não fossem vocês, eu ainda estaria estagnado mentalmente.
Pesquisei bastante a cerca dessas dúvidas que eu tinha sobre a área de saúde e o militarismo e basicamente eu posso fazer/conciliar os meus dois sonhos em um só. Vejam: 1) Os médicos podem adentrar às Forças Armadas dos 20 aos 38 anos, ou seja; eu posso fazer a faculdade de medicina de cabeça tranquila, pois terei certeza de que posso introduzir-me ao meio militar. 2) Os médicos oficiais (de carreira) podem fazer os cursos que as forças armadas disponibilizam para o militar padrão, digo: (infante, etc). E esses cursos são: comandos, pqd, cigs, dentre outros. Eu não queria cursar medicina pois não tinha certeza se eu poderia ou não fazer esses cursos, nesse caso, sendo da área de saúde. Agradeço as respostas de todos os senhores. Já sei o que fazer e já estou botando meus planos em prática. Obrigado!
25-08-2016, 03:47 PM
Confrades, eu estou bem cru referente a cursinhos pre enem...
Estou querendo fazer Medicina em uma Federal, como é que funcionam esses cursinhos? Obviamente próximo ano! Eu já tenho o norte, agora é só agir para chegar até ele é isso que eu quero. Como que eu posso me preparar para ele sozinho já de agora, eu me dei mal no ensino fundamental e médio por problemas, não fui o "cdf"!
25-08-2016, 04:10 PM
Também vou fazer prova da Aman. Esse ano esquece, ainda não vou passar, vou chutar quase tudo na prova. Ano que vem tento a primeira tentativa real, com estudo adequado.
25-08-2016, 04:20 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-08-2016, 04:21 PM por Henry Volk.)
@Visão: Cara, eu não vou fazer cursinho. Não gosto do método de estudo e odeio a forma em que ensinam - ainda mas em Pré-Vestibular. Onde quem ocupa as cadeiras são boa parte mocreias que estão ali só para conversar e tomar seu tempo. Sem falar nos professores que são verdadeiros palhaços e eu não gosto disso. Tem professor que inventa até musiquinha pra ensinar o retardado do aluno entender o conteúdo, se você tem saco e aguenta isto, vá em frente! Mas, se você tem capacidade e tem organização, nada mais viável do que aprender sozinho. Sem falar que no cursinho o ''estudo'' é totalmente passivo. Você está ali como uma esponja tentando absorver tudo o que os professores explanam, e, na grande maioria das vezes eles estão fazendo piadinhas sobre coisas supérfluas.
Se está realmente fudido, seja em exatas ou em outras matérias eu indico: Matemática: canais; Nerckie, Ferretto, ou qualquer um que comece de matemática básica. Português: Aconselho a professora Flávia Rita. Consegui o curso gold dela completo no grupo do facebook Rumo ao ITA (Sem Censura), se você é pobre e não tem um puto pra comprar nada, entre neste grupo. Tenho mais de 400gb de conteúdo baixado somente de lá. Agora, lhe deixo claro; se realmente quer passar é bom esquecer coisas supérfluas e focar no seu objetivo. Eu queria ser militar e as provas militares são meio complexas, mas, com o conhecimento que venho adquirindo pras provas militares é mais do que provável que se eu colocar em prática no ENEM ano que vem, passarei bem e na faculdade que almejo. Boa sorte! @Reidlosklim: Eu preferiria não ir. Perder tempo indo chutar questões? É mais fácil ficar em casa.
25-08-2016, 05:42 PM
Eu exagerei, estudei mas por pouco tempo. Nas exatas a maioria eu vou chutar tudo mesmo.
De qualquer forma, a inscrição já está paga, não vou perder nada fazendo a prova. Mas boa sorte para nós no futuro!
25-08-2016, 07:47 PM
(25-08-2016, 03:47 PM)Visão Escreveu: Confrades, eu estou bem cru referente a cursinhos pre enem... Complementando o que o colega Donald colocou, vou passar minha estratégia de estudo que pode ser usada para provas como o ENEM e em Concursos: 1 - Aprenda a aprender: Primeiro pesquise técnicas de aprendizado, você encontrará na internet ou em livros várias dicas do caminho das pedras. Identifique quais técnicas funcionam melhor pra você e domine-as. 2 - Adquira uma base: Você vai ver no edital os assuntos que serão abordados na prova, estude cada um deles de forma que os assuntos se tornem familiares, nessa hora não precisa se tornar um Expert em todos, mas deve estar confortável com o escopo da disciplina e os termos comuns. 3 - Estude o perfil da prova: Essa é a etapa mais importante! Você não disputa com os outros candidatos, você disputa com a Banca! Entenda o perfil da Banca organizadora e o perfil da prova através do estudo das provas anteriores. Faça um levantamento detalhado da ocorrência dos assuntos nas provas anteriores, questão por questão, monte uma tabela e veja a ocorrência percentual de cada um deles. Por exemplo: Fiz um levantamento recente de provas de Português da Cesgranrio de Nível Médio, onde temos o seguinte cenário:
Spoiler:
Aplicando o Principio de Pareto sabemos quais matérias devemos priorizar. No seu caso, busque todas as provas do ENEM a partir da mudança de perfil (foi lá por 2009) e faça a analise. 3.1 - Durante o levantamento atente-se também a forma como as questões são cobradas/abordadas e como são redigidas. 4 - Devore os livros: Agora que você sabe onde focar seus estudos, estude, use as técnicas que aprendeu e domine as matérias com maior densidade de aparição. 5 - Pratique: Pratique, pegue novamente as provas anteriores e pratique, busque questões na internet (dentro do perfil da banca apurado no passo 3.1) e anote seu desempenho, veja onde tem mais dificuldade e reforce seus estudos nessa área. Dificilmente faço menos de 80% nas provas, o corte pra medicina do ano passado foi na casa dos 800 pontos se não me engano, avalie seu desempenho colocando como meta uma boa nota de corte.
Spoiler:
26-08-2016, 03:31 PM
(25-08-2016, 08:45 PM)Young Meyer Lansky Escreveu: Dark Horse Obrigado confrade, teste ai e se tiver sugestões de melhorias no processo mande pra gente.
Spoiler:
26-08-2016, 03:59 PM
(25-08-2016, 07:47 PM)Dark Horse Escreveu: 1 - Aprenda a aprender: Primeiro pesquise técnicas de aprendizado, você encontrará na internet ou em livros várias dicas do caminho das pedras. Identifique quais técnicas funcionam melhor pra você e domine-as. Dica primordial!!! Visto que nossas escolas praticamente não ensinam a ESTUDAR e sim a DECORAR. As técnicas de aprendizado são fundamentais pra se desenvolver na vida, senão o cara fica sempre naquela decoreba que vai toda pelo ralo em três meses sem ver o conteúdo. E além de tudo, quando você aprende a APRENDER, dá gosto estudar, torna-se uma atividade bem mais interessante!
26-08-2016, 04:02 PM
(26-08-2016, 03:59 PM)Avenger Escreveu:Procurem o Canal do Renato Almeida no youtube! Ele está cursando medicina na UFRGS e ensina técnicas de aprendizado. Se não fosse ele, eu estaria estagnado até hoje.(25-08-2016, 07:47 PM)Dark Horse Escreveu: 1 - Aprenda a aprender: Primeiro pesquise técnicas de aprendizado, você encontrará na internet ou em livros várias dicas do caminho das pedras. Identifique quais técnicas funcionam melhor pra você e domine-as. Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
26-08-2016, 04:38 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-08-2016, 04:40 PM por Dark Horse.)
(26-08-2016, 04:02 PM)Donald Draper Escreveu:(26-08-2016, 03:59 PM)Avenger Escreveu:Procurem o Canal do Renato Almeida no youtube! Ele está cursando medicina na UFRGS e ensina técnicas de aprendizado. Se não fosse ele, eu estaria estagnado até hoje.(25-08-2016, 07:47 PM)Dark Horse Escreveu: 1 - Aprenda a aprender: Primeiro pesquise técnicas de aprendizado, você encontrará na internet ou em livros várias dicas do caminho das pedras. Identifique quais técnicas funcionam melhor pra você e domine-as. Bem colocado, muito bom o trabalho dele. Aliás, acabei dando uma mancada, usei o titulo do sub-tópico pensando em indicar esse curso aqui: Aprendendo a Aprender: poderosas ferramentas mentais para ajudá-lo a dominar temas complexos. mas fui escrevendo e acabei esquecendo. Eles também mandam por e-mail periodicamente várias dicas de livros e conteúdos correlatos (vejam esse artigo), muito bom.
Spoiler:
26-08-2016, 05:07 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-08-2016, 05:08 PM por Reidlosklim.)
Renato Almeida é um bom canal. Vou seguir a dica dele, já havia decidido antes. Acabei de sair do ensino médio, e não tenho experiência em vestibulares (já passei em concurso, mas nunca fiz vestibulares), o que o Renato recomenda nesse situação é o cursinho mesmo.
Papel e caneta é a melhor dica. Mas para quem não tem base de Exatas, o jeito é voltar tudo. Estou vendo aulas de Fundamental II.
26-08-2016, 06:58 PM
Eu dei uma lida por alto, mas assim que for investir de fato nisso, daqui a uma semana talvez, estou ocupado e focado em outras coisas essa semana, retornarei aqui e conversaremos mais sobre o assunto, desde já muito obrigado pela atenção confrades!
|
usuários a ver este tópico: |
1 Visitante(s) |