• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Boteco do Búfalo A valorização da cultura da pobreza.
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
A valorização da cultura da pobreza.
Offline Boyka
Observador da real
**
Mensagens: 379
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Feb 2014
#1
19-05-2014, 10:05 PM
Provavelmente a maioria dos confrades já deve ter ouvido falar de um tal programa dominical: " Esquenta ", um programa que em minha opinião é o mais lixo de toda a lixeira da televisão aberta. Não tenho nada contra a cultura " das comunidades humildes ", mas a emissora e nosso competente estado vem com mais esse programa, que exalta o meio de vida dessas comunidades, o orgulho em viver uma conformidade, satisfação e até um orgulho em se viver uma vida limitada, esse programa prega a valorização da cultura da pobreza.


[ Cultura da pobreza é uma teoria formulada pelo antropólogo Oscar Lewis em seus estudos de comunidades de Porto Rico e do México. Lewis identificou o que acreditava ser um fator importante na perpetuação da pobreza. Independentemente do que tenha originado padrões de desigualdade e pobreza na sociedade, argumentou Lewis, uma vez sejam eles estabelecidos, a vida de pobreza tende a gerar idéias culturais que promovem comportamentos e pontos de vista que a perpetuam. Os pobres podem perder a ambição de melhorar de vida, adotando a crença fatalista de que trabalho pesado e ambição em nada melhorará sua existência. Assim, essa cultura é transmitida de uma geração à outra. Em um sentido, Lewis sugeriu que à medida que indivíduos se adaptam às circunstâncias da pobreza, eles tendem a desenvolver uma cultura compatível com ela e que por isso a sustentam. Esse fato ajudaria a explicar não só padrões de pobreza em sociedades , mas também a incapacidade de países do Terceiro Mundo de se desenvolverem também economicamente.


Embora Lewis tivesse o cuidado de observar que não acreditava que o conceito se aplicava além dos tipos de sociedade que estudava quando o desenvolveu, isso não impediu sua ampla aplicação à pobreza encontrada em sociedades industriais, tais como a dos Estados Unidos (em relação aos afro-americanos e latinos), da França (árabes) entre outros membros da subclasse urbana de outros países, cada vez mais numerosa. Tem havido grande debate, contudo, não só sobre essa teoria, mas se o conceito aplica-se ou não a qualquer sociedade e se seu efeito principal é ou não culpar injustamente as vítimas da pobreza pela situação em que vivem. ]

Trecho retirado de http://indigobleuwings.blogspot.com.br/2...a.html?m=1

Oscar lewis: Antropólogo social norte-americano nascido em New York City, que estabeleceu o conceito da cultura da pobreza no livro Life in a Mexican Village: Tepoztlán Restudied (1951). Estudou na Universidade de Colúmbia, em Nova York, e trabalhou nas universidades de Yale e de Washington, em Saint Louis. Realizou vários estudos antropológicos e etnográficos em regiões dos Estados Unidos e também do México (1943-1946). Seus estudos pioneiros sobre a cultura da pobreza, na Cidade do México, em Porto Rico e Nova York, nos anos 50 e 60, concluíram que as famílias pobres intercambiavam serviços informais de crédito e compartilhavam alimentos, roupas e mobiliário. Na falta de acesso aos serviços públicos e com suas rendas baixas e irregulares, as famílias pobres se apoiavam em seus parentes, vizinhos e amigos para assegurar suas necessidades básicas. Seu livro mais famoso foi The Children of Sánchez, Autobiography of a Mexican Family (1961), a partir de depoimentos gravados da família de Jesus Sánchez, um morador de bairro pobre da Cidade do México, apresentando como um caso urbano da cultura da pobreza. O livro gerou protestos no México, mas ele explicou que os indivíduos descritos eram portadores de uma cultura existente em vários lugares, inclusive em regiões pobres dos Estados Unidos e da Europa.


A audiência desse programa é basicamente a população de baixa renda, que em nosso país é numerosa, um texto interessante também esse : http://www.cafecomsociologia.com/2012/03...s.html?m=1
" Não existe merecer ou não merecer, existe apenas o que é e o que não é. "

" O mundo precisa de homens, que não se comprem e nem se vendam, que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato, cuja consciência seja tão fiel ao dever quanto a bússola o é ao pólo, que permaneçam firmes pelo que é reto ainda que caiam o céu. "
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Kohelet
Búfalo
**
Mensagens: 165
Tópicos: 8
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Feb 2014
#2
19-05-2014, 10:12 PM
A apresentadora desse "Ixquenta" mora no Leblon e anda de Land Rover. Assim é fácil falar bem da "comunidade"! Legítima esquerda caviar!
"E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são laços e redes, e cujas mãos são grilhões; […]". Eclesiastes 7:26
[+]
  •
Procurar
Responder
Dr. House
Curioso
 
#3
19-05-2014, 10:16 PM
Texto fuderoso. Eles pregam essa cultura de que ser pobre é bom, e também aqueles filhos da puta hipócritas afirmando que a ambição faz mal, que dinheiro não traz felicidade e etc. Ainda bem que nunca acreditei nisso, vão tudo tomar no cu.

Pode-se ver em filmes também, pessoas que são ricas tem o estereótipo de egoístas e que amam o dinheiro, tudo distorção. Tem muito pobre FDP que se ficasse rico iria fazer a mesma coisa, parece o argumento doentio de marx que a classe faz o pensamento. Existem pessoas pobres de espírito, não importa a classe.

Dinheiro traz felicidade sim, mas não é para ama-lo. Não me rebaixo a esses filhos da puta que só querem a sua estagnação.
[+]
  •
Responder
Offline Crocodilão
Aprendiz de malandro sexual
**
Mensagens: 368
Tópicos: 12
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: May 2013
#4
19-05-2014, 11:48 PM
Não acho necessariamente mal intencionado. Até acho nobre a questão desapego a riqueza e tal.


Mas será que essa vileirada daí que é endossada pela mídia gostam mesmo de ser pobres? É só olhar o funk ostentação, caras ferrados que na primeira oportunidade conseguiram grana e fazem questão de mostrar seu carro do ano.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
***
Mensagens: 3,099
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#5
19-05-2014, 11:57 PM
O lobo do mal na pele de cordeiro traiçoeiro .
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
***
Mensagens: 3,000
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#6
20-05-2014, 12:07 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-05-2014, 12:09 AM por Mandrake.)
Ser pobre não é legal! PAssar necessidade não é comigo... É patético essa exaltação da favela, pobreza que a rede bobo faz, por exemplo.

Ao invés de motivar e dar emponderamento ao pobre favelado, para sair da miséria e ter uma casa bonita, um carro bom, uma boa condição para consumir....

Ser pobre é ser frustrado com a vida.

To fora.

Por isso que uso meu trabalho para incentivar, motivar, planejar e treinar habilidades para pessoas, onde podem se encontrar na condição de pobreza, para sonhar com algo grande na vida. Evoluir, crescer, mudar para melhor, sua condição financeira, pois ninguém quer dinheiro, o dinheiro é sujo, passa na mão de todo mundo... pessoas querem o dinheiro pois ele ele é o meio para nos proporcionar felicidade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Boyka
Observador da real
**
Mensagens: 379
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Feb 2014
#7
20-05-2014, 08:29 PM
Interessante, refletindo sobre esse post hj, me lembrei de vários homens que já conheci, aliás muitos homens e todos tinham o mesmo pensamento.
Esses homens que irei me referir tinham de 18 a 45 anos, tinham origem principalmente da região sudeste, mas alguns vinham da região nordeste e centro oeste e todos pertenciam a classe c.
O que eles tinham em comum?

Todos queriam continuar em seus subempregos, que pagavam um salário razoável mas fundiam com sua saúde e seu psicológico.
Todos queriam permanecer em suas funções simplórias e sem responsabilidade.
Todos odiavam trabalhar, estudar ou qualquer coisa do gênero.
Todos gostavam de criticar uns aos outros, seus empregos e empregadores e pessoas bem sucedidas.
Todos gostavam do uso de drogas legais e ilegais ( que por acaso são baratas ).
Todos adoravam assitencialismo do estado.
Todos tinham ou estavam a caminho de ter um carro ou moto novo ou seminovo parcelado em anos.
Todos gostavam de tratar seu corpo e saúde como lixo.
Todos faziam empréstimos e faziam dividas desnecessárias por gosto.
Todos adoravam correr atrás de vadias e ms na vida noturna.
Todos eram ou cornos, ou CSP, ou capachos, etc.
Todos queriam estar na matrix. ESSA ERA A META DE VIDA DELES.


Sempre achei que esses homens pensavam pequeno e eram pequenos de espirito, mas hj vejo que eles escolhem o caminho mais fácil e dolorido.

Obs: estimo que tenha conhecido por volta de noventa homens assim, pode ser mais, mas conheci muitos jovens menores de idade com o mesmo pensamento e ideal de vida desses.
" Não existe merecer ou não merecer, existe apenas o que é e o que não é. "

" O mundo precisa de homens, que não se comprem e nem se vendam, que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato, cuja consciência seja tão fiel ao dever quanto a bússola o é ao pólo, que permaneçam firmes pelo que é reto ainda que caiam o céu. "
[+]
  •
Procurar
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Viva a cultura da Bunda Cosa Nostra 211 116,504 05-08-2020, 12:07 PM
Última Mensagem: Velho Gonçalves
  Viva a cultura dos peitos Gekko 129 99,141 19-07-2018, 05:25 PM
Última Mensagem: Loki
  Cultura do shortinho Solomon 3 16,611 18-06-2014, 10:31 AM
Última Mensagem: barãozin
  cultura do estupro Abreu 11 4,262 09-10-2013, 05:13 PM
Última Mensagem: Free Bird
  O que determina a valorização de um imóvel? aquelecara 6 2,340 31-08-2013, 12:15 PM
Última Mensagem: Meroplâncton

Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo