• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros A PRISÃO DA MENTE....
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
A PRISÃO DA MENTE....
Offline AKRAME
Real Fásica
Tópicos: 51
Curtido: 2 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 0
26-10-2013, 07:04 PM
No filme V de Vingança temos o protagonista V e Evey, simbolizando aspectos opostos e complementares. Há a cena em que Evey é aprisionada por um desconhecido e mantida em cativeiro. Depois ela descobre que sua "prisão" nada mais era que uma farsa. E que o que V estava ensinando o que era, de fato, a verdadeira liberdade.

Isso ecoa um ensinamento de Masaharu Taniguchi, da Seicho-No-Ie, que diz:

***Aquele que vive apenas no mundo da matéria e da carne é como um prisioneiro encarcerado dentro das paredes da matéria, porta de matéria e grades de matéria. Ele não pode fugir do mundo da matéria.
O carcereiro meteu-o dentro da cela de matéria, trancou a porta e foi embora. Na ausência do carcereiro, ele resolve fugir da "cadeia de matéria", tenta empurrar a porta, mas esta não cede. Talvez o carcereiro tenha trancado a porta com a chave***.

Dentro do cárcere havia uma estante com uma porção de livros, entre os quais se encontrava um com o título A VERDADE DA VIDA. Ele pegou o livro, abriu e leu. Estava escrito o seguinte: "O mundo da matéria visto no exterior é sombra projetada do mundo interno. Porém, o homem está com sua atenção toda tomada pelo mundo exterior e pensa que se pudesse dar um jeito na matéria poderia sair para um mundo livre. Então empurra a porta para fora, e bate mas não abre. Nesse momento de desespero, se ele volver a mente e abrir a "porta da mente" para dentro, libertar-se-á a força infinita do filho de Deus que nele se aloja. Então o homem alcança a plena liberdade".

Quando o prisioneiro acabou de ler isso, passou pela sua cabeça, como um relâmpago, a inspiração seguinte: "Se eu abrir a porta para dentro, poderei libertar-me". Ele se levantou, pôs a mão na maçaneta e puxou-a para dentro. A porta se abriu sem nenhuma resistência. O carcereiro não havia trancado a chave. A porta não estava trancada. Era ele mesmo que, na ilusão, pensava: "Está trancada e eu não posso sair". Não existia também o carcereiro que o tivesse prendido dentro das grades de matéria. A "sua mente" é que era o carcereiro. E a porta do cárcere não se abria enquanto não mudava a mente carcereira. Realmente era uma autoprisão. Não existe ninguém além da sua mente para prendê-lo.

Esse ensinamento contém o núcleo do que está por detrás dos nossos relacionamentos, dos nossos fracassos, culpas, apegos, etc. Continuamos e continuaremos a repetir os mesmos erros independente da situação, pessoa, idade e conhecimento ATÉ QUE COMPREENDAMOS - e mudemos - OS MECANISMOS POR DETRÁS DE NOSSAS ATITUDES DIANTE DA VIDA. Algumas vezes não queremos mudar. Outras vezes a pessoa com a qual nos relacionamos acaba trazendo o pior em nós. É uma oportunidade de ouro pra nos trabalharmos e reconhecermos nossos vícios e defeitos, mas pode também ser um convite ao masoquismo (o que seria outro mecanismo da mente). Cabe a nós decidir em que velocidade nós iremos progredir e se é possível aguentar a dor do processo de amadurecimento.

RefConfusedaindodamatrix.
[+]
  •
Procurar
Responder
Destro
Curioso

26-10-2013, 07:16 PM
Citar:Aquele que vive apenas no mundo da matéria e da carne é como um prisioneiro encarcerado dentro das paredes da matéria, porta de matéria e grades de matéria. Ele não pode fugir do mundo da matéria.

Também penso assim, na minha opinião o mundo e a realidade não se resume só a matéria, e este mundo físico acredito em um mundo espiritual e vida após a morte seja no céu, ou no inferno.
[+]
  •
Responder
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
26-10-2013, 07:49 PM
Acho a Seicho-no-ie filosoficamente muito interessante.
Pena que meu ceticismo extremo não me permite pensar além da matéria, do físico e do experienciável...
Facepalm pra mim.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Sedsage
Veterano
Tópicos: 7
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Question  26-10-2013, 07:57 PM
(26-10-2013, 07:49 PM)John Romano Escreveu: Acho a Seicho-no-ie filosoficamente muito interessante.
Pena que meu ceticismo extremo não me permite pensar além da matéria, do físico e do experienciável...
Facepalm pra mim.

Confrade, minha mãe já foi Seicho-no-ie. Tem muitas posturas louváveis mas, filosoficamente, não há nada que já não tenha sido exposto nas várias vertentes orientais, tais como Taoísmo, Confucionismo, etc.
Quanto ao seu ceticismo extremo, você é casado não é? Tem filhos? Se sim, quando eles nasceram, e você estava lá aguardando a chegada deles, foi matéria, físico ou experienciável (seja lá o que isso for). Dúvida sincera, sem querer polêmica.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
26-10-2013, 08:04 PM
Acredito em zigotos, gametas, genética, divisão celular, síntese protéica, etc, etc, etc...
Não tem nada de "mágico" no sentido romântico da palavra. Apenas a mágica da ciência biológica.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Sedsage
Veterano
26-10-2013, 08:20 PM
(26-10-2013, 08:04 PM)John Romano Escreveu: Acredito em zigotos, gametas, genética, divisão celular, síntese protéica, etc, etc, etc...
Não tem nada de "mágico" no sentido romântico da palavra. Apenas a mágica da ciência biológica.

Entendi. Também acredito nisso. Mas perguntei sobre a sensação de esperar a chegada de um filho. Não sentiu nada meio "metafísico"? No trato com ele(s), não sente nada que vá além da matéria? No trato com o mundo, nunca ocorreu nada que superasse esses três quesitos?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
26-10-2013, 08:23 PM
Enfrentar a vida vendo cada problema como uma oportunidade a ser superada é louvável e muito dificil na prática.
Aquele que controla os sentimentos e consegue equilibra-los atinge um grande potencial.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sedsage
Veterano
26-10-2013, 08:28 PM
(26-10-2013, 08:23 PM)Spectro Escreveu: Enfrentar a vida vendo cada problema como uma oportunidade a ser superada é louvável e muito dificil na prática.
Aquele que controla os sentimentos e consegue equilibra-los atinge um grande potencial.

Nisso, os orientais dão um banho na gente.
Mas pelas notícias mais recentes... O que aconteceu com o Japão?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
26-10-2013, 08:37 PM
(26-10-2013, 08:20 PM)Sedsage Escreveu:
(26-10-2013, 08:04 PM)John Romano Escreveu: Acredito em zigotos, gametas, genética, divisão celular, síntese protéica, etc, etc, etc...

Entendi. Também acredito nisso. Mas perguntei sobre a sensação de esperar a chegada de um filho. Não sentiu nada meio "metafísico"? No trato com ele(s), não sente nada que vá além da matéria? No trato com o mundo, nunca ocorreu nada que superasse esses três quesitos?

Se pensar que nossos sentimentos e sentidos são apenas interações neuro-hormonais, não há nada demais em "sentir" a chegada de um filho. É apenas a oxitocina agindo.

Se for pensar que a nossa consciência e nossos próprios pensamentos nada mais são que padrões elétrico em forma de "nuvem" nos nossos neurônios, não tem nada demais ali.

O problema é desconhecer o real funcionamento de uma máquina e por isso, achar que tem um "fantasma" ali dentro.

Se uma pessoa extremamente simplória vê um computador, vai achar que tem uma coisa viva ou um fantasma ali dentro. Ok.

Da mesma forma, não é porque a máquina em questão é a "máquina humana", que necessariamente há um fantasma ali dentro. Ou uma "alma". Menos ainda é razoável supor que há uma "alma imortal"...

Mas é melhor descontinuar esse raciocínio. Sei que sou minoria na Real com esse tipo de "crença". yaoming
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
26-10-2013, 08:55 PM
Eu acredito no mesmo romano.
Sentimentos não passam de neurotransmissores agindo numa região do cérebro chamado sistema límbico.
Nós temos duas regiões distíntas no cerébro.
Sistema límbico=emoções.
Cortéx frontal=raciocínio lógico, ou a razão.
No meio disso temos o giro cingulado intermediando essa duas áreas. Conectando a razão e a emoção.

O cérebro sofre um processo interessante chamado neuroplastia, ele é capaz de gerar mais comunicações entre os nêuronios em locais mais estimulados.

Por exemplo: eistein tinha a área do cérebro relacionada a matemática muito desenvolvida em relação a mozart, que tinha a área da música mais desenvolvida.

Quanto mais se tenta controlar as emoções, quanto mais buscamos o controle emocional e o equilibrio, mais desenvolvemos o córtex frontal, mais racionais e inteligentes ficamos.

Não ser dominado pelas emoções é uma das tarefas que devemos ensinar aos juvenas. Estou descobrindo isso agora.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sedsage
Veterano
26-10-2013, 08:56 PM
(26-10-2013, 08:37 PM)John Romano Escreveu:
(26-10-2013, 08:20 PM)Sedsage Escreveu:

Citar:Se pensar que nossos sentimentos e sentidos são apenas interações neuro-hormonais, não há nada demais em "sentir" a chegada de um filho. É apenas a oxitocina agindo.
Não duvido que seja "apenas" um hormônio agindo.
Citar:Se for pensar que a nossa consciência e nossos próprios pensamentos nada mais são que padrões elétrico em forma de "nuvem" nos nossos neurônios, não tem nada demais ali.
Aí, já duvido um pouco. Se fosse assim, todas as consciências e pensamentos seguiriam um padrão, já que todos os cérebros, neurônios, padrões elétricos, "nuvens", etc. são todos iguais. Pelo menos, genetica e evolutivamente falando...

Citar:O problema é desconhecer o real funcionamento de uma máquina e por isso, achar que tem um "fantasma" ali dentro.
Ou o problema pode ser "desconhecer o real funcionamento de uma máquina" e achar qualquer coisa. Com ou sem fantasma.

Citar:Se uma pessoa extremamente simplória vê um computador, vai achar que tem uma coisa viva ou um fantasma ali dentro. Ok.
Uma pessoa extremamente simplória não pode ser usada como parâmetro para o que quer que seja. Embora eu, pessoalmente, acredite mais na visão de mundo do homem comum do que no homem de ciência.

Citar:Da mesma forma, não é porque a máquina em questão é a "máquina humana", que necessariamente há um fantasma ali dentro. Ou uma "alma". Menos ainda é razoável supor que há uma "alma imortal"...
Essa é a minha questão: É realmente uma máquina? A mim, parece que é algo mais. Quanto à alma, me desculpe mas, se houver uma, só pode ser imortal.
Citar:Mas é melhor descontinuar esse raciocínio. Sei que sou minoria na Real com esse tipo de "crença". yaoming
Acho que, dada a importância desse assunto, qualquer ponto de vista é bem vindo, independentemente da Real.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
26-10-2013, 09:18 PM
Cara, edita isso aí. É só "quebrar" o [quote].
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
26-10-2013, 09:18 PM
A fé não se vincula a razão ou a emoção. É uma terceira unidade na mente humana.

A fé existe no contexto da humanidade a milênios, assim como acredito e Deus e tenho fé nele, os egípcios acreditavam em hórus. Não existe forma de se confirmar a existência de um Deus.

A fé é algo que devemos estimular em nossas mentes, muitas curas psicológicas são obtidas pela fé, os que resumem os problemas em ocasionados pelo capiroto e as glórias atribuídas a Deus, simplificam os problemas e conseguem obter cura emocional mais rápido e isso é visualizado em estudos de neurociencia.

Portanto a fé é algo que pode nos ajudar a ter uma vida mais tranquila e leve.
Não importa qual sua crença.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daniel Corleone
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 3 vezes em 3 posts
27-10-2013, 01:00 PM
John Romano, eu, apesar de não ter estudado física ainda, tenho o hobby de ler muito sobre ela e vou te dizer que há uma boa probabilidade na física de existir algo que poderíamos representar por alma... dá uma pesquisada sobre os cérebros de Boltzmann, captei desta teoria de que é possível existir conciências em pleno espaço, um tanto parecidas com nosso conceito de alma...

Posso estar enganado, pois nós não devemos tomar nada como absoluta verdade, mas acredito que tudo possa ser explicado pela física, inclusive uma figura consciente que encaixaria na nossa concepção de um deus...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
27-10-2013, 01:22 PM
Se voce consegue se libertar do medo de ficar só, do medo de achar que a mulher e a solução da sua vida.
Voce ja alcançou o apice maximo da liberdade.
Caminhar como lobos sem olhar para tras.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
27-10-2013, 01:37 PM
(27-10-2013, 01:22 PM)PRAGAKHAM Escreveu: Se voce consegue se libertar do medo de ficar só, do medo de achar que a mulher e a solução da sua vida.
Mestre praga meteu a real!!!!
É isso que eu preciso aprender.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline AKRAME
Real Fásica
Tópicos: 51
Curtido: 2 vezes em 2 posts
27-10-2013, 01:46 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-10-2013, 02:38 PM por AKRAME.)
(27-10-2013, 01:37 PM)Spectro Escreveu:
(27-10-2013, 01:22 PM)PRAGAKHAM Escreveu: Se voce consegue se libertar do medo de ficar só, do medo de achar que a mulher e a solução da sua vida.
Mestre praga meteu a real!!!!
É isso que eu preciso aprender.
1-O presente artigo fala das amarras ,no qual muitos estão preso, e seu processo de libertação.

2-A citação da frase extraida do Seicho-No-Ie é uma analogia desse processo.

3-Temos que buscar em todas as fontes o caminho da sabedoria.

4-Abrir as portas da mente, ( Esse é o sentido )idenpendente de como foi elaborado o artigo,é transmutar-se para uma nova vida.

5-Independente de posições religiosas, Ter Fé é acreditar no invisivel,e esse acreditar faz milagres que a propria ciência procura respostas.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Invictus -O Poema que inspirou Nelson Mandela na Prisão LUDAVIAL 8 1,770 24-03-2016, 10:28 AM
Última Mensagem: LUDAVIAL
  O Poder da Mente Montini 33 7,228 12-11-2015, 03:34 PM
Última Mensagem: MILORD
  A MENTE COMO ÁGUA frost 2 1,060 26-01-2015, 07:38 PM
Última Mensagem: Tiago Sorine
  MENTE IMÓVEL frost 2 1,320 30-12-2014, 11:37 AM
Última Mensagem: WildHorse
  (Desenvolvimento) Mantenha a mente em movimento. AKRAME 0 1,219 19-09-2013, 11:48 AM
Última Mensagem: AKRAME

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo