• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Boteco do Búfalo O que determina a valorização de um imóvel?
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
O que determina a valorização de um imóvel?
Offline aquelecara
Búfalo
**
Tópicos: 25
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
30-08-2013, 10:56 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-08-2013, 10:57 PM por aquelecara.)
Estou comprando um imóvel em uma cidade bem pequena. Na teoria, o imóvel iria valorizar, por existir o campus de uma universidade federal na cidade. A universidade começou a ofertar cursos superiores em 2007 e acredito que deva aumentar. Consequentemente chegariam mais estudantes na cidade, a procur por moradia aumentaria, e o imóvel ganharia mais valor.

Eu estou comprando o imóvel acreditando nisso, o que os confrades acham?

imóvel -> http://a.pomf.se/4Yp6.jpg
valor -> R$145.000,00
area total -> 180 m2
area interna -> 62 m2

A garagem comporta 2 carros e o terreno atrás da casa mede 10x6. A casa é geminada e faz parte de um "residencial vila alguma coisa", ao todo são 6 casas, uma do lado da outra.

Pretendo quitar o imóvel em no máximo 3 anos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
31-08-2013, 01:01 AM
Ta loco velho onde é isso? Isso na planta?
Vc vai comprar pra alugar? Ou vai tentar vender?
Pense que vc ta numa área em que investimento em imóvel é pouco aquecido, entao pode ser que voce tenha dificuldade em vender o imóvel depois....afinal estudante nao compra imóvel.
Nao invista em algo que voce nao entende bem.
Aguardo os outros confrades opinarem.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mister.M
Teste
**
Tópicos: 8
Curtido: 2 vezes em 2 posts
31-08-2013, 02:01 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-08-2013, 02:02 AM por Mister.M.)
Confrade,

São vários os fatores que determinam a valorização de um imóvel, desde:

Infra-estrutura do bairro (asfalto, comércio,acesso serviços públicos, ônibus, etc).
Oferta de crédito
Oscilações de mercado (oferta e procura).

Nos últimos anos o programa minha casa minha vida e o aumento da oferta de crédito acarretaram em uma valorização imobiliária muito grande. Tenho exemplos na minha cidade de valorização de 100% em menos de 5 anos.

O mais importante que eu acredito que você tenha que identificar é o seu perfil de investimento.

Você quer ganhar dinheiro na revenda ou com a renda do aluguel?

Pondere esses dois aspectos, principalmente o retorno do aluguel.

Alguel hoje em dia (na minha cidade) está em torno de 0,7% do valor do imóvel. Ou seja, no seu exemplo, conseguiria um retorno mensal de R$ 1015,00 (sem descontar imposto), correndo o risco de inadimplência e depredação do imóvel, tendo que gastar com advogado possívelmente.

O aluguel, na minha opinião, é para quem já tem um patrimônio razoável, não depende exclusivamente dessa renda para aumentar seu patrimônio, por ser um investimento mais conservador o retorno tende a ser mais baixo.

Se você for mais ousado, o investimento que você fará no imóvel pode lhe render retorno maior em outras áreas, seja no mercado de ações (tem confrade que poderá te ajudar melhor), empreendedorismo, dentre outros.

Agora, se o seu interesse é lucrar com a revenda, sugiro que guarde dinheiro e tente comprar imóveis nos leilões extrajudiciais da Caixa Econômica Federal. É um investimento com pouco risco, se ficar ligado, consegue imóveis com preço muito atraente (a título de comparação, uma casa dessa que voce está interessado, aqui na minha cidade, é possível arrematar por R$ 70.000,00 no leilão).

O primeiro e mais importante passo, eu acredito que seja POUPAR, poupo o máximo que puder, coloque na poupança para não ser corroído pela inflação e estude com calma o destino dos seus investimentos.

Sucesso!!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mister.M
Teste
**
Tópicos: 8
Curtido: 2 vezes em 2 posts
31-08-2013, 02:04 AM
Segue o link da área de imóveis da CEF à venda:

http://www1.caixa.gov.br/simov/index.asp

Eu não vou entrar em detalhes, mas se tiver interesse leia os editais ou compareça em uma agência da Caixa Econômica Federal e peça para falar com o gerente de Habitação que ele deve lhe explicar certinho.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline aquelecara
Búfalo
**
Tópicos: 25
Curtido: 0 vezes em 0 posts
31-08-2013, 10:49 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-08-2013, 10:54 AM por aquelecara.)
Eu pretendo morar até passar o período probatório do meu concurso (3 anos) depois revender e lucrar com a valorização.

Acho que mesmo que eu venda pelo valor que comprei, 145 mil. eu sairia no lucro porque eu teria morado "de graça" na casa.

Supondo que o aluguel gira em torno de 600 reais, seria uma economia de 21 mil com o aluguel. Eu sairia da casa com o dinheiro que eu juntei nesses 3 anos (podendo lucrar algo em cima por causa da valorização) e sem ter gasto grana com o aluguel.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Meroplâncton
Veterano
Tópicos: 17
Curtido: 1 vezes em 1 posts
31-08-2013, 12:13 PM
Tá lendo o blog do Roger também confrade?

Bem, não sei se você viu a resposta dele, segue:

ROGER da cidadezinha31 de agosto de 2013 09:13
Poxa cara, vc sabe que eu mando a real mesmo, doa a quem doer, então vamos lá:

1- Essa casa tá cara pra caramba. Se vc for comprar a vista e pensando em valorização por causa da expansão a longo prazo, COMO NEGÓCIO, pode até ser uma boa, mas lembre-se que pode demorar. Se tiver a grana a vista, claro.

2- Se for comprar financiando, pense qual será o valor final dessa casa. Os juros parecem ser pequenos, mas são absurdos quando vc vê o valor final que irá pagar. Não sei o seu salário, mas a prestação não pode ser superior a 15% do seu salário líquido.

3- Em cidades pequenas, pelo menos na minha, a mão de obra é muito barata e SEMPRE é mais vantagem construir do que comprar pronto. Vale a pena alugar uma casa e ir construindo a outra. Com 80k vc faz uma casa fodástica em cidadezinha. Se na cidade que vc vai morar não é assim, então essa cidade não é boa cara. Cidadezinha tem que ter custo de vida barato, isso é obrigatório.

4- Essa casa é muito pequena para cidadezinha porra. 62m interno é muito pouco. Isso é casa de cidadde grande de merda. No seu caso eu iria construir. Pelo que vejo ou vc irá jogar muito dinheiro fora ou se os preços médios por aí for esse mesmo, essa cidade não vale a pena pra se viver.

Eu concordo, se você quer morar em cidadezinha, tá caro demais, não tem uma cidade próxima menor e mais barata?

Investir em imóvel médio prazo (3 anos) eu não faria. Vai que você é o azarado que esta com a pica na mão quando a bolha estoura?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Meroplâncton
Veterano
Tópicos: 17
Curtido: 1 vezes em 1 posts
31-08-2013, 12:15 PM
(31-08-2013, 10:49 AM)Estranho Escreveu: Eu pretendo morar até passar o período probatório do meu concurso (3 anos) depois revender e lucrar com a valorização.

Acho que mesmo que eu venda pelo valor que comprei, 145 mil. eu sairia no lucro porque eu teria morado "de graça" na casa.

Supondo que o aluguel gira em torno de 600 reais, seria uma economia de 21 mil com o aluguel. Eu sairia da casa com o dinheiro que eu juntei nesses 3 anos (podendo lucrar algo em cima por causa da valorização) e sem ter gasto grana com o aluguel.

Não, você teria pago os juros. E o custo de oportunidade. E a inflação.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  A valorização da cultura da pobreza. Boyka 6 3,363 20-05-2014, 08:29 PM
Última Mensagem: Boyka

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo