• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros O MEDO [PARTE 1]
Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4
  • 5 votos - 4.4 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
O MEDO [PARTE 1]
Offline Angelo Henrique
Veterano
Tópicos: 9
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
28-04-2014, 10:34 AM
Realizei algumas tentativas de concretizar os exercícios.
Frustradas infelizmente.

Invariavelmente, me recorri aos emails, v.game, TV, celular, facebook, e até ao fórum .... me distraindo e afastando dos objetivos dos exercícios.

Vou continuar tentando.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
Tópicos: 110
Curtido: 9 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 2
28-04-2014, 12:21 PM
(28-04-2014, 10:34 AM)Angelo Henrique Escreveu: Realizei algumas tentativas de concretizar os exercícios.
Frustradas infelizmente.

Invariavelmente, me recorri aos emails, v.game, TV, celular, facebook, e até ao fórum .... me distraindo e afastando dos objetivos dos exercícios.

Vou continuar tentando.

Uma dica válida é, vai cortando tudo aos poucos.

Por exemplo:

1 semana você corta facebook, na outra Tv, na outra video game, etc.

E quando você ver já tera cortado tudo. Importante salientar que você ocupe seu dia com outras atividades para dar certo. Depois é só concentrar na semana do exercício.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
Tópicos: 20
28-04-2014, 03:16 PM
A Dica do apollo é mais do que válida, como disse, nas primeiras tentativas você vai acabar não conseguindo pensar em nada a não ser no que está se passando no face ou no fórum, vale lembrar que você não deve se abster totalmente, mas mantê-los restritos ao tempo dedicado ao trabalho e aos estudos e procurar esquecê-los durante o tempo dedicado a reflexão.

Você não deve substituir esse tempo por nada a não ser reflexão e planejamento do contrário fugiria ao propósito do exercício.

O Problema é que o medo faz com que venhamos a buscar entretenimento para nos fazer evitar de pensar e consequentemente encarar a realidade, nada difere de uma droga.

É difícil mas é necessário, você deve ter pleno controle de sua mente e para isso deve deixa-la limpa para que você consiga pensar e refletir apenas em você e nos seus objetivos.

Lógico que o medo fará você ficar tomado de grande ansiedade e tensão, mas lembre-se.

Você deve estar no controle.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
28-04-2014, 03:50 PM
Quando sinto medo, nervosos ou estou preocupado, meu estomago fica mau. No passado tive problemas de gastrite e por minha sorte não cheguei a ter algo mais grave.

Eu já superei grande parte dos meus medos e nervosismos, tanto que a gastrite já passou. Mas mesmo assim, sobrou um pouco desse mau estar por dentro, diante de situações que me geram medo, nervosismo, preocupações.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
28-04-2014, 04:44 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-04-2014, 04:50 PM por Ali.)
(28-04-2014, 03:50 PM)Appollo Escreveu: Quando sinto medo, nervosos ou estou preocupado, meu estomago fica mau. No passado tive problemas de gastrite e por minha sorte não cheguei a ter algo mais grave.

Eu já superei grande parte dos meus medos e nervosismos, tanto que a gastrite já passou. Mas mesmo assim, sobrou um pouco desse mau estar por dentro, diante de situações que me geram medo, nervosismo, preocupações.

O que acontece é que o medo vai se utilizar de todas as ferramentas disponíveis para direcioná-lo a não fazer, não pensar, não planejar, e essa cadeia de reações, antes da mente começa no corpo, por isso muitas vezes temos sintomas e sensações ao nos deparar com o medo, como por exemplo, dor de cabeça, dor de estômago, gastrite, insônia.

O medo é provocado pelas reações químicas do corpo sendo iniciado com a descarga de adrenalina no nosso organismo causando aceleração cardíaca e tremores. Provocando atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc. Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo.

A Experiência de lidar diretamente com o medo pode ser para muitos como uma espécie de tortura, mas quando você evita lidar com o medo, você não tem ideia de proporção e as coisas acabam se tornando maiores do que realmente são.

Por isso na jornada pelo desenvolvimento você deve ter pleno controle sobre sua mente e de forma que ao lidar com situações ruins, como por exemplo lidar com o medo você consiga ter controle seus sentimentos de forma que também possa ter total controle da situação sem se deixar se guiado de qualquer forma pelo medo.

Isso acontecera inúmeras vezes no decorrer da sua jornada pelo desenvolvimento e enquanto você não tiver total controle sobre sua mente, não terá controle sobre suas emoções e estará suscetível a ele.

Como eu disse logo acima, você tem que conhecer seu inimigo e seu modo de ação, mas acima de tudo, conhecer a sí mesmo.

Se você estiver no controle de sua mente e não o medo, quando se deparar com situações em que o medo se fizer presente, você terá frieza para fazer o que for necessário para encara-la pois terá consciência dos métodos de ação do medo e assim conseguirá detê-lo.

Enquanto você não dominar o medo, ele vai te dominar, isso é INEVITÁVEL.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline MrAndrew
Búfalo
**
Tópicos: 6
19-05-2014, 01:34 PM
Ali que tópico fantástico!!!

Imprimi tudo o que você postou para eu ler com mais calma.

Realmente o medo me fez perder inúmera oportunidades. Aos poucos estou tentando reverter essa situação. Em breve te mandarei uma MP.

Muito obrigado pelos textos e estou no aguardo da continuação!
"SUA LUTA NÃO É CONTRA NINGUÉM, APENAS CONTRA SI MESMO, CONTRA SUAS FRAQUEZAS, CONTRA SEUS DEFEITOS, CONTRA SUAS LIMITAÇÕES. SUPERAR OS OUTROS É A COISA MAIS FÁCIL DO MUNDO. VOCÊ DEVE PROCURAR SEMPRE SUPERAR A SI MESMO."
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
31-05-2014, 11:07 AM
Veio relatar uma experiência que me ocorreu recentemente. Participei de um curso para empilhadeira, quando chegou na parte prática meu corpo sentiu aquela carga negativa(medo!) minha cabeça falava que eu não ia conseguir fazer tudo aquilo que o instrutor estava passando (coisa complicada, principalmente se locomover pelos espaços pequeno).

Respirei fundo, meti a real em mim mesmo e só me concentrei naquilo que havia aprendido. No final acabei conseguindo fazer tudo que ele havia pedido nos exercícios e fui aprovado. O instrutor até tentou fazer uma pegadinha comigo pra ver se ficaria nervoso na hora (falou que se eu batesse em qualquer coisa estaria reprovado. Depois fiquei sabendo que ele piscou para os demais...) mas não cai na dele.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
10-11-2014, 12:14 PM
Li todas as passagens. Muito interessante.

Aguardando continuação...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
10-11-2014, 01:35 PM
(10-11-2014, 12:14 PM)Aquiles Escreveu: Li todas as passagens. Muito interessante.

Aguardando continuação...

[2]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Legiao
Veterano
Tópicos: 8
Curtido: 42 vezes em 27 posts
10-11-2014, 02:28 PM
Texto Fodático...parabéns ALI...material para se guardar e praticar sempre!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
10-11-2014, 06:43 PM
As perguntas são as respostas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline thothenki
Livreiro da Real
Tópicos: 10
Curtido: 115 vezes em 66 posts
Posts que curtiu: 6
08-12-2014, 05:27 PM
Não teve continuação?
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Ali
Búfalo
**
28-01-2015, 09:07 PM
(31-05-2014, 11:07 AM)Appollo Escreveu: Veio relatar uma experiência que me ocorreu recentemente. Participei de um curso para empilhadeira, quando chegou na parte prática meu corpo sentiu aquela carga negativa(medo!) minha cabeça falava que eu não ia conseguir fazer tudo aquilo que o instrutor estava passando (coisa complicada, principalmente se locomover pelos espaços pequeno).

Respirei fundo, meti a real em mim mesmo e só me concentrei naquilo que havia aprendido. No final acabei conseguindo fazer tudo que ele havia pedido nos exercícios e fui aprovado. O instrutor até tentou fazer uma pegadinha comigo pra ver se ficaria nervoso na hora (falou que se eu batesse em qualquer coisa estaria reprovado. Depois fiquei sabendo que ele piscou para os demais...) mas não cai na dele.

É como eu falei por diversas vezes, você tem que ser seu próprio general e "chutar o próprio traseiro" quando for necessário.

Quando você se deixa dominar pelo medo as coisas ganham uma dimensão surreal, mas é um mecanismo dele para que você veja o problema maior do que realmente é e desista, assim não correrá perigo de fracassar e consequentemente ferir seu ego.

Mas ele não se manifesta apenas em situações decisivas como uma prova ou uma seleção pro emprego.

Tem muitas pessoas que deixam de ousar e mostrar o potencial porque tem medo de fracassar e sofrer rejeição, e acaba por não fazer nada, ele nem sequer permite que você crie coragem pra dar o primeiro passo, que ao contrário de uma situação decisiva além do seu controle, esse depende de você.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
29-01-2015, 08:44 PM
Ando procurando enfrentar de maneira sábias as situações as quais tenho medo. É impressionante como o medo começa a tomar conta da nossa vida quando nos deixamos controlar por ele.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Nerd
Pupilo da real
*
Tópicos: 6
19-02-2016, 03:17 AM
(22-04-2014, 12:04 AM)Ali Escreveu: Boa Noite nobres confrades, como prometido chegamos a segunda parte do tópico O MEDO

Alguns podem pensar que não abordei o medo em sua totalidade porque evitei falar de relacionamentos, que é o motivo da grande maioria estar neste fórum, mas na realidade suprimi 5 textos do programa original e vou deixar para o final, sendo eles.

Caminhando na Escuridão
EGO, Medo e Manipulação
O Amor e o Medo
Medo nos Relacionamentos
A Mulher e o Medo

Os suprimi inicialmente pois creio que antes de desvendar o medo relacionado a mulheres e relacionamentos, temos primeiro que focar em nossa jornada de desenvolvimento.

VENCENDO O MEDO

Conheça o inimigo e conheça a si mesmo, e em cem batalhas você não correrá perigo.
Sun Tzu

A Vida do homem é como uma guerra composta de muitas batalhas e como tal, e inevitável que tenhamos que enfrentá-la se quisermos conquistar e evoluir.

Os que estão no controle do ego sob tutela do medo são convencidos a desistir antes de lutar, pois o medo já os convence de que o fracasso é certo, e a batalha será apenas um sofrimento inútil quando na realidade é apenas o instinto de proteção do ego perante ao perigo iminente, tentando fazer você desistir para permanecer “a salvo”.

As batalhas acontecem em vários campos de nossa vida, profissional, pessoal, sentimental, financeiro, dentre muitos outros.

Antes de começar gostaria que os senhores colocassem em suas cabeças o seguinte:

Você é um indivíduo independente, não há ninguém por você além de você mesmo, e o primeiro erro de muitos é projetar suas expectativas nos outros ou até mesmo em um ser superior, quando a realidade é simples.

Você é um HOMEM e sua vida depende única e exclusivamente de você, não do seu pai, mãe, família, ser superior, governo, sociedade.

A RESPONSABILIDADE sobre você, sua vida e seu futuro é SUA e de mais ninguém.

SE VOCÊ NÃO FIZER NADA POR VOCÊ, NINGUEM O FARÁ
SE VOCÊ NÃO ACREDITAR EM SI MESMO, NINGUEM ACREDITARÁ

NADA CAI DO CÉU e na terra ninguém fará nada por você sem nenhum tipo de interesse.

Essa é a primeira coisa que o medo faz você ignorar, você sempre projetará suas expectativas nos outros, ou até mesmo em um ser superior, pois não consegue reconhecer a própria capacidade e não consegue desenvolver fé em si mesmo.

Nos exercícios de auto-análise que passei nos posts anteriores, vocês puderam perceber o sentimento de angústia quando pararam para pensar na própria vida, nas coisas que deixaram de realizar por medo.

É justamente esse mecanismo de ação do medo que faz com que você não consiga conhecer a si mesmo.

Tente responder a si mesmo:

Como posso travar uma guerra se nem ao menos me conheço?

Como posso me preparar se nem ao menos consigo saber quem eu sou?

Como posso definir um objetivo para minha vida se não consigo reconhecer minha própria condição?

Como posso definir onde quero chegar se nem ao menos consigo reconhecer onde estou?

Como posso definir limites a mim se nem sequer tentei?

Olhar para o passado, olhar para o presente, fazer uma auto-análise e conseguir reconhecer a própria condição é difícil, é doloroso, mas é necessário.

Se você não fizer isso, como você pode saber onde está errando, como você pode corrigir seu caminho e se preparar para a guerra que irá enfrentar?

Quem conseguiu fazer isso, notou que junto com aquele sentimento de angústia veio a revolta, o coração ficou apertado e você sentiu raiva de si mesmo por estar sendo um inútil.

O EGO o atingirá com uma avalanche de sentimentos que o deixará confuso, com raiva, frustrado, tentará te convencer da sua impotência para que você não tenha coragem de lutar.

E a fórmula é canalizar esses sentimentos, controlá-los, sendo o primeiro deles:

A REVOLTA

[continua...]

kd essas partes?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Heron
Búfalo
**
Tópicos: 0
Curtido: 16 vezes em 11 posts
Posts que curtiu: 8
19-02-2016, 11:40 AM
(19-02-2016, 03:17 AM)Nerd Escreveu: kd essas partes?

Não tem.
O Ali/Reese não concluiu a série.

O que foi uma pena pois eu estava acompanhando com interesse.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline LUDAVIAL
Usuário Banido
*
Tópicos: 17
19-02-2016, 02:59 PM
Muito bom o texto..

aguardando a continuação...
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo