10-10-2012, 10:07 AM
Para esclarecer um pouco minha posição favorável à liberação das drogas (e de qualquer outro produto proibido), eu vou iniciar este outro tópico, explicando o que é um mercado negro, e o porquê de ele prejudicar os consumidores, pequenos empreendedores e o Estado.
Vou fazer algumas afirmações e, no final, um artigo que explica cada uma delas.
1 - Mercado negro é todo mercado que comercializa produtos ilegais, como drogas, pirataria, contrabando, dentre outros.
2 - Em um mercado "branco", as únicas leis que valem são as da oferta e da demanda. Quem oferece produtos e serviços piores dança, ficando só aqueles que oferecem preços justos e serviços de qualidade.
3 - A proibição de qualquer produto não acaba com o mercado. Pelo contrário, um mercado "branco" se torna "negro" por causa da proibição. Em outras palavras: mercados negros são criados pelo Estado, através de leis.
4 - Combater um mercado negro custa dinheiro. O Estado precisa gastar parte dos seus recursos para o combate deste mercado, seja polícia, espionagem, sistema prisional, legislação, etc.
5 - Em qualquer mercado, consumidores sempre serão a parte mais frágil. Porém, no mercado "branco", eles podem contar com o Estado para proteger os seus direitos. O mesmo não ocorre no mercado negro, onde estão sozinhos.
6 - Pequenos empreendedores não sobrevivem no mercado negro, já que mercados negros possuem um custo adicional (a guerra do Estado contra eles). Por causa disso, só os grandes sobrevivem, o que gera carteis monstruosos.
7 - Pessoas que não têm qualquer ligação com o mercado negro podem ser prejudicadas. Exemplo é quando policiais trocam tiros com traficantes, e acabam atingindo inocentes.
Fonte: http://mises.org.br/Article.aspx?id=700
Vou fazer algumas afirmações e, no final, um artigo que explica cada uma delas.
1 - Mercado negro é todo mercado que comercializa produtos ilegais, como drogas, pirataria, contrabando, dentre outros.
2 - Em um mercado "branco", as únicas leis que valem são as da oferta e da demanda. Quem oferece produtos e serviços piores dança, ficando só aqueles que oferecem preços justos e serviços de qualidade.
3 - A proibição de qualquer produto não acaba com o mercado. Pelo contrário, um mercado "branco" se torna "negro" por causa da proibição. Em outras palavras: mercados negros são criados pelo Estado, através de leis.
4 - Combater um mercado negro custa dinheiro. O Estado precisa gastar parte dos seus recursos para o combate deste mercado, seja polícia, espionagem, sistema prisional, legislação, etc.
5 - Em qualquer mercado, consumidores sempre serão a parte mais frágil. Porém, no mercado "branco", eles podem contar com o Estado para proteger os seus direitos. O mesmo não ocorre no mercado negro, onde estão sozinhos.
6 - Pequenos empreendedores não sobrevivem no mercado negro, já que mercados negros possuem um custo adicional (a guerra do Estado contra eles). Por causa disso, só os grandes sobrevivem, o que gera carteis monstruosos.
7 - Pessoas que não têm qualquer ligação com o mercado negro podem ser prejudicadas. Exemplo é quando policiais trocam tiros com traficantes, e acabam atingindo inocentes.
Fonte: http://mises.org.br/Article.aspx?id=700