• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças Aquisição de terreno
Páginas (2): « Anterior 1 2
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Aquisição de terreno
Offline Astuto
Búfalo
**
Tópicos: 0
Curtido: 39 vezes em 28 posts
Posts que curtiu: 218
18-01-2019, 06:53 PM
Eu trabalho também em mercado imobiliário, e digo uma coisa, imoveis n é investimento.
Só compensa construir para alugar quitinet pq sempre tem fluxo e vc tem sempre no minimo 70% alugado.
E comprar imóvel somente compensa se for a vista, bem localizado e comprar abaixo do valor de mercado. Pq vc ganha dinheiro em imoveis é na compra e não na venda do imóvel!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Plissken
Call me Snake!
Tópicos: 10
Curtido: 157 vezes em 80 posts
Posts que curtiu: 50
19-01-2019, 09:26 PM
Um pouco "off topic", mas eu andei fazendo alguns mini cursos rápidos "online" e algumas coisas enganam muito a gente.
A forma como as pessoas compram, vendem, movimentam e administram o dinheiro mudou. O próprio dinheiro mudou!
Hoje em dia não se anda mais com dinheiro físico na carteira, só um cartão e em alguns casos nem isso, outras vezes o dinheiro nem é físico, mas "criptomoedas".
E algumas coisas tidas como investimento deixaram de ser, e outras, percebeu-se que nunca foram.
Imóveis mesmo, na maioria das vezes, não são bons investimentos. Como o @Astuto citou aí acima, imóvel só é bom negócio quando você for comprar à vista, por "preço de ocasião" e depois vende pelo valor "venal". Mesmo um terreno que "valoriza" depois, muitas vezes essa valorização não acompanha nem a inflação.
Os mais novos não vão se lembrar disso, mas há pouco mais de 20 anos, linha telefônica era coisa de rico e tido como investimento. As pessoas compravam uma linha telefônica e a instalação chegava a demorar perto de um ano!!! Ricos e influentes compravam várias linhas e depois faziam dinheiro vendendo-as, enquanto hoje em dia qualquer Zé ninguém tem um celular com 8 chips diferentes e nenhum deles vale nada!!!
Poupança já está virando senso comum que não rende nada, pelo contrário, com o tempo seu dinheiro é "corroído", pois não acompanha nem a inflação.
Por outro lado, se você tem uma ferramenta de trabalho, seja ela qual for (um veículo, uma máquina, equipamento ou até mesmo seu cérebro e seu corpo!) os custos com manutenção e melhorias não são "gastos", mas sim 'investimentos".
O mundo mudou e por mais que conservemos nossas raízes, temos que acompanhar as mudanças e usá-las a nosso favor!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Peter Grifen
Veterano
Tópicos: 21
Curtido: 38 vezes em 22 posts
Posts que curtiu: 0
19-01-2019, 09:34 PM
(18-01-2019, 01:32 PM)Plissken Escreveu: Na cidade onde moro, uma casa ou apartamento minimamente decente, não sai por menos de 100 mil.
Nessa faixa de preço de imóvel, o aluguem gira em torno de mil Reais.

mas nem em sonho casa de 100mil aluga por milao

No maximo estourando 400 reais e olha la
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Apache*
Búfalo
**
Tópicos: 1
Curtido: 134 vezes em 72 posts
Posts que curtiu: 53
19-01-2019, 09:38 PM
Tem que saber qual a motivação da compra do imóvel: se for para morar apenas, não vale a pena, pois uma aplicação financeira no valor de uma casa vai pagar um aluguel tranquilamente

Se for com fins de investimento, aí você tem que pegar um imóvel MUITO, mas MUITO em conta para fazer negócios posteriores, pois falta liquidez.

Mas se for sonho, sonho não tem preço, tem gente que quer ter a sua casa própria, e isso vai fazer o cara feliz, então não tem jeito: é juntar para comprar à vista e pegar um negócio melhor, hoje não se deve visar um bairro elite, mas algo que tenha potencial de crescimento!

Eu mesmo não faço questão de comprar imóvel, mas se achasse uma boa oportunidade, compraria sem pestanejar@
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gorlami
Suka Blyat
Tópicos: 17
Curtido: 323 vezes em 188 posts
Posts que curtiu: 163
21-01-2019, 02:00 PM
(19-01-2019, 09:38 PM)Apache* Escreveu: Tem que saber qual a motivação da compra do imóvel: se for para morar apenas, não vale a pena, pois uma aplicação financeira no valor de uma casa vai pagar um aluguel tranquilamente

Se for com fins de investimento, aí você tem que pegar um imóvel MUITO, mas MUITO em conta para fazer negócios posteriores, pois falta liquidez.

Mas se for sonho, sonho não tem preço, tem gente que quer ter a sua casa própria, e isso vai fazer o cara feliz, então não tem jeito: é juntar para comprar à vista e pegar um negócio melhor, hoje não se deve visar um bairro elite, mas algo que tenha potencial de crescimento!

Eu mesmo não faço questão de comprar imóvel, mas se achasse uma boa oportunidade, compraria sem pestanejar
Perdão pela falta de conhecimento, mas existe alguma aplicação financeira que possibilite a retirada mensal, e que cubra os custos de um aluguel?
Entendi a lógica por trás da questão, mas não vejo a viabilidade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Apache*
Búfalo
**
21-01-2019, 04:34 PM
(21-01-2019, 02:00 PM)Gorlami Escreveu:
(19-01-2019, 09:38 PM)Apache* Escreveu: Tem que saber qual a motivação da compra do imóvel: se for para morar apenas, não vale a pena, pois uma aplicação financeira no valor de uma casa vai pagar um aluguel tranquilamente

Eu mesmo não faço questão de comprar imóvel, mas se achasse uma boa oportunidade, compraria sem pestanejar
Perdão pela falta de conhecimento, mas existe alguma aplicação financeira que possibilite a retirada mensal, e que cubra os custos de um aluguel?
Entendi a lógica por trás da questão, mas não vejo a viabilidade.

Atualmente, existem corretoras que pagam mais de 112% do CDI em um CDB.

Claro que não tem uma receita de bolo com Letras Imobiliárias em 2014 que pagavam fácil 1,1% livre de IRRF

Se você pega o valor de um apto. de R$ 200 mil reais e aplica em um CDB desse com liquidez diária, em coisa de 2 anos você deve levar uns 0,9% já descontado o IRRF

Arredondado isso deve dar entre R$ 1700 a R$ 1900,00 mensal. A depender da cidade, você mora MUITO bem com um aluguel de R$ 1500 mensal, OU mora em um apto de R$ 200 mil reais que tem um aluguel médio de R$ 800,00.

Isso na teoria é lindo, mas na prática, você tem que ter tido uma vida de poupar ou uma renda muito boa, pois 200 mil reais é muito dinheiro para quem é pobre.

Por isso que eu sempre digo: ao invés de ficar nessa tara absurda de poupar R$ 1500 do seu mísero salário de R$ 2000 a R$ 2500, procure fazer um concurso público, ou abrir um comércio ou qualquer coisa do gênero que eleve sua renda a pelo menos R$ 10 mil mensal. Repiso o que já disse aqui: Colega meu fez um concurso X e está ganhando hoje R$ 15 mil líquido, trabalha muito, mas ganha, não fez empréstimo, faz aportes de R$ 10 mil e gasta R$ 5 mil com farra quando quer ou até aplica mais.

Em 4 anos, ele espera ter um aporte de R$ 600 mil para poder melhorar o padrão de vida e fazer mais viagens. OK

Agora o confrade, FUDIDO, vive uma vida medíocre, poupando até usar uma cueca até esfolar de buraco, pra poupar R$ 1500,00. Ai quando vai ver, até ele conseguir ter uma renda EXTRA de 2000 mensal (R$ 200 mil aplicado) são 11 anos vivendo de forma horrível, desperdiçando ai a juventude pra depois pagar de tiozão rico.

É importante juntar? Sim, mas que o cara tenha em mente que aportes bons em aplicação necessitam de uma renda satisfatória, então é bem mais vantajoso o confrade pegar esses 1500 e aplicar em cursos, arriscar em negócios, em material de estudo e cursos para concursos públicos ou até em uma faculdade de Direito.

Imóveis valem a pena apenas se for um sonho de construir uma casa da forma X, que seja um sonho mesmo, se for pra morar como pessoa comum, o aluguel sai bem mais em conta!
[+] 1 usuário curtiu o post de Apache*:1 usuário curtiu o post de Apache*
  • Gorlami
Procurar
Responder
Offline Plissken
Call me Snake!
Curtido: 157 vezes em 80 posts
Posts que curtiu: 50
21-01-2019, 07:19 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-01-2019, 07:44 PM por Plissken.)
(19-01-2019, 09:34 PM)Peter Grifen Escreveu:
(18-01-2019, 01:32 PM)Plissken Escreveu: Na cidade onde moro, uma casa ou apartamento minimamente decente, não sai por menos de 100 mil.
Nessa faixa de preço de imóvel, o aluguem gira em torno de mil Reais.

mas nem em sonho casa de 100mil aluga por milao

Aqui na minha cidade, R$ 400,00 você não aluga nem um kitnet fedorento.
Eu moro alugado. Pago R$ 800,00/mês numa casa relativamente grande, bem construída e bem localizada, mas foi um negócio de ocasião.
Por aqui é muito difícil achar algo que preste nesse valor.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rapaz Iniciante
Búfalo
**
Tópicos: 0
Curtido: 43 vezes em 36 posts
Posts que curtiu: 668
22-01-2019, 09:21 AM
(21-01-2019, 07:19 PM)Plissken Escreveu:
(19-01-2019, 09:34 PM)Peter Grifen Escreveu: mas nem em sonho casa de 100mil aluga por milao

Aqui na minha cidade, R$ 400,00 você não aluga nem um kitnet fedorento.
Eu moro alugado. Pago R$ 800,00/mês numa casa relativamente grande, bem construída e bem localizada, mas foi um negócio de ocasião.

Realmente questões de aluguel de imóvel varia conforme a cidade/Estado!

Aqui onde moro, interior de SP, cidade de 80k habitantes, de certa forma bem desenvolvida, com empresa de grande porte, área de turismo ecológico etc, moro numa casa média (1 quarto grande, sala e cozinha grandes, lavanderia e garagem cobertas, além de um quintal grande.

Pago 400 reais por mês. Ano passado ainda, negociei e paguei adiantado 1 ano, conseguindo o preço de 360 reais... Uma bagatela..

Claro que não moro no centro da cidade, mas de casa até o centro são 4 km apenas...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Josey Wales
Pistoleiro da Real
Curtido: 171 vezes em 108 posts
Posts que curtiu: 216
22-01-2019, 09:32 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-01-2019, 09:36 AM por Josey Wales.)
(22-01-2019, 09:21 AM)Rapaz Iniciante Escreveu:
(21-01-2019, 07:19 PM)Plissken Escreveu: Aqui na minha cidade, R$ 400,00 você não aluga nem um kitnet fedorento.

Realmente questões de aluguel de imóvel varia conforme a cidade/Estado!

Aqui onde moro, interior de SP, cidade de 80k habitantes, de certa forma bem desenvolvida, com empresa de grande porte, área de turismo ecológico etc, moro numa casa média (1 quarto grande, sala e cozinha grandes, lavanderia e garagem cobertas, além de um quintal grande.

Pago 400 reais por mês. Ano passado ainda, negociei e paguei adiantado 1 ano, conseguindo o preço de 360 reais... Uma bagatela..

Claro que não moro no centro da cidade, mas de casa até o centro são 4 km apenas...

Reitero o destacado. E que achado o do confrade, vou te contar. Queria eu achar uma casa assim, ou que fosse até pelo dobro do preço. Me mudaria na hora hahaha

Aqui em Brasília você tem duas opções - Morar no centro (Plano Piloto) e pagar quase 100%, 200% a mais por isso, ou morar em uma cidade Satélite e pagar um valor justo, mas sofrer com o trânsito.

Onde moro é um meio termo, perco cerca de 1h a 1h e meia no trânsito (contando ida e volta) e pago 1k Mito$ em uma "casa" de 3q, sozinha no andar (por isso "casa", na verdade era uma casa só de 3 andares que foi desmembrada em 3 casas, cada uma com um andar e totalmente independentes uma da outra). O comércio local é na rua atrás da minha e é bem variado, logo, tudo que preciso faço à pé mesmo. A feira central fica a 300m de casa, tem uma padaria a menos de 100 m. A única coisa que a cidade não tem ainda é uma loja grande de móveis, tipo Ricardo Eletro ou Casas Bahia.

Se fosse morar em um imóvel do tamanho do meu e com características parecidas, no Plano Piloto, estaria pagando pelo menos 5, 6k. E se fosse morar mais longe, poderia achar por 800, 700...
De modo geral, imóveis para aluguel seguem uma regrinha besta de cerca de 1% do valor do imóvel. Com esses detalhes de localização, arredores, e até mesmo as variações de estado para estado, esse percentual varia mas é sempre por aí.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline jackblack
Búfalo
**
Tópicos: 6
Curtido: 23 vezes em 15 posts
Posts que curtiu: 12
22-01-2019, 02:32 PM
Eu tenho um terreno em uma cidade pequena e até hoje acho que foi um dos piores investimentos que fiz. Liquidez baixa. Já tentei vendê-lo, mas nunca consegui. No meu ponto de vista só vale a pena comprar terrenos para construir e não colocar todo o dinheiro nisso.

@Josey Wales , o aluguel dessa casa é muito barato. Eu também moro em Brasília (Águas Claras) e pago um aluguel de 1k, mas é em uma Kitnet. É boa, mas é pequena. Só pago isso, pois vou de metrô para o trabalho. O aluguel não pesa no meu orçamento, mas com esse valor dá para alugar imóvel maior só que é mais longe e isso iria impactar para ir ao trabalho.
"Se for pra desistir, desista de ser fraco."
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Josey Wales
Pistoleiro da Real
22-01-2019, 03:41 PM
(22-01-2019, 02:32 PM)jackblack Escreveu: Eu tenho um terreno em uma cidade pequena e até hoje acho que foi um dos piores investimentos que fiz. Liquidez baixa. Já tentei vendê-lo, mas nunca consegui. No meu ponto de vista só vale a pena comprar terrenos para construir e não colocar todo o dinheiro nisso.

@Josey Wales , o aluguel dessa casa é muito barato. Eu também moro em Brasília (Águas Claras) e pago um aluguel de 1k, mas é em uma Kitnet. É boa, mas é pequena. Só pago isso, pois vou de metrô para o trabalho. O aluguel não pesa no meu orçamento, mas com esse valor dá para alugar imóvel maior só que é mais longe e isso iria impactar para ir ao trabalho.

E se eu te falar que moro no Riacho 1 (pra quem não conhece, é do lado de Águas)? Talvez não compense pra ti por causa do metrô, mas por aqui tá muito bom nesse quesito.
Já vi outras casas iguais a minha alugando por 1.2k aqui. Kitnet tu acha de 500, 600, em prédio novo e bem localizadas.

Águas Claras é foda, pensei em morar aí mas quando lembrei do trânsito infernal e vi o preço dos aluguéis, pulei fora. Fora a marra da maioria do povo, que acha que tá morando em Nova York   LOL
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline jackblack
Búfalo
**
Tópicos: 6
Curtido: 23 vezes em 15 posts
Posts que curtiu: 12
22-01-2019, 04:11 PM
@Josey Wales, como eu vendi o meu carro. Não sofro com trânsito. Já vi uns aluguéis por aí mesmo. Há imóveis muitos bons e com preços bons.

Sobre a marra do pessoal, o povo fala isso mesmo, mas como não sou daqui e não converso com quase ninguém daqui, então não sei são marrentos. Kkkkkk.
"Se for pra desistir, desista de ser fraco."
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Peter Grifen
Veterano
27-01-2019, 07:24 AM
(22-01-2019, 09:32 AM)Josey Wales Escreveu: De modo geral, imóveis para aluguel seguem uma regrinha besta de cerca de 1% do valor do imóvel. Com esses detalhes de localização, arredores, e até mesmo as variações de estado para estado, esse percentual varia mas é sempre por aí.

1% nao

0,5 a 0,6% e vai sofrer pra alugar, na media fica nos 0,4% e se bobear 0,3%
[+] 1 usuário curtiu o post de Peter Grifen:1 usuário curtiu o post de Peter Grifen
  • Apache*
Procurar
Responder
Offline Josey Wales
Pistoleiro da Real
28-01-2019, 09:47 AM
(27-01-2019, 07:24 AM)Peter Grifen Escreveu:
(22-01-2019, 09:32 AM)Josey Wales Escreveu: De modo geral, imóveis para aluguel seguem uma regrinha besta de cerca de 1% do valor do imóvel. Com esses detalhes de localização, arredores, e até mesmo as variações de estado para estado, esse percentual varia mas é sempre por aí.

1% nao

0,5 a 0,6% e vai sofrer pra alugar, na media fica nos 0,4% e se bobear 0,3%

Sim po, tu tá certinho. 0,4%... 0,3%

Apartamento de 200k tu vai alugar por 600, 800 conto mesmo ;'D'D

É cada uma que eu tenho que ler nesse fórum que vou te contar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Apache*
Búfalo
**
28-01-2019, 10:28 AM
Rapaz, depende muito da cidade, mas o confrade Peter está correto, aluguel em cidades pequenas é ainda mais sofrível. você compra um apartamento de R$ 150 mil e consegue o alugar por no máximo R$ 600 + condomínio

Já capital é em torno de R$ 0,8 a 1% mesmo
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Josey Wales
Pistoleiro da Real
28-01-2019, 12:23 PM
E qual a parte do "Com esses detalhes de localização, arredores, e até mesmo as variações de estado para estado, esse percentual varia mas é sempre por aí." vocês não entenderam?

É claro que vai variar pra menos, como também vai variar pra mais. 1% é só pra facilitar para cálculo, no fim das contas quem vai definir o valor real do aluguel é o MERCADO.

Mas a média / "conta de padaria" pra ter uma noção é por aí. Não tô falando que OBRIGATORIAMENTE vá ser esse valor.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline H4nk
Búfalo
**
Tópicos: 3
Curtido: 40 vezes em 30 posts
29-01-2019, 03:30 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-01-2019, 03:32 PM por H4nk.)
Penso, basicamente, como Plissken falou.

Atualmente, terreno e imóvel não se constituem mais de bons investimentos - raríssimas vezes o são. Para serem, há que estudar bastante o potencial de valorização da região e comprar e vender num curto/médio prazo - só sendo um corretor ou alguém que se dedique à área para fazer uma avaliação minuciosa e ver que há uma boa perspectiva de valorização - mas isso não é pra qualquer e, algumas vezes, envolve sorte também.

A cultura norte americana, talvez, tenha influenciado a nossa no que diz respeito a investimentos em imóveis, mas lá é outra realidade e compensa.

Aqui, é muito difícil você conseguir um retorno de 0,5% ao mês em um aluguel em relação ao valor total do imóvel.
Ex: Se você tem um imóvel que custa R$ 200.000,00, dificilmente conseguirá R$ 1.000,00 de aluguel, muito difícil mesmo. Sem contar que de uns anos pra cá a deflação na parte de aluguel foi muito maior, então, não teve nenhum tipo de valorização na renda vinda do aluguel, muito pelo contrário, houve desvalorização do imóvel e deflação na parte do aluguel.

Normalmente, a taxa média mensal que é cobrada pelo valor do aluguel é uma que varia entre 0,3%-0,4%, do valor do imóvel. Isso, por si só, é bem baixo e aquela cultura de se comprar vários imóveis para investir e/ou viver de renda com o dinheiro do aluguel, nunca foi uma boa opção no Brasil (pois existem outras muito melhores), salvo para aquelas pessoas que ganharam lotes e terrenos dos governos.

Por isso, é muito mais vantajoso colocar a grana na Renda Fixa, e ter um pouco mais de rentabilidade, sem nenhum tipo de dor de cabeça, como se teria caso fosse dono de um imóvel alugado.

A exceção, ao meu ver, é quando você quer "investir" naquele local para que ele seja a sua moradia e da sua família. Nesse caso, não vejo problemas, ainda mais se for um sonho ou algum objetivo que se batalhou/batalhará muito para conquistar. Entretanto, se for compra voltada a investimento, para ter renda do aluguel, melhor aplicar o dinheiro na Poupança, numa LCA, LCI, etc. que terá o mesmo retorno e, quiçá, mais retorno ainda caso invista com boas taxas.

Se você for um profissional da área ou for um cara que acompanhe e estude o mercado imobiliário da sua região, não descarto a possibilidade de comprar um terreno/imóvel e vendê-lo posteriormente, como falei no início, mas há que se fazer um estudo minucioso, pois todo corretor e/ou representante de alguma construtora irá te passar aquilo como se fosse o melhor negócio do mundo e sabemos que isso pode ser verdade, e pode acontecer, mas na maioria das vezes não acontece e você fica no prejuízo - pagando IPTU, taxa de administração, prestação do imóvel, sem inquilino, etc.
Sorte é o desejo daqueles que querem acreditar que a vitória pode acontecer por acidente. Suor, por outro lado, é para aqueles que sabem que ela é uma escolha.
[+] 1 usuário curtiu o post de H4nk:1 usuário curtiu o post de H4nk
  • Astuto
Procurar
Responder
Offline Peter Grifen
Veterano
31-01-2019, 10:01 PM
(28-01-2019, 12:23 PM)Josey Wales Escreveu: E qual a parte do "Com esses detalhes de localização, arredores, e até mesmo as variações de estado para estado, esse percentual varia mas é sempre por aí." vocês não entenderam?

É claro que vai variar pra menos, como também vai variar pra mais. 1% é só pra facilitar para cálculo, no fim das contas quem vai definir o valor real do aluguel é o MERCADO.

Mas a média / "conta de padaria" pra ter uma noção é por aí. Não tô falando que OBRIGATORIAMENTE vá ser esse valor.

se vc conseguir 0,6% no aluguel vc ja eh rei

1 % eh muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita coisa
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): « Anterior 1 2

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo