• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Cale a boca e escute
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Cale a boca e escute
Offline Monarca
Búfalo
***
Mensagens: 531
Tópicos: 20
Curtido: 39 vezes em 29 posts
Posts que curtiu: 14
Registrado: Oct 2015
#1
28-01-2016, 05:33 PM
[O LÍDER LOBO EM PELE DE CORDEIRO]

Você já assistiu alguma entrevista, seja no Youtube ou na televisão, em que o entrevistador fala mais do que o convidado? É entediante e irritante. Nos relacionamentos com pessoas, as regras não são diferentes das de uma boa entrevista: faça a pessoa falar, mantenha-se focado, observe altivamente, escute ativamente, dê feedback, encoraje e tenha certeza de que você escuta mais do que fala. Transfira o foco da conversa para si, e a outra pessoa o vera como um sujeito importante - se você realmente for, é claro. Transfira o foco da conversa para a outra pessoa, e ela se sentirá importante, mesmo que ela tenha um status muito inferior ao seu.


Carismático x Orador

Vamos avaliar um caso que ocorreu no Aprendiz 5, onde um grande orador, Henrique Sucasas, perdeu a disputa a um sujeito carismático, chamado de Clodoaldo. Sucasas foi parar várias vezes na mesa de reunião, e de todas elas se safou, através da argumentação; enquanto Clodoaldo ficava um pouco quieto nas reuniões em que participava. O resultado disso é que, no final do programa, a maioria dos participantes não queria trabalhar com o Henrique, que causou descontentamento em vários deles, e sim, com o Clodoaldo, que acabou vencendo o programa. Se você não viu essa temporada do Aprendiz, vale muito a pena ver.

Eu, particularmente, não entendia o porque dele ter vencido, até ter esse insight na minha mente: "Quando você lida com pessoas, você tem que evitar ao máximo a geração de conflitos. Você sempre estará no comando, seja na figura do lobo (o persuasivo e agressivo) ou na do cordeiro (comunicativo e 'manso'). A diferença é que em uma das personalidades, você se mostra competente pela sua produtividade, enquanto que, na outra, você se mostra competente pela produção dos outros."

E o que um líder deve mostrar?

Se você está na condição de líder, é porque é competente. A sua posição comunica isso às outras pessoas. A partir deste momento, o que vai determinar o seu futuro é, sem dúvidas, a qualidade dos seus liderados e o impacto que eles geram. Se você é o comandante do navio, não pode culpar a sua tropa pelo caminho em que o barco está indo. Vista a pele do lobo e se sentirá especial; vista a do cordeiro e fará um exército de pessoas se sentirem especiais.


[Imagem: 3145btu.jpg]



Você sempre estará no controle

Guie a sua tripulação com agressividade e persuasão, sem deixar eles saberem que você está fazendo isso. Em outras palavras, seja um lobo ao definir em qual resultado quer chegar, mas vista-se como um cordeiro ao guiar as pessoas até esse resultado. Lembre-se da diferença fundamental entre estas duas vestimentas: o lobo faz as pessoas o enxergarem como especial, e isso provoca em alguns a imagem de que ele é arrogante e orgulhoso; enquanto o cordeiro provoca nos outros a sensação de que eles são úteis, especiais e importantes. Não precisa ser um gênio para saber qual grupo de pessoas lideradas irá produzir mais.


Como fazê-las falar [O ataque do cordeiro]

Além da regra tradicional das entrevistas, que foi apresentada no início, faça perguntas, pois elas são as verdadeiras velas de ignição de uma conversa. Fazer o tipo certo de pergunta ajuda a manter a bola no jogo.
  • Faça perguntas abertas, que abrem as pessoas e as mandam direto ao coração e à imaginação. Elas não podem ser respondidas com um simples "sim" ou "não" e frequentemente começam com "quem", "o que", "onde", "por que", "quando" ou "como".
  • Evite perguntas fechadas, que retraem as pessoas. Elas podem ser frequentemente respondidas com uma única palavra e normalmente começam com "Você fez/disse?" ou "Você é/está?".
  • Use comandos que atingem direto a imaginação: "O que você acha sobre...?", "Conte-me sobre...".
  • Fique atento às respostas de seu parceiro e vá fazendo perguntas, sempre demonstrando interesse.
  • Tente responder perguntas com outra pergunta. Isso pode ajudar a criar um senso de harmonia. Mostre entusiasmo, curiosidade e humildade (para ouvir).

Manipulando [O ataque do lobo]

Quando a conversa ganha movimento, é hora de passar de perguntas educadas e inquisitivas para algo mais pessoal.
  • A linguagem do manipulador provoca os sentidos e a imaginação, enquanto falantes factuais apenas perguntam informações. A conversa de um grande manipulador é aconchegante, quase como uma fofoca.
  • Manipuladores sabem o valor de construir relacionamentos e têm ciência de que a melhor maneira de abordar uma pessoa é ser apresentado por alguém que ela/ele respeita. Se isso não acontecer, ele tem que construir tudo do zero provocando na outra pessoa a sensação de que é de confiança (o cordeiro), antes de qualquer coisa.
  • Permaneça focado nos seus objetivos e mantenha-se na linha durante toda a conversa. Lembre-se do resultado desejado e permaneça positivo.
  • É crucial dar feedback físico e verbal. Mostre com sua linguagem corporal que você entende e está interessado na outra pessoa.
  • Foque na pessoa com quem você está. Esse senso de proximidade entre vocês irá induzir sentimentos de importância nela.
  • Permaneça curioso. Fazendo perguntas, permanecendo engajado e atraindo a outra pessoa, irá descobrir o que a incomoda e o que ela pode produzir.

Seja um líder lobo em pele de cordeiro. Se arme com as informações dos seus liderados, adquiridas através da confiança que eles tem em você. Os utilize e os conduza rumo aos seus objetivos (de lobo).

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Heron
Búfalo
**
Mensagens: 208
Tópicos: 0
Curtido: 16 vezes em 11 posts
Posts que curtiu: 8
Registrado: Aug 2013
#2
29-01-2016, 09:32 AM
Só um detalhe:
As ações do lider devem beneficiar também os que são liderados por ele, senão passará de lider à déspota.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Devoto
Guerreiro
*
Mensagens: 416
Tópicos: 16
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Apr 2014
#3
29-01-2016, 09:51 AM
pense na opção também de não ter que liderar ninguém! terás mais paz garanto.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Phill
Búfalo
**
Mensagens: 140
Tópicos: 20
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jul 2013
#4
29-01-2016, 10:15 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-01-2016, 12:19 PM por Phill.)
(29-01-2016, 09:51 AM)Devoto Escreveu: pense na opção também de não ter que liderar ninguém! terás mais paz garanto.

Concordo, felizes aqueles que não depende de outros para realizar suas tarefas. Sempre irar haver algum estress entre ambas as partes, visto que toda hora tem que estar orientando, cobrando, etc e tals, quando menos esparamos a pessoa já esta la relaxando novamente. Não sou padrão, sou micro empreendedor e por consequência dependo da mão de obra e colaboração de terceiros, confesso que as vezes da vontade chegar avacalhando tudo, mais não é o melhor a se fazer, temos que sentar pensar nas consequências negativas e positivas de tal atitude a ser tomada, e também avaliar se vc esta errado na historia, e em cima disto tomamos a melhores atitudes como cobrar, chamar atenção, etc.

Também e bom estudar o perfil da pessoa que esta lidando, e em cima disto tomar as melhores decisões, e liderar sem dor de cabeça. Tenho um parceiro que é super nerd e inteligente porem é um cara distraído, então estou usando as qualidades como inteligencia e facilidade em resolver problemas ao meu favor, os defeitos como distração e displicência, estou aos POUCOS CORRIGINDO E O ORIENTANDO COM CALMA, PARA NÃO CAUSAR MAL ESTAR AOS POUCOS ELE ESTA MELHORANDO ISTO E É UM DEFEITO NATURAL DELE. É interessante também isolar a pessoa que vc quer orientar de qualquer outra distração, como celular, pc, televisão e etc, e conversar frente a frente e mandar o papo reto sem medo e as consequências das suas atitudes.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
***
Mensagens: 3,585
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
Registrado: Jul 2014
#5
29-01-2016, 10:14 PM
Vou assistir de novo e postarei mais comentários a respeito.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Monarca
Búfalo
***
Mensagens: 531
Tópicos: 20
Curtido: 39 vezes em 29 posts
Posts que curtiu: 14
Registrado: Oct 2015
#6
29-01-2016, 11:00 PM
Don Welzo, a personalidade do Henrique dá para ver no programa todo... mas o do Clodoaldo é evidente em um episódio em que ele lidera a equipe para administrar um restaurante.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline CR7
Búfalo
**
Mensagens: 1,098
Tópicos: 35
Curtido: 5 vezes em 5 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jun 2015
#7
30-01-2016, 02:09 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-01-2016, 02:10 PM por CR7.)
Muito bom topico, acompanhando, é por aí mesmo

Vale ressaltar o comentário do devoto que pode ser muito util também, as vezes

Mas eu acho que o conceito de lobo em pele de cordeiro já está ultrapassado.

Primeiro porque quando vc chega no alto escalao ira lidar com pessoas tao experientes como voce ou mais. São pessoas que ja foram lobos em pele de cordeiro tambem e sabem muito bem reconhecer alguem que esta agindo assim. Logo seu plano irá falhar, qualquer um conseguirá te desarticular.

Na minha visao ser politico é mais vantajoso que lobos em pele de cordeiro.

O lobo tem certas limitações porque nao pode mostrar sua verdadeira identidade, mas o politico também nao mostra, ele cria varias personalidades e adapta ao ambiente, as pessoas, agindo sempre de forma logica racional e conquistando corações e mentes por onde passa.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Josey Wales
Pistoleiro da Real
***
Mensagens: 1,760
Tópicos: 10
Curtido: 171 vezes em 108 posts
Posts que curtiu: 216
Registrado: Apr 2014
#8
01-02-2016, 10:03 AM
(30-01-2016, 02:09 PM)Mr. L Escreveu: Muito bom topico, acompanhando, é por aí mesmo

Vale ressaltar o comentário do devoto que pode ser muito util também, as vezes

Mas eu acho que o conceito de lobo em pele de cordeiro já está ultrapassado.

Primeiro porque quando vc chega no alto escalao ira lidar com pessoas tao experientes como voce ou mais. São pessoas que ja foram lobos em pele de cordeiro tambem e sabem muito bem reconhecer alguem que esta agindo assim. Logo seu plano irá falhar, qualquer um conseguirá te desarticular.

Na minha visao ser politico é mais vantajoso que lobos em pele de cordeiro.


O lobo tem certas limitações porque nao pode mostrar sua verdadeira identidade, mas o politico também nao mostra, ele cria varias personalidades e adapta ao ambiente, as pessoas, agindo sempre de forma logica racional e conquistando corações e mentes por onde passa.

Nesse caso as duas opções se completam, e não se anulam. Quem disse que ser um lobo em pele de cordeiro não é ser político?

Você vai estar falando, fazendo o que os outros "querem", deixando-os terem a ilusão de que estão no comando e que você é inofensivo, quando na verdade quem tem as rédeas da situação é você... No fim das contas, independente da denominação que você coloque, ambas as atitudes se completam.
[+]
  •
Procurar
Responder


Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo