03-06-2015, 08:37 PM
Você, ser humano do sexo masculino, por consequência do destino, por um desafeto ou por não ter conseguido juntar forças para enfrentar um grande problema, acabou encontrando esse fórum e tantos outros. Era uma coisa nova, mas que fazia seus olhos brilharem. A resposta estava aí, na sua frente, e você não via. A partir de então seu modo de pensar mudou. Suas atitudes mudaram. Sua vida mudou. Você começou a participar dos foruns, a ler e reler o material, a ensinar os que chegavam, a pôr em prática na sua vida real tudo aquilo que você sabia que devia ter feito antes, mas que o mundo teimava em te desencorajar. Você se tornou outro.
Passaram-se então um ano, dois, três anos, e sua vida estava melhor. Seus esforços nos estudos lhe rendiam frutos. Seu conhecimento em investimentos idem. Artimanhas femininas? Nunca mais. Você se sentia bem, mas ainda não era suficiente. Constantemente você se pegava perguntando "E aí? É isso? Cheguei onde eu devia? Porque eu, depois de tantos anos, ainda guardo esse sentimento de que ainda não cheguei lá?"
O ponto é justamente esse, confrade. Não há um final. A Real não é um filme, com começo, meio e fim. Esperar que todos seus objetivos sejam cumpridos e finalmente você poder gritar "eu consegui!" é como procurar o ponto final em um círculo. E não há. Mas é justamente aí que toda a magia está. Sua luta nunca deve ser para chegar a um final, pois a Real é um círculo. E mais, ela não é um círculo estático: mas um círculo em movimento, onde você se pegará por vezes no alto, por vezes em baixo. Existem momentos na vida de todos nós em que nada parece valer a pena. Que é uma luta eterna e em vão. Que o mundo não vai mudar porque nós estamos mudando. Nesse momento você, caminhando nesse círculo, está passando pelo ponto mais baixo do movimento. E veja só, o círculo continua girando, e brevemente você estará no alto de novo, focado, motivado, persistente em suas ideias e, obviamente, crescendo como ser humano.
"Poxa, mas qual deve ser minha motivação então? Se a Real não tem fim, e ela passa por altos e baixos em minha vida, eu nunca estarei satisfeito!". Seu objetivo, na verdade, não é "chegar lá". Você deve lutar para que esse círculo freie enquanto você estiver no alto, e acelere quando você estiver embaixo. Em outras palavras: você deve lutar para manter-se focado e motivado o máximo que puder, com a cabeça cheia e corpo saudável, evitando recaídas (as quais o mundo teima em querer te colocar) com a mesma intensidade. Você pode achar isso difícil, quase impossível, mas uma coisa é certa: assim como andar de bicicleta, o treino e a persistência vão colocar o controle em suas mãos. É você quem vai acelerar ou frear conforme a necessidade. Resumindo: é errando e acertando, na teoria e na prática, é participando do foruns, ensinando, perguntando e nutrindo sua sede por informação você ganhará a experiência que você precisa para continuar no topo, no auge.
Por isso novatos, medianos e até veteranos (porque não?), mesmo que a Real não tenha um fim, mesmo que seus objetivos pareçam distantes, mesmo que por muitas vezes apareçam pedras no seu caminho, nunca se esqueça que seu objetivo não é "chegar lá", mas sim se manter o máximo possível na sua melhor forma, sem esquecer-se que o controle está e estará sempre em suas mãos.