• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Primeira Lei - Inércia Pessoal
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Primeira Lei - Inércia Pessoal
Offline Gorlami
Suka Blyat
***
Mensagens: 665
Tópicos: 17
Curtido: 323 vezes em 188 posts
Posts que curtiu: 163
Registrado: Dec 2016
#1
31-05-2018, 02:16 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-05-2018, 02:21 PM por Gorlami. Motivo da edição: Correção gramatical )
Fazendo uma autocrítica, conjuntamente com uma experiência empírica de observação, notei que existe uma dificuldade muito grande em quebrar a confortável inércia (inspirado em Newton) em que normalmente vivemos. Afirmo porém que, depois de transpor essa barreira, o processo como um todo flui melhor e produz melhores resultados, independente de qual seja o objetivo ou tarefa.
Para ilustrar, vou expor meu embate com a procrastinação pra estudar. Pretendo escrever especificamente sobre estudos posteriormente (baseado nos livros do Prof. Píer e em alguns preceitos filosóficos).
 
Confrontamento e consciência
 
Apesar de ter me formado em um excelente colégio médio/técnico, claramente não absorvi o conteúdo de maneira permanente em minha memória, incluindo os ensinamentos básicos, que são importantes para os processos posteriores (faculdade, mercado de trabalho, etc). Quando se cai na Real sobre o desenvolvimento pessoal, você leva um soco de Realidade na cara e nota o quão fracassado foi em ser apenas mais um que não deu a devida importância para o estudo, como a grande maioria dos brasileiros perdedores.
 
No meu exemplo: “Puta que pariu, joguei anos no lixo por não me dedicar aos estudos e ter almejado coisas inúteis e fúteis”.
[Imagem: desespero.jpg]
"Fudeu"
 
Após esse choque de realidade, vem o desejo de recuperar o tempo perdido, de começar a buscar seus objetivos, progredir como homem e como profissional. O problema se encontra aqui. Eu GARANTO que você tem algum projeto ou atividade que não consegue começar, e que não é por falta de vontade. Não vou aprofundar a reflexão sobre quais são os motivos que nos impedem de quebrar a inércia com facilidade e simplesmente começar, não seria produtivo.
 
No meu exemplo: “Caralho, preciso me dedicar esse ano, vou estudar todo dia”, porém no começo mal conseguia revisar o conteúdo dado no dia, ou pensava em começar mas acabava indo fazer outra coisa. Famoso "fogo de palha".

[Imagem: dicar-para-manter-se-motivado.jpg?fit=767%2C305]
"Vou fazer e vou acontecer, por que hoje tô motivado"

 
Li um tópico aqui no fórum chamado “O que você precisa é disciplina”, ou algo do gênero, que explicava o poder do hábito, disciplina e domínio das vontades, e como a disciplina, a longo prazo, supera o poder limitado da motivação. O brasileiro médio que quer evoluir pensa (levado por vendedores de sonhos e outros charlatões e gurus): “O que eu preciso é motivação, assim vou ter ânimo pra fazer o que devo fazer. Vou comprar um livro de auto-ajuda” ou então “vou ver um vídeo de tal coach” e nos piores casos: “Só não fiz tal tarefa pois não estava motivado naquele dia”. Qualquer um que já tenha trabalhado alguma vez na vida ou que já tenha feito alguma prova ou concurso sabe que não podem haver dias de motivação, o objetivo dever ser alcançado naquele dia e não vão haver outras chances.
 
[continua]
[+] 1 usuário curtiu o post de Gorlami:1 usuário curtiu o post de Gorlami
  • loeb
Procurar
Responder
Offline Gorlami
Suka Blyat
***
Mensagens: 665
Tópicos: 17
Curtido: 323 vezes em 188 posts
Posts que curtiu: 163
Registrado: Dec 2016
#2
04-06-2018, 05:39 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-06-2018, 05:45 PM por Gorlami. Motivo da edição: Link para o post do cabraman )
Realmente, vídeos e textos motivadores, de imediato fornecem um sentimento de ânimo, um desejo de fazer, mas ele não vai durar mais do que alguns dias. Já passou por isso? A grande maioria de nós já passou.
Recomendo que procurem e leiam esse post do cabraman sobre disciplina, mas principalmente, que reflitam sobre o assunto. Use a motivação efêmera como faísca para dar partida no seu planejamento, a disciplina e o autodomínio vão ser as amarras que não te deixarão abandonar o projeto (pois não há nada que seja mais ridículo do que um homem que abandona tudo que começa, ninguém confia em pessoas assim) e conforme o fator TEMPO começar a se passar, você tornará suas tarefas um hábito, e quando não puder fazer o que esta HABITUADO, sentirá falta imediatamente. Uma conseqüência disso será a adoção de rotina. Isso mesmo, rotina, somente mulheres e preguiçosos odeiam rotina, como já dizia SK em seus textos. A rotina nada mais é do que o reflexo de organização do tempo de pessoas responsáveis, o tempo é absolutamente precioso, não pode ser desperdiçado com procrastinação, como já foi abundantemente dito neste fórum.
 
[Imagem: 1*h2ZmhQ_MHPGJendwzH7PKQ.jpeg]
 Isso aqui é viagra motivacional e punhetação mental.
 
No meu caso, me forcei a começar a estudar, fiz um pequeno e simples plano de estudos (planejamentos muito complexos tendem a te desestimular, então como sugere Descartes, divida a grande tarefa em tarefas menores, e mais fáceis de fazer), baseado nos ensinamentos do Prof. Píer, e todos os dias revisei matéria e fiz exercícios, e ainda me sobra tempo para treinar e jogar um pouco. Quando não rendo nos estudos me sinto mal, inconscientemente.
 
Considerações
 
Os passos para sair da inércia, em resumo, são: Tomar consciência da necessidade de agir e evoluir, planejar os passos e dividi-los em tarefas diárias (metas pequenas, há inclusive a teoria do 1% ao dia, que não concordo, prefiro começar com uma “terapia de choque”, mas pode ser útil para vocês), utilizar a motivação como estopim e manter a continuidade através da disciplina e concentração. 
Pensar nos ganhos que os resultados trarão nos momento em que pensar em desistir são uma boa ferramenta, aliás, crie um mindset de não se auto-sabotar (já escrevi um tópico sobre isso). Desistir não é uma opção.


Escrevi este post direcionado principalmente ao pessoal que esta desprendendo muito tempo e esforço em assuntos ligados a relacionamento. 

Para refletir: “Faça algo hoje, que tornará o seu amanhã melhor, então seu dia não terá sido em vão”
[+] 1 usuário curtiu o post de Gorlami:1 usuário curtiu o post de Gorlami
  • Guy Fawkes
Procurar
Responder
Offline Guy Fawkes
Búfalo
**
Mensagens: 145
Tópicos: 5
Curtido: 42 vezes em 27 posts
Posts que curtiu: 111
Registrado: Nov 2016
#3
05-06-2018, 01:38 PM
Excelente reflexão!

Realmente o que me falta não é motivação, isso eu tenho de sobra... o que me falta mesmo é o hábito, a continuidade, uma rotina fixa...

O grande problema, é que a nossa cultura e a nossa educação não nos permitiu ter essa disciplina, e isso ficou enraizado na maior parte dos brasileiros desde a infância. Logo se torna uma tarefa bem mais complicada criar e manter uma rotina para o desenvolvimento pessoal.

Porém, quem consegue já está na frente da maioria das pessoas, seja la o que for... todo homem deveria ter seus próprios projetos pessoais, seja um negócio, um estudo, uma arte, um hobbie, etc etc...
As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gorlami
Suka Blyat
***
Mensagens: 665
Tópicos: 17
Curtido: 323 vezes em 188 posts
Posts que curtiu: 163
Registrado: Dec 2016
#4
05-06-2018, 01:42 PM
Essa semana tive uma prova da real importância da ROTINA. Brasileiro, culturalmente, abomina a rotina (hábito + disciplina) e é aí que reside o problema.

Vou relatar minha experiência quanto a isso em um tópico complementar a esse posteriormente.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gorlami
Suka Blyat
***
Mensagens: 665
Tópicos: 17
Curtido: 323 vezes em 188 posts
Posts que curtiu: 163
Registrado: Dec 2016
#5
03-07-2018, 03:29 PM
O Poder das Pequenas Tarefas

Nos últimos dias me senti inútil, vim falhando nos treinos, dinheiro acabou, desempregado, e parado por estar esperando o início das aulas na faculdade que passei, que iniciam em agosto.

É muito fácil manter suas tarefas em dia, quando se está seguindo uma rotina (reforço a importância da mesma, importantíssimo para alcançar grandes resultados), mas se quebra-la por alguns dias, tudo desmorona.


Nenhum texto ou pensamento pessoal foram capazes de me fazer voltar à disciplina das tarefas, só de pensar em treinar minha mente me auto-sabotava, não estava estudando, apenas procrastinando na internet.

Como estou superando esse sentimento de fracasso e a auto-sabotagem da procrastinação? Aproveitando as oportunidades diárias de realizar pequenas tarefas, que me dão ânimo para realizar tarefas maiores. Hoje mesmo, minha mãe saiu (ainda moro com os pais, apesar de estar com 22 anos) e vai passar o dia trabalhando pesado. Ela sempre faz todo o serviço doméstico, e como estou em casa vadiando esperando o início das aulas, passei uma vassoura por aqui e lavei a louça do almoço que fiz.

Parece ridículo, eu sei, principalmente para os que moram sozinhos e já estudam, trabalham, fazem serviço de casa, etc. Mas não vem ao caso, a teoria se aplica a qualquer realidade:

São as pequenas tarefas que dão ânimo/disposição para realizar tarefas maiores e obter grandes resultados.

Daí a importância do raciocínio cartesiano de dividir grandes problemas em pequenas tarefas e do método kaisen (1% por dia).


[Imagem: QRSR80G.jpg]
[+]
  •
Procurar
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Primeira Entrevista de Emprego MILORD 28 7,097 22-01-2016, 01:31 PM
Última Mensagem: MILORD

Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo