• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Foco - Livros
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Foco - Livros
Offline DiCaprio
Búfalo
**
Tópicos: 27
Curtido: 25 vezes em 18 posts
Posts que curtiu: 15
27-01-2018, 03:28 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-01-2018, 04:47 AM por DiCaprio.)
Olá confrades, quais livros vocês recomendam sobre foco, atenção, disciplina... ? Há algum livro que contribuiu significativamente sobre este assunto para sua vida?

Bem, nos últimos 3 ou 5 meses, até mais... venho perdendo o foco de fazer as coisas. Só está piorando. Ora estou no whatsapp, ora no youtube, ora no facebook em algum grupo, ora aqui. Antigamente eu tinha uma energia maior para manter focado em algumas tarefas, agora sem eu notar estou fazendo outras. Eu já pensei que fosse algo banal, mas ultimamente esqueço o café no fogão, começo a ler um livro e pouco tempo depois após alguma interrupção eu começo fazer outra sem notar. Tipo um cara multi tarefa ambulante que faz tudo ao mesmo tempo mas não termina nada. Nem nas conversas das pessoas estou conseguindo focar direito, elas falam e eu tô pensando em outra coisa após algum tempo, eu nem noto que fiz isso.

Um livro que me ajudou com alguns vícios que tinha era o Poder do Hábito, de fato entender como o hábito funciona ajuda superficialmente a resolver alguns vícios ou maus hábitos mais simples. Mas depois de uma "meditação" não consegui linkar nenhuma deixa,gatilho... para este problema. 

Há mais tempo pensei que era só frescura mesmo ou algo momentâneo, mas só vem piorando. Estou de férias e tinha estabelecido algumas metas (cursos online e afins). Das 24h do dia precisaria no máximo 4h ou 5h para terminar o que eu queria num cronograma mental durante um mês. Contudo se passou um mês que estou de férias e não consegui cumprir nem 25% do eu estipulei. O dia passa, não faço quase nada, me perco no entretenimento, pensamentos, etc sem nem mesmo notar, é muito estranho o dia acaba e depois reflito, O que fiz hoje de produtivo? NADA, Mas como o dia passou e não fiz nada? Não sei, nem vi o dia acabando para ser sincero. Ah, e tenho aplicativo para lista tarefas, organizador de rotinas... mas depois de uns dias ignoro as notificações sem nem perceber.

Este problema ainda não está grave na minha vida atual, mas vamos dizer... está no cartão amarelo. Ainda acredito que posso mudar sozinho e resolver isso, só não tenho o conhecimento e meios necessário para este fim. Não quero que as coisas caminhem para o cartão vermelho e ter que precisar de ajuda profissional como um terapeuta, psicólogo ou algo assim.  

E como foco é uma coisa essencial para todos nós da Real, acredito que este tópico possa ajudar também quem está com problemas parecidos em diferentes níveis.

Obrigado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daredevil
Veterano
Tópicos: 9
Curtido: 84 vezes em 46 posts
Posts que curtiu: 22
27-01-2018, 05:30 AM
Acho que todo mundo já passou por isso em algum momento, e o que eu tenho a dizer é que é a procrastinação assim como as coisas boas que você se vê fazendo para enriquecimento intelectual, é um hábito, péssimo por sinal.

Eu sei o que você está passando, a vontade é de estalar os dedos e fazer tudo o que você perdeu por procrastinar, e aí você então começa sua nova jornada, mas não percebe que extrapola, quer fazer tudo de uma hora pra outra e apesar de sempre dar errado, você finge que dessa vez tudo dará certo. Sinceramente? Você está no cartão vermelho sim e a solução é simples para quem vê a situação de fora, mas assustadora para você. Não há livro que possa te ajudar porque a resposta está na sua frente. Acabe com o vício em redes sociais, whatsapp, etc; tenha três principais tarefas para realizar diariamente (estudar inglês, fazer exercício, etc.) e realize, limite o que mais toma seu tempo a uma ou duas horas por dia.

Another thing, tenha força de vontade, comece a agir, faça um cartaz com as tarefas diárias mais importantes, conte até 3 e aja. Consolidar um hábito, abandonar o conforto de passar um dia inteiro sem levantar a bunda para algo expressivo, é o que há de mais difícil nessa vida, abandonar o conforto e agir é o que separa o vencedor do fracassado, e essa vontade parte de dentro de cada um. Como eu disse anteriormente, a resposta pra mudar na maioria das vezes é óbvia e quem pede opinião geralmente tende a ignorar a si próprio, alguns acordam e mudam com 20 anos, outros com 40, e muitos acostumam-se com uma vida sem brilho, você escolhe o que quer para si, a mudança é difícil, porém autorrealização é para quem não esmorece.
[+] 1 usuário curtiu o post de Daredevil:1 usuário curtiu o post de Daredevil
  • loeb
Procurar
Responder
Offline loeb
Búfalo
Tópicos: 15
Curtido: 48 vezes em 35 posts
Posts que curtiu: 755
27-01-2018, 08:03 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-01-2018, 08:09 AM por loeb.)
Confrade esse é um trecho do Livro "O Monge e o Executivo", espero que te ajude: 

Simeão continuou: — Talvez alguns de vocês já conheçam os quatro estágios
necessários para adquirir novos hábitos ou habilidades. Eles tanto se aplicam à
aprendizagem de bons hábitos como à de maus hábitos, de boas e de más habilidades,
de bons e de maus comportamentos. O interessante é que eles se aplicam totalmente
ao aprendizado de novas habilidades de liderança.
Simeão caminhou até o quadro e escreveu:

Estágio Um: Inconsciente e Sem Habilidade
- Este é o estágio em que você ignora o comportamento e o hábito. Isto se dá
antes de sua mãe querer que você use o vaso sanitário, antes de você tomar seu
primeiro drinque ou fumar seu primeiro cigarro, antes de você aprender a esquiar,
jogar basquetebol, tocar piano, datilografar, ler e escrever, o que quer que seja. Você
está inconsciente ou desinteressado em aprender a prática e, obviamente,
despreparado.

Ele voltou ao quadro e escreveu:
Estágio Dois: Consciente e Sem Habilidade
- Este é o estágio em que você toma consciência de um novo comportamento,
mas ainda não desenvolveu a prática. É quando sua mãe começa a sugerir o vaso
sanitário; você fumou seu primeiro cigarro, ou bebeu, e isso caiu mal; você pegou os
esquis, tentou fazer uma cesta, sentou-se à máquina de escrever ou ao piano pela
primeira vez. Tudo é muito desajeitado, antinatural e até assustador.
Mas, se você continuar a lidar com isso, irá para o terceiro estágio.

- Ele se virou e escreveu:
Estágio Três: Consciente e Habilidoso
- Este é o estágio em que você está se tornando cada vez mais experiente e se
sente confortável com o novo comportamento ou prática. É quando a criança quase
sempre consegue se controlar, quando você saboreia os cigarros e a bebida, quando
já consegue esquiar razoavelmente, quando o datilógrafo e o pianista não precisam
mais olhar para o teclado. Você está "adquirindo o jeito da coisa" neste estágio. Qual
seria a evolução final na aquisição de um novo hábito?
- Inconsciente e habilidoso - três pessoas falaram ao mesmo tempo.

— Exatamente — Simeão disse enquanto escrevia:
Estágio Quatro: Inconsciente e Habilidoso
— Este é o estágio em que você já não tem que pensar. É o estágio em que
escovar os dentes e usar o vaso sanitário de manhã é a coisa mais natural do mundo.
É o estágio final para o alcoólico e o fumante, quando estão praticamente esquecidos
do seu hábito compulsório. E quando você esquia montanha abaixo como se estivesse
caminhando pela rua. Este estágio descreve Michael Jordan na quadra de
basquetebol. Muitos jornalistas esportivos zombaram de Michael Jordan, dizendo que
ele joga como se estivesse "inconsciente", o que é uma descrição exara do que
acontece, muito mais do que eles imaginam. Com certeza, Jordan não tem que pensar
em sua forma e estilo, pois isso se tornou natural para ele. Este estágio também serve
para os datilógrafos e os pianistas altamente eficientes, que não pensam em seus
dedos batendo no teclado. Tornou-se natural para eles. Greg, este é o estágio em que
os líderes conseguiram incorporar seu comportamento aos hábitos e à sua verdadeira
natureza. Estes são os líderes que não precisam tentar ser bons líderes, porque são
bons líderes. O líder neste estágio não tem que tentar ser uma boa pessoa, pois ele é
uma boa pessoa.

Edit 01.: Para cada esforço disciplinado há uma retribuição múltipla.
- JIM ROHN
[+] 1 usuário curtiu o post de loeb:1 usuário curtiu o post de loeb
  • DiCaprio
Website Procurar
Responder
Offline xandysmaster
Amante das Bundudas
Tópicos: 2
Curtido: 279 vezes em 205 posts
Posts que curtiu: 680
27-01-2018, 10:01 AM
Coloque na em prática algo que você goste de fazer e FAÇA até o final. Cumpra o cronograma disso que você colocou em mente até o final. Os Livros de motivação poderão te ajudar sim com palavras e textos motivadores, como também os textos do próprio forum, mas se não partir de você não adianta nada encher a mente com teorias.
Por exemplo: eu gosto muito de pedalar, muitos daqui do forum já sabem que ando pedalando sempre, digo isso sempre no chat / converso com alguns sobre isso e taus. Eu sempre pedalei na minha vida, era toda semana, rolés de 100km nas folgas mais os dias da semana com pedaladas curtas na cidade, era uma rotina. E do nada, simplesmente parei, larguei de mão, somando isso com cagadas e coisas erradas, caminhos tortos que segui e fiz na vida, acabei por esquecer de mim. Perdi um pouco o foco com mais algumas coisa e fui ficando na zona de conforto e as consequências bateram hoje no meu rabo.
Esse ano, coloquei várias coisas como como META e o pedalar está incluso nisso, (algo que gosto muito) e farei o possível para não deixar uma coisa estrapolar a outra nas metas impostas por mim em 2018.
Para mim, foi o ano que decidi fazer isso, e estou fazendo, faça chuva faça sol, eu saio todo dia para pedalar que seja ir ali no bairro vizinho e voltar, mas faço. (ontem 26/01, sai para pedalar, tava só uma neblina, no meio do caminho, ainda perto te casa, tomei uma chuva da porra que encharcou até a cueca mas não desisti, não voltei e terminei o percurso que tinha programado antes de sair.).
O que quero dizer, é que você deve colocar em prática algo que te faça bem, para começar, que goste como meta para te impulsionar numa rotina fixa, sem desvios de atenção ou que se desfoque por qualquer besteira. Por exemplo, para mim, o ato de pedalar, não tem nada que me faça perder esse FOCO, mulher, namorada, gostosa, buceta, celular, whats, telefone, buteco NEM NADA. Eu simplesmente saio e faço, cumpro minha meta, de ir lá e voltar aqui e assim por diante. Quando saio, coloco o caminho que vou fazer na mente, por onde vou passar, e por onde vou voltar e PONTO.
O estudar, o ler, o trabalhar, o meditar, o se exercitar segue essa mesma linha de raciocínio.
Tenho muitas coisas por terminar em casa, algumas coisinhas por fazer que eu sei fazer e posso fazer mas andei procrastinando, iniciando e deixando por fazer e essa rotina do "pedalar " tem me motivado e me regrado a me focar melhor. Estou conseguindo programar minhas coisas com mais clarezas e tirar um tempo para fazer essas tarefas sem me desligar delas com outras besteiras.
Comece aos poucos e se desligue completamente de tudo que te faça perder o foco, desligue o cel, ou deixe-o em outro cômodo da casa e só mecha nele quando tiver feito o que começou, responder uma mensagem ou atender uma ligação que não acrescente nada não vai mudar sua vida. O exemplo do pedalar, você pode usar com outras atividades como estudar algo que se sinta melhor, com o tempo você se habitua a isso e vai ver que perder o foco com besteiras era coisa da sua cabeça, aprenda a domar isso e terá sucesso.
Eu não sou o maior exemplo de cara centrado nem o fodão na arte do auto-controle, mas, sozinho, tenho aprendido comigo mesmo que, tudo depende da gente QUERER.Também podemo moldar nossa mente para o bem. Se ficamos um certo tempo mechendo no cel, falando besteira no whats, perdendo tempo com bosta de faceku é sinal que podemos usar essa "capacidade e criatividade" para outros fins também, como estudar por exemplo.
Nossa mente é infinita, se soubermos usá-la da melhor maneira possível nos daremos bem e poderemos tirar o melhor dela.
[+] 2 usuários curtiram o post de xandysmaster:2 usuários curtiram o post de xandysmaster
  • DiCaprio, loeb
Website Procurar
Responder
Offline DiCaprio
Búfalo
**
28-01-2018, 01:43 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-01-2018, 01:44 AM por DiCaprio.)
Tens razão @daredevil. Vou redefinir minhas metas e estipular um controle mais rígido. Não dá mesmo para deixar o celular do lado. Na mente nossa uma rápida olhada nas mensagens leva uma hora na vida real.

Mas ainda sou curioso com o funcionamento da mente humana. Não estou buscando um livro passo a passo. Só gosto de compreender as coisas que me afetam. Assim como NA me ajudou a compreender as artimanhas femininas (o que antes eram suposições e achismos agora está claro e sem dúvidas), etc.

O que tá faltando mesmo é falta de vergonha na cara e ação. Por incrível que pareça, minha vida está bem estável, e o lado ruim disso é que a zona de conforto te engole sem nem saber.

Mas muito pelos conselhos, vou colocá-los em prática.

Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline DiCaprio
Búfalo
**
28-01-2018, 01:45 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-01-2018, 01:45 AM por DiCaprio.)
Obrigado pela indicação @loeb, vou ler assim que possível.

[+] 1 usuário curtiu o post de DiCaprio:1 usuário curtiu o post de DiCaprio
  • loeb
Procurar
Responder
Offline DiCaprio
Búfalo
**
28-01-2018, 01:51 AM
Obrigado @xandysmaster. De fato tenho que parar com a procrastinação. Jamais pensei que ia ficar atolado nisso kkk (juro que eu não era assim no passado).

Vou tentar encaixar na minha rotina alguma atividade física. Lembro que quando fazia academia eu tinha mais disposição para fazer as coisas. Não sei ao certo o porquê mas fazia diferença. Saí na época porque meu emprego anterior + faculdade me davam só 5h de sono. Mas agora as coisa melhoraram um pouco e vou voltar.

Novamente, obrigado pelos conselhos.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline xandysmaster
Amante das Bundudas
Curtido: 279 vezes em 205 posts
Posts que curtiu: 680
28-01-2018, 06:33 AM
(28-01-2018, 01:51 AM)DiCaprio Escreveu:
Show ContentSpoiler:

Obrigado @xandysmaster. De fato tenho que parar com a procrastinação. Jamais pensei que ia ficar atolado nisso kkk (juro que eu não era assim no passado).

Vou tentar encaixar na minha rotina alguma atividade física. Lembro que quando fazia academia eu tinha mais disposição para fazer as coisas. Não sei ao certo o porquê mas fazia diferença. Saí na época porque meu emprego anterior + faculdade me davam só 5h de sono. Mas agora as coisa melhoraram um pouco e vou voltar.

Novamente, obrigado pelos conselhos.

Por nada, meu texto ficou um lixo, fiz correndo no trab, toda hora era interrompido, não deu tempo nem de dar uma revisada antes de postar, mas acho que deu para dar uma ideia. Fora a atividade física, um hobbye tbm ajuda a dar uma centrada, se feito sem exagero.
Boa sorte.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline John
Veterano
Tópicos: 7
Curtido: 107 vezes em 39 posts
Posts que curtiu: 9
28-01-2018, 08:27 PM
A estratégia que eu utilizo é estabelecer um grande motivo central, que motive o suficiente pra servir de base para todos os outros. Ele deve ter um significado forte pra você, e ser subdividido em vários outros, assim você fica com uma ideia central motivadora o bastante e objetivos menores mais fáceis de atingir, que vão praticamente ser os rotineiros.

Ex: Você quer montar uma empresa de sucesso no ramo de alimentos de origem natural e "saudáveis". Bem específico.
Isso agora é o seu motivo de viver, você vai respirar isso 24 horas por dia, mas não como um peso, e sim como um estilo de vida. Você deverá sempre se mover em direção ao objetivo, a frente, nem que seja 0,01% todo dia. Isso envolve tentativas e erros, o simples fato de ler um artigo sobre, ou ter uma conversa com alguém sobre o assunto, já é algo. Se em um domingo, você não tenha feito PORRA nenhuma, mas mandou mensagem para 2 outros empreendedores de produtos naturais, já foi algo, 0,05%. Se não falou com ninguém sobre o assunto, mas digamos que tenha descansado a mente e tenha algo preparado para amanhã, como por exemplo assistir vídeo aulas de 2 horas. Sob essa perspectiva, você evoluiu 0,01%, pois descansou sua mente para um dia exaustivo que virá e irá lhe deixar teoricamente 0,10% a frente no objetivo principal.

Com essa estratégia, não há derrota. WIN - WIN, todas as experiências foram positivas, afinal você tem seus objetivos claros e definidos, e MELHORANDO outros aspectos de sua vida fará que você tenha um raciocínio melhor, esteja mais sábio para tomar decisões, pensar com com clareza, etc

Bebeu todas ontem e perdeu o dia inteiro hoje, que poderia ter sido gasto estudando know-how empresarial ou trocando contatos em uma feira? Foda-se, as vezes você estava realmente precisando encontrar seus amigos e abstrair do cotidiano para depois retomar com força total. Faça acordos consigo mesmo, se tá com peso na consciência, aumente um pouco as metas de amanhã. Fique 5 minutos a mais.

Não se esqueça, o segredo está na CONSTÂNCIA. Assim você sempre estará evoluindo e pronto para agarrar as oportunidades.

Com esse MINDSET, já consegui destruir crenças limitantes de todos os tipos, só tendo dificuldades, confesso, para situações de doença física. Tirando isso, você só tem a ganhar.
[+] 1 usuário curtiu o post de John:1 usuário curtiu o post de John
  • DiCaprio
Procurar
Responder
Offline John
Veterano
Tópicos: 7
Curtido: 107 vezes em 39 posts
28-01-2018, 08:38 PM
Outra coisa, mídias sociais são uma droga rica em IMEDIATISMO. Não que você não deva usar, já que é essencial hoje em dia para as relações sociais.
Mas ficar constantemente abrindo fb, instagram, snapchat, etc e vendo "a parte legal" da vida dos outros só lhe faz perder tempo da sua própria vida.
Parece que sua vida é um lixo e a vida dos outros é foda. Não é bem assim, ainda mais se você não é de postar muito sua vida.

Qualquer objetivo que vale a pena conquistar leva tempo, isso é fato. Por isso dando significado a sua vida e suas tarefas, a "dor" do esforço fica mais tolerável. Falando em livros, Vitor Frankl é um ótimo autor sobre o tema, não sobre foco em si, mas pode te ajudar.

Geralmente eu costumo ficar assim quando estou de férias, quando estou muito tempo em casa. Com a abundância de tempo vago, ficamos perdidos. Preencha com atividades que lhe levarão ao destino final. Crie situações, se comprometa com algo. Depois que comecei a estagiar, melhorei muito nessa parte.
[+] 1 usuário curtiu o post de John:1 usuário curtiu o post de John
  • DiCaprio
Procurar
Responder
Offline DiCaprio
Búfalo
**
29-01-2018, 03:31 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-01-2018, 03:32 AM por DiCaprio.)
Muito bom. Vou incorporar este estilo em outras atividades. Até já faço isso com curso de inglês online ( o do Mairo Vergara). Seguir a risca o cronograma de estudos que ele propõe é algo meio insano quando se trabalha e estuda, ou até mesmo quando você ta de saco cheio querendo só ver aquela série foda ou algo do tipo. Mas mesmo quando deixo de fazer algo estipulado no cronograma assisto um dicas de inglês ou um vídeo com legenda em inglês que não representa muito mas é melhor que nada.

Sem dúvida vou aplicar este seu mindset em todas as áreas possíveis. O mais desafiador é ter que fazer algo que você não está 100% interessado mas que é necessário. Tipo aquele curso rápido sobre um software que do jeito que ensinam não é o dos melhores mas que no futuro vai ser útil em partes. Vou aplicar este mesmo conceito tbm.

Igual você disse, CONSTÂNCIA.
Muito obrigado @John.

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline DiCaprio
Búfalo
**
29-01-2018, 03:50 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-01-2018, 03:53 AM por DiCaprio.)
É verdade. Essa era digital faz a gente ficar preso na vida "perfeita" dos outros. Principalmente o Instagram. Que rede social FDP. Lá é muito mais escancarado que o facebook. Mas fazer o quê, o negócio é estar sempre consciente de que eles também tem os Baixos da vida, e prefiro seguir só pessoas que eu conheço na vida real há mais tempo.

Agora até que WhatsApp não condeno tanto porque é uma forma de contato direto com uma pessoa. Mesmo não sendo uma conversa cara a cara ainda é uma comunicação social e real. Hoje, ficar sem WhatsApp por escolha só se o cara tiver muito pouco contato social porque é impossível. Até mesmo para o ramo dos negócios. Porém, grupos são um câncer, tem que eliminar quase todos, deixar somente os essenciais e SILENCIADOS.

Ah, Pesquisei sobre este autor. Que livro você recomenda especificamente? O que mais falam é Em busca do sentido

[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Dale Fernandes
Búfalo
**
Curtido: 2 vezes em 2 posts
29-01-2018, 03:15 PM
Recentemente eu tenho passado pela mesma coisa. Tento me focar em algo e de repente noto que estou fazendo outra coisa. Mas a partir do momento que você toma consciência disso (meu caso), você passa a lidar melhor. Consegui melhorar bastante. No momento, ando pensando numa maneira de organizar melhor o meu tempo.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  MINDSET de crescimento exponencial [Foco na autoconfiança] John 11 2,978 06-06-2019, 11:24 AM
Última Mensagem: fernandobond04
  [DESENVOLVIMENTO] O Poder do Foco Mandrake 23 13,884 26-05-2016, 05:48 PM
Última Mensagem: Sauron
  Problema - Falta de Foco Aquiles 10 3,835 08-03-2014, 10:20 PM
Última Mensagem: Aquiles

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo