• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Os eternos adolescentes
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Os eternos adolescentes
Offline Búfalo
Veterano
Tópicos: 230
Curtido: 42 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 1
15-12-2013, 10:51 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-12-2013, 10:52 PM por Búfalo.)
Atualizado em 07/01/2012 às 3:01.
por Taiguara Fernandes de Sousa

Imaturidade. A palavra virou clichê. Quando se quer interromper uma discussão, lança-se logo que o outro é imaturo. Quando não se quer estabelecer os limites de uma relação, solta-se o brado triunfante: “você é imaturo! não tenho tempo para ficar trocando juízo com crianças!” O problema é que boa parte das pessoas que acusam outras de serem imaturas são, também elas, um bando de criancinhas. Quem tenha maturidade exporá ao outro, sem chiliques, sem frescuras, os problemas e as discordâncias, e isso numa conversa franca, ponto a ponto.

O que faz com que o homem cresça, porém não cresça? O mesmo verbo é aqui usado em dois sentidos: crescer em estatura e crescer como pessoa. Muitas são as causas do fenômeno da eterna adolescência: os gurizões, gente com corpo de homem feito e cabeça de bebê. Numa listagem rápida, pode-se enumerar como principais:

Citar:- O protecionismo exagerado dos pais – na maior parte dos casos, da mãe – que impede o filho de tomar as próprias decisões naquilo que pode decidir e o cria numa bolha, sem responsabilidades, sem conseqüências, com tudo sendo jogado para os braços do papai e da mamãe;

- A absurda proibição de que os jovens trabalhem e o estímulo generalizado a que sejam promíscuos: quem pouco se acostuma ao suor e à dor e vive como se só existisse prazer não raro tem no lugar do cérebro um monte de algodão doce cor-de-rosa (ou embalagens de camisinha);

- Um ambiente de instabilidade familiar, que gera insegurança e medo constante na criança: ela cresce vendo os pais sempre a ponto de separar-se e, quando mais velha, sempre vê o risco de perder algo antes da chance de ganhar;

- Ausência de correção na educação dos filhos: pais que sempre passam a mão na cabeça das crianças subvertem-lhe o senso moral, do que é certo e do que é errado; estão criando monstros egoístas e inescrupulosos.

São apenas alguns poucos motivos para o problema, entre tantos.

Um sintoma claríssimo da decadência na educação dos filhos é o esquecimento dos tradicionais ritos de passagem da adolescência para a vida adulta. Todas as culturas possuíam algum tipo de ritual de passagem que marcava o fim do menino e o nascimento do homem. No Ocidente, foram célebres neste sentido as ordens de cavalaria medievais, com ritos de admissão e criação do cavaleiro que influenciaram todo o conceito de virilidade do Ocidente.

Léon Gautier, no livro “Chivalry” – o melhor livro sobre cavalaria já escrito na história – fala do código de honra dos cavaleiros e enumera os seus dez principais mandamentos – após, é claro, os Dez Mandamentos da Lei de Deus. Entre os comandos, defender a Igreja e a santa religião, respeitar os fracos e defendê-los quando em perigo, ser generoso, estar sempre de prontidão a combater o inimigo e nunca titubear diante dele, obedecer às leis (desde que não sejam contrárias à Lei de Deus), amar a pátria, ter palavra e não mentir (são o mesmo comando, estas duas).

Mediante o rito de admissão, o jovem cavaleiro assumia para si todos valores expressos no código de conduta; ajoelhava-se como criança e levantava-se como homem, ciente dos valores que assumira para si e das responsabilidades que agora tomara.

Durante gerações famílias tiveram seus próprios ritos de condução dos jovens à vida adulta: as mães com suas filhas, os pais com seus filhos. Hoje o costume perdeu-se completamente. Quem não descobre sozinho, diante das intempéries, o caminho para ser homem feito (e mulher feita), ou fica eternamente adolescente ou eternamente depressivo ou eternamente sem rumo – e as três coisas não se excluem. Não há mais quem mostre para as crianças o caminho para ser homem, o caminho da responsabilidade e da maturidade. O resultado são eternos adolescentes, seres mesquinhos que, com 30 ou 40 anos, continuam a agir como bebezinhos chorões ao enfrentarem qualquer dificuldade. O modo de encarar a morte é sinal disso: chegamos a um momento da história em que ninguém quer encarar a morte, todos têm medo dela, mas todos a procuram pelos atos mais irresponsáveis e desvalorosos (os cavaleiros não procuravam a morte, mas tinha hombridade para enfrentá-la quando fosse preciso morrer por algo maior; e, sim, há coisas pelas quais vale à pena morrer).

Um problema como a eterna adolescência só pode ser resolvido mediante uma educação total da personalidade e, mais ainda, de toda uma sociedade. As pessoas são imaturas e a sociedade (por conseqüência lógica, já que é o consórcio das pessoas) é cada dia mais de uma imbecilidade sem tamanho. Coisas como a “Lei da Palmada” e o “Ai, se eu te pego” que o digam.

Embora não seja uma solução em si, recuperar um código de conduta sério e formular para a própria família um rito de passagem da infância para a vida adulta, onde estes valores são tomados sobre si, é um bom modo de começar, além de possuir um excelente impacto simbólico. A propósito, para quem lê gringolês, The Art of Manliness – um de meus sites preferidos – publicou tempo atrás um artigo sobre isso, intitulado “Coming of Age: The Importance of Male Rites of Passage”. Vale à pena a leitura.

Para os homens, o seguinte vídeo pode dar uma idéia do que falo sobre os valores que o homem deve assumir para si, sob pena de ser um eterno adolescente. É um vídeo curtinho, de apenas um minuto; um comercial do Chivas Regal da campanha “Live with Chivalry”:

Taiguara Fernandes de Sousa é Diretor de Marketing e Relações Públicas na Revista Vila Nova

http://revistavilanova.com/os-eternos-adolescentes/
[+]
  •
Procurar
Responder
Yuri_Orlov
Curioso

16-12-2013, 05:00 PM
É difícil se desenvolver como pessoa em uma sociedade emasculada como a nossa, nada que é masculino nos dias de hoje é lícito.
Eu realmente temo quando me envolvo com uma desiquilibrada, se um dia terminar com uma maluca e ela não gostar ela pode simplesmente me denunciar por estrupo, antes que a investigação seja feita de fato, eu posso estar atrás das grades, com a honra manchada, e mesmo que a queixa seja retirada ou o contrário provado, ninguém vai confiar mais em mim.
[+]
  •
Responder
Offline Spirit
Debulhador de falácias
Tópicos: 128
Curtido: 5 vezes em 4 posts
Posts que curtiu: 0
16-12-2013, 07:18 PM
Eu concordo com ela sobre o fato de existir imaturidade e da contribuição dos pais desses homens no fomento a essa praga. Mas resumir o processo de maturação da pessoa a um ritualzinho à moda medieval é uma das propostas de solução mais absurdas que eu já vi.

Maturação é processo. Maturação vem de uma educação dada desde o berço, com o objetivo de ensinar a criança a ser responsável, aos poucos, por tudo o que está ao poder dela (dinheiro, estudos, etc). Não tem que passar espadinha nos ombros do pimpolho ajoelhado, basta que, por exemplo, o pai ou a mãe, ao dar o dinheiro pro pequeno, fale: "Isso é tudo o que você vai ganhar nesse mês, então não seja besta de gastar isso tudo antes que o mês acabe!"
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Rafa
Veterano
Tópicos: 14
Curtido: 8 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 69
16-12-2013, 07:54 PM
(16-12-2013, 07:18 PM)Spirit Escreveu: Eu concordo com ela sobre o fato de existir imaturidade e da contribuição dos pais desses homens no fomento a essa praga. Mas resumir o processo de maturação da pessoa a um ritualzinho à moda medieval é uma das propostas de solução mais absurdas que eu já vi.

Maturação é processo. Maturação vem de uma educação dada desde o berço, com o objetivo de ensinar a criança a ser responsável, aos poucos, por tudo o que está ao poder dela (dinheiro, estudos, etc). Não tem que passar espadinha nos ombros do pimpolho ajoelhado, basta que, por exemplo, o pai ou a mãe, ao dar o dinheiro pro pequeno, fale: "Isso é tudo o que você vai ganhar nesse mês, então não seja besta de gastar isso tudo antes que o mês acabe!"

Eu também acho, isso sim é ser realista. Educar de forma construtiva e dentro da realidade. Esses rituais simbólicos de cavaleiros da Idade Média era para os ricos daquela época, com pobre não tinha dessas coisas. Imitar essas coisas é infantil.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bruce N.
Búfalo
**
Tópicos: 22
Curtido: 1 vezes em 1 posts
16-12-2013, 09:01 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-12-2013, 09:01 PM por Bruce N..)
achei bacana o vídeo, exceto a parte de ser cavalheiro. se fosse nos anos 70... quem sabe
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Martial
Usuário Banido
*
Tópicos: 19
Curtido: 0 vezes em 0 posts
16-12-2013, 09:33 PM
(16-12-2013, 05:00 PM)yuriorlov Escreveu: É difícil se desenvolver como pessoa em uma sociedade emasculada como a nossa, nada que é masculino nos dias de hoje é lícito.
Eu realmente temo quando me envolvo com uma desiquilibrada, se um dia terminar com uma maluca e ela não gostar ela pode simplesmente me denunciar por estrupo, antes que a investigação seja feita de fato, eu posso estar atrás das grades, com a honra manchada, e mesmo que a queixa seja retirada ou o contrário provado, ninguém vai confiar mais em mim.

realmente as coisas estão deploráveis.

Hoje num shopping, estava comendo um lanche e na mesa ao lado um grupinho de adolescentes cheirando a cigarro ou era maconha? Estavam conversando só asneiras. Eram dois garotos AFEMINADOS e uma garota que leva muito jeito pra vadia.

quando eu tinha 15 anos, era difícil ver algum gay por aí. Hoje, andando pelo centro eu vejo vários gays e lésbicas adolescentes. E ainda falam que não há uma influência gayzista, então como explicam esse fenômeno em que cada vez mais adolescentes estão se tornando gays?

feminazismo e Gayzismo estão destruindo novas gerações, e vão continuar a faze-lo até que os homens acordem e resolvam reverter a situação de alguma forma, antes que tudo esteja perdido.
[+]
  •
Procurar
Responder

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo