• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros [DESENVOLVIMENTO] Qual o sentido da vida?!
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[DESENVOLVIMENTO] Qual o sentido da vida?!
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
15-03-2013, 01:41 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-03-2013, 01:49 AM por Mandrake.)
.

Ao invés de buscar uma explicação para a nossa existência, eu quero lhe propor uma explicação subjetiva, pessoal sobre o significado da vida: O significado da vida é qualquer coisa que seja significante para mim. Se eu amo criar jogos de computador, então esse é o meu barato. É o que dá significado para a minha vida.

Você pode achar perda de tempo, mas é o que preenche a minha vida de significado e eu não tenho como explicar o motivo, apenas, sei que é algo que me traz prazer e posso passar horas e horas, fazendo isso, sem perceber o tempo passar. O que caracteriza essa escolha é um senso de propósito e autoconhecimento.

Nesse caso, o propósito geralmente é algo que transcende nosso interesse imediato. O estado de flow nos deixa mais conscientes de nossa existência e como nos relacionamos com o mundo.

A cultura da era industrial tinha uma clara distinção entre o que era trabalho e o que era prazer. Hoje, cada vez mais, é possível examinar o trabalho realizado por um profissional e nos indagamos se é algo que induz o flow ou não.

Agora, explicarei o que significa o estado de Flow e como atingimos este estado.

O Estado de Flow (Fluxo)

O Estado de Flow ou Fluxo, como queiram, é o estado que torna qualquer atividade que você faça, altamente agradável. É um estado de concentração tão forte, que a pessoa fica totalmente envolvida na atividade. Por exemplo, um estado em que o corpo atinge o flow se dá nos esportes, na dança, em tocar um instrumento. O estado em que o pensamento atinge o flow se dá em leituras, quebra-cabeças, diálogos profundos sobre ideias Trabalho em flow se dá em estímulos e desafios, todo o tipo de criação.

Em momentos de experiência máxima, sentimos que temos o controle de nossas ações, somos donos de nosso destino, o que dá uma sensação profunda de prazer e satisfação. São momentos lembrados por muito tempo e se tornam um ponto de referência de como deveria ser a vida. Estes eventos ocorrem não apenas quando as condições e externas são favoráveis, como por exemplo, o nascimento de um filho; mas também em condições adversas, como por exemplo, momento de paz no meio de uma situação de risco de vida.

Em momentos memoráveis, corpo ou mente, completamente empenhados num esforço voluntário para realizar algo que vale a pena. Quando acontecem, esses momentos nem sempre são agradáveis, como por exemplo, um atleta que sente os músculos esgotados durante uma prova, mas não vê a hora de participar dela de novo. Esses momentos são memoráveis porque trazem uma sensação de domínio e controle sobre a vida.

Nosso sistema nervoso não pode processar mais do que uma certa quantidade de dados por segundo. Quando estamos realmente envolvidos em um processo completamente engajado de "Flow" - Estado de atenção focado, transe conversacional, campo relacional - ele não tem muita capacidade de monitorar como seu corpo está se sentindo, se está com fome, cansado ou mesmo pensar em seus problemas mundanos. Assim, a existência é suspensa temporariamente. O tempo passa a ser atemporal. A existência passa a ser subjetiva, profunda, conectada a nível de alma.

Você fica em um estado de êxtase, de tal modo que sente que nem sequer existe mais. Na música, a mão do artista parece mover independente do seu corpo, e conscientemente, perde o controle. Atingindo a competência do inconsciente, e a música apenas flui.

É um estado mental que nos dá a impressão de não estarmos mais na nossa realidade, nessa dimensão e tempo. No caso do músico, ele não precisava de uma arena física, pois possui uma arena mental. Ele não precisava se locomover ou pensar, basta um papel onde poderia compor e imaginar sons que não haviam, até então, sido combinados naquela forma especial.

É também um processo espontâneo e sem esforço consciente. Uma descrição parecida como quando Albert Einstein descreve o processo de entender e descobrir o processo da relatividade.

É uma adrenalina, como se você pudesse tocar adiante e nunca quisesse parar, pois está tudo bem, conectado, intenso, mágico. Praticamente como se não precisasse pensar, pois tudo está indo de forma automática.

O Estado de Flow também acontece no mundo dos executivos de grande sucesso. Essas são pessoas que definem o sucesso como algo que ajuda aos demais. Normam Augustine, antigo presidente da Lockheed Martin, diz:

Citar:" Eu sempre quis ser um homem de sucesso. Minha definição de ter sucesso é contribuir com algo para o Mundo, e ser feliz fazendo isso. Você tem que gostar do que está fazendo. Você nunca será bom se não gostar do que faz. E em segundo lugar, você tem que sentir que está contribuindo para algo que vale a pena. Se qualquer desses ingredientes estiver faltando, provavelmente tem falta de significado em seu trabalho. "

Portanto, o Estado de Flow é atingido quando o indivíduo estiver completamente envolvido no que está fazendo: com foco e concentração. Ter um sentimento de êxtase, de estar fora da realidade no seu dia a dia. Ter maior claridade interna, sabendo o que deve ser feito e quão bem está fazendo, obtendo assim, feedback imediato. Saber que a atividade é possível, que nossas habilidades são adequadas para a tarefa. Ter um sentimento de serenidade, sem preocupações e um sentimento de estar crescendo além dos limites do ego. Ter a ideia de estar além da dimensão temporal, totalmente focado no momento presente. As horas parecem passar como se fossem minutos. Ter motivação intrínseca, seja qual for o elemento que produz, o flow é a nossa própria recompensa.

A satisfação humana está no processo de trazer ordem, significado e controle para nossas vidas.

Obstáculos à satisfação

Temos o mito que o Universo foi criado para atender às nossas necessidades. Na realidade, a frustração faz parte da vida. O Universo tem seus processos naturais que não levam em consideração os desejos humanos. Isso faz com que desenvolvamos uma insatisfação crônica, que é quando queremos imediatamente sempre mais, quando alguma necessidade é insatisfeita.

Há também a ilusão de que o avanço tecnológico nos trará felicidade e a sensação de que a vida é fácil. Essa crença favorece a perda de coragem e de determinação nas pessoas, frente aos primeiros obstáculos, gerando ansiedade e apatia.

A superação dos obstáculos ocorre com o controle direto da experiência e a capacidade de criar satisfação, instante a instante, com o que fazemos. Ser feliz depende de como somos presas fáceis de outros, que nos exploram para seus próprios ganhos. O passo fundamental é o controle do conteúdo de nossa consciência, ou seja, "focalizar a atenção conforme o desejo, sem se distrair, concentrando-se pelo tempo necessário para atingir a sua meta. Atenção é igual a Energia Psíquica, ou seja, forma e conteúdo da vida dependem do uso da atenção.

Já a Entropia Psíquica é igual à desordem na consciência, trata-se de uma informação que entra em conflito com nossas metas e desejos, ou que nos impede de realizá-los. Raiva, medo e ansiedade são os nomes que damos a como vivenciamos essa informação. Essa informação contrária desvia a nossa atenção e focamos no indesejável, tornando a energia psíquica ineficaz. Se a entropia for prolongada, a pessoa não consegue mais investir a atenção em suas metas.

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que, nenhum acontecimento é positivo ou negativo. São apenas informações que interpretamos e rotulamos, de acordo com a influência desse evento em nossos interesses. "Este evento ameaça minhas metas, as apóia ou é neutro?"

.
[+]
  •
Procurar
Responder
Destro
Curioso

15-03-2013, 09:43 AM
Boas informações ,eu não sabia que estes estados tinham uma definição ampla seja como for é temos que ter um foco naquilo que queremos e fazer o que gostamos é um dos princípios para se fazer bem feito .
[+]
  •
Responder
Offline Pirilampo
Veterano
Tópicos: 19
Curtido: 0 vezes em 0 posts
15-03-2013, 10:48 AM
chegar do trampo vou dar um lida mandrake.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Simple Man
Búfalo
**
Tópicos: 2
15-03-2013, 02:45 PM
Estupendo, Mandrake, é imprescindível enxergarmos em qual fase da jornada estamos, se tivemos recaídas se progredimos.
E mais, quando diz:

"Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que, nenhum acontecimento é positivo ou negativo. São apenas informações que interpretamos e rotulamos, de acordo com a influência desse evento em nossos interesses. "Este evento ameaça minhas metas, as apóia ou é neutro?"

Creio que é isso que muitos tentam dizer sobre o "busque o equilíbrio" e acabam não conseguindo ou são confundidos com os relativistas de esquerda. O que é uma injustiça, na verdade.
Parabéns, novamente.
Tudo é vaidade.
Clique no texto em azul e saberá mais.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
18-03-2013, 12:33 PM
Agradeço o feedback pessoal, assim que puder, postarei aquele artigo sobre Comunicação que prometi.
Vou mostrar como vcs podem melhorar sua comunicação com o público. Como perder o medo de falar em publico, expressão corporal e ouvir na essência.

Aguardem.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sr. X
Búfalo
**
Tópicos: 55
18-03-2013, 02:37 PM
Bom texto.

Eu prefiro adotar a máxima que vi no filme "Poder além da vida": a felicidade está na jornada, não no destino.
Desmanginador
Teste o seu valor sexual
Página da Central do Búfalo no Facebook
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Homem Sem Medo
Veterano
Tópicos: 33
Curtido: 4 vezes em 4 posts
18-03-2013, 02:57 PM
Bom texto. Vou ler com calma e refletir mais tarde. Valeu!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
16-07-2013, 09:50 AM
Pá de ouro pra nóis!

http://canal.bufalo.info/2013/07/qual-o-...o-da-vida/
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Andrew
Búfalo
**
Tópicos: 4
Curtido: 1 vezes em 1 posts
16-07-2013, 04:34 PM
Muito bom!

É sempre difícil começar alguma coisa, por mais que te dê satisfação. É preciso realmente concentrar toda a sua energia e canalizá-la. Todos sabem que a felicidade demanda esforço, enquanto a miséria é muito comoda!

Eu não vivo na miséria, mas até hoje não fiz nada do que eu gosto. E isso me faz sentir um miserável. A Real esta me ajudando nisso também.

Pode demorar alguns anos, mas o sentido da vida pra mim é contar histórias. Contar essas histórias e tocar as pessoas de maneira positiva e negativa também. Porque não?

Eu consegui o primeiro passo e ele é: "Melhor fazer alguma coisa, do que nunca fazer nada!"
Pode ser uma porcaria, mas eu não ligo. Quero olhar pra trás e ver que quem fez essa porcaria foi eu, e que não fui coadjuvante na minha própria história!
“É uma distância a percorrer… da boca de uma mulher para os ouvidos de um homem.” - Spartacus
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
16-07-2013, 07:03 PM
Citar:Pode demorar alguns anos, mas o sentido da vida pra mim é contar histórias. Contar essas histórias e tocar as pessoas de maneira positiva e negativa também. Porque não?

Ja pensou em ser escritor?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Andrew
Búfalo
**
Tópicos: 4
16-07-2013, 07:34 PM
(16-07-2013, 07:03 PM)Mandrake Escreveu:
Citar:Pode demorar alguns anos, mas o sentido da vida pra mim é contar histórias. Contar essas histórias e tocar as pessoas de maneira positiva e negativa também. Porque não?

Ja pensou em ser escritor?

O que eu quero é história em quadrinhos! Smile
“É uma distância a percorrer… da boca de uma mulher para os ouvidos de um homem.” - Spartacus
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline pedropt
Aspira
23-07-2013, 08:38 AM
O significado da vida é como o significado da liberdade:
É cada um poder fazer o que gosta sem prejudicar os outros.
Infelizmente a maioria das pessoas não consegue fazer o que quer... apenas sobrevive.
Webmaster de Saude Sexual do Homem
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
Tópicos: 110
Curtido: 9 vezes em 8 posts
Posts que curtiu: 2
25-07-2013, 12:32 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-07-2013, 12:34 PM por Appollo.)
Demanda esforço e tempo. Estou buscando realizar um sonho que tenho desde criança e vira mexe o projeto para e anda. Pode-se dizer que está aos trancos e barrancos, mas está caminhando.

Outro detalhe é pelo fato de não poder trazer algum dinheiro, mas não faço pelo mesmo e sim pela experiência e satisfação de ver aquilo que tenho planejado se concretizando, é como um filme na minha cabeça.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Njord
Búfalo
**
Tópicos: 10
25-07-2013, 12:58 PM
Mandrake, você sempre tá mandando belos textos! Parabéns confrade.

Se eu tivesse uma boa desenvoltura em colocar em caracteres o que eu penso, esse texto teria sido escrito por mim. Simplesmente genial!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline menezes
Búfalo
**
Tópicos: 6
26-07-2013, 04:00 PM
vou ler depois da academia
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PaulValery
Búfalo
**
Posts que curtiu: 4
27-03-2017, 10:28 PM
Tópico excelente.

Já havia lido este texto no canal do búfalo, cavando no fórum encontro novamente justo no dia que estava refletindo sobre este assunto.

Fico totalmente admirado como algumas ações que desempenhamos, nas quais atingimos um nível de foco e concentração que esquecemos de qualquer necessidade física e mental, tudo parece tão fácil quando fazemos algo que gostamos e atingimos o estado de flow, é simplesmente magnífico, acredito que grande parte das pessoas de sucesso tiveram sucesso graças a desempenhar funções que fizessem com que o estado de flow fosse atingido, por exemplo: Bill Gates que ficava tanto tempo trabalhando na empresa que os empregados encontravam-o no outro dia pela manhã dormindo, exausto devido ao trabalho solitário feito durante a madrugada.

Este é um estado sonhado a ser descoberto, pois atingindo este estado a vida faz sentindo, as funções são feitas com mais facilidade e com mais qualidade, o dia torna-se prazeroso.

Do outro lado temos o que tanto tememos e o que tanto queremos evitar, trabalhar em um serviço que não gostamos, atingindo um estado antônimo do flow, transformando o dia em uma eternidade, fazendo com que uma simples tarefa de levantar da cama durante a manhã seja uma tarefa insuportável, isso se deve principalmente devido ao desgosto do trabalho em si, por isso buscamos a independência financeira a todo custo, comprando esta meta como um sonho prazeroso, porém nada irá adiantar no final das contas, teremos trabalhado tanto tempo vivendo no modo sovinagem, muitas vezes desprovidas de prazeres, para que a tão sonhada IF seja atingida o mais rápido possível e todos os problemas resolvidos, porém as vezes o resultado pode ser contrário do buscado, quem irá garantir que após atingida a IF nossos problemas serão resolvidos?

Acredito que temos que buscar nosso estado de flow independente da área que consigamos atingir este estado, infelizmente alguns de nós possuímos estados de flow totalmente "inúteis", por exemplo: jogos online, a maioria gosta destes tipos de jogos e atingem o estado de flow ao jogar, porém quantos conseguiram ganhar dinheiro e sobreviver jogando?, uma parcela insignificante da quantidade de jogadores.

Devemos colocar na balança o que é mais importante e prazeroso para nós, sem pensar no que os outros irão pensar.

Porra, você nasceu, a vida é sua, você não pediu para estar aqui, então viva a vida da forma que trará satisfação e prazer, quantas pessoas chegam no final da vida com o arrependimento das coisas que poderiam ter feito, das decisões tomadas de forma errada.

Eu não sei quanto a vocês mas eu sou cansado de viver torcendo que o relógio chegue logo às 18:00 para que eu saia do serviço, que o dia acabe logo para eu descansar, para que o final de semana chegue logo.

Parece que estou vivendo para que a minha vida acabe logo, creio que seja a situação de muitos.

Citar:"Porque um instante de vida feliz é um instante de felicidade, que você torce para não acabar tão rápido. Um instante de vida feliz é um instante que você agarra, que você lamente que tenha acabado, que você articula para repetir o mais rápido possível." Clovis de Barros Filho

Sei que precisamos fazer coisas que não gostamos, porém este tempo deve ser o mínimo possível, é incrivelmente desgastante fazer algo sem prazer, por esta razão ganhar a vida e sobreviver no estado de flow o maior tempo possível é importante em todos aspectos da vida.
"Um grande homem é aquele que morre duas vezes. Primeiro como homem, e depois, como grande homem." Paul Valéry
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  A real e a importância do desenvolvimento pessoal na vida do homem Henry Volk 16 3,368 20-08-2016, 04:17 PM
Última Mensagem: Saoshyant
  [Relato] Desenvolvimento Pessoal na vida de um adolescente TheBonelessV 26 4,262 04-08-2016, 02:26 AM
Última Mensagem: Bufalinho
  Qual seu propósito, missão ou objetivo na vida? kurose 8 1,723 12-09-2014, 12:17 AM
Última Mensagem: Appollo
  Qual seu Objetivo de Vida? Rain Man 3 1,148 23-06-2014, 10:15 PM
Última Mensagem: Aquiles
  Mesmo sendo destacado, minha vida não tinha sentido Spirit 6 2,480 16-08-2013, 11:54 AM
Última Mensagem: Spectro

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo