22-08-2012, 06:46 PM
Num Podcast do Instituto Mises Brasil, o Leandro Roque fála sobre a sua reforma monetária e os efeitos que ela teria sobre a economia:
Alguém deve estar se perguntando: mas o que isso com o sovina lifestyle? Ora, comparem os gastos do mês passado com os gastos do mês presente. Se você calcular, vai ver que a cada mês você gasta R$ 10,00 ou R$ 20,00 a mais com os produtos essenciais no supermercado (alimentos, etc.), mesmo comprando tudo na mesma quantidade, isso porque os preços estão "um pouquinho" mais altos (e você, seu paspalho, nem percebe). Então, percebam que no cenário atual, o seu salário perde poder de compra, e sobra menos pra poupar (pra mim aumentar a poupança mensal, devido à inflação de preços, ultimamente estou me abstendo de algumas diversões). Agora, imaginem o cenário que o Leandro Roque descreve: ia ser uma beleza para quem é sovina. Seu salário ganharia poder de compra, sobraria mais dinheiro e mais importante ainda: a poupança ganharia poder de compra a cada ano...Uma pena que essa reforma monetária só seria feita com o Leandro Roque ou qualquer outro economista da Escola Austríaca na direção do BC...
Para saber mais sobre, leiam o texto do George Reisman:
Citar:Por que uma taxa de 2% ao ano? (...) haveria um outro efeito colateral benéfico, mais benéfico ainda. Uma economia desregulamentada, por exemplo, ela pode crescer continuamnete a uma taxa de 2%, 3% ou 4%. Isto é, a oferta de bens e serviços aumentaria continuamente a uma taxa de 2%, 3% ou 4%. Entao, em um cenário em que você tem um crescimento econômico de, por exemplo, 3%, e um aumento da oferta monetária de 2%, haveria uma tendência de queda de preços de 1% ao ano, a oferta de bens e serviços aumentaria 3%, a oferta monetária aumenta 2%, a tendência pelo menos de longo prazo é que haja uma queda de preços de 1% ao ano. Só que aqui que vem a melhor parte porque, um aumento na quantidade de dinheiro de 2% ao ano, gera um aumento de 2% na renda nominal das pessoas. Esse aumento de 2% na renda nominal, em conjunto com uma queda de preços de 1%, teria o efeito de fazer, primeiro com que o padrão de vida das pessoas aumentasse continuamente, e principalmente faria também com que as receitas e os lucros das empresas aumentassem, as receitas e os lucros iam aumentar tanto pela maior demanda dos consumidores, porque os preços tariam em queda e a renda estaria em alta, e aumentaria também pelo maior maior volume de vendas, originadas por essa maior demanda. Então esse cenário de aumento da oferta monetária de 2% ao ano com crescimento econômico de 3%, 4%, que ocorreria naturalmente em uma economia desregulamentada, nesse cenário ocorreria aquilo que os economistas chamam de "deflação saudável", que foi justamente aquilo que ocorreu nos EUA entre 1870 e 1913, antes de criarem o Fed. Durante esse período os preços caíam, e a economia crescia. Queda de preços com aumento de renda é uma combinação economia imbatível. Eu confesso que esse plano não é meu, eu tô copiando, me inspirei no George Reisman, que é um dos meus economistas favoritoshttp://www.mises.org.br/FileUp.aspx?id=168
Alguém deve estar se perguntando: mas o que isso com o sovina lifestyle? Ora, comparem os gastos do mês passado com os gastos do mês presente. Se você calcular, vai ver que a cada mês você gasta R$ 10,00 ou R$ 20,00 a mais com os produtos essenciais no supermercado (alimentos, etc.), mesmo comprando tudo na mesma quantidade, isso porque os preços estão "um pouquinho" mais altos (e você, seu paspalho, nem percebe). Então, percebam que no cenário atual, o seu salário perde poder de compra, e sobra menos pra poupar (pra mim aumentar a poupança mensal, devido à inflação de preços, ultimamente estou me abstendo de algumas diversões). Agora, imaginem o cenário que o Leandro Roque descreve: ia ser uma beleza para quem é sovina. Seu salário ganharia poder de compra, sobraria mais dinheiro e mais importante ainda: a poupança ganharia poder de compra a cada ano...Uma pena que essa reforma monetária só seria feita com o Leandro Roque ou qualquer outro economista da Escola Austríaca na direção do BC...
Para saber mais sobre, leiam o texto do George Reisman:
Citar:Por exemplo, se a redução de preços decorre do fato de que a quantidade de dinheiro e de volume de gastos está aumentando a uma taxa anual de 2% enquanto que a produção e a oferta de bens estão aumentando a uma taxa anual de 3%, então um vendedor nesse sistema econômico poderá vender 3% mais bens a preços apenas 1% menores. Assim, suas receitas de venda serão 2% maiores, e é isso o que importa para seus lucros nominais e para sua capacidade de quitar dívidas. Seus lucros serão maiores e sua capacidade de quitar dívidas, também. Houve queda de preços, mas de modo algum houve deflação.http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=752