• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Boteco do Búfalo Erros de escrita comuns: não cometa
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Erros de escrita comuns: não cometa
Offline Bruno Padilha
Veterano
Tópicos: 2
Curtido: 362 vezes em 215 posts
Posts que curtiu: 335
22-03-2020, 08:48 PM
Não só de escrita, mas também de fala, pois não aprendemos corretamente quabdo crianças e há quem considere que corrigir seja "preconceito linguístico". Não caiam nesta furada! Toda empresa, mesmo as mais descoladinhas e moderninhas, levam em conta estas questões e também vários pontos são descontados em redações de vestibulares, enem e outros processos avaliativos. Mesmo que não exista nada disto em sua realidade, ainda assim, penso que devemos saber e praticar o que é certo apenas porque é o certo!

Neste fórum, vejo muitas postagens boas e bem escritas, mas vou listar alguns dos erros que já vi outros membros cometerem, que talvez cometam na vida real:

À A NA AO NO preposição 
Na e no são feminino e masculino. Usa-se quando se está em algun lugar fixo. Por exemplo, eu estou NO meu quarto.
Ao é masculino de a craseado e se utiliza quando se vai A algum lugar. A sem crase é antes de masculino ou plural. Crase só se for femino e singular, a não ser a versão às que vai antes de plural, sempre feminino. Exemplos:
Vou à casa da minha namorada amanhã.
Fui ao batizado do meu vizinho ontem.
Irei a muitos lugares nas férias.
Fomos às festas que nos convidaram.
Fui AO trabalho NO ônibus.
Você vai À igreja na carona da moto.

MAS e MAIS
Vírgula antes de MAS. 
MAS pode ser trocado por PORÉM, TODAVIA, ENTRETANTO, CONTUDO... Inicia uma oração que terá sentido antagônico à oração anterior. Ex.:
Quero comprar um carro, MAS não tenho dinheiro.
MAIS é antônimo de MENOS. Indica comparação ou contagem. Ex.:
Tenho MAIS experiência que o outro candidato à vaga.
Chegaram MAIS dois moradores novos ao prédio.

HÁ AH A
Já escrevi um pouco sobre a crase. Agora, outros usos do fonema A:
HÁ- verbo faz ou tem. Ex.:
HÁ quanto tempo que não nos víamos?
Na geladeira, HÁ duas latas de cerveja.

AH- interjeição.
AH, que saudades desses viados!

A como preposição sem crase antes de verbos, masculino, plural e pronomes.
Não tenho nada A declarar.
Já fiz muitos favores A vocês.

Conforme lembrarem, escrevam também erros de Língua Portuguesa que vocês não suportam.

Obs.:
Talvez tenham ocorridos erros de digitação e peço desculpas, mas creio que a mensagem foi passada.
[+] 6 usuários curtiram o post de Bruno Padilha:6 usuários curtiram o post de Bruno Padilha
  • Conrad, Digons, Gilgamesh, Master_DW, Senna, Tribal.Owl
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
Tópicos: 27
Curtido: 77 vezes em 60 posts
Posts que curtiu: 116
23-03-2020, 01:02 PM
Claro que no fórum e outros ambientes de internet na maioria das vezes o uso correto da linguagem não é essencial, mas como vivemos em um país de educação fraca, prezar pelo recorrente bom uso da língua é um dever para consigo mesmo. A única maneira de dominar a língua é lendo, por estudo ou prazer.

Há também os vícios linguísticos. Eu sempre que escrevo exagero nas vírgulas para separar os pensamentos e depois vou apagando e fazendo a concordância e pontuação sem o uso dela, mas mesmo assim faço muito uso de vírgula.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
23-03-2020, 06:05 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-03-2020, 06:06 PM por Gilgamesh.)
Belo tópico, Padilha.
O que eu tenho é a dúvida em relação ao uso do "eu" ou "mim" .
[+] 1 usuário curtiu o post de Gilgamesh:1 usuário curtiu o post de Gilgamesh
  • Tribal.Owl
Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
23-03-2020, 06:53 PM
EU é pronome RETO, assim como você, tu, ele...
MIM - pronome OBLÍQUO, assim como xontigo, ti, me, se, lhe...

Pronome reto começa frase, começa oração, é o sujeito, é quem tem a ação, o verbo.
Exemplo:
O documento é para EU assinar.
Oração 1 o documento é  o sujeito, é verbo
Oração 2 EU sujeito e assinar verbo.

Pronome oblíquo não começa oração. Não é o sujeito principal.
Exemplos:
Me diga o que você quer. ERRADO.
Diga-me o que você quer. CERTO.

O presente é para mim?

É uma regra simplória, mas pode lembrar que pronome retovsi no início de frase, oblíquo só no meio ou no final.

Na verdade, não é literalmente assim sempre, pois alguns pronomes oblíquos tônicos podem começar frase, mas sem ser o sujeito. Ex:
Comigo, o aluno se comporta bem.
Ainda assim, o sentido é o mesmo que seria em: O menino se comporta bem comigo.

Quanto ao EU e MIM, basta diferenciar pronome RETO sujeito com verbo de pronome OBLÍQUO.
[+] 2 usuários curtiram o post de Bruno Padilha:2 usuários curtiram o post de Bruno Padilha
  • Gilgamesh, Tribal.Owl
Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
26-03-2020, 02:02 PM
Alguém me perguntou inbox sobre as seguintes questões:

Ver / Vir - como usar corretamente

Onde / Aonde -

como usar corretamente

Fazem dez anos / Faz dez anos - em que situações é recomendável utilizar o 'Faz' ou 'Fazem' corretamente (p. ex. neste caso o correto é faz e não fazem)

CONJUGAÇÃO DE VERBOS
Ver e Vir são verbos diferentes, com significados diferentes.
Ver = enxergar.
Ex.: Você vai ver o Mito sendo reeleito!
No plural:
Ele vê bem.
Eles VEEM bem..
(VÊEM com acento seria o correto e vai encontrar em muitos lugares, antes da reforma)

Vir = vem.
O comunista vai vir ao meu prédio, mas não vai pra Cuba.
No plural:
A feminazista vem querer lacrar, deveria ir lavar louça.
As feminazistas VÊM querer lacrar, deveriam ir lavar louças.

Lembrei também do VIM/VIR, que vejo muita gente confundindo.
Vir é infinitivo, pode acompanhar locução (dois verbos juntos), como o VAI VIR. Ele vai vir amanhã. Ele virá amanhã.

VIM é só no PASSADO e na PRIMEIRA PESSOA:
Eu vim de carro hoje.

Usos ERRADOS do vim:
Diga para ele vim aqui.
Você vai vim aqui?
Se ele vim, eu te aviso.

O certo seria:
Diga para ele VIR aqui.
Você vai VIR ou VIRÁ aqui?
Se ele VIER, eu te aviso.

FAZ - FAZEM
Também são conjugações de verbos.
Desde a terceira série, as crianças aprendem que verbos podem ser ações, estados ou fenômenos da natureza.
FAZEM é o plural de uma AÇÃO na terceira pessoa.
Eles fazem muita falta à equipe!
As confeiteiras fazem bolos deliciosos.
Deve-se perguntar: QUEM fazem? O sujeito.
Eles e as confeiteiras.

FAZ é um fenômeno da natureza ou estado, condição de tempo que pode ser substituído por HÁ ou TEM. Portanto, não há um sujeito fazendo algo, para, se for no plural, eles fazerem algo.
Faz dois dias que eu não o vejo.

ONDE - AONDE
O que difere é a preposição A na frente. Pense como se fosse ONDE/PARA ONDE a diferença. Aí fica mais claro?
Onde é algo fixo, aonde/para onde é algo além do que está fixo.

Chove muito ONDE eu moro.
O lugar AONDE eu viajei nas férias era muito quente.
O lugar PARA ONDE eu viajei...

Alguns professores não estão errados se ensinarem assim:
Onde está parado.
Aonde está em movimento.
Mas é preciso compreender o que significa, claro.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 326 vezes em 214 posts
Posts que curtiu: 13
26-03-2020, 02:26 PM
Tenho um defeito em usar muito o 'que'.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline canislupus
Veterano
Curtido: 17 vezes em 13 posts
Posts que curtiu: 51
26-04-2020, 02:05 AM
Regras de portugues nao tem sentido, a grande maioria. Elas mudam constantemente e nao tem lógica ( coisa de mulher?? Kkkk )É necessario saber apenas para fins academicos e profissionais.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
29-04-2020, 09:41 PM
Padilha e o seu legado. Gostei dessa postagem dele, nem parecia ele 99% do tempo. VOLTA PADILHA !!!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Daredevil
Veterano
Tópicos: 9
Curtido: 84 vezes em 46 posts
Posts que curtiu: 22
29-04-2020, 09:48 PM
(26-04-2020, 02:05 AM)canislupus Escreveu: Regras de portugues nao tem sentido, a grande maioria. Elas mudam constantemente e nao tem lógica ( coisa de mulher?? Kkkk )É necessario saber apenas para fins academicos e profissionais.

facepalm
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline canislupus
Veterano
04-05-2020, 05:45 AM
Explique confrade Dareevil, qual a porra do caralho da logica de uma palavra proparoxitona e uma bosta de uma palavra paroxitona terminada em ditongo serem obrigadas a ter acento num dia e no outro nao. Por favor me ajude.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
25-08-2020, 01:20 AM
(26-04-2020, 02:05 AM)canislupus Escreveu: Regras de portugues nao tem sentido, a grande maioria. Elas mudam constantemente e nao tem lógica ( coisa de mulher?? Kkkk )É necessario saber apenas para fins academicos e profissionais.

Acentuação não tem sentido pra você também, né?

(04-05-2020, 05:45 AM)canislupus Escreveu: Explique confrade Dareevil, qual a porra do caralho da logica de uma palavra proparoxitona e uma bosta de uma palavra paroxitona terminada em ditongo serem obrigadas a ter acento num dia e no outro nao. Por favor me ajude.

Hue, é sério?
Bem, vemos o sistema paulofreire falhando descaradamente, em frente aos nossos olhos!
Creio que você quis falar sobre a reforma ortográfica, perguntando por que num dia é uma regra e no outro dia é outra regra. Ok, mas esta reforma não mudou a acentuação de proparoxítona. Nunca poderia!

Veja, a palavra médico (substantivo) e a palavra medico (verbo), ambas existem.
O médico é um comunista.
Eu me medico sozinho.

"Ah, mas é só um exemplo, a maioria das proparoxítonas não possui outra palavra parecida".
Sim, justamente por serem proparoxítonas que não podem ser confundidas!
A sílaba tônica seria, naturalmente, a penúltima (lembra da escadinha feita de uma sílaba pra outra?), só é oxítona sem acentuação em alguns casos, como final R, L, Z...
ma-TAR
le-GAL
ar-ROZ

Estes finais puxam pra si o som forte naturalmente, sem acento, assim como as vogais I e U que não levam acento no final.
sa-CI
u-ru-BU
sa-GU
CU
Não levam acento, porra! Já tem o som forte, diferente de A, E, O que precisam de acento para serem tônicos.
O BEBÊ MAMA.
A criança BEBE leite, símbolo do nazismo.
Está chorando, quer o MAMÁ!

Da mesma forma, as proparoxítonas precisam do acento para que o som forte seja puxado para outra sílaba, que não seja a penúltima.
Por exemplo, hipopótamo sem o acento precisaria ser pronunciado hipopoTÁmo.
Outro erro muito comum é na pronúncia das palavras reCORde e ruBRIca. Elas não possuem acento, então a sílaba mais forte é a penúltima, sendo paroxítonas. Seguem a mesma regra de reCORte ou lomBRIga.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline canislupus
Veterano
26-08-2020, 01:47 AM
(25-08-2020, 01:20 AM)Bruno Padilha Escreveu:

Acentuação não tem sentido pra você também, né?

(04-05-2020, 05:45 AM)canislupus Escreveu: Explique confrade Dareevil, qual a porra do caralho da logica de uma palavra proparoxitona e uma bosta de uma palavra paroxitona terminada em ditongo serem obrigadas a ter acento num dia e no outro nao. Por favor me ajude.

Hue, é sério?
Bem, vemos o sistema paulofreire falhando descaradamente, em frente aos nossos olhos!
Creio que você quis falar sobre a reforma ortográfica, perguntando por que num dia é uma regra e no outro dia é outra regra. Ok, mas esta reforma não mudou a acentuação de proparoxítona. Nunca poderia!

Veja, a palavra médico (substantivo) e a palavra medico (verbo), ambas existem.
O médico é um comunista.
Eu me medico sozinho.

"Ah, mas é só um exemplo, a maioria das proparoxítonas não possui outra palavra parecida".
Sim, justamente por serem proparoxítonas que não podem ser confundidas!
A sílaba tônica seria, naturalmente, a penúltima (lembra da escadinha feita de uma sílaba pra outra?), só é oxítona sem acentuação em alguns casos, como final R, L, Z...
ma-TAR
le-GAL
ar-ROZ

Estes finais puxam pra si o som forte naturalmente, sem acento, assim como as vogais I e U que não levam acento no final.
sa-CI
u-ru-BU
sa-GU
CU
Não levam acento, porra! Já tem o som forte, diferente de A, E, O que precisam de acento para serem tônicos.
O BEBÊ MAMA.
A criança BEBE leite, símbolo do nazismo.
Está chorando, quer o MAMÁ!

Da mesma forma, as proparoxítonas precisam do acento para que o som forte seja puxado para outra sílaba, que não seja a penúltima.
Por exemplo, hipopótamo sem o acento precisaria ser pronunciado hipopoTÁmo.
Outro erro muito comum é na pronúncia das palavras reCORde e ruBRIca. Elas não possuem acento, então a sílaba mais forte é a penúltima, sendo paroxítonas. Seguem a mesma regra de reCORte ou lomBRIga.

Kkk...mas queriam tirar o acento das proparoxitonas. E as paroxitonas tiraram da maioria das palavras. Cadê a logica?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
27-08-2020, 09:26 PM
A revolução ortográfica, como tudo o que vem dos esquerdistas, foi um desastre. Só não foi pior porque não foi maior.
Além da acentuação, acabaram com o sinal TREMA. Ora porra, gui de GUIlherme é o mesmo gui de linGUIça? O sinal gráfico serve justamente para diferenciar algo que é diferente.
A reforma foi feita justamente por pessoas que não se importam com a alta cultura da correta Língua Portuguesa.
Ademais, não é o Estado que deve regular até a língua que é falada e escrita, mas o próprio idioma em sua historia natural, como a Língua Portuguesa que vem de Portugal, derivando ao antigo latim do Império Romano com influência do galego.

[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  OS 5 ERROS que as PESSOAS POBRES Cometem! (que poderiam não cometer..) Harvelot 6 1,165 10-04-2018, 06:52 PM
Última Mensagem: Diamante

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo