• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Aprender uma Linguagem de Programação
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Aprender uma Linguagem de Programação
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
30-07-2019, 07:18 AM
Saudações confrades!

Estou abrindo este tópico porque já faz um tempo que coloquei na cabeça a idéia de aprender uma linguagem de programação. Depois de muito pensar, decidi sem me basear em um fundamento lógico que quero aprender a linguagem C. Não tenho a menor pretenção de fazer faculdade ou curso técnico na área, quem sabe eu migro de profissão a longo prazo, já que estou perdendo meu propósito na minha profissão atual, mas meu objetivo neste momento está ligado a satisfação de aprender mesmo.

Sei que aqui tem alguns confrades que trabalham na área, então imagino que podem mostrar um caminho com menos pedras do que eu sair quebrando a cabeça buscando materiais não tão eficientes por aí.

Fico no aguardo das dicas e compartilhamento de experiências dos confrades.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+] 1 usuário curtiu o post de Senna:1 usuário curtiu o post de Senna
  • Challenger
Website Procurar
Responder
Offline ArtoriaS
YOU DIED
**
Tópicos: 4
Curtido: 16 vezes em 15 posts
Posts que curtiu: 1
30-07-2019, 12:02 PM
Olá, Senna
Há um ano migrei pra essa área da qual era completamente leigo. Pedi ajuda por aqui e me indicaram que o certo era aprender primeiramente a Logica de Programação. Depois é só migrar para uma linguagem do seu interesse, afinal, a logica se aplica à todas as linguagens, o que muda sintaxe.

Eu comecei a leitura nesse site aqui:
https://dicasdeprogramacao.com.br/lingua...niciantes/

Tem alguns gratuitos para você ir treinando aqui:
LOGICA:
https://www.udemy.com/algoritmos-logica-.../#overview

C e C++:
https://www.udemy.com/c-e-c-fundamentos-...=1&start=0

PYTHON:
https://www.udemy.com/python-mysql/learn...0#overview

Depois que entendi o conceito, eu fui para a linguagem Python, pois é extremamente simples de compreender a logica e algoritmos. (Recomendo o livro Introdução à programação com Python de Nilo Nery)

Recomendo também o estudo no Arduino, pois é feito em linguagem C++, o legal do arduino é que você vê como o computador responde atrás dos comandos do código.
Tem nesse site aqui projetos já feitos e um ambiente para você ir treinando online:
https://www.tinkercad.com/
Espero ter ajudado, irmão
O JUSTO VIVE PELA FÉ
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Czar
Keep Moving Forward
Tópicos: 5
Curtido: 34 vezes em 25 posts
Posts que curtiu: 34
30-07-2019, 01:10 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-07-2019, 01:15 PM por Czar.)
Bom, o que eu falar aqui são resultados das minhas próprias experiências com programação. Eu tive contato com programação na universidade, e de início eu já te falo o seguinte: programação, ou você odeia ou você ama, não existe meio termo. Por isso recomendo desde o início adquirir o hábito de GOSTAR de praticar, senão logo logo tu vai passar muita raiva. yaoming

O pessoal sempre recomenda ver lógica de programação primeiro, mas eu fui na marra mesmo. Eu aprendia como os comandos funcionavam em C++ e depois partia para os exercícios. Mas apesar disso, eu acho melhor estudar a lógica primeiro, caso você queira ter uma boa fundamentação.

Depois de adquirir uma base boa, eu acredito que a melhor rotina de estudos de programação é simplesmente ler como alguns comandos funcionam (em algum livro de C++) e praticar resolver problemas usando esses comandos que você aprendeu. Praticar resolução de problemas é o essencial de programação, afinal é isso que você vai fazer quando for contratado. 

Show ContentSpoiler:

LIbgen IS

Libgen IO - esse site não está funcionando agora, mas até uns dias atrás estava funcionando, talvez daqui um tempo ele volte a funcionar.

Esses sites acima servem pra baixar alguns livros sobre o assunto, porém são tudo em inglês.

Show ContentSpoiler:

Esses site aqui já são pra resolução de exercícios

https://www.geeksforgeeks.org/c-plus-plus/
https://www.includehelp.com/cpp-programm...grams.aspx

Tem esse site aqui, que tem vários problemas em português. Ele também marca quantos problemas você já resolveu, e mais um monte de outras coisas, é muito bom.
URI Online Judge

Além disso aí, tem alguns tópicos no site do Bastter sobre aprender programação. Se você estiver com tempo, dá uma olhada, talvez tenha alguma dica boa. No Bastter também tem muitos relatos de pessoas mudando de área profissional, da mesma forma que você falou, e a área mais procurada acaba sendo essa de programação. Bastter

(30-07-2019, 07:18 AM)Senna Escreveu: Sei que aqui tem alguns confrades que trabalham na área, então imagino que podem mostrar um caminho com menos pedras do que eu sair quebrando a cabeça buscando materiais não tão eficientes por aí.

Gostaria de destacar essas partes aí, pois o legal mesmo de se aprender algo novo é justamente "quebrar a cabeça", cometer erros e baseado na prática ir corrigindo eles. Dicas são sempre boas, mas ganhar tudo mastigado também é muito ruim. Pelo menos pra mim, sempre foi divertido esse processo de sofrer na prática pra aprender algo.

Pra finalizar, a minha dica é não passe raiva com programação. Tem hora que você vai escrever o programa certinho e o negócio vai dar problema, tu vai ficar que nem doido procurando o problema e não vai achar. yaoming
Aí depois de um tempo você vai ver o erro bem debaixo do seu nariz  ;'D'D  

No mais, boa sorte! E não se esqueça de se divertir com programação!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline DN10
Aspira
Tópicos: 2
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
30-07-2019, 02:31 PM
Também comecei pela linguagem C. Este é o melhor tutorial que já encontrei, voltado para iniciantes do zero.

Infelizmente não há muitas vagas de emprego para programadores C, mas use-a para aprender a programar, e depois troque de linguagem.

Existem as linguagens mais populares (C# e Java) que possuem muitas vagas de emprego, mas baixo salário; as menos populares (Python, Go, Ruby etc) que possuem poucas vagas de emprego, mas alto salário. Mas não se deixe levar por isso, pois poderá trocar de caminho ou trabalhar com ambos os lados.

Também poderá escolher uma linha de estudo baseadas nas duas grandes empresas por trás de C# e Java, e aprender suas tecnologias:

Microsoft: C#, ASP.NET, Entity Framework, ADO.NET etc.
Oracle: Java, EJB, JSP, Java Servlets, JDBC etc.

Saiba disso:

- Aprender a programar é difícil no inicio, e você precisará estudar diariamente, o que pode ser penoso até você se acostumar.

- Linguagens mais populares (C# e Java) possuem mais material gratuito na internet, como torrents de cursos e livros em pdf.

- Como iniciante, se preocupe apenas em aprender o básico e então não pare, faça por meio de um bom tutorial, curso ou livro pra iniciantes.

- Tutoriais, cursos e livros que não explicam TUDO só vão te atrapalhar e frustar. Foque em materiais que explicam detalhadamente. Essa dica é pra iniciantes (que estão estudando há 3 meses diariamente).

Eu conheço Ruby, C#, ASP.NET (MVC, WebForms) e outras tecnologias da Microsoft, se precisar de material ou qualquer coisa, só falar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sheogorath
Búfalo
**
Tópicos: 3
Curtido: 13 vezes em 11 posts
Posts que curtiu: 0
30-07-2019, 03:00 PM
Eu comecei a faculdade de T.I esse ano, mas ainda não cheguei na parte de linguagem de programação, então eu comecei por conta própria. Como eu era totalmente leigo no assunto, também, eu estudei a lógica (que é algo bem simples) e comecei com linguagens web: aprendi à programar em HTML, CSS e estou aprendendo Javascript que é uma linguagem mais completa. Eu recomendo, pois nessa área você só fica sem trabalho se quiser. E outra, o que vale aqui no Brasil, vale em qualquer parte do mundo, então é uma porta à mais para quem quer conhecer outros países.

Recomendo aprender inglês, pois será útil.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gorlami
Suka Blyat
Tópicos: 17
Curtido: 323 vezes em 188 posts
Posts que curtiu: 163
30-07-2019, 07:54 PM
Sejam sinceros, os que já estão na área:

Vale mesmo a pena ou é uma área que está saturando?

Eu vejo MUITA gente migrando pra essa área e cursos lotados nas áreas de B.S.I, C.C. e T.I.

Qual a REAL sobre a programação?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline jackblack
Búfalo
**
Tópicos: 6
Curtido: 23 vezes em 15 posts
Posts que curtiu: 12
31-07-2019, 07:37 AM
Eu sou formado em TI.
Já trabalhei na área privada programando em C/C++, Delphi, Java e PHP. Faz 5 anos que entrei no serviço público porque o salário para programadores estava muito baixo.
As empresas exigem que você tenha várias certificações, conhecimento de muitos frameworks, etc, mas o salário é uma merreca. Claro que existem pessoas que ganham bem, mas são exceções.

Se for para trabalhar no mercado as linguagens mais utilizadas (Brasil) são: Java, PHP, Python, C/C++, C#. Aqui sugiro que você estude frameworks e banco de dados.
"Se for pra desistir, desista de ser fraco."
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline loeb
Búfalo
Tópicos: 15
Curtido: 48 vezes em 35 posts
Posts que curtiu: 755
02-08-2019, 11:51 AM
Vale a Pena, é uma boa atividade em vários Sentidos.

Vou Procurar Aqui Meus Materiais da época do Curso Técnico de Informática e vou Postando...

Pesquisa um Compilador ou IDE atual ou antigo mesmo e Bora Praticar!

Este é Código Básico de Iniciação:

#include <stdio.h>
int main()
{
printf("Hello, World!");
return 0;
}
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline ArtoriaS
YOU DIED
**
Tópicos: 4
Curtido: 16 vezes em 15 posts
Posts que curtiu: 1
04-08-2019, 05:10 PM
(30-07-2019, 07:54 PM)Gorlami Escreveu: Sejam sinceros, os que já estão na área:

Vale mesmo a pena ou é uma área que está saturando?

Eu vejo MUITA gente migrando pra essa área e cursos lotados nas áreas de B.S.I, C.C. e T.I.

Qual a REAL sobre a programação?

Olha, amigo.
Acho que essa área é como qualquer outra: Se você souber o básico, vai receber o básico.
A chave é sempre estar se valorizando com conhecimento e o destaque e reconhecimento vem naturalmente.
O JUSTO VIVE PELA FÉ
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
04-08-2019, 11:30 PM
Muito obrigado pela colaboração confrades! Prestarei atenção a todos os conselhos e dicas dados por vocês. Meu feedback não será muito frequente porque ainda vou focar mais um pouco no inglês até o final do ano, então vou aos poucos nesses primeiros meses.

Vou começar a estudar a lógica da programação, como indicou o confrade @ArtoriaS. A linguagem eu decidi pela C, independente de como ela é possível de ser aplicada hoje. Pode ser que mude de idéia no meio do caminho, mas vamos ver. Como eu disse antes, a intenção inicial não é focar no mercado de trabalho, mas ao mesmo tempo deixo a porta aberta para ser uma profissão no futuro.

Vou pegar também o tutorial do link sugerido pelo @DN10.

Também pretendo estudar bancos de dados, como sugerido pelo @jackblack, o fórum usa o mysql e eu não tenho a menor idéia de como reparar algo nele se algum dia precisar.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Exclamation Debates - NUNCA use a linguagem do INIMIGO!! Wild 24 4,660 12-01-2020, 05:11 AM
Última Mensagem: Senna
  [Programação]Ubuntu ou Windows? Galo Cego 29 4,347 04-11-2017, 05:41 PM
Última Mensagem: A6M Zero
  Postura e Linguagem Corporal Heavy Metal 10 2,702 04-10-2014, 12:48 PM
Última Mensagem: Plissken
  Não tem dinheiro pra fazer curso? Aprenda programação e criação de sites!!! Appollo 10 4,921 29-03-2014, 06:09 AM
Última Mensagem: Aquiles
  Segredos Linguagem Corporal para todos !!! Appollo 2 2,171 10-07-2013, 07:42 PM
Última Mensagem: Destro

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo