27-04-2019, 03:24 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-04-2019, 03:34 PM por Berlin.)
Fala meus queridos Búfalos. Hoje vou virar a casaca e vou dá umas dicas estilo Tigre um caçador solitário.
Espero que essas dicas ajudem alguns nas suas receptivas áreas e também peço para os que tiverem outras boas dicas, compartilhem. Afinal, vivendo e aprendendo, né verdade?
Vamos lá. Como alguns aqui devem saber, tenho uma empresa onde pratico vendas e algumas prestações de serviços. Pequena, admito. Porém, na verdade, mesmo eu sendo o dono, não sou eu o patrão. O patrão nesse caso são meus clientes. Se eles não voltarem, demitem a mim e meus subordinados. Por isso é crucial para minha sobrevivência que eles voltem!
Alguns dizem que nem sempre o cliente tem razão. Só que esse tempo todo no ramo me mostrou que em 99% do casos, tem sim.
Primeira dica é amadora. Mas muitos não fazem a lição de casa. Seja gentil e atencioso com eles. Se acaso vocês já tenham atendentes. Treine-os e incentive-os a serem gentis e atenciosos. Ninguém gosta de ser tratado por um robô, ninguém quer ter que assobiar para tirar um dúvida, enquanto o sujeito tá zap. Lógico que nem sempre estamos felizes e contentes, nesse caso, simule. Lembrem-se que os "patrões" não tem nada a ver com os seus problemas particulares.
2 - Se sua empresa praticar vendas, só coloque o preço real dos produtos quando esses forem de valores bem baixos onde o cliente possa pagar em dinheiro e não vai chorar.Pode colocar o preço bem chamativo. Se forem produtos de valor elevado, utilizem o método .80 -margem de 80%, para poder ter margem pra negociar um "desconto" supimpa - e o preço bem pequeno. Pois de qualquer forma o cliente vai te pedir um desconto, é da natureza humana isso. Logo se você anuncia o produto dentro do limite da sua margem de lucro, logo ou dá o desconto e perde dinheiro ou perde a venda.
3 - Para prestações de serviços na minha loja que demorem mais do que 30 minutos e menos de 1 hora pra finalizar. Eu costumo oferecer alguma bebida para o cliente. Se for mulher, suco enlatado ou uma cerva. Se for homem, ofereço uma cervejinha. E se tiverem acompanhado por crianças, pra essas ofereço uma coca-cola. Acreditem, fazendo bem o serviço e com uma cervejinha em mãos, não existe um cliente que não volte depois. É tiro e queda. Oferecer cafezinho e água é cliche de mais.
Mas façam apenas em serviços que demandam um esse tempo ai. Afinal, não queremos um cliente bêbado na parada né! rs E muito menos perder dinheiro. Uma cerva me custa 3 reais, coca tbm. E o mais maravilhoso disso tudo é quando alguns clientes voltam, tu oferece a bebida e eles nem querem. Mas tem uns que cobram kkkkk faz parte!
4 - Incentive seus funcionários. Estipule metas e pague-os uma porcentagem sobre o valor do salário. Sempre! Não paguem a comissão em reais, sempre por porcentagem sobre o salário ou sobre a venda em si. Quando um serviço custa 100 reais e você disser que o funcionário vai receber 5 reais desse valor, ele meio que fica desmotivado. Afinal, 5 reais não anima ninguém! Mas se no final do mesmo você jogar 50% do salário base no peito do caboclo pois ele bateu a meta, dai ele fica todo feliz. E se tu fizer as contas perceberá que 50% de 1.200 sai mais barato pra ti do que pagar 5 reais por 200 serviços que ele finalizou. E mesmo se empatar, ainda sim seu funcionário ficará bem mais proativo recebendo 50% do que 5 reais por vez. Freud deve explicar isso rs
5 - faça pós-venda. Não importa se o cliente é chato ou seu produto é bom que não dará problema. Faça o pós nem que seja uma única vez. Você pega o cliente desprevenido e o deixa encantado com sua preocupação. Normalmente eu faço o pós venda depois de 15 dias. Fazer antes pode dá a sensação a ele de você ser chato e querer vender mais.
6-Nunca, em nem uma hipótese, minta para o cliente. Se você não compraria tal item, não tente passa pro cara. Se o aparelho não tiver nenhum problema, não invente pra poder cobrar. Mais vale perder 10 minutos de mão de obra, do que perder um cliente pra vida toda.
Bom é isso rapaziada. Se tiverem algumas dicas para melhorar o meu negócio, compartilhem ai.
Forte abraço.
Espero que essas dicas ajudem alguns nas suas receptivas áreas e também peço para os que tiverem outras boas dicas, compartilhem. Afinal, vivendo e aprendendo, né verdade?
Vamos lá. Como alguns aqui devem saber, tenho uma empresa onde pratico vendas e algumas prestações de serviços. Pequena, admito. Porém, na verdade, mesmo eu sendo o dono, não sou eu o patrão. O patrão nesse caso são meus clientes. Se eles não voltarem, demitem a mim e meus subordinados. Por isso é crucial para minha sobrevivência que eles voltem!
Alguns dizem que nem sempre o cliente tem razão. Só que esse tempo todo no ramo me mostrou que em 99% do casos, tem sim.
Primeira dica é amadora. Mas muitos não fazem a lição de casa. Seja gentil e atencioso com eles. Se acaso vocês já tenham atendentes. Treine-os e incentive-os a serem gentis e atenciosos. Ninguém gosta de ser tratado por um robô, ninguém quer ter que assobiar para tirar um dúvida, enquanto o sujeito tá zap. Lógico que nem sempre estamos felizes e contentes, nesse caso, simule. Lembrem-se que os "patrões" não tem nada a ver com os seus problemas particulares.
2 - Se sua empresa praticar vendas, só coloque o preço real dos produtos quando esses forem de valores bem baixos onde o cliente possa pagar em dinheiro e não vai chorar.Pode colocar o preço bem chamativo. Se forem produtos de valor elevado, utilizem o método .80 -margem de 80%, para poder ter margem pra negociar um "desconto" supimpa - e o preço bem pequeno. Pois de qualquer forma o cliente vai te pedir um desconto, é da natureza humana isso. Logo se você anuncia o produto dentro do limite da sua margem de lucro, logo ou dá o desconto e perde dinheiro ou perde a venda.
3 - Para prestações de serviços na minha loja que demorem mais do que 30 minutos e menos de 1 hora pra finalizar. Eu costumo oferecer alguma bebida para o cliente. Se for mulher, suco enlatado ou uma cerva. Se for homem, ofereço uma cervejinha. E se tiverem acompanhado por crianças, pra essas ofereço uma coca-cola. Acreditem, fazendo bem o serviço e com uma cervejinha em mãos, não existe um cliente que não volte depois. É tiro e queda. Oferecer cafezinho e água é cliche de mais.
Mas façam apenas em serviços que demandam um esse tempo ai. Afinal, não queremos um cliente bêbado na parada né! rs E muito menos perder dinheiro. Uma cerva me custa 3 reais, coca tbm. E o mais maravilhoso disso tudo é quando alguns clientes voltam, tu oferece a bebida e eles nem querem. Mas tem uns que cobram kkkkk faz parte!
4 - Incentive seus funcionários. Estipule metas e pague-os uma porcentagem sobre o valor do salário. Sempre! Não paguem a comissão em reais, sempre por porcentagem sobre o salário ou sobre a venda em si. Quando um serviço custa 100 reais e você disser que o funcionário vai receber 5 reais desse valor, ele meio que fica desmotivado. Afinal, 5 reais não anima ninguém! Mas se no final do mesmo você jogar 50% do salário base no peito do caboclo pois ele bateu a meta, dai ele fica todo feliz. E se tu fizer as contas perceberá que 50% de 1.200 sai mais barato pra ti do que pagar 5 reais por 200 serviços que ele finalizou. E mesmo se empatar, ainda sim seu funcionário ficará bem mais proativo recebendo 50% do que 5 reais por vez. Freud deve explicar isso rs
5 - faça pós-venda. Não importa se o cliente é chato ou seu produto é bom que não dará problema. Faça o pós nem que seja uma única vez. Você pega o cliente desprevenido e o deixa encantado com sua preocupação. Normalmente eu faço o pós venda depois de 15 dias. Fazer antes pode dá a sensação a ele de você ser chato e querer vender mais.
6-Nunca, em nem uma hipótese, minta para o cliente. Se você não compraria tal item, não tente passa pro cara. Se o aparelho não tiver nenhum problema, não invente pra poder cobrar. Mais vale perder 10 minutos de mão de obra, do que perder um cliente pra vida toda.
Bom é isso rapaziada. Se tiverem algumas dicas para melhorar o meu negócio, compartilhem ai.
Forte abraço.