14-04-2019, 01:51 PM
A) Introdução
Desde que comecei a trabalhar, comecei a juntar um pouco de dinheiro e quando saí da casa dos meus pais resolvi aplicar esse conceito.
Grande abraço!
O princípio básico da educação financeira é gastar menos do que se ganha. Aprendi com Mauro Halfeld que é importante ter um fundo de emergências ou de reserva.
Podemos conceituar Fundo de emergência como a quantia mínima necessária para o pagamento de despesas normais por tempo razoável.
Tal quantia deve estar aplicada em situações de liquidez imediata e baixíssimo risco, como:
A reserva de emergência pode ser conjugado com Seguros, como:
B) Funções do Fundo de Reserva
Tal quantia deve estar aplicada em situações de liquidez imediata e baixíssimo risco, como:
- Caderneta de Poupança (opção mais segura e prática),
- CDB com liquidez diária,
- LCI e LCA com liquidez diária,
- Fundos de investimento DI Renda Fixa com liquidez diária.
Citar:Citar:Obs. 1: As sugestões acima podem ser cumuladas.
Citar:Citar:Obs. 2: Não mais recomendo o tesouro direito como opção de reserva, porque em momentos de instabilidade econômica o Governo fecha o mercado do tesouro, o que impediria o acesso rápido ao dinheiro.
Citar:Citar:Obs. 3: O tamanho da quantia depende de sua realidade, podendo ser, por exemplo, de 3 a 24 meses de despesas mensais.
A reserva de emergência pode ser conjugado com Seguros, como:
- seguro saúde (plano de saúde),
- seguro de vida,
- seguro contra acidentes pessoais,
- seguro residencial e
- seguro de carro.
B) Funções do Fundo de Reserva
Citar:
- Pagar as contas normais por 3 a 24 meses;
- Pagar por fatos imprevistos não cobertos por seguro próprio.
- Trazer calmaria mental em momentos financeiramente conturbados;
- Indicar a possibilidade de investir em ativos mais instáveis.
A ideia é evitar o desespero para pagar as contas em caso de desemprego ou ter um dinheiro a mais para imprevistos e não especular financeiramente para ter maiores lucros.
Citar:Exemplo: Um caso recente onde um fundo de reserva se mostraria útil é o dos servidores estaduais que tiveram seu pagamento parcelado, pois sendo obrigados a viver bem abaixo de seu padrão econômico sem aviso tiveram que recorrer a empréstimos a juros extorsivos para pagar as despesas básicas.
C) Minha Experiência
E como isso em ajudou na prática?
Desde que comecei a trabalhar, comecei a juntar um pouco de dinheiro e quando saí da casa dos meus pais resolvi aplicar esse conceito.
As únicas vezes em que realmente precisei até hoje foram nas duas vezes que troquei de trabalho e pude ter a tranquilidade de poder esperar mais de um mês até receber o novo salário sem me estressar em pagar despesas mensais comuns como água, luz, etc.
D) Conclusão
D) Conclusão
Enfim, um fundo de reserva é a base inicial da disciplina financeira, servindo para momentos de transição financeira (troca de trabalho ou desemprego) ou para o caso de imprevistos, para que você não faça empréstimos bancários em razão dos juros exorbitantes.
Grande abraço!