• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros A Jornada do Novato ao Expert
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
A Jornada do Novato ao Expert
Offline loeb
Búfalo
Tópicos: 15
Curtido: 48 vezes em 35 posts
Posts que curtiu: 755
11-01-2019, 12:50 PM
"Intelligence is the ability to adapt to change." 
(Stephen Hawking)

Olá meus amigos da blogosfera financeira, tudo bem? Hoje iremos abordar um tema que eu acho bastante interessante, pois estamos sempre buscando desenvolver novas habilidades. Eu faço uma pergunta a vocês: Você gostaria de ser expert em alguma área? Como eu posso identificar em que estágio estou? Para responder esta pergunta, o Modelo de aquisição de habilidades de Dreyfus pode nos ajudar a encontrar estas respostas.

Inicialmente, eu li a respeito deste assunto no primeiro capítulo do livro Pragmatic Thinking and Learning: Refactor Your Wetware. Este excelente livro fornece várias ferramentas de aprendizado para reprogramar a sua forma de pensar e aprender. Então, o Modelo de aquisição de habilidades de Dreyfus descreve as cinco etapas que cada pessoa deve avançar para sair do nível de novato até se tornar expert em uma determinada habilidade.

[Imagem: JourneyFromNovicetoExpert.JPG]
Este modelo descreve como e porque nossas atitudes, capacidades e perspectivas mudam de acordo com o nosso nível de habilidade. Os cinco níveis são:

1. Novato - por não possuir experiência prévia nesta área, necessita de instruções claras e regras bem definidas sem qualquer contexto específico para realizar um trabalho. Não sabem como responder a erros quando algo fora do seu roteiro acontece.

2. Iniciante Avançado - passado o obstáculo do nível anterior, este já consegue fazer algumas tarefas por conta própria mas não possui capacidade de lidar com resolução de problemas. Ainda não possui a visão integrada do problema.

3. Competente - é capaz de lidar com a resolução de problemas utilizando ferramentas adequadas para o contexto, onde seu trabalho é baseado em planejamento prévio e experiências anteriores. Este poderá desempenhar função de liderança com proatividade e com bastante recursos disponíveis.

4. Proficiente - precisam entender a visão integrada do problema, onde possuem um grande diferencial: é capaz de se autocorrigir depois de uma performance abaixo do esperado. Os estágio anteriores não possuem este tipo de auto-aperfeiçoamento.

5. Expert - são as fontes primárias de conhecimento e informação em uma determinada área, pois estão sempre buscando novos métodos e estratégias. Estes podem ser supreendentemente intuitivo de forma que possuem dificuldade em explicar como chegaram a uma conclusão.

Quer um exemplo? Em 2009, o piloto Chesley "Sully" Sullenberger teve que fazer um pouso forçado no rio Hudson pois o avião estava seriamente danificado, salvando 150 passageiros. Durante a investigação realizada pela agência de regulação aérea nos Estados Unidos, nenhum piloto conseguiu salvar todas as vidas através do simulador considerando as mesmas condições (Mais detalhes no filme Sully - O Herói do Rio Hudson). O experiente piloto tomou uma decisão correta baseado na sua intuição. 

Podemos citar o nosso colega Soul Surfer, que possui bastante conhecimento em leilão de imóveis, possibilitando estar em várias operações simultaneamente. Atualmente ele escreve um livro capaz de orientar os novatos a possuirem um guia de como identificar oportunidades em leilões de imóveis. 
Eu não conheço absolutamente nada sobre leilões, mas mesmo lendo o livro do Soul Surfer não conseguirei me tornar expert nessa área da noite pro dia. Entretanto, para que eu possa desenvolver esta habilidade é necessário um guia ou roteiro (livro) para obter melhores resultados.

Lembre-se que este modelo é por habilidade, a mesma  pessoa pode ser expert em gestão de investimentos e ser um novato em culinária por exemplo.

E onde isto pode nos ajudar? Ser expert em uma determinada área nos possibilita potencializar os nossos ganhos. Desta forma, podemos cobrar mais pelos nossos serviços prestados, consequentemente diminuir o caminho até a Independência Financeira.

Atualmente, me considero um inicante avançado (nível 2) no mercado financeiro. Isto significa que ainda tenho muito o que evoluir. E você prezado leitor, pronto para se tornar um expert?

Grande Abraço e até a próxima.

Observação: Este estudo é baseado em uma teoria construtivista que são abstrações intangíveis, ou seja, não faz sentido dizer  "vamos provar este modelo". Entretanto, esta teoria é avaliada em termos da sua utilidade. Por exemplo: a nossa mente é uma abstração; ela não existe de fato pois é somente uma idéia, um conceito. Mas o conceito "mente" é bastante útil.

Fonte: http://oaportadorfinanceiro.blogspot.com...xpert.html
[+] 1 usuário curtiu o post de loeb:1 usuário curtiu o post de loeb
  • Villefort
Website Procurar
Responder
Offline DiCaprio
Búfalo
**
Tópicos: 27
Curtido: 25 vezes em 18 posts
Posts que curtiu: 15
15-01-2019, 02:23 AM
Interessante, mas é mais do mesmo.
Em resumo a evolução do desenvolvimento é a maturidade e sabedoria das decisões.

Não dá para ser um expert em tudo, mal dá pra ser em uma pequena de uma área. Além disso tem o fator funil. Quanto mais se especializa em uma área, mais as outras tendem ficar piores. É quase como uma viseira do conhecimento.

Acredito que a paciência, neutralização das emoções e experiência de vida (experiência efetiva, aquela que o sujeito tenta, erra, e aprende. Não aquele que fica teorizando tudo durante anos e nunca faz nada relevante, nem mesmo tenta) levam à uma evolução do ser e intelecto muito mais significante.

Metaforando... Seria mais como o sábio e o aprendiz. Emoções à flor da pele vs sabedoria/razão.
[+] 2 usuários curtiram o post de DiCaprio:2 usuários curtiram o post de DiCaprio
  • loeb, Villefort
Procurar
Responder

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo