• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Boteco do Búfalo Mercado de trabalho (discussão)
Páginas (3): « Anterior 1 2 3
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Mercado de trabalho (discussão)
Offline Velho Gonçalves
Búfalo
**
Tópicos: 12
Curtido: 214 vezes em 108 posts
Posts que curtiu: 43
14-02-2019, 09:13 PM
Como contribuição, gostaria de falar um pouco da minha área de atuação, sobre a qual não notei comentários aqui no fórum ainda: contabilidade. Trabalho com contabilidade há alguns anos e acredito que tenho uma boa bagagem para abordar os pontos positivos e negativos desta profissão, o que pode ajudar algum eventual jovem indeciso, passeando por esse tópico.

De forma sucinta, eu diria que a contabilidade é a língua que todas (sem exceções!) empresas ao redor do mundo utilizam, para se comunicar com as demais empresas e com a sociedade.  Essa definição é importante, pois cada empresa possui seu sistema de controles internos, softwares operacionais, planos de gestão e governança. Porém, a Ciência Contábil é igual e universal para todas (Salvo detalhes locais de cada país, cujos detalhes não vou abordar aqui).

Então, após essa definição, fica óbvio – logo de cara – a primeira grande vantagem dessa profissão: todas as empresas precisam de contabilidade. Logo, a oferta de empregos na área é absurda! Existe uma galera que gosta de dizer que a contabilidade irá desaparecer em razão do advento da evolução tecnológica. Conversa pra boi dormir! O que vai desaparecer são os cargos simples, como os de assistentes, digitadores de notas fiscais e realizadores de “lançamentos contábeis”.

Cabe destacar que a partir do ano de 2007, a lei das sociedades anônimas teve seu texto severamente alterado. De maneira que (Graças a Deus!!!) a contabilidade Brasileira passou a caminhar para a evolução europeia, chamada de IFRS (International Financial Report Standards). Não vou entrar em maiores detalhes aqui, mas isso significa que os investidores de outros países, a partir de então, passaram a analisar as demonstrações financeiras das empresas Brasileiras com maior grau de entendimento e clareza, graças a adoção de práticas contábeis mais evoluídas, e semelhantes às praticadas em países de primeiro mundo.

A contabilidade possui enorme grau de importância na gestão de uma companhia, e mais do que nunca – atualmente no Brasil – informações contábeis precisas, corretas e verdadeiras, são parte fundamental do crescimento que o nosso país e a nossa sociedade almejam. Vivemos em um período de desconforto ético, em relação ao registro das operações que (realmente) as empresas fazem diariamente. Logo, nunca antes a contabilidade passou a ser tão necessária para a correta apuração e divulgação dos verdadeiros valores que as empresas possuem.

Sem mais delongas, seguem meus apontamentos sobre as vantagens e desvantagens da profissão:

Vantagens:
1 – Muitas ofertas de emprego;
2 – Fácil penetração no mercado de trabalho: o jovem mal entra na faculdade e logo consegue emprego, não sendo necessário ser formado para exercer cargos, até mesmo relevantes, dependendo da empresa;
3 – Não é necessário cursar uma “faculdade renomada” para ter sucesso na carreira;
4 – Após a colação de grau, tu poderás fazer uma prova no conselho regional de contabilidade e obter um registro. Ou seja, tu serás um profissional com título: contador;
5 – Ao contrário do que muitos pensam, não paga tão mal assim! Segue a média salarial para os cargos de início de carreira – Assistente R$ 1.400; Analista júnior R$ 2.300; Analista pleno R$ 3.500; Analista Sênior R$ 4.500 (isto aumenta pra caralho se você souber inglês);
6 – É uma ciência de fácil compreensão... Traduzindo para miúdos: não é uma área muito difícil. Apesar do nome, “Contabilidade” você não passara o dia de trabalho fazendo contas, como pessoas desinformadas pensam. Você passara o dia registrando e analisando todas as operações da empresa, e preocupando-se em apura-las e divulga-las de forma correta.

Desvantagens:
1 – Prestígio praticamente zero, a menos que você seja um Auditor (meu caso hehe), perito contábil ou consultor. É uma desgraça e é muito triste, mas ser contador não é algo que brilha aos olhos de ninguém. Mas isso está mudando; principalmente agora, que a sociedade está de saco cheio de corrupção;
2 – Trabalha-se longas jornadas nos períodos de encerramento de mês;
3 – Não é uma área inspiradora: alguém aqui já viu um jovem dizendo “quero ser um contador”? Nunca! Mas repito... Isto está mudando

Como este fórum é uma área de contribuições e relações, se alguém quiser me perguntar algo mais detalhado sobre a carreira de contabilidade, principalmente sobre minha área de atuação (auditoria), ficarei grato em ajudar quem tiver dúvidas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Digons
Let's fight like gentlemen
Tópicos: 5
Curtido: 464 vezes em 300 posts
Posts que curtiu: 622
14-02-2019, 09:41 PM
Na verdade eu tenho perguntas sobre isso sim. Estou me formando em engenharia de produção, que já é uma área em que normalmente não tem falta de emprego. Queria saber se você já viu o caso de algum engenheiro (qualquer um) que foi varar nessa área de contabilidade.

E to cagando pra prestígio. O que importa é comida na mesa e boleto pago. Isso ainda me ajudaria a ser ainda mais low profile.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Velho Gonçalves
Búfalo
**
Curtido: 214 vezes em 108 posts
Posts que curtiu: 43
14-02-2019, 10:36 PM
(14-02-2019, 09:41 PM)Digons Escreveu: Na verdade eu tenho perguntas sobre isso sim. Estou me formando em engenharia de produção, que já é uma área em que normalmente não tem falta de emprego. Queria saber se você já viu o caso de algum engenheiro (qualquer um) que foi varar nessa área de contabilidade.

E to cagando pra prestígio. O que importa é comida na mesa e boleto pago. Isso ainda me ajudaria a ser ainda mais low profile.

Já vi sim, e dá muito certo!

O motivo é que, diferente de contadores, engenheiros, por formação, possuem maior capacidade de raciocínio lógico, o que os coloca à frente em funções relacionadas às finanças corporativas, que demandam maior capacidade de realização de cálculos financeiros. Logo, o engenheiro que opta por não exercer a “engenharia propriamente dita”, pode acabar atuando em áreas financeiras de empresas (principalmente em bancos, por incrível que pareça).

Dessa forma, e de acordo com o meu ponto de vista, a somatória da formação em engenharia com a formação contábil, resultaria em um profissional capacitado pra atuar na área financeira da empresa (instrumentos financeiros [hedge, Swap cambial ou commodities] e outros), que além de possuir habilidades para realizar esses cálculos e analises complexas, seria capaz de “contabilizar” essas operações, ou seja, traduzi-las para a linguagem comum empresarial. Repito: contabilizar não é o mesmo que efetuar cálculos! Contabilizar nada mais é do que pegar uma operação que ocorreu na empresa, registrá-la internamente e, posteriormente, divulga-la corretamente ao mercado, demonstrando o “real resultado” da coisa, que pode ser um desses: aumento ou diminuição de ativos; aumento ou redução de passivos; ou aumento ou redução dos lucros ou prejuízos da empresa.

Tenho certeza de uma coisa... O profissional que for habilidoso com cálculos (engenheiros, com certeza) e possuir entendimento contábil para poder “apresentar o resultado de tais cálculos ao mercado”, será disputado a tapas pelos Head Hunters!!!
[+] 1 usuário curtiu o post de Velho Gonçalves:1 usuário curtiu o post de Velho Gonçalves
  • Digons
Procurar
Responder
Offline conselho
Búfalo
**
Tópicos: 7
Curtido: 11 vezes em 9 posts
Posts que curtiu: 29
15-02-2019, 09:07 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-02-2019, 09:09 AM por conselho.)
(14-02-2019, 09:13 PM)Velho Gonçalves Escreveu:
Como contribuição, gostaria de falar um pouco da minha área de atuação, sobre a qual não notei comentários aqui no fórum ainda: contabilidade. Trabalho com contabilidade há alguns anos e acredito que tenho uma boa bagagem para abordar os pontos positivos e negativos desta profissão, o que pode ajudar algum eventual jovem indeciso, passeando por esse tópico.

De forma sucinta, eu diria que a contabilidade é a língua que todas (sem exceções!) empresas ao redor do mundo utilizam, para se comunicar com as demais empresas e com a sociedade.  Essa definição é importante, pois cada empresa possui seu sistema de controles internos, softwares operacionais, planos de gestão e governança. Porém, a Ciência Contábil é igual e universal para todas (Salvo detalhes locais de cada país, cujos detalhes não vou abordar aqui).

Então, após essa definição, fica óbvio – logo de cara – a primeira grande vantagem dessa profissão: todas as empresas precisam de contabilidade. Logo, a oferta de empregos na área é absurda! Existe uma galera que gosta de dizer que a contabilidade irá desaparecer em razão do advento da evolução tecnológica. Conversa pra boi dormir! O que vai desaparecer são os cargos simples, como os de assistentes, digitadores de notas fiscais e realizadores de “lançamentos contábeis”.

Cabe destacar que a partir do ano de 2007, a lei das sociedades anônimas teve seu texto severamente alterado. De maneira que (Graças a Deus!!!) a contabilidade Brasileira passou a caminhar para a evolução europeia, chamada de IFRS (International Financial Report Standards). Não vou entrar em maiores detalhes aqui, mas isso significa que os investidores de outros países, a partir de então, passaram a analisar as demonstrações financeiras das empresas Brasileiras com maior grau de entendimento e clareza, graças a adoção de práticas contábeis mais evoluídas, e semelhantes às praticadas em países de primeiro mundo.

A contabilidade possui enorme grau de importância na gestão de uma companhia, e mais do que nunca – atualmente no Brasil – informações contábeis precisas, corretas e verdadeiras, são parte fundamental do crescimento que o nosso país e a nossa sociedade almejam. Vivemos em um período de desconforto ético, em relação ao registro das operações que (realmente) as empresas fazem diariamente. Logo, nunca antes a contabilidade passou a ser tão necessária para a correta apuração e divulgação dos verdadeiros valores que as empresas possuem.

Sem mais delongas, seguem meus apontamentos sobre as vantagens e desvantagens da profissão:

Vantagens:
1 – Muitas ofertas de emprego;
2 – Fácil penetração no mercado de trabalho: o jovem mal entra na faculdade e logo consegue emprego, não sendo necessário ser formado para exercer cargos, até mesmo relevantes, dependendo da empresa;
3 – Não é necessário cursar uma “faculdade renomada” para ter sucesso na carreira;
4 – Após a colação de grau, tu poderás fazer uma prova no conselho regional de contabilidade e obter um registro. Ou seja, tu serás um profissional com título: contador;
5 – Ao contrário do que muitos pensam, não paga tão mal assim! Segue a média salarial para os cargos de início de carreira – Assistente R$ 1.400; Analista júnior R$ 2.300; Analista pleno R$ 3.500; Analista Sênior R$ 4.500 (isto aumenta pra caralho se você souber inglês);
6 – É uma ciência de fácil compreensão... Traduzindo para miúdos: não é uma área muito difícil. Apesar do nome, “Contabilidade” você não passara o dia de trabalho fazendo contas, como pessoas desinformadas pensam. Você passara o dia registrando e analisando todas as operações da empresa, e preocupando-se em apura-las e divulga-las de forma correta.

Desvantagens:
1 – Prestígio praticamente zero, a menos que você seja um Auditor (meu caso hehe), perito contábil ou consultor. É uma desgraça e é muito triste, mas ser contador não é algo que brilha aos olhos de ninguém. Mas isso está mudando; principalmente agora, que a sociedade está de saco cheio de corrupção;
2 – Trabalha-se longas jornadas nos períodos de encerramento de mês;
3 – Não é uma área inspiradora: alguém aqui já viu um jovem dizendo “quero ser um contador”? Nunca! Mas repito... Isto está mudando

Como este fórum é uma área de contribuições e relações, se alguém quiser me perguntar algo mais detalhado sobre a carreira de contabilidade, principalmente sobre minha área de atuação (auditoria), ficarei grato em ajudar quem tiver dúvidas.

Cara, eu me formei neste curso: https://querobolsa.com.br/cursos-e-facul...financeira
Os professores eram tão ruins que acabei empurrando com a barriga e apenas foquei no diploma. Tem também o fato de que iniciei o curso já sem interesse de trabalhar na área, só queria o título de superior para ter acesso a alguns concursos públicos. Mas agora me encontro num serviço que não paga bem, preciso ganhar mais, só que não tenho a cara de pau de tentar uma vaga em alguma empresa sendo que não sei trabalhar na área, o curso não me deu o preparo, nem mesmo a base.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Brutus
Savoir Faire
Tópicos: 7
Curtido: 19 vezes em 18 posts
Posts que curtiu: 9
15-02-2019, 11:22 AM
Eu faria contabilidade só para poder ser auditor ou consultor, mas até onde eu saiba não é necessário ser formado na área para poder atuar. A parte que me interessa em contabilidade é a análise de balanços, por causa da Bolsa.

Se eu fosse fazer outra faculdade escolheria algo relacionado a TI, é algo que sempre vai ter demanda e que me interessa. Talvez esse ano comece a aprender programação por hobby...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline BryceLarkin
Aspira
Tópicos: 0
Curtido: 9 vezes em 4 posts
Posts que curtiu: 0
15-02-2019, 02:09 PM
Sou recém formado em Direito, a advogacia nunca me atraiu, não apenas por uma questão salarial ou de mercado. De modo geral acho uma área muito burocrata, cheia de frescuras e entendiante. Apesar de compreender que o objetivo primário do trabalho (seja qual for) é o sustento de necessidades, levo muito em conta a satisfação profissional, a vocação e mediante isso passei em um concurso público (faltando apenas a prova física e psicológica) para Soldado da Polícia Militar (salário R$ 2600). Como acredito que dificilmente irei querer sair da polícia e que o crescimento para praça é praticamente inexistente, para não virar mais um funcionário público endividado que presta um serviço porco e só sabe reclamar, pretendo ter um trabalho secundário na qual ainda estou avaliando no que devo me aventurar (tenho 10 meses para pensar, que é o tempo do curso de formação que estarei a disposição de forma integral da PM). Concursos de modo geral não me interessam (exceto alguns na própria área de segurança), não tenho perfil para estudar várias horas e anos para uma prova e não me sentiria bem recebendo altos salários as custas de dinheiro público.
[+] 1 usuário curtiu o post de BryceLarkin:1 usuário curtiu o post de BryceLarkin
  • Sr.Smith
Procurar
Responder
Offline Kronos o realista
Búfalo
**
Tópicos: 6
Curtido: 16 vezes em 12 posts
17-02-2019, 08:58 PM
Pra mim as áreas mais em alta para os indecisos são áreas que toda empresa ou pessoa precisa como por exemplo:
-Saude (não há nem o que dizer, é uma área que todo dia tem emprego, vejo muita vaga pra gente de enfermagem e medico quem se formar em um desses vai se dar bem, já radiologia esta ficando saturado)

-Tecnologia da informação (coração de todas as empresas, se o sistema cai a empresa para, não vai faltar emprego ainda mais com as novas tendências de internet das coisas e todo esse desenvolvimento das tecnologias que geram verdadeiros novos nichos a serem explorado, vejo potencial bom pra futuros empreendedores também e muito emprego, mas vejo como estressante pois todo dia surge novas tecnologias é bem difícil se manter atualizado e fora que muita empresa vê T.I como despesa e não como um investimento a gerar lucros e também é muita exigência para um salario que não condiz com o tanto de investimento que o cara de T.I deve fazer )

-Mecanica automotiva (As pessoas gastam rios de dinheiro com manutenção de carro, carro precisa de manutenção, muitas pessoas estão parando de comprar carro zero e conservando seus carros ou usando carros semi novos e vejo que para os próximos anos as pessoas que são dessa área vão se dar bem)

-Contabilidade ( Não tem nem o que dizer, como relatado acima toda empresa tem um contador tenho amigos que foram pra essa área e se deram muito bem)

-Professores (embora desvalorizados sempre vai precisar de professor e pra quem gosta de ensinar acaba sendo uma profissão gratificante)

Já as áreas que não vejo como promissoras são áreas voltadas a direito, cinema, muitos cursos de humanas, psicologia, paleontologia, historia, são profissões nobres? são muito nobres mas se você não tem uma corporação familiar ou contatos fortes não cresce. não vejo motivo pra um pobre ferrado fazer humanas
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
Tópicos: 2
Curtido: 362 vezes em 215 posts
Posts que curtiu: 335
28-08-2020, 02:52 PM
Eu espero que a profissão de professor acabe e todo mundo aprenda com homeschooling.
Até porque, estes mesmos professores, são os primeiros a defenderem ead por medinho de uma gripe que nem pega criança.
Se, agora, os alunos podem aprender em casa, então podem aprender em casa para sempre!

Da mesma forma, os medicozinhos que ficam de frescura com "ain tele consulta".
Prefiro abrir um vídeo no YT do Dr. Lair Ribeiro, que é de graça, aliás, porque o Dr. Lair não é um mercenário charlatão, é um médico que realmente se importa com a saúde.

O mundo caminha para a liberdade. Em breve, chegaremos ao Ancapistão e todos seremos prestadores de serviços, é o livre mercado vencendo, ofertas e demandas. O que você tem a oferecer? O que você demanda? Só responder estas duas perguntas que faz boas escolhas profissionalmente, oferecendo o que vc sabe e que as pessoas demandam.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tio Phill
Aspira
Curtido: 15 vezes em 14 posts
28-08-2020, 10:56 PM
Os confrades já viram o salário de um soldado do exército??

Soldado antigo = soldado que ficam um ano depois do serviço obrigatório = engaja = recebem em torno de 1900$

Não fazem POHA Nenhuma!! E ficam lá recebendo 2k por 7 anos!!

Exército é treinado pra guerra, mas eu vejo o estado do rio de janeiro em calamidade, bandidos com armamentos de guerra e os bonitões dos sargento, cabo, soldado, recebem só pra ir no quartel e ficar lá de 6 a 16:00 e meter o pé, pq não pegam esse efetivo e mandam pras ruas ou pra subir os morros.
"Aflição vem a nós, não para nos deixar tristes, mas sóbrios; não para nos deixar arrependidos, mas sábios."

(H. G. Wells)
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (3): « Anterior 1 2 3

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  O mercado, e não os sindicatos, nos propiciou o lazer e o descanso Búfalo 0 1,495 04-10-2012, 12:58 AM
Última Mensagem: Búfalo

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
2 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo