• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Aprofundando em N.A (Morte do ego)
Páginas (2): « Anterior 1 2
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Aprofundando em N.A (Morte do ego)
WildHorse
Curioso

05-02-2015, 04:07 PM
TODO creio que não.Se voce tem desejo tem uma expectativa, esse é o ponto central.
A expectativa faz você ficar vulnerável a possíveis eventualidades no percurso e ser pego "como as calças abaixadas".,
Esse esquema de fotos é foda, o sujeito fica viciado, dependente.
[+]
  •
Responder
Offline johnmcclane
Búfalo
**
Tópicos: 30
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
05-02-2015, 04:25 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 05-02-2015, 04:28 PM por johnmcclane.)
(05-02-2015, 04:07 PM)WildHorse Escreveu: TODO creio que não.Se voce tem desejo tem uma expectativa, esse é o ponto central.
A expectativa faz você ficar vulnerável a possíveis eventualidades no percurso e ser pego "como as calças abaixadas".,

Isso é apenas um exemplo de como o ego anda sabotando muita gente. Vejo aqui na empresa, nego fico esperando algum tipo de elogio.

Acho que temos que trabalhar no controle do ego mesmo. Ainda não consigo assimilar essa parada de morte do ego. Não sei se estou exagerando quando entendo que seria uma pessoa com 0 de ego.

Igual o desapego. Até que ponto conseguimos ser desapegado? Isso é muito relativo, não falo apenas no campo relacionamento, até porque isso para mim é algo que não me preocupo mais. Busco me aprimorar em outros campos, todos mais complexos que o quesito relacionamento e mulher.

Se sou um colecionador de figurinhas de carros antigos: sou apegado a isso? É uma forma de apego tb. Até que ponto temos que saber o que nos faz bem ou mal, e controlar.

Outra coisa, a busca pela paz total de espírito. O que você entende por isso?
Yippee-ki-yay, motherfucker!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
Tópicos: 27
Curtido: 77 vezes em 60 posts
Posts que curtiu: 116
09-02-2015, 11:56 PM
(03-02-2015, 04:52 PM)Ali Escreveu:
(02-02-2015, 02:30 PM)Mr. Black Escreveu: Egos = desejos, libido, luxúria

Tendemos a ser escravos dos nossos desejos. Não só os sexuais, mas também de ambições, de prazeres, de experiências...

Morte dos egos = dominar nossos desejos, de forma a não sermos mais escravos deles. Assim, poderemos usufrui-los plenamente, sem nos perdermos.

Isso não seria controle do ego?

Nessa lógica, morte do ego seria também a morte dos desejos.

Eu penso assim também, é mais difícil matar todos os desejos do que enxergar diretamente o que você deseja e focar-se nisso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
09-02-2015, 11:57 PM
(03-02-2015, 05:24 PM)Joey Merlino Escreveu: Falando de super-ego, ego e id sempre me lembro de uma cena antológica do filme advogado do diabo.

Esse filme é daqueles que tem de ser vistos sempre em diferentes fases da vida de um homem.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
10-02-2015, 12:04 AM
(05-02-2015, 03:06 PM)WildHorse Escreveu: Cara eu lembro de ter participado de um tópico sobre o assunto, não que a nova discussão seja desnecessária mas o tópico havia bastante argumentação.Já trago algo aqui.

---

Não achei.Mas enfim:

Citar:- O que N.A nos incentiva a matar constantemente em seus livros não é o ego e sim uma parte dele, o ID. Nossas energias sexuais instintivas, pensar com a cabeça de baixo. Quero deixar bem claro que sou contra isso, não se deve matar o ID e sim controlá-lo
- Como controlar o ID? Pelo ego. Mas ao contrário do que N.A diz, não se deve matar o ego, mas sim aprimorá-lo.

O termo "morte do ego" deveria ser mudado, no livro ele explica: "dissolver-nos psiquicamente por meio da morte dos egos"
O conceito mais abrangente do termo "morte dos egos" é explicado no livro "Magnetismo das relações sociais".Se eu puder fazer uma analogia clara desse termo diria que é como se você estivesse jogando uma partida de futebol e enxergasse-se como alguém da plateia que não torcesse pra nenhum dos times.
E realmente estranho pensar assim, mas é estar livre pra controlar a sí mesmo, mesmo que você não faça gol saberá como e quando contribuir.

Esse "aprimoramento" no qual voce cita é exatamente o que NA propõe:

O Ego, o Superego e o Id de Freud e os chamados Alter-Ego ou Eu Superior são, no fundo, somente distintas formas de Ego, ás quais necessitam ser dissolvidas para que a alma se liberte e seus vários impulsos unilaterais, compulsivos e opostos sejam assimilados e fusionados. Como Lidar com as Mulheres Pag. 97

Sim, mas a diferença está na forma em que ele propõe, como o Spec disse é algo bem gnóstico. Ele diz que você só se controla quando não está a mercê de seus desejos, mas não há como se desvencilhar momentaneamente de um desejo real. Veja bem, um cara na lida com as mulheres não vai conseguir matar seu ego e subverter suas paixões às suas vontades no momento em que ele desejar, o máximo que ele pode fazer é saber e conhecer sua natureza, reconhecer seus desejos e entendê-los a fim de poder ter uma clara visão de seus impulsos (ID) e receios (superego).

Eu também acredito que N.A usa esse termo de forma muito geral e que poderia ter um outro termo, mas fica bem claro também. Quando eu li pela primeira vez e li "morte do ego' entendi que precisava racionalizar a situação acima dos desejos, e se for olhar tudo que dissemos é exatamente isso, apenas de uma forma mais fragmentada.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
10-02-2015, 12:18 AM
(05-02-2015, 04:25 PM)johnmcclane Escreveu:
(05-02-2015, 04:07 PM)WildHorse Escreveu: TODO creio que não.Se voce tem desejo tem uma expectativa, esse é o ponto central.

Isso é apenas um exemplo de como o ego anda sabotando muita gente. Vejo aqui na empresa, nego fico esperando algum tipo de elogio.

Acho que temos que trabalhar no controle do ego mesmo. Ainda não consigo assimilar essa parada de morte do ego. Não sei se estou exagerando quando entendo que seria uma pessoa com 0 de ego.

Igual o desapego. Até que ponto conseguimos ser desapegado? Isso é muito relativo, não falo apenas no campo relacionamento, até porque isso para mim é algo que não me preocupo mais. Busco me aprimorar em outros campos, todos mais complexos que o quesito relacionamento e mulher.

Se sou um colecionador de figurinhas de carros antigos: sou apegado a isso? É uma forma de apego tb. Até que ponto temos que saber o que nos faz bem ou mal, e controlar.

Outra coisa, a busca pela paz total de espírito. O que você entende por isso?

O ego nos remete ao nosso subconsciente, ele se sacia com coisas agradáveis que nos elevam sobre outras pessoas e sobre nós mesmos. As curtidas nas fotos servem pra que? Pra mostrar que todos te acham bonito e você é mais bonito que os outros, só isso. (O que pode ou não condizer com a realidade, visto que oq tem de babaca pra curtir foto de mina feia não tá escrito)

Por isso eu acredito ser mais interessante controlar o ego do que matá-lo. Imaginemos, você matou seu ego, você não liga pra curtidas ou fotos em redes sociais então não é um ponto a se levar em consideração. Agora, você controla seu ego, você é INDIFERENTE à se suas fotos são curtidas ou não. O exemplo fica bobo com esse assunto, mas fica mais interessante quando tratamos de metas particulares. O ego, nossas paixões e sentimentos, quando controlados são benéficos. Quando mortos, nos tiram o propósito. Assim como eu disse e reforço o exemplo: Quando alguém vem me procurar pra aprender a tocar violão, é perceptível pelas características psicológicas dela, se ela vai aprender ou não. Alguém que têm grande força de vontade, seria àquela a quem o superego se mostra mais pautado: "Eu não sei tocar violão, o assunto é maçante, minha mão e dedos doem, o professor é chato, mas mesmo assim vou aprender, vale a pena!" Essa pessoa, por mais obstáculos que surjam, terá uma inclinação a continuar. Já uma pessoa que cede facilmente ao ID, seus impulsos: "Eu não sei tocar violão, o assunto é maçante, minha mão e dedos doem, o professor é chato! Então acho melhor deixar disso e procurar outra coisa." Ela desiste quando seu corpo chama, sua mente está anestesiada pelo prazer momentâneo de deixar algo "chato" de lado. E quem controla, se é o ID ou Superego, que vai predominar perante uma situação dessas é o Ego.

Não que quem desiste de tocar violão é fraco, ou apenas aceita seus impulsos, a motivação está intimamente ligada à isso. Visto que você está motivado, e tem motivos para isso, dificilmente você desiste de alguma coisa por mais que seus instintos digam o contrário. Perseverança é a palavra. Mas isso já é outro assunto.

O desapego é o desinteresse pleno por algo, eu não serei apegado a algo que não me desperte interesse, a não ser por debilidades emocionais tais como: carência, falta de auto estima, objetivos e metas reais e úteis, etc, etc, etc.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline lawlyet_w
Veterano
Tópicos: 21
07-03-2015, 01:57 AM
Para entender uma obra filosófica é necessário entender algo do autor. NA é gnóstico, logo, é altamente provável que empregue o termo da mesma forma que os gnósticos empregam. Nesse caso, é importante saber que os gnósticos costumam ver tudo que não é espiritual como algo caído. O ego para eles seria algo ruim e caído (assim como a paixão, já que não é algo espiritual, mas algo que tem a ver com nossas emoções humanas) e, por isso mesmo, nos leva para o mal. O objetivo da morte do ego seria justamente anular essa parte humana (ou seja, material) nossa para recebermos outra coisa em seu lugar, uma coisa espiritual e, por isso mesmo, elevada.

Muita gente ficou puta da vida quando disse que a obra de NA tem uma estrutura gnóstica. Mas fazer o que se ele próprio é gnóstico. Aliás, mesmo que não fosse, seria bem provável que tivesse, uma vez que essa estrutura já está praticamente enraizada no pensamento moderno sem que muitos se dêem conta (um pensador cristão mesmo, com a melhor das intenções, pode acabar criando um sistema com essa estrutura sem que se dê conta disso).

Um livro que explica bem isso é o Science, Politics and Gnosticism do Eric Voegelin
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Jaguar Paw
Veterano
Tópicos: 38
Curtido: 52 vezes em 30 posts
Posts que curtiu: 29
07-03-2015, 02:45 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-03-2015, 02:46 AM por Jaguar Paw.)
NA é visivelmente gnóstico, e não há nada de errado isto, muito pelo contrário, é justamente por ser alguém "de fora" que ele consegue ver com mais clareza o que aflige os "mundanos".
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline lawlyet_w
Veterano
07-03-2015, 03:13 AM
Nopz. Gnosticismo é completamente maluco e irreal
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Jaguar Paw
Veterano
Tópicos: 38
Curtido: 52 vezes em 30 posts
Posts que curtiu: 29
07-03-2015, 03:17 AM
(07-03-2015, 03:13 AM)lawlyet_w Escreveu: Nopz. Gnosticismo é completamente maluco e irreal

Não entrei em méritos religiosos, quis dizer que se trata de alguém "espiritual", na falta de termo melhor, e não "mundano" como eu.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline NW GD FLW
Usuário Banido
*
Tópicos: 16
Curtido: 0 vezes em 0 posts
07-03-2015, 03:47 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-03-2015, 01:10 PM por NW GD FLW.)
O único problema do gnosticismo é quando é tratado nos seus extremismos, existem e se dizem muitos absurdos por ai, e há tantos livros da nova era com tantas teorias e tantos métodos... Mas assim como qualquer outra religião/pensamento não radical, merece o respeito, não demonizo, é possível tirar algo de útil de algum livro sobre/do gnosticismo. É como as religiões africanas pode ter o que se tirar de bom... mas quando tratada no lado negativo, no que chamam de magia negra, em busca de vingança ai já viu...

Creio que Nessahan seja espiritualista (espírita ou só gnóstico), entusiasta desses pensamentos da nova era, um misto do "supra-sumo" de conceitos de outros religiões (budismo, hindusimo, cristianismo etc, etc) isso é uma escolha dele, porém o material sobre relacionamentos que produziu continua valendo muito. Inclusive essa ideia toda de controlar os desejos ("morte do ego"), espiritualidade prevalecendo sobre a carne, é um conceito simples oriundo dessas religiões.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Azoth
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 2 vezes em 2 posts
07-03-2015, 09:02 AM
(07-03-2015, 01:57 AM)lawlyet_w Escreveu: Para entender uma obra filosófica é necessário entender algo do autor. NA é gnóstico, logo, é altamente provável que empregue o termo da mesma forma que os gnósticos empregam. Nesse caso, é importante saber que os gnósticos costumam ver tudo que não é espiritual como algo caído. O ego para eles seria algo ruim e caído (assim como a paixão, já que não é algo espiritual, mas algo que tem a ver com nossas emoções humanas) e, por isso mesmo, nos leva para o mal. O objetivo da morte do ego seria justamente anular essa parte humana (ou seja, material) nossa para recebermos outra coisa em seu lugar, uma coisa espiritual e, por isso mesmo, elevada.

Muita gente ficou puta da vida quando disse que a obra de NA tem uma estrutura gnóstica. Mas fazer o que se ele próprio é gnóstico. Aliás, mesmo que não fosse, seria bem provável que tivesse, uma vez que essa estrutura já está praticamente enraizada no pensamento moderno sem que muitos se dêem conta (um pensador cristão mesmo, com a melhor das intenções, pode acabar criando um sistema com essa estrutura sem que se dê conta disso).

Um livro que explica bem isso é o Science, Politics and Gnosticism do Eric Voegelin

Ele é totalmente gnóstico e ocultista, ninguém que cita Lévi passa de leve acerca dos saberes ocultos. É que muita gente gosta de se iludir quanto a isso porque a obra dele, em si, é muito boa.
http://ask.fm/azothefesus
http://aazoth.wordpress.com

A Real me deu muito e estou aqui pagando de volta.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
07-03-2015, 12:21 PM
Lawlyet, o ego é um mal necessário. Nosso desafio nesse planeta como ser humano é aprendermos a lidar com ele, respeitando a lei da Ação e Reação e do Livre Arbítrio.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
07-03-2015, 12:22 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-03-2015, 12:25 PM por Mandrake.)
Lawlyet, o que te torna Ser Humano é o EGO. Se vc não tiver mais ele, vc será um Anjo. FIM.
Os espíritos desencarnados também possuem o ego. Os espiritos que transcenderam circulo de reencarnações, e ascendem à 5ª dimensão, não contemplam o EGO como parte de sua estrutura, e se tornam Anjos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline lawlyet_w
Veterano
24-03-2015, 12:35 AM
Nopz. Não será anjo. Será um vegetal mesmo
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PRAGAKHAM
Seja aço!
Tópicos: 224
Curtido: 102 vezes em 63 posts
24-03-2015, 10:19 AM
Não transcender entre uma coisa e outra e sim , entender e digerir para a solução interna de cada um, grandes pensadores não tinha nada haver com suas invenções mesmo assim beneficiaram milhões de pessoas com seus inventos assim e a logica dos pensamentos, não julguemos pelo que é , e sim pelo que ele transpassa graças ao ponto central a partir dele tudo em volta teve crescimento e dissonância, expandiu-se quando muitos estavam na escuridão no abismo do inferno, se estes mesmos foram aliados a um conjunto totalmente harmônico para que muitos que nem a bíblia liam aprenderam a se construir. Sigamos uma linha ténue entre o aprender e agradecer ou abandonemos tudo e voltamos a ser um escremento.
[+] 1 usuário curtiu o post de PRAGAKHAM:1 usuário curtiu o post de PRAGAKHAM
  • loeb
Website Procurar
Responder
Offline Bean
Veterano
Tópicos: 3
Curtido: 25 vezes em 15 posts
06-06-2015, 12:20 PM
Muito bom o tópico, ja tinha lido mas resolvi reler ele nesse momento.

Posso estar enganado mas acho que meu superego enforcou o meu id e ego, estou tentando recuperalos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
18-08-2019, 08:05 AM
Up.....
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
18-08-2019, 10:18 AM
Esse tópico matou nessa ham kkkkkkmmm
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): « Anterior 1 2

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
2 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo