24-11-2012, 09:52 PM
(24-11-2012, 09:33 PM)Gmct Escreveu: Tudo bem, prometo que vou pensar.
Não querendo estender muito o assunto, se eu entendi, vc é contra leis para tudo, blz! Mas, só para entender, acha então que não tem que haver leis para nada e tudo se resolve pela moral, ética, etc??? Ou acha que tem que haver a moral, ética, etc e também algumas leis???
Sou contra "leis pra tudo", na mesma medida em que acho que também é errado uma situação "sem lei pra nada". Ambos os extremos são errados.
Acredito que as leis estatais deveriam tratar apenas de certos assuntos, como por exemplo: garantir direitos, regular a máquina pública, penalizar comportamentos socialmente condenáveis, coisas assim.
Essa discussão dá muito pano pra manga, mas deixo logo minha posição: tanto o Estado-máximo quanto o Estado-mínimo são indesejáveis, e diante do Estado-de-bem-estar-social que está levando os países europeus à falência, não restam muitas opções além do Estado-regulador, que apenas cria regras mínimas que garantam as liberdades individuais, que regulem serviços públicos essenciais e que combatam a concorrência desleal.

![[+]](https://legadorealista.com/fdb/images/vienna//collapse_collapsed.png)
, a atitude inicial é saber onde estamos pisando. Os costumes pré estabelecidos, as convenções do lugar.