07-10-2011, 11:43 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-10-2011, 11:46 AM por John Romano.)
Mensagem original do usuário Steve McQueen
Download do Livro: http://www.4shared.com/document/fzoltsyJ...rte_d.html
[Estudo] – Mortimer J. Adler – Como Ler um Livro
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Caros, iniciei há pouco um estudo das obras recomendadas pelo Professor Olavo de Carvalho e decidi postar o fichamento e comentários que fiz, além do Ebook. O intuito é passar um pouco do conteúdo, debater, comentar, etc. O comentário dos colegas será interessante, para que possamos acumular mais conhecimento e melhorar o método de estudo.
O Livro trata da leitura e seus pormenores: falha dos alunos, consequências nefastas para sociedade, apresenta soluções e dá exemplos detalhados de como ler, entender e contra-argumentar um texto lido.
É um livro bem chato e cansativo, mas muito proveitoso. Lembrando que o livro é da década de 30/40, e ainda continua muito atual em suas críticas e soluções.
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Cada um aproveite e adapte as regras ao próprio método de estudo.
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"A Leitura faz um homem completo, as aulas um homem preparado, a escrita um homem exato". – Francis Bacon
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Fichamento e Comentários:
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Apesar do conhecimento e a compreensão serem passados melhor por professores; nem sempre é possível, pois muitos não tem acesso aos mesmos; o livro vem como uma solução para tal impedimento. Entretanto, se mal manuseado, perde seu poder de transformar o conhecimento humano. O estudo apresenta ferramentas úteis e práticas afim de solucionar o problema da leitura.
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Este livro é prático, pois suas teorias envolvem soluções práticas, as quais devem ser treinadas, testadas e julgadas no decorrer do trabalho.
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Com tal aprendizado constante, na leitura, escuta, crítica e debate; treina-se a inteligência a obedecer a autoridade da razão e as evidências; por isso, a força de um grupo não deve embasar-se na opinião, mas sim na razão; pois na mera opinião pode residir a força opressora de um grande grupo sobre um grupo menor. Problemas que nossa sociedade sofre em suas ideologias totalitárias, campos de concentração, etc. Tudo advindo do excesso de opiniões e falta de análises completas.
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Ler e escrever eram sinônimos de alta traição para o tirano. Ele via neles as forças que poderiam derrubá-lo. E foi o que aconteceu na democratização do ocidente, pela divulgação do ensino e da cultura, criação da imprensa escrita, etc. Hoje, os meios de comunicação que outrora trouxeram a liberdade, são usados para subjulgar, dando uma falsa liberdade e informação.
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Só há um meio de evitar a degeneralização da sociedade: criar a auto-capacidade crítica em cima do que é lido e escutado, devendo adquirir isso solitariamente ou entre si; pois a democracia necessita líderes competentes e adeptos responsáveis para sua sobrevivência.
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Cáp 8 - De várias regras a um hábito. - As várias regras de LEITURA.
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Ler o livro em 3 modos distintos, no começo, como exercício ler 3 vezes. Uma de cada modo. Depois, ao tornar-se perito, ler uma vez só, unindo os 3 métodos ao mesmo tempo.
1) A primeira leitura é a estrutural ou analítica. - Análise.
2) A segunda é interpretativa ou sintética, procede da parte para o todo; - Interpretação
3) A terceira, é crítica ou avaliadora. O leitor julga o autor e se concorda ou não com ele. - Julgamento.
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Regras da primeira leitura:
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1.1) Que tipo de livro se lê, qual assunto dele;
1.2) O que o livro, como um todo, procura dizer;
1.3) Em quantas partes o livro se divide;
1.4) Dos problemas principais, quais que o autor procura resolver.
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Acho importante fazer uma análise superficial do livro antes de iniciar sua leitura. Prossigo na apresentação, introdução, artigos favoráveis e contra, folheio, leio o índice com calma, etc.
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Regras da segunda leitura:
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2.1) Descobrir e interpretar palavras, sentenças importantes e parágrafos que exprimem argumentos.
2.2) Analisar quais problemas o autor resolveu e quais deixou sem solução.
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A segunda leitura é a mais complicada, requer entendimento do contexto geográfico, histórico, biografia, etmologia, dicionários, pesquisas na internet e até enciclopédias. Esse detalhismo ajudará separar fatos de propagandas. Exemplo: Ao estudar história na época da inquisição, ler livros favoráveis e não favoráveis.
Também é necessário saber dosar e "dar um tempo" para que a compreensão se instale por cima do conhecimento adquirido, com insights e reflexões que surgem pouco a pouco em nossa mente; além da tentativa de colocar em prática os ensinamentos de vários modos, até perceber se é verdade ou não as propostas e teoria do autor. Neste ponto o leitor perceberá onde concorda e onde discorda com o autor, podendo depois reiniciar a conversa com o mesmo.
Após o auto-conhecimento necessário para saber julgar a hora de parar e de continuar, o leitor deverá atentar-se ao fato de só ir para o parágrafo seguinte após ter entendido a idéia do anterior; para ao final do capítulo, parte e livro, formar um bloco de conhecimento. Dá muito trabalho, principalmente em livros complexos.
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Fazendo-no com dedicação, os próximos livros serão entendidos mais facilmente.
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Regras da terceira leitura:
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3.1) Ter certeza que efetuou bem a segunda leitura;
3.2) Ver se concorda ou não, e em quais pontos isso ocore.
3.3) Não disputar ou brigar;
3.4) Considerar discordâncias como remediáveis.
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Não disputar e não brigar, é basicamente não sentir-se puto da vida, simplesmente querendo meter a real ou sair falando continuamente uma série de coisas, sem início meio e fim. É um auto-controle que deve ser trabalhado no homem dia a dia, como uma pedra que vai sendo talhada, moldada, até tornar-se obra de arte. A partir daí, o leitor prossegue pesquisando os temas que discordou afim de perceber se o erro está nele ou no autor.
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Basicamente, a discordância só pode ter 4 embasamentos básicos:
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a) O Autor não está informado - Citar as premissas erradas;
b) O Autor está mal informado - Citar os pontos que o mesmo errou em suas premissas;
c) Autor ilógico, raciocínio não convence - Citar o erro de desenvolvimento que ocorre entre premissa e conclusão;
Non Sequitur: O que é dado como conclusão não resulta das razões apresentadas;
Inconsistência: Duas coisas que o autor procurou afirmar são incompatíveis.
d) Análise Incompleta: Premissa Correta, mas mal interpretada.
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Essa é a idéia básica que retirei do Livro do Mortimer, sobre leitura e interpretação. Foi uma análise superficial, fiquem a vontade para comentar, complementar, etc.
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Abraços a todos.
Download do Livro: http://www.4shared.com/document/fzoltsyJ...rte_d.html
[Estudo] – Mortimer J. Adler – Como Ler um Livro
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Caros, iniciei há pouco um estudo das obras recomendadas pelo Professor Olavo de Carvalho e decidi postar o fichamento e comentários que fiz, além do Ebook. O intuito é passar um pouco do conteúdo, debater, comentar, etc. O comentário dos colegas será interessante, para que possamos acumular mais conhecimento e melhorar o método de estudo.
O Livro trata da leitura e seus pormenores: falha dos alunos, consequências nefastas para sociedade, apresenta soluções e dá exemplos detalhados de como ler, entender e contra-argumentar um texto lido.
É um livro bem chato e cansativo, mas muito proveitoso. Lembrando que o livro é da década de 30/40, e ainda continua muito atual em suas críticas e soluções.
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Cada um aproveite e adapte as regras ao próprio método de estudo.
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"A Leitura faz um homem completo, as aulas um homem preparado, a escrita um homem exato". – Francis Bacon
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Fichamento e Comentários:
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Apesar do conhecimento e a compreensão serem passados melhor por professores; nem sempre é possível, pois muitos não tem acesso aos mesmos; o livro vem como uma solução para tal impedimento. Entretanto, se mal manuseado, perde seu poder de transformar o conhecimento humano. O estudo apresenta ferramentas úteis e práticas afim de solucionar o problema da leitura.
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Este livro é prático, pois suas teorias envolvem soluções práticas, as quais devem ser treinadas, testadas e julgadas no decorrer do trabalho.
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Com tal aprendizado constante, na leitura, escuta, crítica e debate; treina-se a inteligência a obedecer a autoridade da razão e as evidências; por isso, a força de um grupo não deve embasar-se na opinião, mas sim na razão; pois na mera opinião pode residir a força opressora de um grande grupo sobre um grupo menor. Problemas que nossa sociedade sofre em suas ideologias totalitárias, campos de concentração, etc. Tudo advindo do excesso de opiniões e falta de análises completas.
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Ler e escrever eram sinônimos de alta traição para o tirano. Ele via neles as forças que poderiam derrubá-lo. E foi o que aconteceu na democratização do ocidente, pela divulgação do ensino e da cultura, criação da imprensa escrita, etc. Hoje, os meios de comunicação que outrora trouxeram a liberdade, são usados para subjulgar, dando uma falsa liberdade e informação.
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Só há um meio de evitar a degeneralização da sociedade: criar a auto-capacidade crítica em cima do que é lido e escutado, devendo adquirir isso solitariamente ou entre si; pois a democracia necessita líderes competentes e adeptos responsáveis para sua sobrevivência.
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Cáp 8 - De várias regras a um hábito. - As várias regras de LEITURA.
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Ler o livro em 3 modos distintos, no começo, como exercício ler 3 vezes. Uma de cada modo. Depois, ao tornar-se perito, ler uma vez só, unindo os 3 métodos ao mesmo tempo.
1) A primeira leitura é a estrutural ou analítica. - Análise.
2) A segunda é interpretativa ou sintética, procede da parte para o todo; - Interpretação
3) A terceira, é crítica ou avaliadora. O leitor julga o autor e se concorda ou não com ele. - Julgamento.
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Regras da primeira leitura:
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1.1) Que tipo de livro se lê, qual assunto dele;
1.2) O que o livro, como um todo, procura dizer;
1.3) Em quantas partes o livro se divide;
1.4) Dos problemas principais, quais que o autor procura resolver.
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Acho importante fazer uma análise superficial do livro antes de iniciar sua leitura. Prossigo na apresentação, introdução, artigos favoráveis e contra, folheio, leio o índice com calma, etc.
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Regras da segunda leitura:
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2.1) Descobrir e interpretar palavras, sentenças importantes e parágrafos que exprimem argumentos.
2.2) Analisar quais problemas o autor resolveu e quais deixou sem solução.
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A segunda leitura é a mais complicada, requer entendimento do contexto geográfico, histórico, biografia, etmologia, dicionários, pesquisas na internet e até enciclopédias. Esse detalhismo ajudará separar fatos de propagandas. Exemplo: Ao estudar história na época da inquisição, ler livros favoráveis e não favoráveis.
Também é necessário saber dosar e "dar um tempo" para que a compreensão se instale por cima do conhecimento adquirido, com insights e reflexões que surgem pouco a pouco em nossa mente; além da tentativa de colocar em prática os ensinamentos de vários modos, até perceber se é verdade ou não as propostas e teoria do autor. Neste ponto o leitor perceberá onde concorda e onde discorda com o autor, podendo depois reiniciar a conversa com o mesmo.
Após o auto-conhecimento necessário para saber julgar a hora de parar e de continuar, o leitor deverá atentar-se ao fato de só ir para o parágrafo seguinte após ter entendido a idéia do anterior; para ao final do capítulo, parte e livro, formar um bloco de conhecimento. Dá muito trabalho, principalmente em livros complexos.
.
Fazendo-no com dedicação, os próximos livros serão entendidos mais facilmente.
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Regras da terceira leitura:
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3.1) Ter certeza que efetuou bem a segunda leitura;
3.2) Ver se concorda ou não, e em quais pontos isso ocore.
3.3) Não disputar ou brigar;
3.4) Considerar discordâncias como remediáveis.
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Não disputar e não brigar, é basicamente não sentir-se puto da vida, simplesmente querendo meter a real ou sair falando continuamente uma série de coisas, sem início meio e fim. É um auto-controle que deve ser trabalhado no homem dia a dia, como uma pedra que vai sendo talhada, moldada, até tornar-se obra de arte. A partir daí, o leitor prossegue pesquisando os temas que discordou afim de perceber se o erro está nele ou no autor.
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Basicamente, a discordância só pode ter 4 embasamentos básicos:
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a) O Autor não está informado - Citar as premissas erradas;
b) O Autor está mal informado - Citar os pontos que o mesmo errou em suas premissas;
c) Autor ilógico, raciocínio não convence - Citar o erro de desenvolvimento que ocorre entre premissa e conclusão;
Non Sequitur: O que é dado como conclusão não resulta das razões apresentadas;
Inconsistência: Duas coisas que o autor procurou afirmar são incompatíveis.
d) Análise Incompleta: Premissa Correta, mas mal interpretada.
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Essa é a idéia básica que retirei do Livro do Mortimer, sobre leitura e interpretação. Foi uma análise superficial, fiquem a vontade para comentar, complementar, etc.
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Abraços a todos.