14-02-2019, 09:13 PM
Como contribuição, gostaria de falar um pouco da minha área de atuação, sobre a qual não notei comentários aqui no fórum ainda: contabilidade. Trabalho com contabilidade há alguns anos e acredito que tenho uma boa bagagem para abordar os pontos positivos e negativos desta profissão, o que pode ajudar algum eventual jovem indeciso, passeando por esse tópico.
De forma sucinta, eu diria que a contabilidade é a língua que todas (sem exceções!) empresas ao redor do mundo utilizam, para se comunicar com as demais empresas e com a sociedade. Essa definição é importante, pois cada empresa possui seu sistema de controles internos, softwares operacionais, planos de gestão e governança. Porém, a Ciência Contábil é igual e universal para todas (Salvo detalhes locais de cada país, cujos detalhes não vou abordar aqui).
Então, após essa definição, fica óbvio – logo de cara – a primeira grande vantagem dessa profissão: todas as empresas precisam de contabilidade. Logo, a oferta de empregos na área é absurda! Existe uma galera que gosta de dizer que a contabilidade irá desaparecer em razão do advento da evolução tecnológica. Conversa pra boi dormir! O que vai desaparecer são os cargos simples, como os de assistentes, digitadores de notas fiscais e realizadores de “lançamentos contábeis”.
Cabe destacar que a partir do ano de 2007, a lei das sociedades anônimas teve seu texto severamente alterado. De maneira que (Graças a Deus!!!) a contabilidade Brasileira passou a caminhar para a evolução europeia, chamada de IFRS (International Financial Report Standards). Não vou entrar em maiores detalhes aqui, mas isso significa que os investidores de outros países, a partir de então, passaram a analisar as demonstrações financeiras das empresas Brasileiras com maior grau de entendimento e clareza, graças a adoção de práticas contábeis mais evoluídas, e semelhantes às praticadas em países de primeiro mundo.
A contabilidade possui enorme grau de importância na gestão de uma companhia, e mais do que nunca – atualmente no Brasil – informações contábeis precisas, corretas e verdadeiras, são parte fundamental do crescimento que o nosso país e a nossa sociedade almejam. Vivemos em um período de desconforto ético, em relação ao registro das operações que (realmente) as empresas fazem diariamente. Logo, nunca antes a contabilidade passou a ser tão necessária para a correta apuração e divulgação dos verdadeiros valores que as empresas possuem.
Sem mais delongas, seguem meus apontamentos sobre as vantagens e desvantagens da profissão:
Vantagens:
1 – Muitas ofertas de emprego;
2 – Fácil penetração no mercado de trabalho: o jovem mal entra na faculdade e logo consegue emprego, não sendo necessário ser formado para exercer cargos, até mesmo relevantes, dependendo da empresa;
3 – Não é necessário cursar uma “faculdade renomada” para ter sucesso na carreira;
4 – Após a colação de grau, tu poderás fazer uma prova no conselho regional de contabilidade e obter um registro. Ou seja, tu serás um profissional com título: contador;
5 – Ao contrário do que muitos pensam, não paga tão mal assim! Segue a média salarial para os cargos de início de carreira – Assistente R$ 1.400; Analista júnior R$ 2.300; Analista pleno R$ 3.500; Analista Sênior R$ 4.500 (isto aumenta pra caralho se você souber inglês);
6 – É uma ciência de fácil compreensão... Traduzindo para miúdos: não é uma área muito difícil. Apesar do nome, “Contabilidade” você não passara o dia de trabalho fazendo contas, como pessoas desinformadas pensam. Você passara o dia registrando e analisando todas as operações da empresa, e preocupando-se em apura-las e divulga-las de forma correta.
Desvantagens:
1 – Prestígio praticamente zero, a menos que você seja um Auditor (meu caso hehe), perito contábil ou consultor. É uma desgraça e é muito triste, mas ser contador não é algo que brilha aos olhos de ninguém. Mas isso está mudando; principalmente agora, que a sociedade está de saco cheio de corrupção;
2 – Trabalha-se longas jornadas nos períodos de encerramento de mês;
3 – Não é uma área inspiradora: alguém aqui já viu um jovem dizendo “quero ser um contador”? Nunca! Mas repito... Isto está mudando
Como este fórum é uma área de contribuições e relações, se alguém quiser me perguntar algo mais detalhado sobre a carreira de contabilidade, principalmente sobre minha área de atuação (auditoria), ficarei grato em ajudar quem tiver dúvidas.