• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças Por que você deve ter um Fundo VTNC
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Por que você deve ter um Fundo VTNC
Offline Rider
Geopolítico da Real
Tópicos: 19
Curtido: 6 vezes em 6 posts
Posts que curtiu: 0
07-04-2015, 05:42 PM
POR QUE VOCÊ DEVE TER UM “FUNDO VTNC”

[Imagem: fundo%20vtnc01_zpsscd2bexu.jpg]

- adaptado do ROK

O dinheiro não traz amor.

Dinheiro não traz saúde.

Dinheiro não traz felicidade.

Mas com certeza ele pode comprar um monte de outras coisas importantes como opções na vida, liberdade, controle, e, mais importante de tudo... poder.

Hoje irei introduzir o conceito do “fundo VTNC”. Se você ainda não tem um fundo VTNC, é muito importante que você comece a planejar criá-lo o mais rápido possível.

O Que é um “Fundo VTNC”?

O Fundo VTNC, como vocês já devem imaginar, é um dinheiro quietinho na sua conta bancária que você pode usar como meio de sustento no momento que você precisar mandar algum imbecil – normalmente um chefe ou um cliente – tomar no meio do cu. trollface

É simples assim. É um fundo monetário que lhe permitirá agir e viver como um ser humano livre no lugar de um escravo do sistema. Eu não estou dizendo que você deverá se demitir imediatamente assim que conseguir esse fundo, pra viver escrevendo poesia na varanda duma fazenda (se bem que se você quiser, você poderá fazer isso), mas essa grana guardada lhe dará a opção de simplesmente pegar suas coisas e falar pra todo mundo que você não suporta mais no serviço sumir da sua frente.

Montar esse fundo é interessante por várias razões óbvias.

Por que um Fundo VTNC é Bom?

[Imagem: fundo%20vtnc02_zpsxfmxim7l.jpg]

Porque ele lhe dará poder sobre sua vida e independência. Quando você tem suficiente dinheiro na sua conta para viver sabaticamente por alguns anos, você não se preocupa, nem se estressa. Ao contrário, você dorme como um bebê e acorda revigorado todo dia.

Pode ser que você tenha uma conversa como essa:

Chefe: “Meu caro GdR, eu sei que você tinha marcado aquele final de semana em Ilhabela com a sua marmita, mas eu preciso que você venha esse sábado pra preencher aqueles relatórios.”

GdR: “Sr. Chefe Sicrano, como você já sabe, eu esperei durante todo o mês pra sair com a marmita e treinar um candelabro italiano com ela. Talvez você possa pedir pro Beta Casadinho vir no meu lugar. Aposto que ele vai adorar uma desculpa pra ficar longe da BM dele pelo menos por mais um dia.”

“Olha GdR, você sabe que a economia está ruim. Você não quer diminuir suas chances de empregabilidade no futuro, quer?”

“...
Quer saber duma coisa, Sicrano? VÁ TOMAR NO SEU CU.” :rugeblackface

“Como? Acho que eu não ouvi bem...”

“SIM, sr. Sicrano imbecil, eu mandei. Você. Tomar. No meio. Do seu cu. Tou pulando fora. Bom final de semana brincando de executivo naquela firma de merda sem ar condicionado.”

Claro que uma pessoa mais precavida usaria uma linguagem mais refinada para mandar seu capataz feitor escravo corporativo chefe tomar no meio do cu, mas a intenção final seria a mesma. Você simplesmente pode dizer que NÃO está disponível e NÃO virá, e se ele te demitir e tiver que pagar seus direitos trabalhistas, melhor ainda.

O ponto é, quando você tem alguns anos de despesas salvas na sua conta bancária, você poderá ter essa conversinha acima com qualquer pentelho gerencial que resolver te encher o saco.

Isso é poder. É isso que um Fundo VTNC pode fazer por você. E é por isso que o Fundo VTNC é bom.

Como montar o seu Fundo VTNC

Se você foi um HUE HUE HUE BR BR no passado recente, e não tem um centavo – pior ainda, tá cheio de dívidas – esse é o seu karma, e o melhor é aceitar que você tá na merda e tratar de limpar suas finanças rapidinho.

A única maneira é a mais simples: pare de se afundar em dívidas, renegocie as que você tem, ou pague tudo duma vez e não arranje mais, o que for mais fácil.

Se você foi um pouco mais prudente no passado e não está atolado em dívidas, mas no zero a zero, tanto melhor. Corte tudo o que for supérfluo, mate o seu Ego Consumista, e comece a economizar.

Se você não tem emprego, arranje um.

Se te pagam pouco, procure um emprego melhor.

Se te falta instrução pra um emprego melhor, trate de estudar. Existem dezenas de cursos gratuitos, e não tenha o menor orgulho em pedir bolsa de estudos, ou ajuda dos seus pais, que sempre querem o seu melhor.

Quando você começar a sentir o poder do seu Fundo VTNC, a economia pode ir mal, ou se o seu chefe te fizer assédio moral, você poderá simplesmente mandá-lo tomar no cu, meter um processo no fdp e não perder uma noite de sono. Um Fundo VTNC não te trará felicidade, mas trará paz de espírito.

Portanto:

1) Pague suas dívidas e nunca mais entre em dívidas de longo prazo: dívidas é para escravos. Livre-se de todas elas para jamais ter que considerar uma ameaça velada do seu chefe devido à “economia”, “cortes na empresa” etc. Se você continuar comprando porcarias pra ostentar, a culpa será toda sua e os finais de semana e horas extras que você irá fazer estão totalmente nas mãos dos seus superiores.

2) Mate o seu Ego Consumista: se você for um ocidental da classe média, como eu, posso dizer com certeza que 50% das suas despesas são completamente desnecessárias.

No lugar de trocar de carro, faça uma revisão e permaneça com o antigo mais alguns anos. Você não precisa de 300 canais de TV, nem de banda larga de 15 Megas. Adote a dieta páleo e pare de fazer 5 refeições inúteis por dia. Mantenha o mesmo celular até a tela touch screen dele quebrar de vez. Tenha poucas e boas roupas, e foda-se a última moda. Em alguns anos suas dívidas somem e sua conta bancária vai aumentar tão rápido quanto um bíceps cheio de EA.

Lembre-se: compra por impulso é coisa de mulherzinha, liberdade financeira é coisa de homem.

3) Invista: conheça o mercado financeiro, fique de olho nas notícias políticas (que atualmente afetam as Bolsas quase tanto quanto a economia), converse com amigos que entendem do assunto e capitalize-se. Mas o Fundo VTNC tem que ser líquido, para que possa ser usado no momento que você levantar o dedo médio pro seu ex-patrão.

4) BÔNUS: Tenha várias fontes de renda: faça a sua grana trabalhar pra você. Procure sempre melhorar sua educação, seja com cursos, línguas, algum hobby que possa virar renda (marcenaria, informática, literatura, aulas particulares etc.). Vai chegar uma hora que suas despesas serão tão poucas e sua renda tão alta que o dia a dia será um idílio. Tranquilidade e boas noites de sono se refletirão na sua saúde, e você começará a se perguntar por que todo mundo parece tão estressado à sua volta.

CONCLUSÃO

[Imagem: fundo%20vtnc03_zpsaawtxryt.jpg]

Ter um Fundo VTNC é bom. Muito bom. Eu [o autor] sei disso porque eu já curto os benefícios mencionados acima.

Eu continuo trabalhando porque eu gosto do meu trampo (a maior parte do tempo) e porque eu pretendo ficar rico seguindo essa receita em 10 ou 15 anos. E mesmo assim, se eu quisesse poderia me demitir hoje e viver tranquilamente por dois ou três anos enquanto decido o que farei em seguida.

Claro que não tenho o suficiente para viver assim pro resto da vida, mas tenho o bastante para alguns anos sabáticos se, em algum momento, precisar mandar algum superior hierárquico receber um objeto penetrante no centro do orifício anal, poderei fazê-lo sem a menor preocupação.

E é por isso, caros confrades, que devemos montar um Fundo VTNC.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline andre669
Búfalo
**
Tópicos: 4
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 3
07-04-2015, 06:18 PM
Ótimo tópico, de 2 meses pra cá eu venho juntando grana já com esse intuito, quando ficar cheio do trampo pedir demissão e tentar passar uns tempos na tranquilidade fazendo algum curso. Detalhe que ainda moro com meus pais, isso da um certo alívio já que não preciso arcar com nada aqui em casa.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
Tópicos: 118
Curtido: 36 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 2
07-04-2015, 06:42 PM
[Imagem: excited-yes-minions-handshake.gif]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rider
Geopolítico da Real
Tópicos: 19
07-04-2015, 06:45 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-04-2015, 08:09 PM por Rider.)
(07-04-2015, 06:18 PM)andre669 Escreveu: Ótimo tópico, de 2 meses pra cá eu venho juntando grana já com esse intuito, quando ficar cheio do trampo pedir demissão e tentar passar uns tempos na tranquilidade fazendo algum curso. Detalhe que ainda moro com meus pais, isso da um certo alívio já que não preciso arcar com nada aqui em casa.

Cuidado pra não queimar toda a sua grana à toa. As vezes vale a pena aguentar um emprego chato por um tempo pra acumular um bom dinheiro que pode ser usado quando você realmente tiver que mandar um chefe babaca tomar no meio do cu.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
07-04-2015, 06:56 PM
Realmente, libertador.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Azoth
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 2 vezes em 2 posts
07-04-2015, 07:04 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-04-2015, 07:05 PM por Azoth.)
A ideia do fundo é INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA SOMADA COM TRANQUILIDADE.

Se marmanjo tá insatisfeito com o emprego ou com ânsia de vagabundagem (o famoso - descansar uns tempos) esse dinheiro não vale de porr@ alguma, porque uma hora a mamata acaba e começa novamente o jogo dos ratos de pagar contas.

A ideia do autor é você ter o básico de educação financeira para emergências que você não espere e não que você comece a fazer algo PENSANDO EM VAZAR DO EMPREGO OU PLANEJANDO UM TEMPO DE VAGABUNDAGEM. Tanto que o título foi muito bem pensado, atrai, prende a atenção do leitor mas é o básico de educação financeira para o cara que, no fundo, quer a tão sonhada independência financeira ou pelo menos dormir tranquilo e não sabe como.

Começa com a conversa 'vai que tenha uma emergência' para dar o start inicial até o cara se pegar no hábito e construir um pensamento mais ambicioso para si.

Quem lê já pensando na folga vai quebrar a cara.
http://ask.fm/azothefesus
http://aazoth.wordpress.com

A Real me deu muito e estou aqui pagando de volta.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
09-04-2015, 10:04 AM
Esse formação de um fundo VTNC pode ser o pontapé inicial para depois galgar algo maior, que seria a independência financeira, a partir da qual você teria a liberdade de se aposentar na hora em que bem entendesse.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Appollo
Guerreiro
Tópicos: 110
Curtido: 9 vezes em 8 posts
10-05-2015, 12:43 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-05-2015, 12:44 AM por Appollo.)
Todo mês separo parte do salário em:

1- 60% = Vai pra ajudar nas despesas de casa
2- 20% a 30% (Varia conforme as h.e. e Feriados trabalhados)= Poupança
3- 10% = Guardo pra comprar Roupa ou alguma coisa que preciso. (Saio pouco devido ao trabalho)
4- 5% = Hobby e Entretertimento
5- 5% = Saídas e afins.

Lembrando que o item 5 não é um gasto fixo. Ganho um cartão no qual faço compra em um determinado supermercado (não desconta nada do salário), durante o almoço levo marmita, vou e volto do trabalho de bike.

Estou no passo 3 do texto, vendo possibilidades de ampliar minha renda e rumar a independencia financeira.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline cabraman
Veterano
10-05-2015, 05:47 AM
(09-04-2015, 10:04 AM)Gekko Escreveu: Esse formação de um fundo VTNC pode ser o pontapé inicial para depois galgar algo maior, que seria a independência financeira, a partir da qual você teria a liberdade de se aposentar na hora em que bem entendesse.

(10-05-2015, 12:43 AM)Appollo Escreveu: Todo mês separo parte do salário em:

3- 10% = Guardo pra comprar Roupa ou alguma coisa que preciso. (Saio pouco devido ao trabalho)
5- 5% = Saídas e afins.

Lembrando que o item 5 não é um gasto fixo. Ganho um cartão no qual faço compra em um determinado supermercado (não desconta nada do salário), durante o almoço levo marmita, vou e volto do trabalho de bike.

Estou no passo 3 do texto, vendo possibilidades de ampliar minha renda e rumar a independencia financeira.

Dentro desse contexto, recomendaria uma disciplina financeira mais violenta, na bananaia economizar 100 conto todo mes não ajuda em nada, se vai começar a poupar começe escondendo 500 contos, o ideial seria 1k, pode ser num renda fixa, numa capitalização, mas esconda a grana de você.

Guardar moedinhas só deu ceto pro tia patinhas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
10-05-2015, 11:32 AM
putz mais um tópico excelente do rider, inclusive tava quase comprando um iphone 5s por 2 conto até que li isso aqui e desisti yaoming
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline JediKnight
Búfalo
**
Tópicos: 3
Curtido: 0 vezes em 0 posts
10-05-2015, 11:55 AM
Muito bom o tópico. Fala de um conceito que já conheço, mas gostei da forma como ele detalha a explicação.

Outra forma de segurança é a qualificação acima da média. Se você estuda, faz cursos e tem experiência em áreas com demanda/oferta muito altas, também pode ter mais tranquilidade no trabalho.
"Não adianta querer mudar o mundo ou querer bancar o super-herói paspalhão. Se você conseguir mudar a si mesmo já será uma grande vitória."-Doutrinador

"Animal de barriga cheia não caça" - Jorge Gerdau
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Deuxcartes
The Heathen Machine
Tópicos: 5
10-05-2015, 12:57 PM
Relendo. Estou pensando em levar mais a sério o conceito. Visto que estou a beira do mercado, estou focando em livros e qualificação.
Concordo com a ideia de que ser mais qualificado e efetivo, e de preferência, cobrir uma demanda do mercado ajuda a garantir uma boa fonte de renda para começar a acumular.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
14-05-2015, 07:44 AM

5- 5% = Saídas e afins.

Muito bom. Parabéns, confrade Appollo.

(10-05-2015, 05:47 AM)cabraman Escreveu:
(09-04-2015, 10:04 AM)Gekko Escreveu: Esse formação de um fundo VTNC pode ser o pontapé inicial para depois galgar algo maior, que seria a independência financeira, a partir da qual você teria a liberdade de se aposentar na hora em que bem entendesse.

5- 5% = Saídas e afins.

Dentro desse contexto, recomendaria uma disciplina financeira mais violenta, na bananaia economizar 100 conto todo mes não ajuda em nada, se vai começar a poupar começe escondendo 500 contos, o ideial seria 1k, pode ser num renda fixa, numa capitalização, mas esconda a grana de você.

Guardar moedinhas só deu ceto pro tia patinhas.

Cara, capitalização não. Tudo menos isso.

Sobre a quantidade que se aloca, isso depende de quanto se ganha. 20~30% ao meu ver é um bom patamar. Se você ganhar 10k, 30% serão 3k.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 326 vezes em 214 posts
Posts que curtiu: 13
23-03-2017, 06:30 PM
- Um UP maroto neste tópico bem descontraído. trollface

5- 5% = Saídas e afins.

- Gostei desta divisão. Ela é bem maleável.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [$] Fundo de Reserva: Mínimo Existencial Scant 9 2,587 24-04-2020, 11:08 PM
Última Mensagem: Bruno Padilha
  - Fundo de Emergência - Diamante 61 18,913 23-04-2020, 09:49 PM
Última Mensagem: Spectro

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo