• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros EMPREENDEDORISMO - empresa de limpeza
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
EMPREENDEDORISMO - empresa de limpeza
Offline Jef
Búfalo
**
Tópicos: 47
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
05-04-2015, 05:05 PM
Boa tarde bufalos!

Vi que temos alguns usuarios empreendedores por aqui. Entao gostaria de compartilhar um pouco minhas ideias e quem sabe com ajuda de vcs, evolui-la um pouco.

Ja faz um tempo que venho cogitando a ideia de abrir uma empresa de limpeza profissional, que seria voltada pra pequenos estabelecimentos e condominios, afinal quero começar pequeno e conforme for adquirindo dinheiro posso adquirir equipamentos que viabilizem oferecer meus serviços a lugares maiores.
Ja estudei um pouco e conversei com algumas pessoas, e acredito que o coração do negócio está na contratação dos funcionarios. Achando bons profissionais é o que faz tudo fluir.
Nao pretendo ter uma loja logo de cara, basta um bom site. Acredito que isso seja um erro pra quem ta começando. O custo de tudo que engloba ter um espaço físico faz ser inviavel. Pelo menos nos primeiros meses, ate conseguir um numero rasoavel de clientes e ter um fluxo de caixa satisfatorio. Depois disso acaba sendo inevitavel porque a base da empresa é ter profissionais bem treinados - e pra isso seria necessario um espaço fisico - para treinamento periodico.

Minhas maiores duvidas se restringem mais quanto a contratação dessas pessoas.
Me falaram que é bem dificil ( pra nao dizer impossivel) achar bons profissionais dispostos a trabalhar por um salário mínimo (R$750). Alias escutei ate respostas mais radicais: Chegaram a me falar que aqui em porto alegre em geral as pessoas dificilmente trabalham por menos de 900 reais por mes (nao sei se essa informação é veridica), ja que faxina é um trabalho relativamente pesado.
O que daria um gasto proximo a R$2000 para o empregador, contando com impostos, Vale transporte, vale refeição, 13º... O que dificulta bastante as coisas.
Sei também que nesse tipo de trabalho ha alta rotatividade de funcionarios (ja que é um trabalho cansativo). Entao, repetindo oq falei antes, o coração do negocio seria contratação de funcionarios (talvez depois de um tempo ter um profissional de Rh so para recrutamento, seleção e treinamento).

Como sou universitario me deram a ideia tambem de quem sabe contratar estudantes.
Eu estudo em universidade publica. A maioria dos meus colegas sao playboys e nao fariam isso nem pensar. Mas ha varios estudantes que veem de outras cidades sem nada de dinheiro, vivem reclamando, ganham mto pouco no estagio e mal pagam suas contas. Entao seria possivel que aceitassem trabalhos curtos de 2h por semana por exemplo so para complementar a renda e com horario flexivel ainda. Isso facilitaria bastante a minha vida - e bolso - alem de ser um diferencial pra empresa.
Porém infelizmente no brasil nao temos essa cultura, enquanto em outros paises é extremamente comum estudantes trabalharem nesses ambientes. Obvimente teria que adaptar a realidade brasileira. Entao nao sei se daria certo.

Pesquisando um pouco sobre esse ramo aqui em porto alegre (moro na regiao metropolitana porem os serviços seriam prestados apenas em porto alegre, ja que seria um serviço de alto padrão e portanto mais caro). Vi que sao raras as empresas que prestam APENAS serviços de limpeza. Geralmente sao empresas que terceirizam serviços de portaria, segurança, jardinagem etc
Isso me deixou com receio de que essa minha ideia nao seja viavel financeiramente, pois a ideia era ser especializada apenas em limpeza.

Organizei uma lista de pros e contras para ter uma visão mais clara do negocio.

PROS
I. Baixo investimento inicial
II. Pelo que eu vejo é um setor em crescimento. Ainda é um pouco informal dependendo do bairro e é um tipo de serviço indispensável. Nao tem como dizer nao, todo lugar precisa ser limpo periodicamente.
III. Baixo "desperdicio" de dinheiro. Basicamente o dinheiro gasto pela empresa é pago pelo cliente. Produtos de limpeza, equipamentos e salario do funcionario é, falando de uma maneira grossa, o cliente quem paga. Se nao há clientes novos, nao tem porque comprar produtos de limpeza e contratar funcionarios. Entao na minha concepção é um tipo de empresa que se paga sozinha. Resta saber administrar tudo. Nao é como no setor de alimentação em que nem tudo que se compra/produz é revertido em venda. Alem de nao ser um negocio sazonal, que irá "parar" em janeiro e fevereiro, como no varejo.

CONTRAS
I. Baixo retorno por funcionario. Li em um site que fica em torno de 20%.
II. Alta competitividade. Ha varias empresas no ramo e com preços baixos. Portanto, aquisição de clientes não é uma tarefa facil. Alem de panfletagem, penso em ter um marketing mais ativo: ligar diretamente para os sindicos dos condominios. Acredito que seja eficaz, porem bastante caro.
III. Dificilmente da pra tocar uma empresa dessas sozinho. Captação de clientes, lojistica, recrutamento devem ser fortes para a ideia de crescimento que tenho em mente. E nao ha como cuidar dessas 3 coisas sem um socio.
IV. Alta rotatividade de funcionarios e baixa instrução deles oq dificulta o comprometimento.

Oque mais daria pra acrescentar nessa lista? Qualquer ajuda (ou critica) é bem vinda. Seria otimo escutar ideias, dicas, pontos de vista diferentes. Quem tem experiencia ou sabe como é o negocio na pratica, melhor ainda!
e oq acham da ideia de contratar estudantes?

valeu bufalos, abraços
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Pensador
Real Estóica
**
Tópicos: 7
Curtido: 1 vezes em 1 posts
06-04-2015, 12:31 AM
Vejo que você já estruturou bastante seu pensamento sobre o empreendimento. Eu só vi um problema, você focou muito na empresa em si e esqueceu o mercado. Você precisa saber onde está pisando, um "eu acho" pode ser fatal, estudar mais detalhadamente os concorrentes e seus métodos.

Com certeza esse mercado já está sendo bastante explorado, mas isso não significa que você não consiga achar uma fresta e conseguir bons resultados com sua empresa.

Muito cuidado com essa idéia de contratar funcionários estudantes sem carteira assinada. Você não está num ambiente de liberdade como países sérios, aqui se um empregado "te levar pro pau" ele pode te deixar pelado no tribunal.

Além disso, acho loucura abrir uma empresa numa área que você não domina. É pedir pra levar tinta. Tente trabalhar algum tempo com alguém da área, e mergulhe em bibliografias sobre empreendedorismo e sobre especificamente essa área. Recomento o livro O segredo de Luísa - Fernando Dolabela.

Leia também os livros sobre empreendedorismo do Dornelas, guru no assunto.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estamos aí.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Azoth
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 2 vezes em 2 posts
06-04-2015, 08:39 AM
(05-04-2015, 05:05 PM)Jef Escreveu: Boa tarde bufalos!

Vi que temos alguns usuarios empreendedores por aqui. Entao gostaria de compartilhar um pouco minhas ideias e quem sabe com ajuda de vcs, evolui-la um pouco.

Ja faz um tempo que venho cogitando a ideia de abrir uma empresa de limpeza profissional, que seria voltada pra pequenos estabelecimentos e condominios, afinal quero começar pequeno e conforme for adquirindo dinheiro posso adquirir equipamentos que viabilizem oferecer meus serviços a lugares maiores.
Ja estudei um pouco e conversei com algumas pessoas, e acredito que o coração do negócio está na contratação dos funcionarios. Achando bons profissionais é o que faz tudo fluir.
Nao pretendo ter uma loja logo de cara, basta um bom site. Acredito que isso seja um erro pra quem ta começando. O custo de tudo que engloba ter um espaço físico faz ser inviavel. Pelo menos nos primeiros meses, ate conseguir um numero rasoavel de clientes e ter um fluxo de caixa satisfatorio. Depois disso acaba sendo inevitavel porque a base da empresa é ter profissionais bem treinados - e pra isso seria necessario um espaço fisico - para treinamento periodico.

Minhas maiores duvidas se restringem mais quanto a contratação dessas pessoas.
Me falaram que é bem dificil ( pra nao dizer impossivel) achar bons profissionais dispostos a trabalhar por um salário mínimo (R$750). Alias escutei ate respostas mais radicais: Chegaram a me falar que aqui em porto alegre em geral as pessoas dificilmente trabalham por menos de 900 reais por mes (nao sei se essa informação é veridica), ja que faxina é um trabalho relativamente pesado.
O que daria um gasto proximo a R$2000 para o empregador, contando com impostos, Vale transporte, vale refeição, 13º... O que dificulta bastante as coisas.
Sei também que nesse tipo de trabalho ha alta rotatividade de funcionarios (ja que é um trabalho cansativo). Entao, repetindo oq falei antes, o coração do negocio seria contratação de funcionarios (talvez depois de um tempo ter um profissional de Rh so para recrutamento, seleção e treinamento).

Como sou universitario me deram a ideia tambem de quem sabe contratar estudantes.
Eu estudo em universidade publica. A maioria dos meus colegas sao playboys e nao fariam isso nem pensar. Mas ha varios estudantes que veem de outras cidades sem nada de dinheiro, vivem reclamando, ganham mto pouco no estagio e mal pagam suas contas. Entao seria possivel que aceitassem trabalhos curtos de 2h por semana por exemplo so para complementar a renda e com horario flexivel ainda. Isso facilitaria bastante a minha vida - e bolso - alem de ser um diferencial pra empresa.
Porém infelizmente no brasil nao temos essa cultura, enquanto em outros paises é extremamente comum estudantes trabalharem nesses ambientes. Obvimente teria que adaptar a realidade brasileira. Entao nao sei se daria certo.

Pesquisando um pouco sobre esse ramo aqui em porto alegre (moro na regiao metropolitana porem os serviços seriam prestados apenas em porto alegre, ja que seria um serviço de alto padrão e portanto mais caro). Vi que sao raras as empresas que prestam APENAS serviços de limpeza. Geralmente sao empresas que terceirizam serviços de portaria, segurança, jardinagem etc
Isso me deixou com receio de que essa minha ideia nao seja viavel financeiramente, pois a ideia era ser especializada apenas em limpeza.

Organizei uma lista de pros e contras para ter uma visão mais clara do negocio.

PROS
I. Baixo investimento inicial
II. Pelo que eu vejo é um setor em crescimento. Ainda é um pouco informal dependendo do bairro e é um tipo de serviço indispensável. Nao tem como dizer nao, todo lugar precisa ser limpo periodicamente.
III. Baixo "desperdicio" de dinheiro. Basicamente o dinheiro gasto pela empresa é pago pelo cliente. Produtos de limpeza, equipamentos e salario do funcionario é, falando de uma maneira grossa, o cliente quem paga. Se nao há clientes novos, nao tem porque comprar produtos de limpeza e contratar funcionarios. Entao na minha concepção é um tipo de empresa que se paga sozinha. Resta saber administrar tudo. Nao é como no setor de alimentação em que nem tudo que se compra/produz é revertido em venda. Alem de nao ser um negocio sazonal, que irá "parar" em janeiro e fevereiro, como no varejo.

CONTRAS
II. Alta competitividade. Ha varias empresas no ramo e com preços baixos. Portanto, aquisição de clientes não é uma tarefa facil. Alem de panfletagem, penso em ter um marketing mais ativo: ligar diretamente para os sindicos dos condominios. Acredito que seja eficaz, porem bastante caro.
III. Dificilmente da pra tocar uma empresa dessas sozinho. Captação de clientes, lojistica, recrutamento devem ser fortes para a ideia de crescimento que tenho em mente. E nao ha como cuidar dessas 3 coisas sem um socio.
IV. Alta rotatividade de funcionarios e baixa instrução deles oq dificulta o comprometimento.

Oque mais daria pra acrescentar nessa lista? Qualquer ajuda (ou critica) é bem vinda. Seria otimo escutar ideias, dicas, pontos de vista diferentes. Quem tem experiencia ou sabe como é o negocio na pratica, melhor ainda!
e oq acham da ideia de contratar estudantes?

valeu bufalos, abraços

Primeiramente devo dar os parabéns por começar a pensar fora da caixa, vou procurar ajudar:

- Estudante nenhum de Universidade Pública vai pegar no batente. Já estudei em Federal e lá a galera, no máximo, vende algo de boca a boca (doces, ingressos), de resto, desista. Serviço de limpeza é um serviço pesado para a maioria da garotada, vá tirando o cavalo da chuva, principalmente com o tanto de bolsas e auxílios por aí;

- 2h POR SEMANA? Você vai precisar de uma lista de contatos imensa para preencher esta rotatividade aí, já pensou nisso?

- Serviços básicos com padrão mais elevado (e mais caro) requer contatos. Você conhece muita gente de condomínios ou possui, no mínimo, 10 clientes certos (de só precisar ter o serviço organizado para ser contratado) em mãos? É importante isso, afinal, seu serviço não é algo difícil de encontrar, mas o que você oferece é comodidade por um preço maior. Como você é jovem e está pensando em pegar estudantes em vez de mão de obra especializada em Limpeza (sim, existe isso) onde você não só terá um modus operandi mais seguro como pode padronizar vestimentas e deixar algo mais formal, esta comodidade inicialmente será questionada, então é mister ter clientela no bolso para o 'START', já que estes serviços são fáceis de ter clientes fixos se gostarem do trabalho, segurando o seu fluxo de caixa;

- A ideia APENAS de limpeza é uma furada, a maioria das pessoas querem TUDO: da Limpeza até Jardinagem e pagam BEM por isso porque querem facilidades. Contratar SÓ limpeza dará o trabalho de ela ligar ainda para um jardineiro e etc. Venda SOLUÇÕES DOMÉSTICAS, que é mais vantajoso, apesar de dar mais trabalho. Terceirize serviço onde você só ficará responsável por organizar tudo em um pacote só, é mais inteligente - considere, se não conseguir seus estudantes, juntar uma empresa de jardinagem com alguma pessoa fixa contratada que já dá para começar, só tem que botar tudo no lápis para ter noção dos custos, lembre-se que um bom material de limpeza é caro, se quiser baratear você pode ir nos atacados, comprar as essências (matéria prima) e fazer em casa o desinfetante, detergente e etc, mas dá trabalho, já vou avisando;

Quanto aos seus prós e contras:

PROS
I. Baixo investimento inicial - VERDADE
II. Pelo que eu vejo é um setor em crescimento. Ainda é um pouco informal dependendo do bairro e é um tipo de serviço indispensável. Nao tem como dizer nao, todo lugar precisa ser limpo periodicamente. VERDADE
III. Baixo "desperdicio" de dinheiro. Basicamente o dinheiro gasto pela empresa é pago pelo cliente. Produtos de limpeza, equipamentos e salario do funcionario é, falando de uma maneira grossa, o cliente quem paga. Se nao há clientes novos, nao tem porque comprar produtos de limpeza e contratar funcionarios. Entao na minha concepção é um tipo de empresa que se paga sozinha. Resta saber administrar tudo. Nao é como no setor de alimentação em que nem tudo que se compra/produz é revertido em venda. Alem de nao ser um negocio sazonal, que irá "parar" em janeiro e fevereiro, como no varejo. Isto depende, desperdício se você não prestar atenção vai ter E MUITO, limpeza é fod@, tem nego que gasta um balde de sabão quando poderia usar meio balde, não caia nessa. Esta questão de 'se pagar sozinha' é de TODA EMPRESA, oras, se sua empresa não se 'paga sozinha' e o valor dos gastos não estão embutidos no preço de cobrança mais uma taxa de lucro, não gera renda, ué.

CONTRAS
II. Alta competitividade. Ha varias empresas no ramo e com preços baixos. Portanto, aquisição de clientes não é uma tarefa facil. Alem de panfletagem, penso em ter um marketing mais ativo: ligar diretamente para os sindicos dos condominios. Acredito que seja eficaz, porem bastante caro. Esqueça panfletagem, fale com síndicos, fique amigo deles, fique amigo dos porteiros, você vai precisar mais de social que gastar grana.
III. Dificilmente da pra tocar uma empresa dessas sozinho. Captação de clientes, lojistica, recrutamento devem ser fortes para a ideia de crescimento que tenho em mente. E nao ha como cuidar dessas 3 coisas sem um socio. Dá sim, você mal começou e está pensando em sócio? Só se não tiver o mínimo de capital com reservas que dê para segurar, no mínimo, 3 meses de caixa sem entrada, os profissionais no geral recomendam 6 meses, mas depende se o cara tem perfil agressivo ou conservador.
Alta rotatividade tem mais a ver com tratá-los como peões do que qualquer outra coisa. Crie uma equipe coesa e participe ativamente que você conseguirá angariar as pessoas para seu lado.
http://ask.fm/azothefesus
http://aazoth.wordpress.com

A Real me deu muito e estou aqui pagando de volta.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline mente
Subindo a pirâmide
Tópicos: 11
Curtido: 49 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 11
06-04-2015, 10:37 AM
Já pensou em fazer você mesmo o trabalho?

Aqui no RJ tem alguns caras que fazem serviço de "marido de aluguel" consertos e reparos em elétrica, hidráulica etc, alguns começaram sozinhos hoje possuem funcionários fazendo o serviço.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Jef
Búfalo
**
06-04-2015, 07:13 PM
(06-04-2015, 12:31 AM)Pensador Escreveu: Vejo que você já estruturou bastante seu pensamento sobre o empreendimento. Eu só vi um problema, você focou muito na empresa em si e esqueceu o mercado. Você precisa saber onde está pisando, um "eu acho" pode ser fatal, estudar mais detalhadamente os concorrentes e seus métodos.

Com certeza esse mercado já está sendo bastante explorado, mas isso não significa que você não consiga achar uma fresta e conseguir bons resultados com sua empresa.

Muito cuidado com essa idéia de contratar funcionários estudantes sem carteira assinada. Você não está num ambiente de liberdade como países sérios, aqui se um empregado "te levar pro pau" ele pode te deixar pelado no tribunal.

Além disso, acho loucura abrir uma empresa numa área que você não domina. É pedir pra levar tinta. Tente trabalhar algum tempo com alguém da área, e mergulhe em bibliografias sobre empreendedorismo e sobre especificamente essa área. Recomento o livro O segredo de Luísa - Fernando Dolabela.

Leia também os livros sobre empreendedorismo do Dornelas, guru no assunto.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estamos aí.

Primeiramente muito obrigado pela resposta de todos. Obrigado mesmo.

Verdade, concordo totalmente com oq falou. Realmente nao ha como entrar num negocio sem conhece-lo. Por isso ja entrei em contato com algumas empresas para eu trabalhar la, creio que 1 mes seja o suficiente para pegar o know how da coisa. Obviamente nao disse o verdadeiro porque, apenas falei que qria trabalhar.
Por enquanto nao consegui nada. Meu curso nao ajuda muito também. Faço faculdade de farmacia, entao dificilmente vao se interessar pelo meu perfil.

Mudei um pouco de estrategia e qndo falei com uma dessas empresas disse que estava fazendo um tcc e precisava vivenciar o dia a dia de uma empresa para me ajudar na pesquisa. Cheguei a falar que trabalhava de graça por um mes. A mulher riu e disse q nao estavam contratando.

Outra opção é simplesmente fazer uma entrevista. Posso falar que eu faço adm e que estou fazendo uma disciplina de gestao, sei la invento uma estoria e assim posso conseguir extrair algumas informações importantes.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Jef
Búfalo
**
06-04-2015, 07:15 PM
recem cheguei em casa, em breve respondo para o Azoth e mentefantastica

abraços
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Jef
Búfalo
**
06-04-2015, 11:49 PM
(06-04-2015, 08:39 AM)Azoth Escreveu: Primeiramente devo dar os parabéns por começar a pensar fora da caixa, vou procurar ajudar:

- Estudante nenhum de Universidade Pública vai pegar no batente. Já estudei em Federal e lá a galera, no máximo, vende algo de boca a boca (doces, ingressos), de resto, desista. Serviço de limpeza é um serviço pesado para a maioria da garotada, vá tirando o cavalo da chuva, principalmente com o tanto de bolsas e auxílios por aí;

- 2h POR SEMANA? Você vai precisar de uma lista de contatos imensa para preencher esta rotatividade aí, já pensou nisso?

- Serviços básicos com padrão mais elevado (e mais caro) requer contatos. Você conhece muita gente de condomínios ou possui, no mínimo, 10 clientes certos (de só precisar ter o serviço organizado para ser contratado) em mãos? É importante isso, afinal, seu serviço não é algo difícil de encontrar, mas o que você oferece é comodidade por um preço maior. Como você é jovem e está pensando em pegar estudantes em vez de mão de obra especializada em Limpeza (sim, existe isso) onde você não só terá um modus operandi mais seguro como pode padronizar vestimentas e deixar algo mais formal, esta comodidade inicialmente será questionada, então é mister ter clientela no bolso para o 'START', já que estes serviços são fáceis de ter clientes fixos se gostarem do trabalho, segurando o seu fluxo de caixa;

- A ideia APENAS de limpeza é uma furada, a maioria das pessoas querem TUDO: da Limpeza até Jardinagem e pagam BEM por isso porque querem facilidades. Contratar SÓ limpeza dará o trabalho de ela ligar ainda para um jardineiro e etc. Venda SOLUÇÕES DOMÉSTICAS, que é mais vantajoso, apesar de dar mais trabalho. Terceirize serviço onde você só ficará responsável por organizar tudo em um pacote só, é mais inteligente - considere, se não conseguir seus estudantes, juntar uma empresa de jardinagem com alguma pessoa fixa contratada que já dá para começar, só tem que botar tudo no lápis para ter noção dos custos, lembre-se que um bom material de limpeza é caro, se quiser baratear você pode ir nos atacados, comprar as essências (matéria prima) e fazer em casa o desinfetante, detergente e etc, mas dá trabalho, já vou avisando;

Boa noite Azoth. Obrigado mais uma vez pelo post
Sim, tenho pensado bastante fora da caixa. "Descobri" empreendedorismo ha 2 anos e estou apaixonado desde entao. Desde meus 18 anos nunca consegui me ajustar a empregos e salarios e vejo que a solução seja ter meu proprio negocio.

Enfim, vamos la...

É, essa ideia de estudantes talvez de mais dor de cabeça que contratar um funcionario normalmente. Foi uma ideia q me passaram que achei bem interessante pois agregaria valor e destaque a empresa. Talvez na pratica nao seja viavel mesmo.

Ainda nao tenho nada de clientes, nem empregados confirmados. Mas sei onde buscálos. Pretendo marcar nas proximas semanas uma consultoria no sebrae pra resolver umas duvidas quanto a isso.

Quanto a esse seu ultimo paragrafo, concordo. Quase todo condominio possui jardim na frente do predio, oq acaba sendo mais um serviço indispensavel. Achei interessante essa sua ideia de soluções domesticas. Porém, nao pretendo ir muito alem disso, nao quero perder o foco. Pelo menos agora de inicio.
Condominios com ampla infra estrutura (piscina, portaria, etc) eu pretendo passar longe por enquanto. Agora estou olhando mais para condominios parecidos com o meu: pequenos e que de serviços de 4 a 10h semanais. A ideia é começar pequeno e quem sabe ir encorporando esses outros serviços, ate porque acredito que fazer de tudo um pouco acaba fazendo a empresa perder sua identidade. A ideia de se especializar em 1 ou 2 serviços me agrada mais, além é claro de nao querer ja de cara competir com as grandes que dominam o mercado.
Inclusive minha captação de clientes no começo sera focada apenas em bairro proximos, acho mais interessante do q atirar para todos o lados. Afinal se ha clientes potenciais aqui perto, porque iria buscar la longe? Facilita bastante, principalmente em função do tempo e dinheiro gasto com passagens (uma desvantagem é q estou sem carro, terei que andar apé/busao apenas)

(06-04-2015, 08:39 AM)Azoth Escreveu:
CONTRAS
II. Alta competitividade. Ha varias empresas no ramo e com preços baixos. Portanto, aquisição de clientes não é uma tarefa facil. Alem de panfletagem, penso em ter um marketing mais ativo: ligar diretamente para os sindicos dos condominios. Acredito que seja eficaz, porem bastante caro. Esqueça panfletagem, fale com síndicos, fique amigo deles, fique amigo dos porteiros, você vai precisar mais de social que gastar grana.
III. Dificilmente da pra tocar uma empresa dessas sozinho. Captação de clientes, lojistica, recrutamento devem ser fortes para a ideia de crescimento que tenho em mente. E nao ha como cuidar dessas 3 coisas sem um socio. Dá sim, você mal começou e está pensando em sócio? Só se não tiver o mínimo de capital com reservas que dê para segurar, no mínimo, 3 meses de caixa sem entrada, os profissionais no geral recomendam 6 meses, mas depende se o cara tem perfil agressivo ou conservador.
Alta rotatividade tem mais a ver com tratá-los como peões do que qualquer outra coisa. Crie uma equipe coesa e participe ativamente que você conseguirá angariar as pessoas para seu lado.

Concordo mais uma vez. Apostar nessa questao de relacionamento com cliente sempre da certo. Infelizmente isso nao é o meu ponto forte. Sou um cara meio timido e nao tenho experiencias com vendas. É uma questao delicada q eu estou ciente.

E quanto ao item IV realmente essa é a chave pra empresa dar certo. Alias, essa é a chave pra qquer negócio dar certo. Acredito q esse é justamente o grande desafio de qquer empresa e infelizmente as vezes é uma questao totalmente negligenciada
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Jef
Búfalo
**
08-04-2015, 12:25 AM
(06-04-2015, 10:37 AM)mentefantastica Escreveu: Já pensou em fazer você mesmo o trabalho?

Aqui no RJ tem alguns caras que fazem serviço de "marido de aluguel" consertos e reparos em elétrica, hidráulica etc, alguns começaram sozinhos hoje possuem funcionários fazendo o serviço.

O negocio perde fortemente a possibilidade de escala se eu fizer isso. Alias, fazendo isso o negócio deixa de existir e passa ser apenas um emprego.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Segurança no empreendedorismo Elvis Presley 10 2,324 28-05-2016, 04:36 PM
Última Mensagem: Elvis Presley
  A Crise, a Merda, e o Empreendedorismo. Daredevil 102 12,452 02-03-2016, 02:40 PM
Última Mensagem: CR7
  Porque não busco info sobre empreendedorismo no Brasil barãozin 0 6,373 25-07-2014, 10:06 AM
Última Mensagem: barãozin
  Empreendedorismo, eficiência dinâmica e ética Búfalo 0 1,275 27-01-2014, 12:30 AM
Última Mensagem: Búfalo
  Geração de Valor estimulando o empreendedorismo Cosa Nostra 3 2,041 28-12-2013, 06:11 AM
Última Mensagem: cabraman

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo