• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Culpa de quem? Veja 10 conclusões de estudos sobre acidentes de moto
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Culpa de quem? Veja 10 conclusões de estudos sobre acidentes de moto
Offline Gary Holt
Cristo Salva
Tópicos: 34
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
18-09-2014, 02:29 PM
Culpa de quem? Veja 10 conclusões de estudos sobre acidentes de moto
[Imagem: moto-acidente.jpg]

Há cerca de um ano foi divulgado um estudo sobre acidentes envolvendo motocicletas na Zona Oeste de São Paulo. Os dados mais relevantes, derivados da análise de pouco mais de 300 acidentes em um período de cerca dois meses, apontaram para um percentual expressivo de acidentados que não tinham habilitação (23%). Entre eles, 75% eram jovens com menos de 32 anos.

Outro índice importante da pesquisa patrocinada pela associação dos fabricantes de motos e bicicletas, a Abraciclo e realizada pela Universidade de São Paulo (USP) foi verificar que quase um em cada quatro acidentados havia consumido drogas ou álcool. Testes clínicos feitos no hospital de atendimento apontaram que 14% tinham drogas no sangue, sendo cocaína a mais frequente, e 7,1% apresentaram nível de álcool acima de 0,6 g/l – nível que configura crime de trânsito com pena de 6 meses a 3 anos de detenção, conforme a legislação.

É impossível refutar a realidade que estabelece os motociclistas como um grupo vulnerável nas ruas e estradas. Do mesmo modo é inegável que moto, scooter ou motoneta representam uma valiosa contribuição para a mobilidade pelo pequeno espaço que ocupam, agilidade e baixo custo, que lhes confere eficiência superior à de qualquer outro veículo. Motocicletas e congêneres conquistaram as ruas de todo o país e hoje ocupam um papel indispensável no âmbito do transporte individual, seja pelas deficiências crônicas no transporte público do Brasil, seja por terem se transformado em instrumentos de trabalho, não apenas de transporte.

O lado ruim desta inexorável escalada sobre duas rodas é problema de saúde pública decorrente dos acidentes com motos, e daí a importância da pesquisa coordenada por médicos da Faculdade de Medicina da USP, com a colaboração da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Estudar um problema é o primeiro passo para solucioná-lo, e pesquisar acidentes de motos não é novidade: muitos anos atrás, nos EUA, mais exatamente no final dos anos 1970, foi divulgado o "Hurt Report", cujo nome é uma homenagem ao engenheiro aeronáutico norte-americano que liderou a pesquisa, Hugh Harrison Hurt Jr., professor da University of Southern California.

Aplicando metodologia semelhante à de acidentes aéreos, algumas das conclusões do Hurt Report até hoje se refletem no uso da motocicleta. Exemplos consistentes foram a comprovação da efetividade do capacete como peça de segurança "número 1" para todos os motociclistas e a necessidade da aumentar a visibilidade, envergando trajes de cores claras e sempre com o farol aceso.

Extensa, meticulosa e detalhada, a pesquisa serviu também de exemplo para outros estudos subsequentes sobre acidentes com motos, como o Maids (estudo profundo sobre acidentes com motocicletas, na sigla em inglês), que, de 1999 a 2002, analisou mais de 900 casos ocorridos na França, Alemanha, Holanda, Espanha e Itália.

No estudo brasileiro há que se lamentar, como confirma Marcelo Rosa Rezende, médico do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de SP e membro da equipe executiva que realizou o trabalho, que, passado um ano, não se tenha adotado nenhuma das recomendações decorrentes da análise.

Entre as sugestões estavam a criação de um banco de dados, uma espécie de “registro nacional dos acidentes de trânsito”, a segregação das motocicletas em vias que comportem tal medida e a melhoria do processo de habilitação, tanto teórico com prático.

De fato, o que se verifica na cidade de São Paulo não é apenas a indiferença ante as sugestões decorrentes do trabalho, mas também o contrário de uma das recomendações, uma vez que a Prefeitura aboliu as faixas exclusivas de motos, consideradas fundamentais para a segurança dos motociclistas pelos autores da pesquisa.

moto acidente avenida PaulistaJosé Eduardo Gonçalves, diretor-executivo da Abraciclo, sinaliza que algum progresso no âmbito da melhoria do sistema de habilitação para motociclistas está em andamento, lembrando que políticos e o Contran discutem, em Brasília, modificar o modo de concessão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), escalonando a habilitação de acordo com o tamanho da motocicleta e a experiência do candidato.

A complexidade do exame prático seria revista, para ser feito em vias abertas ao tráfego, corrigindo um vício do atual sistema, que atualmente concede a carteira com base na análise da capacidade do candidato em realizar um percurso (não uniformizado) onde se atesta controle da moto e equilíbrio em baixa velocidade, mas não a efetiva capacidade de condução em situação real, em ruas e avenidas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gary Holt
Cristo Salva
18-09-2014, 02:30 PM
[Imagem: moto-acidente-paulista.jpg]
Enquanto a formação do motociclista brasileiro não é melhorada e a fiscalização falha em inibir a circulação sem CNH e o uso de drogas, vale ressaltar 10 das principais conclusões extraídas das pesquisas sobre acidentes citadas.

1) 75% dos acidentes com motos são colisões com outro veículo, na maior parte das vezes um carro, enquanto apenas 25% são quedas ou colisões contra objetos fixos como muros, proteções e postes (Hurt Report);

2) Apenas 8% dos acidentes são causados por fatores relacionados à motocicleta, como pneu furado e problemas nos freios. Já 18% dos acidentes têm origem em problemas na via como buracos, óleo na pista ou falta de sinalização em cruzamentos (Universidade de São Paulo);

3) Em 31,9% dos casos, destaca-se a total ausência de reação do motorista para evitar o acidente, denunciando inexperiência e o treinamento inadequado para enfrentar situações de emergência (Maids);

4) Em 70% dos acidentes que envolvem motos com outros veículos, o motorista declara não ter visto/percebido o motociclista, assumindo a responsabilidade pelo acidente (Maids);

5) Mais de 50% dos acidentes analisados ocorrem com motociclistas que tinham pouco tempo de experiência, em média, 5 meses (Hurt Report);

6) Em 70% dos casos analisados, os acidentes ocorreram quando o motociclista trafegava abaixo dos 50 km/h (Maids);

7) A velocidade excessiva foi causa direta ou indireta do acidente em apenas 13% dos casos (Universidade de São Paulo);

8) Em acidentes entre motos e outros veículos, em 49% deles o causador do acidente foi o motociclista enquanto nos 51% restantes a culpa foi atribuída ao motorista (Universidade de São Paulo);

9) O fator predominante dos acidentes envolvendo motoristas e motociclistas decorre do fato do motorista não ter visto ou ter visto tardiamente o motociclista, tornando assim impossível evitar a colisão (Hurt Report);

10) Os cruzamentos são os locais mais frequentes para colisões, assim como a falta de concentração/atenção na tarefa de conduzir veículos é um fator comum à maioria dos acidentes (Hurt Report)

Link: http://g1.globo.com/carros/motos/blog/di...-moto.html
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
18-09-2014, 05:29 PM
Os motoristas sempre dizem que não viram...

Em se tratando de motos, só o que tem é motorista cego!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gary Holt
Cristo Salva
18-09-2014, 05:33 PM
(18-09-2014, 05:29 PM)Gekko Escreveu: Os motoristas sempre dizem que não viram...

Em se tratando de motos, só o que tem é motorista cego!

Agora pergunte se os motoristas estão "cegos" para usar whats zap e feicicú no celular.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline barãozin
Num sei di nada
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
19-09-2014, 08:30 AM
Rapaz, só sei que direto tem motoqueiro fdp me ultrapassando pela direita. Um dia desses eu ia entrar no posto pra abastecer, já tava na faixa da direita, DEI SETA A QUASE 1KM ANTES e mesmo assim o desgraçado veio me ultrapassar pela direita. facepalm:

Como tava de olho na frente do carro pra entrar no posto nem me preocupei em olhar retrovisor. Sorte que o cara freiou a tempo. E o cara ainda sai me xingando todo, como se fosse eu o errado. facepalm:

Só sei que boa parte desses motoqueiros pedem pra tomar no cu também.
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal

Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
19-09-2014, 09:09 AM
Interessante to pensando em tirar carteira de moto e tópicos como esse são de grande valia.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
19-09-2014, 09:26 AM
A direção defensiva do motociclista tem que ser dobrada. Há muito desrespeito, percebo praticamente uma perseguição por parte dos motoristas de vans e caminhões.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Gary Holt
Cristo Salva
19-09-2014, 10:47 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-09-2014, 10:53 AM por Gary Holt.)
(19-09-2014, 09:09 AM)Le Grand Specter Escreveu: Interessante to pensando em tirar carteira de moto e tópicos como esse são de grande valia.

Umas dicas que me ajudaram bastante Espectro assim que comecei minha vida sobre duas rodas e que te ajudará muito:

Use sempre farol auto no periodo do dia.
Preste atenção nos retrovisores dos carros, pois assim vicê perceberá se um condur está lhe vendo ou pretende mudar de faixa.

Preste bastante atenção no percurso a ser feito, observe no mínimo 50 metros a sua frente.

No corredor você terá um pouco de receio em trânsitar no início, mantenha sempre uma velocidade de segurança, as outras motos irão pressionar você a andar mais rápido no corredor, não ligue para este fato, sua segurança é mais importante,
99% dos acientes ocorrem por imprudência, pressa, destração ou imperícia, não cometa nem um destes 4 erros;

A moto não seria uma solução para o trânsito se perdesse a capacidade de evitar congestionamentos. Mas é preciso cuidado para trafegar no corredor entre os outros veículos, que têm pontos cegos e motoristas nem sempre atentos. Trafegue no meio da faixa de rolagem e recorra a ultrapassagens entre os carros apenas quando se formarem congestionamentos. Ainda assim, o faça em baixa velocidade e sinalize sua passagem com o farol auto sempre aceso e buzina.

O grande segredo da pilotagem em motos é ser visto. A moto é menor e muda de direção mais rápido que o carro, por isso nem sempre o motorista está nos vendo. Manter o farol aceso de dia ou de noite é a primeira e mais importante precaução que podemos tomar. Outro cuidado é jamais ultrapassar pela direita: se muitos motoristas já se esquecem de usar o espelho retrovisor esquerdo, imagine a probabilidade de nos notarem pela direita... Acione a buzina com um leve toque se achar necessário e veja se ele te olha pelo espelho retrovisor antes de ultrapassar. Afaste-se de motoristas ao celular ou que estejam olhando para telas dentro do carro, como a de GPS.

Use o freio dianteiro sem medo. Acione primeiro o de trás e logo em seguida o da frente, o que evita o mergulho da dianteira da moto. O freio dianteiro é mais forte e essencial para reduzir a distância até a parada. Acostume-se a usar dois dedos para acionar a alavanca (indicador e médio), o que evita o risco de, com um susto, se apertar a alavanca com todos os dedos e força excessiva, causando o travamento da roda. É recomendável aplicar 70% da força nele e os outros 30% no traseiro. Em asfalto molhado ou chuva, reduza a carga na dianteira e transfira para a traseira, evitando assim o travamento da roda de direção por falta de aderência do pneu com o solo.

É importante lembrar que a aderência é reduzida nas curvas. Para esse tipo de frenagem prefira colocar a motocicleta em pé o mais rápido possível e então execute a frenagem de emergência. Evite esse tipo de situação sempre reduzindo a velocidade antes da curva e só acelerando novamente quando é possível ver o que há depois.

(19-09-2014, 09:26 AM)Raito Escreveu: A direção defensiva do motociclista tem que ser dobrada. Há muito desrespeito, percebo praticamente uma perseguição por parte dos motoristas de vans e caminhões.

Raito depois que comecei a vida sobre duas rodas, foi que aprendi mais sobre humildade e paciência, pois por mais que você esteja certo você tem que abaixar a cabeça para carros, vans e caminhões. Mais do que perigoso, andar de moto tem que ser prazeroso.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
22-09-2014, 06:14 PM
(19-09-2014, 09:26 AM)Raito Escreveu: A direção defensiva do motociclista tem que ser dobrada. Há muito desrespeito, percebo praticamente uma perseguição por parte dos motoristas de vans e caminhões.

Vans principalmente. A maioria das tentativas de homicídio chateações que tive no trânsito foram com esse "nobres" profissionais do volante.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Brucelee
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 0 vezes em 0 posts
23-09-2014, 06:53 PM
Lembro com meu primeiro carro: na semana que ia trocar ele por uma moto razoável (300cc) por pura distração, enchi a traseira de uma camionete. A frente do carro ficou destruída, eu saí intacto. Depois disso, nunca mais quero moto.

O problema da moto é que está muito mais suscetível a tudo no trânsito: um buraco que o carro só passa por cima pode matar o motociclista, assim como areia na curva, fechadas, pedestres. O parachoque da moto é o motociclista.

Todo mundo conheceu alguém que morreu ou que ficou ferido em um acidente de moto.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Conrad
Homem livre
Tópicos: 27
Curtido: 77 vezes em 60 posts
Posts que curtiu: 116
23-09-2014, 09:00 PM
Caras, eu ando de moto todo dia e digo que esses motoqueiros que saem cortando tudo são é uns retardados preguiçosos. Se você andar pianinho, no meio da faixa, só cortando pela esquerda e quando der, você sobrevive e sua moto também sem problema algum, agora tem nego que acha que moto tem passe livre pra fazer o que quiser na rua. Aí tem que se fuder msm, tem amigo meu que não me escuta, hora que ralar a cara no chão eu vou é rir!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Angelo Henrique
Veterano
Tópicos: 9
Curtido: 0 vezes em 0 posts
07-10-2014, 10:05 AM
Bacana esse estudo, vou utilizar com certeza aqui.

Volta e meia aparece um loco que derrubou alguém de moto ou algum motociclista fudido.
Interessante é que dá para utilizar fragmentos das informações dependendo do seu ponto de vista.

Vlw por compartilhar Holt
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Eskillo
Penso; Logo Existo.
Tópicos: 17
Curtido: 2 vezes em 2 posts
07-10-2014, 01:12 PM
Andei um bom tempo apenas de moto, ia trabalhar e estudar sob duas rodas.

A minha experiência nesse período mostrou que a maioria dos acidentes envolvendo motocicletas eram causados pelos próprios motociclistas. O estudo disse que poucos acidentes estavam envolvidos ao excesso de velocidade, porém não é o que eu notava, já que o abuso de velocidade em ruas de grande movimento é comum em São Paulo. Para mim o famigerado corredor combinado com excesso de confiança são um dos maiores motivos das quedas em sampa; andar a 60 em um corredor onde os carros estão parados pode ser perigoso... Um motorista muda de faixa e boooom, um motociclista cai... Culpa de quem?

Lembro de andar no corredor com trânsito parado, sentindo o adrenalina subir, a buzina bibibibibi sem parar.... Chegava em casa tenso...

Tenho o seguinte pensamento quando estou de moto: o para choque é meu peito... Se cair a 40 ou a 50 o estrago pode ser grande...

Direção defensiva é o melhor amigo do motociclista.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Estudos. Shava 11 3,944 22-12-2014, 07:45 AM
Última Mensagem: Velho
  [dicas] Condução de moto! Petulante 16 6,987 10-06-2014, 09:38 AM
Última Mensagem: Gary Holt
  Ajuda no plano de estudos Tony Stark 2 1,222 08-05-2014, 03:11 PM
Última Mensagem: Dr. House
  Proposta Grupo de Estudos Min. Churchill 18 11,641 14-04-2014, 10:09 PM
Última Mensagem: Min. Churchill

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo