• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros Proposta Grupo de Estudos
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Proposta Grupo de Estudos
Offline Min. Churchill
Búfalo
**
Tópicos: 1
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
26-03-2014, 01:41 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-03-2014, 01:48 AM por Min. Churchill.)
Senhores,

Venho, respeitosamente, propor um grupo de estudos sobre a obra "Ética a Nicômaco" de Aristóreles.

Show ContentSpoiler:
[Imagem: 206272_1GG.jpg]

O motivo disso é que penso que a leitura dessa obra traria diversos benefícios:

1 – Ao coletivo, seria benéfico pois sempre leio em posts dos diversos membros o uso da expressão “desenvolvimento pessoal, acho que traduzindo para a linguagem filosofia o mais próximo sinônimo seria o termo “ética” ou o caminho que te faz aquilo que você é. Não sou nenhum filósofo, mas, na minha opinião de leigo de merda, o melhor livro que tratou do tema é justamente a obra proposta, “Ética a Nicômaco”. Além de tudo, é um livro curto (minha edição tem menos de 200 páginas);

2 – Individualmente, gostaria de reler esse livro mas já estou empurrando com a barriga há algum tempo, preferindo entretenimentos mais toscos. Caso essa iniciativa vá para frente, teria um belo incentivo.

A proposta seria discutir quinzenalmente um capítulo (ou, no termo original, livro) que todos teríamos lido, iniciando com um resumo que eu, ou outro membro elaboraríamos. A obra tem 10 livros, logo, levando em conta possíveis atrasos, no máximo em 3 meses teríamos concluído a leitura.

Ditos os motivos, e resumida a proposta, deixo a ideia no ar para que caso os administradores autorizem, possamos nos organizar.

De qualquer modo, vindo a confirmação, já peço que interessados se manifestem (para ver se há interessados ou seria um tópico fantasma); e aproveito para deixar o link do livro pois temo que o derrubem:

http://portalgens.com.br/portal/images/s...oetica.pdf

Best Regards,

Winston Churchill British Prime Minister
"If you're going through hell, keep going" W.C.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Sacerdote John Preston
Decodificador/Prassódia/Veterano da Real
Tópicos: 13
Curtido: 2 vezes em 2 posts
26-03-2014, 05:36 AM
[Imagem: 1260328-5893-it2.jpg]
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
26-03-2014, 08:37 AM
Já tem um tópico sobre isso, acho que seria bom a moderação mesclar os tópicos, eu mesmo vim ao tópico achando que era o outro.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
26-03-2014, 08:44 AM
Bah, nem vi que tinha outro!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline NW GD FLW
Usuário Banido
*
Tópicos: 16
26-03-2014, 09:32 AM
Tô dentro vou ler o livro primeiro, depois vou contribuindo, boa iniciativa!!!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
26-03-2014, 09:38 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-03-2014, 09:38 AM por Aquiles.)
Obrigado por compartilhar.

Estou com outros livros na prioridade de leitura, portanto, não sei se poderei participar deste grupo de estudos.

Boa leitura a todos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline ohomemquecopia
A Real é na pexera
**
Tópicos: 12
26-03-2014, 07:31 PM
Estou dentro também. o/
Para quando devemos terminar a leitura?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline SrSucesso
Búfalo
**
Tópicos: 0
26-03-2014, 07:38 PM
Estou dentro dependendo do prazo da leitura...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Min. Churchill
Búfalo
**
26-03-2014, 07:59 PM
Até domingo, acho legal esperar para ver se mais gente se manifesta.

Por enquanto estão interessados:

1 - Sacerdote John Preston;
2 - New God Flow;
3 - Shadow; e
4 - SrSucesso (confirmar pós cronograma).

Daí, segunda, posto uma resposta com algumas informações sobre Aristóteles e um cronograma das leituras.

Isso é claro, se a moderação concordar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline DrJOKER
Aspira
30-03-2014, 12:50 AM
Olá

Também quero fazer parte da proposta de estudo de Aristoteles em Etica a Nicomaco. Quais são as regras?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Min. Churchill
Búfalo
**
31-03-2014, 10:23 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-03-2014, 10:29 PM por Min. Churchill.)
Interessados:
1 - Sacerdote John Preston;
2 - New God Flow;
3 - Shadow; e
4 - SrSucesso (confirmar pós cronograma);
5 - DrJOKER

(Só estou fazendo esse índice de participantes para facilitar minha organização, nenhuma pretensão de "entre agora ou cale-se para sempre")

DrJOKER, as regras são:

Show ContentSpoiler:
[Imagem: rules_of_fight_club_by_nickstooge.jpg]

Show ContentSpoiler:
A regra de ouro é a bolsonariana: [Imagem: 1902725_303088466506813_1458409135_n.jpg]

Palhaçada de lado, senhores, conforme prometido fiz um resuminho sem grandes pretensões sobre Aristóteles.

Aristóteles:
Aristóteles (384 A.C – 322 A.C) nasce em Estagira, cidade estado sob domínio da Macedônia.

Filho de médico da Corte de Filipe, Aristóteles é enviado, ainda jovem, para estudar em Atenas onde se torna discípulo na “Academia” de Platão, preterindo assim a Escola de Sofistas de Isócrates. Sem grande rigor, distinguem-se as duas correntes pela primeira dedicar-se a desenvolver uma ciência dos fundamentos da realidade, Episteme, enquanto os Sofista propunham desenvolver em seus formandos a capacidade de lidar com os assuntos relativos às polis.

Destaca-se nos estudos e cria uma escola própria, o Liceu na qual as ciências da natureza são o foco principal, alterando assim a proposta da Academia de Platão que dava grande enfoque à disciplina da Matemática (daí, a famosa inscrição constante na entrada na Academia: “não entre aqui quem não dominar geometria”).

Sua vida termina quando morre pouco depois de fugir de sua condenação por impiedade em Atenas. Pelo que pesquisei, essa condenação provavelmente se relaciona com o fato de possuir boas relações com a Corte Macedônia (chegou a ser tutor de Alexandre o Grande, de 343 A.C. à 340 A.C.). Findo o período de domínio macedônio (Alexandre morre em 323 A.C.), é perseguido pela facção anti-macedônica.

Grande parte de sua obra se perdeu; o restante foi consolidado em um corpo chamado Corpus Aristotelicum, por Andrônico de Rodes no Séc. I A.C.

No campo da Ética tem três principais obras: Ética a Nicômaco, que pretendemos estudar, Ética a Eudemo e Magna Moralia ambas anteriores.

Proposta:

Ler até 13 de Abril e quem quiser fazer um resuminho sobre o Livro I da Ética à Nicômaco (no meu exemplar isso dá 23 páginas). Para nós, segunda-feira, dia 14 de Abril, postarmos e discurtirmos até a próxima data-entrega.

Segunda, dia 14 eu posto o meu resumo e depois passamos uma nova data para o próximo livro.

O que eu pensei foi, depois dessa primeira leitura, vemos se foi pouca coisa para o prazo e readequamos.

Uma coisa que eu descobri é que esse livro só tem uma versão em português com tradução direta (o tradutor pegou o original em grego e traduziu para português; o normal é traduzir de uma língua mais tradicional como francês ou inglês para o português). O nome do tradutor é Antônio de Castro Caeiro. Não consegui achar nem impressa para comprar, nem pdf. Se alguém achar poste.

Qualquer outro artigo, aula ou documentário que encontrarem sobre o livro, postem aí “prus irmaum”.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Min. Churchill
Búfalo
**
31-03-2014, 10:32 PM
Vi agora que a letra ficou grande para cacete tentei editar mas só piorou essa piroca.
Dito isso, voltando ao assunto das regras, acho que tentar manter um padrão sem cagar toda a formatação é algo a preservar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Senna
Gajo de Respeito
Tópicos: 122
Curtido: 893 vezes em 445 posts
Posts que curtiu: 891
03-04-2014, 06:37 PM
Estou interessado, a proposta me parece muito interessante, baixei o PDF da su primeira postagem, não entendi porque falou que não havia encontrado para download.

Sugiro que seja feita a abertura de um tópico por livro discutido.
Show ContentSpoiler:

Sob uma ditadura científica, a educação realmente vai trabalhar com o resultado que a maioria dos homens e mulheres vão crescer para amar sua escravidão e nunca vão sonhar com uma revolução.
Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo Revisado

E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. - Isaías 4:1

Novo no fórum? Leia o Guia de Etiqueta Para Novatos.
Ask.fm - [Backup]
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Min. Churchill
Búfalo
**
03-04-2014, 07:50 PM
Não, o que eu quis dizer foi que não encontrei o pdf da tradução original do tradutor Antônio de Castro Caeiro.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline SrSucesso
Búfalo
**
03-04-2014, 11:01 PM
Vou me virar não importa o prazo, estou dentro, até dia 13/04 lerei e farei um resumo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline DrJOKER
Aspira
04-04-2014, 06:57 PM
(03-04-2014, 07:50 PM)Min. Churchill Escreveu: Não, o que eu quis dizer foi que não encontrei o pdf da tradução original do tradutor Antônio de Castro Caeiro.

O livro da editora Martin Claret não é original?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Min. Churchill
Búfalo
**
04-04-2014, 07:20 PM
É o original, mas a tradução é indireta (Grego/Latim->Inglês->Português). Mas eu vou usar esse daí mesmo.
[+]
  •
Procurar
Responder
04-04-2014, 10:04 PM
Já eu tô usando a versão da coleção "Os Pensadores" (Ed. Abril), tradução da versão inglesa de W. D. Ross (um grande estudioso da obra de Aristóteles).
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Min. Churchill
Búfalo
**
14-04-2014, 10:09 PM
Senhores, tive um problema, dormirei fora de casa e estou com meu computador, amanhã quando voltar do trabalho posto meu resumo. Peço desculpas.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Estudos. Shava 11 3,944 22-12-2014, 07:45 AM
Última Mensagem: Velho
  Culpa de quem? Veja 10 conclusões de estudos sobre acidentes de moto Gary Holt 12 4,002 07-10-2014, 01:12 PM
Última Mensagem: Eskillo
  Ajuda no plano de estudos Tony Stark 2 1,222 08-05-2014, 03:11 PM
Última Mensagem: Dr. House

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo